Luiz Felipe Pondé > O novo normal é um mundo em que paranoicos e hipocondríacos venceram Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. Carolina Figueiredo

    Este espaço para comentários parece o purgatório! Tem gente lamentando até por lamentar! Credo!

    Responda
  2. Carolina Figueiredo

    Tem muita gente inteligente comentando aqui. Estou lisonjeada!

    Responda
  3. Humberto da Silva Jr

    Não há dúvidas que os indivíduos descritos por Pondé existam, tampouco que haja certo exagero por parte da sociedade ao lidar com uma tragédia sanitária dessa magnitude. Entretanto, diante do fato no qual um vírus com rápida taxa de contaminação, causador de um quadro de pneumonia grave em apenas 15 dias e letalidade de 4%, responsável por 100 mil óbitos nos EUA; curiosamente, o próprio artigo está propenso a fomentar paranoia e pouca lógica.

    Responda
  4. Paulo Rita

    O dito filósofo em questão também deve chegar ao orgasmo ao escrever tanta bobagem. Reagir com temor diante de uma crise, uma pandemia, que vai ceifar a vida de muitos é absolutamente normal, com ou sem propaganda negativa. Lembro de um filme, Esperança e Glória: família inglesa, ao receber o pai vindo do front contra a Alemanha, se recusou a comer uma geleia alemã que o soldado trouxe da guerra, com receio do produto conter "nazismo". Hoje, Alemanha e Europa são grandes parceiros comerciais.

    Responda
  5. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    “O que angustia as pessoas não são as coisas em si, mas os julgamentos sobre as coisas”. (ALLOY & AMBRAON). O deprimido: “A questão é transformar sua desgraça histérica em infelicidade comum” (DAINTIHI & ISSAC). Já é um primeiro passo.

    Responda
  6. Pablo Fonseca

    O buffet está servindo angústia, medo e terror. Você se alimenta do que quiser. Põe no seu prato cerebral a circunstância que você preferir conforme a sua dieta emocional aguentar. A ignorância é proporcional a fome macabra. Depois de meio século de sexo, drogas e rock'n roll fomos para a UTI dos moralistas, fascistas e psicóticos. Uma internação oportunista em que o rémedio mata mais que a doença. O pesadelo iluminista mais aprisiona e mata do que liberta.

    Responda
  7. Genevaldo De Oliveira Ferreira

    Quando a mim foi possibilitado me tornar um medíocre filósofo ou um medíocre administrador de empresas não tive dúvidas em optar pela segunda... porque um medíocre administrador produz alguma coisa...

    Responda
    1. Genevaldo De Oliveira Ferreira

      Não! Claro que não, Carolina. Ao contrário, eu sugiro a você não ficar divagando somente na página do Pondé. Vá fazer digressões também em páginas de economia, administração, ciência política, direito, esportes... amplie sues horizontes. Não seja tão limitada.

    2. Carolina Figueiredo

      E vc quer que este Horizonte ocupe somente o espaço destinado aos caracteres dos comentários da coluna de Pondé? Meus parabéns! O sábio da doutrinação miscigenada!

    3. Genevaldo De Oliveira Ferreira

      Carolina, o sentido da palavra doutrinar e mais amplo do que somente o sentido religioso. Doutrinar pode ser no aspecto social, religioso, politico, fazer digressões de uma doutrina, dos preceitos de uma ideia... Nao so os Testemunha de Jeová doutrinam. Faca um esforço, voce conseguira enxergar o mundo com mais horizontes.

    4. Carolina Figueiredo

      Não entendi? Que doutrina vc quer ser doutrinado? Só disse que vc é reacionário por pouca coisa. Isso é doutrinar? Pronto! Virei testemunha de Jeová!

    5. Genevaldo De Oliveira Ferreira

      Carolina, voce quer dizer que eu preciso me deixar doutrinar, nao ter discernimento ou opinião própria, ne! Mas tenho opinião própria, sou bastante produtivo com o meu jeito de pensar e agir. Sou bastante aberto ao aprendizado que me faca evoluir. Neste caso, a sua opiniao nao vai acrescentar nada. Mas sou grato pela sua tentativa.

