Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Chang Up Jung

    A cidade de São Paulo registrou, neste mês de maio, até o dia 23, 6.047 óbitos por variadas causas, o que projeta a média mensal de 8.150. (500 acima das médias anteriores) O Estado de São Paulo registrou, idem, 19.718 óbitos, o que projeta a média mensal de 26.576. (dentro das médias anteriores). No Brasil todo, idem, 78.550 óbitos, o que projeta a média mensal de 105.871. (5.000 acima das médias anteriores). É hora de o Data Folha perguntar: o que houve em seu redor? Por aqui, nada!

    Responda
  2. A A Iuras

    Mais um 7 x 1??? Pior que um jogo de futebol, pois não podemos fazer voltar os mortos!!! Cada vida faz uma diferença tremenda na dinâmica do Universo! O (s) responsável (eis) por esta tragédia não ficarão impunes! Nesta terra começarão a pagar seus desatinos!

    Responda
  3. Paulo César de Oliveira

    Até o momento não existem evidências de que a hidroxicloroquina com azitromicina seja inútil quando usada desde os primeiros sintomas, evitando a progressão para casos graves. Os estudos do JAMA e do Lancet sugerem que ela não funciona e pode até ser prejudicial em casos graves. Enquanto não aparecem novos estudos sobre uso de HCQ+ AZi desde o início, vale o trabalho do IHU Mediterranee, com 1061 casos tratados e apenas 8 mortes, enquanto na França a média de mortalidade foi de 15%.

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      Os estudos no JAMA e no The Lancet foram feitos com pacientes graves, conforme se deduz da elevada taxa de mortalidade. Não tenho conhecimento de nenhum estudo provando que a combinação hcq + azitromicina não funcione quando usada desde os primeiros sintomas. O fato de não funcionar em pacientes graves não significa que não funcione se for usada desde os primeiros sintomas. Temos de aguardar o resultado de estudos em curso. Enquanto isso, continua valendo o do IHU: menos de 1% de mortalidade.

    2. Maria Lopes

      Desinformado. Os autores do estudo francês já admitiram o erro. Incrível a persistência em negar os melhores estudos sobre o assunto.

    3. Rodrigo Ricoy Dias

      Vou deixar um texto pronto para responder a essas falácias que espancam a lógica. Mais uma vez: "não há prova de que seja inútil" é uma forma disfarçada de dupla negativa. Também não há prova de que reza e chá de boldo com gengibre seja inútil, por exemplo. É preciso provar que é útil e efetivo, e isso até agora não se fez.

    4. Hernandez Piras Batista

      A mensagem é exatamente igual a que foi publicada ontem e devidamente respondida por outros leitores: deve-se comprovar a eficácia do medicamento e não o contrário. O autor só não se convence porque o seu propósito é difundir a mentira, nada mais do que isto. É o mesmo que, esporadicamente, gosta de escrever sobre certas teses de supremacistas brancos, com um desmoralizado estudo dos anos oitenta que "comprovava" a inferioridade intelectual vocês sabem de quem. Cultor da notícia falsa.

    5. Gustavo Felício Moraes

      Sr Paulo, pesquisadores de Harvard , sobre a pesquisa do uso da cloroquina e da hidroxicloroquina em pacientes com Covid-19, em mais de 80 mil pacientes no mundo se mostrou além de ineficaz, perigosa , como maior número de óbitos, decorrentes de problemas cardiovasculares.

    6. Ricardo Knudsen

      Sua posição é ridícula, o estudo francês original já foi esmagado, um estudo com quase 100 mil casos já evidenciou q há mais riscos q benefícios na cloroquina, com ou sem associações. Além disso, não se faz um tratamento pq não foi provado q é errado, mas sim pq foi demonstrado q é eficaz.

  4. Rinaldo Bastos Vieira Filho

    A História irá tratar esse capitão como genocida que é. Está se omitindo e fazendo politicagem rasteira enquanto seu povo morre aos milhares. Sua ignorância em termos gerais e absoluta falta de princípios serão guardados pela memória e relatados nos livros de história. Mais uma vez militares assumem o poder e desgraçam a pátria que juraram defender.

