Joel Pinheiro da Fonseca > É possível um liberal defender o governo Bolsonaro? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Depois de desnudar-se na já famosa reunião, não há como classificar a sério essa hecatombe que nos acomete, nem liberal nem coisa alguma. E ainda tem gente que acredita em algum projeto ali! Só o de cada um, deles mesmos!
Inexplicável que uma pessoa esclarecida como parece ser o articulista possa levar a sério a impostura que é Paulo Guedes!
o Estado não é uma ameaça à liberdade individual, já que o Estado se compõe de indivÃduos, uns que tem e exercem poder, e outros que não tem e não exercem. a ameaça à liberdade individual vem de grupos com poder, dentro do Estado, que querem impor à força seu ponto de vista sem qualquer possibilidade de consenso.
Liberais entoam cânticos de louvor ao Chile do Pinochet. Liberais tupiniquins deram pulos de alegria com a agenda do Guedes e defenderam ardorosamente o presidente eleito. A pergunta do articulista é absolutamente descabida, pois a História já respondeu: óbvio que sim.
Merecemos. TÃnhamos boas opções de candidatura no primeiro turno - com seus erros e acertos, por óbvio -, mas escolhemos um boçal, mandrião, autoritário e com fortes ligações milicianas.
Não, não é mais possÃvel. A Grande Sociedade Aberta, de extração popperiana, pressupõe a crÃtica permanente das instituições visando aperfeiçoá-las e o governo Bolsonaro constrange a imprensa e opositores. O modelo bolsonarista se coaduna com a sociedade fechada ou detida, não com a sociedade aberta do tipo liberal.
Qual a surpresa de uma aliança entre liberais e fascistas? Hayek e Milton Friedman não só apoiaram como foram conselheiros de Pinochet. Guedes também acessorou a ditadura chilena e Misses teceu comentários elogiosos ao nazifascismo. Nada de novo sob o sol.
Uma coisa é a teoria, outra bem diferente é a pratica. Ou você vai negar que Friedman apoiou Pinochet? 'Na sua segunda visita ao Chile de Pinochet, em 1981, Friedrich Hayek afirmou preferir uma “ditadura liberal” a um “governo democrático desprovido de liberalismo”. Disse, ainda, que “uma ditadura pode ser um sistema necessário durante um perÃodo de transição”.'
Você não sabe nada sobre liberalismo. Por acaso, já leu "O caminho da servidão" de Hayek? Certamente, nem passou perto para fazer essa associação bizarra do liberalismo com o fascismo. Os liberais defendem o governo limitado com prestação de contas dos dirigentes, imprensa livre, etc. Por isto são odiados à esquerda e à direita.
Joel, acorda! Guedes é parte do problema, se não o maior deles. Quer reforma de um paÃs quebrado. Quem no mundo está falando disso? Só ele.
O liberalismo e estado mÃnimo americano está levando dezenas de milhares de mortes à população negra e hispânica do paÃs, para quem é negado o acesso à s riqueza do estado e a iniciava privada se tornou tão dependente do estado quanto a população. O tamanho do estado é o grande debate a ser feito!
Qdo vejo jornalistas sendo atacados na frente do Palácio, lamento mt pela pessoa do profissional e pela profissão em si. Mas fica uma pontinha de riso, ao lembrar de parte da linha editorial subserviente de tantos veÃculos de imprensa, que aqui tão bem se representa por esse Joel. Não há outra palavra que não subserviência pra explicar essa insistência em dar crédito as lorotas liberetes do Guedes
A democracia é uma plantinha tenra por aqui como dizia o Otávio Mangabeira. Mas acho que a palavra liberalismo é mais apropriada para essa frase. Afinal o que temos na presidência é fruto da democracia. Bolsonaro não veio de Marte, e nem Witzel e Dória, que são uma espécie de detritos trazidos pelo tsunami.
O colunista preocupado com o liberalismo maior ou menor do Governo. Liberal ou neo liberal isto é mi mi mi. O importante é não voltarmos a ver o esgoto a céu aberto deixado pelo PT com seu liberalismo da roubalheira.
Eis aà o ódio que nos trouxe ao precipÃcio. Lamentável
Estamos claramente mais próximos ao caos venezuelano do que nos governos anteriores, claro e notório, só não enxerga quem não quer ver.
Só os beócios ou desavisados tinham alguma expectativa de liberalismo nesse desgoverno...
Esse governo não é, nem nunca foi liberal. Não há um único ato liberal nesse governo. Esse governo é conservador e neo-liberal na economia. E o liberalismo e o neo-liberalismo são muito, mas muuuuuito diferentes!
O governo também não é conservador, conservadorismo implicaria outras coisas, como respeitar as instituições. O governo é reaça mesmo, o fascismo é a sua doutrina.
Claro que não é e nunca foi possÃvel. Acontece que esses supostos liberais são oportunistas gananciosos, que não olham a meios para atingir seus fins. A adesão ao liberalismo (a leituras muito parciais do mesmo) é uma capa para dar um ar de respeitabilidade e conhecimento.
Fico pensando aonde foram parar aquelas pessoas q aqui nos comentários defendiam o Jair tipo, Deus acima de tudo e Jair acima de todos?
Lendo Smith, Mill e mesmo Keynes, em nenhum deles iremos encontrar nada do que se aplica na pseudo gestão bolsonarista. Um ano e Meio de des governo e nada fez, além de uma Reforma da Previdência conduzida pelo Congresso. A oposição está morta. centrao ressuscitou. Discurso de armar o povo e se levantar contra outros poderes. Parece que já vimos isso. Na Venezuela! Seria Chavismo de Direita ?
Seu Joel, sabe o que eu me pergunto nessas horas? 'Como é possÃvel alguém ainda conseguir fazer uma reflexão séria?' Vejo exemplos como o seu e de outros seus colegas da FSP, e me admiro. Eu, já não consigo, fui possuÃdo (ops!) pelo Zé Simão e nada mais de sério passa pela minha cabeça, porque inútil. Enquanto não rolar um AÃ-Não (primo liberal do AI-5) e a subsequente surra de vara nesses id.otas, creio que meu fÃgado continuará à frente do meu célebro.
Liberalismo nato em que o egocentrismo se equilibra com a consciência social, como desejava Smith é algo inconcebÃvel para um Bolsonarista q confunde social com socialismo.
Não é só o Bozo que confunde "social" com "socialismo", a direita brasileira já faz isso há séculos!
Algo que não existe no Brasil é Liberal! O que existe aqui são oportunistas que querem privatizar o lucro e socializar com a população o prejuÃzo de seus negócios. São ultraneoliberais, anarcocapitalistas, com o povo, mas em caso de de riscos para seus negócios são socialistas em busca de auxÃlio do Estado.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Joel Pinheiro da Fonseca > É possível um liberal defender o governo Bolsonaro? Voltar
Comente este texto