    6. Carolina Figueiredo

      Menos amadurecer psicologicamente, porque esse comentário reacionário, vou te falar viu...

  8. wilson kfouri

    Pondé é chato,pedante,pernóstico, bolsonarista enrustido e metido à inteligentinho. Em plena pandemia vem com esse texto que menospreza as mortes e o desespero das pessoas revelando seu lado sociopata sem nenhuma empatia com o semelhante...

    Responda
  9. Fauzi Palis Junior

    Pondé, pondere um pouco, vc acha que sabe alguma coisa mas não passa de um chato de galocha, tão pedante e ultrapassado quanto esta expressão.

    Responda
  10. Gabriel Ghilardi

    Sr. Pondé, visite uma UTI superlotada sem respiradores a ver se Vossa Senhoria também não se tornaria um hipocondríaco. Se Vossa Senhoria tiver filhos e temer a cada segundo se infectar sem querer e depois transmitir o vírus a seus filhos em casa. Pare com essa demagogia! Caia na real! Tenho medo sim, mas por amor a minha família, não por algum prazes bestial que certamente só existe na sua cabeça!

    Responda
  11. Alberto A Neto

    O conjunto da obra desvela outro país: Bolsonaristão. A Irmandade Bolsomana não está de brincadeira, avisa o Profeta da Jihad Messiânica. Nada de pudicícia. A língua do Califado de Bin Abu Jair segue Millôr: 'os palavrões traduzem com maior fidelidade os nossos mais fortes e genuínos sentimentos'. Altas patentes dobram soldos. Brindam tubaína com cloroquina. Mal estar é a condição humana. Nenhuma novidade diria Freud. Henfil faz falta. A charge num traço e um ponto. Dispensa o vernáculo.

    Responda
  12. Manoel L Bezerra Rocha

    Articulista boçal e presunçoso. Tem uma ideia megalomaníaca sobre si, que só existe no imaginário dele, sem nenhuma correlação com a realidade no mundo exterior.

    Responda
  13. Rodrigo Ribeiro

    A fofoqueira filosofofa.

    Responda
  14. Evelyn Sá

    Ah! E ele tem com frequencia desprezado e debochado de tudo que esta sendo orientado e dito em relação a essa pandemia.Em todas as plataformas de comunicação!!!.Lembrando que Pondé pertence a uma super elite e talvez porisso esteja se sentindo "acima" dos que não entendem seus textos-falas "brilhantes".E em casa ele com certeza na mesa de jantar so deve conversar sobre pulsão freudiana. Isso é fato, não mera especulação!!!!! Nesse momento quero ser acalentada e bem informada.Simples!!

    Responda
  15. Evelyn Sá

    Vejo e leio Pondé ha muito tempo.Mesmo bem antes dele ser "pop" famoso.Ate gostava de seus posicionamentos. Mas..... Um fato tem me chamado cada vez mais a atenção: ele tem tido em todas as suas narrativas - escritas , televisivas etc..- um deboche e um desrespeito pelo "Outro" que me deixa estarrecida. De ironia refinada e inteligente que tinha, ele passou para um patamar de arrogancia, cinismo, uso e jogo de palavras pretensamente "articuladas" que me dão arrepios.

    Responda
    1. Fauzi Palis Junior

      Tem toda razão. O cara é um chato.

    2. Carlos Bernardes

      favor desconsiderar o *é* após seu nome

    3. Carlos Bernardes

      Evelyn, é o ser humano revela-se sob circunstâncias desconfortáveis; por desconfortáveis, entenda tudo que o tira da zona de conforto (a lista não caberia no comentário). Outrora também não experimentava no posicionamento e nas idéias de Pondé sensações que caracterizam boas leituras, mas em sua defesa lembro que, como num relacionamento, (na saúde e na doença), não deveria ser na ausência pontual de uma virtude razão que desqualifique o todo... Ninguém é de todo mal nem de todo bom.

