Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Alberto Melis Bianconi

    Curiosa celebração da inação covarde, criminosa mesmo, de nosso establishment. Tentar transformar seus defeitos congênitos em virtudes... e pelos comentários percebe-se que muitos compram.

    Responda
  2. DANIEL PLECH

    Em 2022 elegeremos Luciano Huck e Sérgio Moro, no ano seguinte, será nomeado ministro do Supremo. E o Brasil voltará a se desenvolver de forma sustentável como nos tempos de FH e Lula 1.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Pesadelo pouco é bobagem, né?

  3. Renato Souza Oliveira

    'A democracia, com vagar sacramental, empurra o tumor para fora.' Caro Vinícius Mota, li sua coluna de hoje na Folha e o arremate da mesma foi simplesmente BRILHANTE. Nossa esperança é que no final, a democracia sempre prevalecerá.

    Responda
  4. GERALDO CASSALES IZAGUIRRE JR

    Exatamente no dia em que o Brasil completava 520 anos de seu descobrimento (Há quem diga que foi em 26 de janeiro do mesmo ano, por Vicente Pinzón), uma reunião que mais parecia um autêntico programa de índio! Não, os índios eram gente boa!

    Responda
  5. PAULO EUGENIO PACHECHENIK

    Fico a me perguntar: No governo Dilma esse tipo de reunião nunca existiu? No governo Lulla, idem? Lembro de uma pérola da Benedita da Silva, quando ministra de coisa alguma - "...que um negro poderia se negar a ficar ao lado de um branco...", uauuu, isso sim é democracia, acirrar os ânimos raciais no Brasil. Nada como criticar apenas a consequência, que tem como causa a eleição de 2002.

    Responda
    1. SERGIO RODRIGUES ALVES

      Qualquer dirigentee de empresa sabe que reuniões giram em torno de metas, caso contrário viram conversa de botequim. Se tiver algum empresário estiver satisfeito com este tipo de reunião sua empresa deve estar indo a pique, como o Brasil. Vão ter de procurar outro capitão. É apenas questão de tempo...

    2. RANULFO FELIX JUNIOR

      Quando para se justificar um erro, aponta o erro dos outros, se assume igual. A coerência se esvai.

  6. Flávio Sasso

    Viva a democracia com imunidade. Minha paranoia agora é com relação a militares- milicianos. Poderia comentar algo a respeito?

    Responda
  7. Alex Sgobin

    "Tumor" é o termo feliz e exato do desastre bolsonarista. Mas ainda falta muito para extrair o mal. E a ferros.

    Responda
  8. Alberto A Neto

    Menos, Vinicius. Os otimistas andam mal informados. Vivemos outro país: o Bolsonaristão. Há uma Irmandade Bolsonâmica disposta a realizar sua Jihad em nome do Messias. Surgiu um Estado Bolsonâmico. Não sejamos pudicos nem farisaicos em censurar a linguagem do Califado de Bin Abu Jair. Millôr dizia que os palavrões expressam 'os mais fortes e genuínos sentimentos'. De fato, o Legislativo está 'em cheque' e o Judiciário posto em xeque.

    Responda
  9. Pedro Ferreira

    O drama psicótico da reunião foi manifestado, ainda, pelo super Ministro Paulo Guedes - aquele que pagou o passe do ex-ministro Sérgio Moro para ingressar no governo. Para falar do congelamento dos salários dos servidores, Paulo Guedes afirma que colocou a bomba no bolso do inimigo. Que inimigo? Será que ele considera os servidores públicos como inimigos? Inimigos de quem?

    Responda
  10. Miqueias Fernandes dos Santos

    O articulista escreve com uma clareza jamais vista. Precisamos de mais vozes que defendam a democracia e as instituições, nesses tempos sombrios.

    Responda
  11. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Se tratarmos o paciente como se não houvesse remédio esperando que o próprio corpo combata o mal que o aflige corremos o sério risco de morrer com a doença. Vacina ainda não temos, não desenvolvemos os anti corpos necessários tampouco, basta ver a vaguesa do art. 142 da CF, mas temos remédio, temos a lei, temos a Corte e temos impeachment, só falta o povo nas ruas. Fora Bozo!