    Responda
  5. Maria jose dos santos

    Sempre tem uma esperança ela nunca morre...O Supremo..O Congresso.Nacional ..A OAB...tomará alguma medida para arrancar esse presidente,que se comoorta como um miliciano...A tirá-lo do poder. Nós legitimos brasileiros nao podemos ir na rua neste momento ,mas podemos usar as redes socias apelando para esses órgãos de controle. Tomem alguma providência...Salvem vidas

    Responda
  6. Maria jose dos santos

    Sempre tem uma esperança ela nunca morre...O Supremo..O Congresso.Nacional ..A OAB...tomará alguma medida para arrancar esse presidente,que se comoorta como um miliciano...A tirá-lo do poder. Nós legitimos brasileiros nao podemos ir na rua neste momento ,mas podemos usar as redes socias apelando para esses órgãos de controle. Tomem alguma providência...Salvem vidas

    Responda
  7. CLAYTON MARCELO PRADO DE CAMPOS

    Entendo como armadilha uma situação em que um desavisado é deliberadamente envolvido em uma estratagema com o intuito de causar prejuízo um e lucro para outro. No caso do Brasil em referência à COVID 19, havia, desde que a doença mostrou seus dentes na Europa, fortes indícios de que se tratava de uma doença de difícil controle e que seriam necessárias medidas restritivas para contenção. Não se trata de armadilha, sim de uma combinação sucateamento do SUS e anti-cientificismo.

    Responda
  8. Paulo César de Oliveira

    Acho muito improvável. Em termos de mortes por milhão estamos com 1/3 dos Estados Unidos. Em número absoluto de mortos, mais ou menos 1/5.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Vc duvida pq não olha os dados. Os USA já passaram pelo pico da epidemia e o número de novos casos semanais está em queda. O Brasil ainda está na fase ascendente e não conseguiu refrear a curva exponencial. Estamos ainda dobrando os casos em 12 dias. Se nada mudar para melhor, passaremos de 1 milhão de casos em 3 semanas.

    2. Richard Lourenção

      Sim meu caro Watson, mas não se esqueça que os numeros americanos são muito proximo da realidade, enquanto nós temos subnotificaçoes, que ninguém sabe quanto, mas é unanime entre especialistas que há. Além disso, bem ou mal, o PR americano admitiu que a situação é grave, enquanto o nosso insiste em negar, prega a volta ao trabalho normal e fixou ideia de que cloroquina é solução. Isso nos põe a passos largos no caminho dos recordes de mortos e infectados. Oxalá essa previsão esteja equivocada!

  9. EDSON CARLOS MOROTTI

    O Brasil tem um grande inimigo, maior que o vírus, ele se chama Jair Bolsonaro. Transfere a culpa da gestão da pandemia para Prefeitos e Governadores pela sua incompetência e falta de humanidade. Bolsonaro é um semeador de mortes e de ódio. Um sujeito sem moral, sem ética, sem postura, rancoroso, autoritário. Coloca a culpa dos atos antidemocráticos nos outros, mas que na verdade são dele. Esse sujeito não serve para chefiar uma nação. Agora quer mais mortes, já que prega a guerra civil.

    Responda
    1. R Alvim

      Não acredita, né Daniel? Faz o seguinte então: pega os dados da evolução das mortes por covid no mundo, faz um gráfico em escala logarítmica e tira a inclinação da reta para os últimos 7 dias. Adivinha só qual país tem a maior inclinação a 60 dias depois da centésima morte? Se vc fizer a projeção da propagação com a mesma inclinação vamos alcançar facilmente os EUA em algumas semanas.

    2. DANIEL DE MORAES VIEIRA

      E essa sua narrativa é baseada na sua verdade. E essa sua verdade não pode ser considerada, pois se baseia na sua opinião, pois não apresenta provas, fatos e sim, num achismo e num preconceito absurdos daquele que que quer achar um culpado. E você tem feito o que para contribuir com a nossa sociedade?

  10. DANIEL DE MORAES VIEIRA

    Mas, segundo o Dr. Drauzio Varella, não era só uma gripezinha?

    Responda
    1. Gustavo Felício Moraes

      Sr Daniel, uma boa interpretação de texto é fundamental para o debate.

    2. Laercio Correa De Barros

      Daniel, no texto, o Dr. Dráuzio explica os motivos que o levaram a subestimar o potencial destrutivo do Sars-Cov-2. Errar é humano, persistir no erro é burrice! Dr. Dráuzio não persistiu no erro, como fez/faz aquele cidadão brasileiro que já chamou (e ainda chama) a epidemia de histeria, fantasia, gripezinha e resfriadinho, o Dr. Cloroquina.

    3. Matheus Felipe da Silva

      Daniel, tente primeiro ler o texto para depois comentar. A resposta da sua pergunta está no texto.

    4. DANIEL DE MORAES VIEIRA

      Reconhecer o erro, pedir desculpas é muito pouco para quem não pode errar.