  16. Paulo Yasumura

    O gozo da pulsão de morte é sempre silenciosa, disfarçada tanto pela profilaxia quanto pelo negacionismo. Perceber o primeiro é mais provocativo, mas não descarta o gozo mórbido de nosso necropresidente comendo um hotdog no meio da multidão. A morte é uma companheira natural de uma civilização covarde.

    Responda
  17. José Del Ben Gonçalves Rostey

    Mais alguém aí tem a impressão de que esse mundo descrito pelo Pondé repleto de pessoas sadomasoquistas gozando com a morte e o distanciamento social tem menos a ver com a realidade e mais a ver com a imaginação e o desejo do próprio Pondé?

    Responda
  18. henrique de paula

    Ser terraplanista tá dando mais audiência do que ser normal. Por que se basear na ciência, ser humanista nesse momento que o mundo pede humanidade, ser humilde, ser razoável? Por que ser assim, se 99% das pessoas são assim e serei só mais um na multidão? Mais conveniente fazer barulho, minimizar crise humanitária, minimizar sofrimento das pessoas ... mais conveniente ser terraplanista nessa hora neh Seo Pondé?

    Responda
  19. Marcelo Lucas Braga

    Lendo o texto do Pondé o mesmo poderia ser mais objetivo pois ficou muito sem sentido sua análise.

    Responda
  20. JOAO MARQUETTI NETO

    Ninguém tá entendo o texto: ele é totalmente psicanalítico... Não tem nada a ver com política... Saiam da caixa!

    Responda
    1. Fauzi Palis Junior

      Caro João, vc tem razão de ninguém entender nada do texto, não por ele ser psicanalítico, porque de psicanálise não tem nada a não ser citação de algo que o autor nem tem ideia. Ninguém entende pq esse tal Ponde é somente um pequeno filósofo frustrado com a sua pequenez.

  21. JOAO MARQUETTI NETO

    Vou fazer uma estátua do Pondé e botar lá no jardim de casa depois do texto. Bravo!

    Responda
  22. Victor Pavarino

    Cara, vai se tratar.

    Responda
  23. Emerson César de Campos

    Carolina Figueiredo, pelo visto eu não estava na esquina né? Desculpe, tenho muito a fazer para dar atenção a pessoas que única coisa a fazer é realizar prejulgamentos sobre pessoas outras que não concordam com elas. Por enquanto ainda estou levando com humor esses teus impropérios.

    Responda
    1. Carolina Figueiredo

      Vamos ver quem é mais infantil e consegue desprezar o outro melhor?

  24. marcos andrade moraes

    impressionante que ele não tenha citado Bolsonaro. A não ser que tenha sido indiretamente, com o cara que não consegue penetrar... MAM

    Responda
  25. Valdeci Gomes

    Como bom discípulo de Olavo de Carvalho, Pondé inverte os argumentos, fracos por sinal, ilogicamente e irracionalmente. Quem goza com a morte é o Bozo, já que não tem prazer sexual, pois precisa do Osmar Terra, querendo mandar milhares para saírem de casa para morrerem e se envenenarem com cloroquina. Quem toma cuidados teme a morte, só o gado vai para o abate sem consciência que vai morrer. Esse medo da morte já salvou milhões, seja em desastres naturais ou em guerras. Instinto de sobrevivência

    Responda
  26. ANSELMO VITAL OLIVEIRA

    Gosto do contraponto de Pondé. Hj, fui contrariado por ele. O articulista integra o time dos negacionistas? Esta coluna conta com ombudsman/heterônimo?

    Responda
  27. Emerson César de Campos

    Carolina Figueiredo, como diz Lenine na canção hoje eu quero sair só: vai ver se eu tou lá na esquina, devo estar. Creio que apenas o Pondé pensa como indispensável teus comentários.