    Responda
  12. PAULO HENRIQUE DA SILVA

    O formato da prosa com Vinicius começa nossas semanas encoraja nosso otimismo institucional. Seus textos ( objetivos pequenos ensaios) são um tributo à intelectualidade jornalística. Tenho prazer de lê-lo toda segunda e, ao final do dia, relê-lo como um exercício de informação. Congratulações meu grande jornalista!

    Responda
  13. elzimar fernanda nunes ribeiro

    Conselho de quem já lutou o bom combate: A esperança dança/ Na corda bamba com sombrinha/ E a cada passo dessa linha/ Pode se machucar,/ Mas a esperança equilibrista/ Sabe que o show de todo artista/ Tem que continuar...

    Responda
  14. Humberto Giovine

    A democracia no Brasil, ao contrário do que muitos pensam, está consolidada. Como bem escreve Vinícius acima, as instituições reagem às tentativas autoritárias com vigor, e dentro da lei, empurrando o cancro para o lixo, que é o seu lugar. Mas a sociedade como um todo, deve estar atenta a estas investidas ditatoriais, mesmo desprovidas de qualquer qualificação, tanto na sua forma, como de quem as emite.

    Responda
    1. Adolfo Dias

      A democracia no Brasil está combalida. A democracia não é apenas o mero ato de votar em eleição, existe um conjunto muito grande de práticas atentatórias contra a democracia que se têm multiplicado de forma alarmante. Negar a realidade e depositar toda a fé nas instituições é caminho para o desastre.

  15. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Certo. Num país , que já se tornou nação, essas proteções do estado democrático são eficientes e funcionam automaticamente , por assim dizer. Mas o BR que ainda eh só um país e mal enjambrado, precisa maiores cuidados e atenções. Sua democracia está na UTI, e está entubada. O corpo médico não pode nem sair de perto. QQ deslize e lá se vai ela, ainda jovem, porém cheia de comorbidades.

    Responda
  16. Gilberto Matheus Barros

    Sinceramente, penso que um pouco mais de realismo permite afirmar não que o tumor autoritário está sendo extraído, mas sim que está tomando conta do organismo, assumindo ares de metástase, até que conseguirá suprimir a democracia de vez. Não vejo esse otimismo todo descrito no artigo.

    Responda
    1. Adriana Maccacchero

      Concordo Gilberto, apesar que nesses tempos de trevas, uma pequena leitura otimista também tem seu valor.

  17. Julia Lopes

    Melhor leitura dos últimos dias! Belo texto.

    Responda
  18. Franco Oliveira

    A conclusão do artigo talvez seja um pouco precipitada, contudo a descrição da reunião é muito boa e para ser perfeita precisaria incluir a palavra miliciano.

    Responda
  19. Henrique Marinho

    Bom texto Vinicius. O problema é que nosso tumor não é isolado, e passível de expurgo por este corpo chamado Brasil. Ele é uma metástase. Na medicina, como na política, o tratamento deve ser sistêmico, atingindo todos os órgãos afetados ao mesmo tempo. A grande questão é saber a droga e a dose certas, e se o paciente as aguenta. Outro complicador é que, na democracia, o médico e o paciente são um só. Ele, e apenas ele, é senhor de seu destino.

    Responda
  20. MISSIAS DOS REIS DA SILVA

    Caramba!! Muito bom!!

    Responda
  21. Carlos Oliveira

    Como dá satisfação ler um texto conciso, forte, coerente, claro e de esperança. É exatamente isso que acontece. Assim como o virus é expulso pelo sistema imunológico, esses virus que estão sendo combatidos pela democracia serão neutralizados com o tempo. Resta ter paciência e esperança.

    Responda
  22. José Bernardo

    Excelente!

    Responda
  23. Elisabeth Schmidt

    Parabéns!

    Responda
  24. Maria Dagmar N P de Castro

    Que assim seja , Vinicius . Que assim seja .

    Responda
  25. MARCOS BENASSI

    Seu Vinícius, a gente até aceita o descompasso das velocidades, tudo bem, é do sistema. No entanto, enquanto isto ocorre, Como lidar com a alergia?

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Estou com tanta coceira que até apertei sem querer o botão de enviar, você vê? Achei que o tal do Allegra iria me ajudar, mas malemá melhorou a coceira, a tristeza generalizada continua. Um e-mail de propaganda me sugeriu um tal de Bolsonato de Ditadurina, dizendo que melhora Covid e febre aftosa, mas tô achando que é fake... Vou entrar é na quimioterapia.