    5. Cristiano de Oliveira

      Não seja leviano. Logo no início do texto, Dráuzio reconhece seu erro e o justifica. Já postou vídeo de desculpas (desculpas viralizam menos). É a postura ideal de um profissional de saúde sério e comprometido: reconheceu o erro e corrigiu sua fala. Vamos avançar no debate.

  11. DANIEL DE MORAES VIEIRA

    Mas, segundo o Dr. Drauzio Varella, não era só uma gripezinha?

    Responda
  12. Eduardo Henrique de Oliveira

    O falso messias é o senhor da morte. Ele será o responsável por mais de 300 mil mortes que irão ocorrer no Brasil pela covid 19.

    Responda
    1. Gustavo Felício Moraes

      Sr Daniel: eu moro num bairro que tem mais de 300 mil habitantes ( maior que muitas cidades brasileiras), 74 % da população local votou no Bolsonaro. As pessoas não estão respeitando o isolamento social como método de prevenção da doença. Resultado: aqui é o bairro que apresenta o segundo maior número de óbitos da c. Bolsonaro não é o culpado pelo vírus, no entanto, ele tem culpa da disseminação do vírus pela sua péssima liderança obscurantista e negacionista. Além de ser um total incompetente.

    2. DANIEL DE MORAES VIEIRA

      Quer achar um culpado? O que você está fazendo para melhorar a vida dos seus irmãos menos favorecidos?

  13. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    Acho que o pessoal da saúde está fazendo um bom trabalho, até porque sempre encontraram no mínimo, má vontade do executivo nacional. As atitudes do presidente, em relação à pandemia, são lamentáveis, inclusive com boicote. Agora, o cúmulo do absurdo é a elite empresarial continuar a apoiá-lo fanáticamente.

    Responda
    1. Paul Muadib

      A elite empresarial está preocupado com CNPJ e não com CPF. Ainda mais porque não é a família deles que pega transporte público lotado e fica de frente nas empresas, em contato com o público.

  14. Eduardo Levi Da Silveira

    Com dengue, xicungunha, febre amarela entre outros surtos mal controlado pelo governo acham que isso não ia acontecer Saúde no Brasil só é falada em época de eleição, pouco praticada na realidade, por todos os governos O que dá mais votos apagar o fogo ou não deixar acontecer o fogo e ninguém saber? Brasil o País do cadeado pós arrombamento de porta Seja direita, seja esquerdo ou seja a mamata do centrão

    Responda
  15. José Flávio Viana Guimarães

    A passos largos chegaremos perto dos índices vexatórios de mortalidade e contagiosidade que se verificam nos EUA. Justamente os dois países nos quais seus presidentes, negacionistas desde sempre, trabalham na contra mão da gestão embasada em evidências, da crise sanitária. Efeito colateral do Mercado de direita.

    Responda
  16. Marcelo Bondioli

    Brasil acima de tudo, talkey!?

    Responda
  17. José Oliveira

    E teve um arremedo de ministro numa reunião que é até triste se lembrar, que os casos de infectados estão diminuindo. sério?

    Responda
  18. DANIEL PESTANA MOTA

    Dois males assolam o Brasil: um, a ignorância representada pelos 30% da população que ainda demonstram uma crônica e patológica insistência em apoiar Bolsonaro. O outro é a maldade, presente de maneira indubitável no governo federal e que me traz medo de intuir qual percentual atinge a população. Dráuzio Varella é voz coerente, que se movimenta e faz sua parte. Mas e o grande volume dos brasileiros que enxergam essa coerência, o que nos faz permanecer inertes?

    Responda
    1. Paul Muadib

      Não é ignorância: é se sentir representado no seu mau-caratismo...

  19. Henrique Marinho

    O flagelo no Brasil não é o Corona vírus, que atacou igualmente a gregos e goianos. Nossa tragédia é muito mais a ignorância geral, cobrindo democraticamente todo o espectro social no Brasil. Não nos esqueçamos que a democracia não é uma dádiva, mas uma conquista, e da mesma forma que foi instituída, pode ser perdida. Pela ignorância.

    Responda
  20. Evando Ferreira Lopes

    Que o vírus ia chegar aqui e se espalhar é fato. Contudo o negacionismo do Bozo deu um contorno mais macabro a pandemia.

    Responda
  21. Antonio Evaldo Almeida Barros

    Senhor Drauzio Varella, seu texto é esclarecedor, correto. Obrigado!

    Responda