    Responda
    1. Carolina Figueiredo

      Não é impossível vc estar nas segundas, em qualquer lugar que não seja aqui. É mais forte do que vc. Vc ama os textos do Pondé. É amar praticar bullying contra as pessoas que manifestam interesse positivo aos textos do Pondé. É sua missão fazer estas pessoas se sentirem mal por postar coisas positivas ao texto do Pondé. Vc tá manjado!

  28. Carolina Figueiredo

    Grant,o fundador do coaching questiona se esse método pode ser aplicado por pessoas sem formação em psicologia e psicanálise. Diante dos comentários em relação ao texto que apresenta uma essência Freudiana ,fica explícito o preconceito das pessoas em relação à Freud, suas descobertas e ideias. O preconceito é um reflexo do tanto que as pessoas fogem de si mesmas.

    Responda
  29. Carolina Figueiredo

    (...) as pessoas gozam com a morte. Elas ficam especialmente excitadas quando autorizadas a odiar, a temer, a desconfiar, trair, a proibir. Fosse o vírus um exército de ocupação, o colaboracionismo seria total. Você duvida? Não duvido de forma alguma Pondé, basta ler os comentários para perceber o quanto as pessoas se sentiram autorizadas pelo texto à demonstração de ódio, ofensa e a desmerecer.

    Responda
    1. Carolina Figueiredo

      Mais um equivocado de plantão, praticando bullying contra quem admira os textos de Pondé. Virou pecado.

    2. Valdeci Gomes

      Mais uma discípula do Olavo, já não basta o Pondé.

  30. MARIA EMÃ LIA RODRIGUES

    Todas as poucas vezes que li coluna desse senhor ou o assisti no programa de tv, fiquei indignada por ele dar aula em faculdade de renome. Pessoa arrogante, cínica, preconceituosa suas ideias não contribuem nem um pouco para com a humanidade. Entendo que tenhamos que ler contrapontos ideológicos mas esse Pondé não acrescenta nem contraponto. Certamente teria gente melhor para esse espaço. Hoje tive curiosidade de ler mas foi mesmo tempo perdido. As críticas mostram que não estou só.

    Responda
    1. Carolina Figueiredo

      Foi com essa atitude sua que Paulo de Tarso, se transformou no maior defensor da doutrina de Cristo.

  31. Emerson César de Campos

    Lamentável que o filósofo não consiga sair da arena cristã, escrevendo sempre no sentido do platonismo para o povo. Suas incursões por Freud são de doer. Melhor comentario de hoje aqui, disparado é o de Valdeci Gomes : sugiro um supositório de cloroquina, vai gozar com a morte.

    Responda
    1. Carolina Figueiredo

      Surpreendente! Se não fosse assim não seria vc.

  32. Emil Zaratustra

    Sempre achei a psicanálise uma ótima ferramenta para tratar doentes dentro da cultura ocidental. Em se tratando de pessoas não doentes, é só uma ferramenta boa, mas limitada. Conseguindo utilizar a psicanálise para apontar falhas na nossa maneira de nos comportarmos diante dos problemas, em particular da pandemia, podemos afirmar como estamos doentes. E o incômodo que o texto trouxe denota isso. Embora não concorde com todo o conteúdo, a reflexão que o texto pede é boa. Valeu, Pondé.

    Responda
    1. Carolina Figueiredo

      Adorei sua análise. Desconfio que Pondé pensa em parte como vc. Isso fica evidente na ausência de gozo neste momento, que não seja com a pandemia descrita no texto. Como a nossa condição atual não seja propícia à gozo sexual satisfatório, o que nos resta é gozar com a pandemia. Realmente, a reflexão como vc mesmo que o texto pede é boa. Achei a princípio um texto bizarro, mas vc me ajudou a enxergar além. Eu buscava isso.

  33. Marco Aurelio Silvio

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  34. Pedro Cunha Jr Cunha

    E será que esse senhor ainda recebe pra escrever essas besteiras? Nunca li nem ouvi dele nada que se aproveitasse. Na televisão é igual. O seu discurso vai de nenhum lugar a lugar nenhum. E o seu humor é equivalente ao do velho Jair Menegheli. Fique em casa, Pondé. mas escreva apenas para seus amigos.

    Responda
    1. Carolina Figueiredo

      Seu conselho é tão desprovido de raiva e tão útil que todo mundo deveria seguir. Não só o Pondé. Porque só o Pondé iria desfrutar do privilégio que vc oferece à ele?

  35. Pedro Cunha Jr Cunha

    E será que esse senhor ainda recebe pra escrever essas besteiras? Nunca li nem ouvi dele nada que se aproveitasse. Na televisão é igual. O seu discurso vai de nenhum lugar a lugar nenhum. E o seu humor é equivalente ao do velho Jair Menegheli. Fique em casa, Pondé. mas escreva apenas para seus amigos.

    Responda
  36. Daniel Alvares

    Pondé (como sempre) sendo negacionista em sua “análise”. Cuidado para não misturar cloroquina com sua olanzapina.

    Responda
  37. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    "Nós somos como uma aranha. Tecemos a vida e nos movemos nela. Nós somos como o sonhador que sonha e vive dentro desse sonho. Isso é uma verdade em todo o universo".. Aitareya Upanishad. Passagem da Escritura Hindu. A sabedoria oriental.

    Responda
    1. Carolina Figueiredo

      Nossa que coisa boa ler algo que não seja desmerecedor de ninguém.

  38. Dartagnan Santos

    A sorte de Pondé é que ele é tão IN significante que será esquecido rapidamente quando da derrocada do fascismo que ele insuflou.

    Responda
  39. Helano Timbó

    O Pondé parece que participou da fatídica reunião ministerial.

    Responda
  40. marina ferreira

    O paranóico e hipocondríaco é você Pondé! Sugiro mudar de psicanalista.

    Responda
  41. Marcus Vinícius Xavier de Oliveira

    Ato falho: segundo Freud é nele que expressamos aquilo que ocultamos tenazmente, seja de nós mesmos sejam para os outros. E ele se manifesta no texto do Ponde, desde o da semana anterior, nas palavras gozo, beijo na boca, ato sexual etc. Provável que alguém esteja dormindo de calças jeans na casa dele, e não é ele...

    Responda
    1. Carolina Figueiredo

      Acredito que estamos em tempos difíceis. Qualquer pessoa que quer mostrar equilíbrio, alegria, prazer e satisfação sexual, só pode ter algo errado. É um momento do qual fica difícil fugir de nós mesmos.

  42. Rafael Pimenta

    Engraçado q ele nunca considerou q se tivéssemos um auxílio emergencial eficaz e eficiente c ctz o pobre (q ele tanto diz defender) optaria pelo isolamento (ou pelo menos não sairia da comunidade), e isto seria (pasmem!) uma escolha totalmente liberal (q é o q ele tanto diz defender, a liberdade). Esta pandemia ajudou a revelar, ainda mais, o monotemático colunista. Vai na fé Pondé!

    Responda
  43. Renato Calisto

    O homem amargo com tudo na epidemia não é o Pondé. O deprimido antes da epidemia, que intensificou esse estado de espírito não é o Pondé. É sempre o outro! É incrível como ele escreve as suas colunas "deslocando adjetivações ao outro", mas que é o retrato dele mesmo. Sem contar que ele faz de tudo para imobilizar nosso sentimento de tristeza nesse momento, tirando sarro desse caos, nos acusando constantemente de ter "pseudo-compaixão" pelo próximo. Folha, escrevo muito melhor!

    Responda
    1. Carolina Figueiredo

      Recalcado? Mais uma necessidade nossa de desmerecer de cada dia nos daí hoje, amém... Nossa como é impossível conter essa necessidade humana diante do texto. É maior que minha vontade. Porque será?

  44. Lígia Silva

    Texto dispensável, não percam seu tempo...

    Responda
  45. Jose Geraldo Leite Coura

    Pondé, vc busca criar o pior dos mundos para justificar a sua angustia e seu distanciamento do homem médio comum, vc faz parte de uma elite que enxerga o mundo como Atenienses, todo o resto é sub desenvolvimento, é mão de obra sub escrava, não vou falar escrava porque esses não precisavam ter dinheiro para comer e morar, os atuais precisam. Mas apesar de tudo isso, fora das Atenas, existe alegria, solidariedade, compaixão, ou seja, humanidade. Seu mundo perverso é dos Atenienses.

    Responda
    1. Carolina Figueiredo

      Necessidade nossa de desmerecer de cada dia nós dai hoje ,amém...

  46. EDSON PEIXOTO DE RESENDE FILHO

    Evoé! Falou-nos a Pitonisa de padoca! E nos vaticinou depois de consultar os seus oráculos: Tá não tô está mais forte do que nunca, ele nos governa, ops! será que eu entendi? Quem governa quem? Deixa pra lá. Me espanta que com tantos filósofos aí pertinho, da usp, da unicamp e de outras universidades brasileiras, lermos isto. Salvem as Padocas do veneno das pitonisas ressentidas!

    Responda
  47. EDSON PEIXOTO DE RESENDE FILHO

    Evoé! Falou-nos a Pitonisa de padoca! E nos vaticinou depois de consultar os seus oráculos: Tá não tô está mais forte do que nunca, ele nos governa, ops! será que eu entendi? Quem governa quem? Deixa pra lá. Me espanta que com tantos filósofos aí pertinho, da usp, da unicamp e de outras universidades brasileiras, a folha publica isto. Salvem as Padocas do veneno das pitonisas ressentidas!

    Responda
  48. JOSE CARLOS BETONI

    Muito frequentemente leio o Pondé porque acho um contraponto interessante. Mas hoje ele resolveu mergulhar no esgoto e nos convidar para irmos junto. Eu não vou...

    Responda
    1. Carolina Figueiredo

      Edson vc leu a última frase? Vc entendeu a última frase? Vc acha que o Pondé se exclui das coisas narradas no texto dele? Vc percebeu que é vc quem está colocando o Pondé alheio à essa condição. exatamente porque vc não quis esforçar em entender como ele descreve o sentimento dele diante das mortes? A última frase do texto diz muito claramente o sentimento do Pondé em relação às mortes. A única feliz diante de todo descrito por Pondé é a ceifadora.

    2. Carolina Figueiredo

      Eu ainda não cheguei à uma conclusão não por não entender. Mas acredito que o ponto é esse. Porque vc sentiu isso diante do texto? E porque Vc acha que Pondé não tem direito de sentir assim e compartilhar esse sentimento e essas percepcões com o leitor? Ou o Pondé é uma máquina de felicidade que vende satisfação uma vez por semana, mesmo quando a realidade não dá condições para tal à ninguém?

    3. Edson Lucena Lucena

      Que pena, Pondé, seu palavreado é um acinte à memória das quase 23.000 vítimas e suas famílias. Embarcastes, por pouca resiliência, na teoria dos genocidas. Por que, acabou o dinheiro? Não creio.

  49. Eraldo da Silva

    Pondé e a estupidez linguisticamente sofisticada. A Folha precisa aumentar o número de Marcelos Coelhos, Joões Pereiras Coutinhos, Caligaris....

    Responda
    1. Carolina Figueiredo

      O mantra de hoje é: necessidade nossa de desmerecer de cada dia,nos dai hoje, améééémmmm!

  50. José Davi

    Como a fsp dá espaço para um olavista? o homem crer que o covid 19 é uma invenção da OMS, talvez pense até nos terríveis comunistas chineses, alguém avise ao sr Ponde que morrem diariamente milhares de pessoas por causa dessa doença, as famílias estão sofrendo.

    Responda
    1. Carolina Figueiredo

      Porque vc comentou como se não estivesse lido e entendido a última frase do texto?

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.