Hélio Schwartsman > Salve-se quem puder Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Nessa reunião, atacou-se o Supremo, atacou-se Governadores, Prefeitos, e a imprensa. O linguajar foi tosco, muitos palavrões. Nem de longe se respeitou a "liturgia do cargo". Mas..., não foi feita uma proposta, não foi dita uma frase, não foi pronunciada uma palavra, que fosse contra o interesse do Povo. Tb não houve qualquer insinuação, de forma direta ou indireta, de que esse Governo "arma" para assaltar Petrobrás, Banco do Brasil, Correio, etc... O vazamento do Video vai ajudar Bolsonaro.
É uma pena. Mas a maioria dos que escrevem neste periódico, contribuÃram para que este capitão estivesse onde está. Por favor, façam um jornalismo responsável.
Dia 22 enviei o comentário abaixo para o jornal. Infelizmente não publicado. "O grande serviço prestado pela liberação do vÃdeo da reunião de 22/04 não é fato de comprovar ou não crimes cometidos por Bolsonaro, mas mostrar como o Brasil está sendo conduzido por um bando de despreparados. Gente que não tem o menor constrangimento em mentir e distorcer fatos e números até mesmo entre eles para agradar ao Capo. O cume foi quando TarcÃsio comparou Bolsonaro a Churchill e Roosevelt."
A PolÃtica e a Justiça são belas, imprescindÃveis para a vida em sociedade mas pelo grau de caráter dos seres que orbitam o poder, dentro ou fora do Estado, a cada 4 anos ou permanentemente, o que vemos é tão somente a corrupção, interesses mesquinhos, desprezo pelo povo batalhador brasileiro. Triste sina do eterno paÃs do futuro.
Infelizmente, agora é tarde. Com a PolÃcia Federal integrando a milÃcia bolsominions, vai ser quase impossÃvel de se fazer qq arranjo democrático.
O comportamento do Exmo Sr. PGR vem dando mostras de que não fará absolutamente nada contra Bolsonaro, famÃlia e grupo do ódio. Dá a impressão, supostamente, que quer a vaga do STF qualquer que seja o preço: Quantidade de cadáveres que se amonta pelo território nacional ou mesmo a nossa combalida democracia. Quanto a Maia, nunca sairá do muro do centrão. Para ambos, os seus fins justificam os meios que adotam.
estamos caminhando para o terceiro impeachment. é evidente que o presidencialismo no brasil não funciona. e o povo precisa ter o poder de revogar o mandato se percebe que cometeu um erro. se a possibilidade de revogação de mandato existisse, sarney, collor, dilma, temer e agora esse sujeito que ocupa a presidencia não teriam durado muito e seria mais fácil lidar com as crises.
Não Hélio Schwartsman, não tem nada de errado com o nosso sistema democrático. O que aconteceu foi apenas que uma tempestade perfeita pariu um monstro. A persistência do Lula e do PT em não reconhecer os seus erros e, eficazmente, se fazerem de vÃtima, combinou perfeitamente com o antagonismo estridente escorado no equivalente nonsense bolsonarista. A falta de liderança de centro (coerência com credibilidade) ambientou a tragédia. A bonança parece distante. As regras eleitorais não são culpadas.
Que loucura... o sujeito vai lá e aperta 17 mas a culpa é de outro. Tenha paciencia, o que aconteceu foi a mentira tornada verdade , a classe formadora de opinião desembarcando toda nessa coisa putrefata, se mostrando realmente quem é . Militares oportunistas, e uma facada. Não esqueçamos a participação especial de Sergio Moro e os Procuradores da lavajato em seus vazamentos seletivos. O mesmo Sergio Moro que viria a ser ministro porque tinha um cargo prometido no STF.
CertÃssimo, Thyrso: a gênese do monstro, processos diversos alterados pela corrupção, o 'nonsense equivalente', estupidez da polarização, incapacidade de outras forças polÃticas, falta de renovação, dependência histórica a salvadores. Democracia. .../Claudia F.
Quem não sabia que Bolsonaro era despreparado e com um passado medÃocre e perverso (Ustra???). Não esquecer que foi predileto de homens com educação formal acima da median nacional. Aliás, que as mulheres tenham rejeitado mais o inepto confirma a superioridade do julgamento feminino. Empresas espertas sabem disso. Quando estão no conselho ou na direção ganham mais dinheiro.
Isto é só a ponta do iceberg, que sempre existiu no paÃs desde o império. É no federal, estadual e municipal. Agora se exames fossem exigidos para cargos públicos, acho de suma importância que: Exigência dos mesmos exames para escrevinhos de panfletos ou não. Escrevinhos maarrons, de penas a sollldo, querendo serem mais realistas que o rei, todos, membros do supracitado iceberg.
O Circo do Bozo foi impressionante. Fanáticos dominados pelo ideológico SuperInepto Tchutchuca e sua patota. Marinho tentou trazer um pouco de bom senso mas foi em vão. O grupinho estava ali para se manter no poder e se reeleger. O tema central era como evitar o impeachment, impedir que o barco afundasse e os deixasse desempregados. Brasil abaixo de tudo. Os evangélicos devem estar bem sintonizados com o palavreado Santo do profeta.
O presidencialismo, com o nosso sistema eleitoral, e 35 partidos não pode gerar coisa muito boa mesmo. É uma fábrica de crises. Bolsonaro não é único. Getúlio matou-se, Jânio renunciou, Jango foi deposto, Collor impeachment, Dilma incompetente. Chega! Parlamentarismo com voto distrital majoritário, e cláusula de barreira para partidos que não representam ninguém. Só chega a chefe de governo alguém selecionado por seus pares e lÃder de um partido grande, e cai se não for bem..
Se analisar a História do Brasil, nosso Congresso só produz ilÃcitos e ineptos como o Bozo. Vide Tancredo como primeiro ministro que piorou ainda mais o quadro deixado por Jânio. E o grupo de congressistas que manteve a eleição de Artur Bernardes em 1923. Presidente tem que sair de entre os melhores governadores ou generais. Experiência executiva. Este é o histórico de nossos melhores dirigentes em termos de crescimento e inclusão social.
Concordo, tb tive a mesma impressão. Reunião mequetrefe, parecia trabalho de faculdade que a gente faz em cima da hora para apresentar no dia seguinte. Mto triste ver a inaptidão e incompetência (sem contar o banditismo) de todos ali, única exceção que faço é do Rogério Marinho.
Para minimizar aparelhamento é só reduzir os cargos de livre nomeação ao mÃnimo possÃvel. E que não seja possÃvel trocar qualquer cargo efetivo toda hora. Restringir a cargos eminentemente polÃticos, sem espaço para substituir técnicos.
Mark Twain costumava dizer: 'Se eu não puder falar palavrão no céu, então não quero ficar lá.' Desde Churchill ao DeGaulle, passando por FDR, LBJ e Nixon e os Generais, depois o Lils e outros, todos apelaram para o desbocamento quando as condições de tempo e temperatura aumentavam. A maioria dos Brasileiros não sabe se expressar sem colocar na boca o proverbial membro sexual masculino - car-lho e sua secreção - p-orra! Precisamos definir se queremos seres humanos ou querubins no governo.
O regime parlamentarista é uma necessidade para o Brasil!!!
O conjunto da obra desvela outro paÃs: Bolsonaristão. A Irmandade Bolsomana não está de brincadeira, avisa o Profeta da Jihad Messiânica. Nada de pudicÃcia. A lÃngua do Califado de Bin Abu Jair segue Millôr: 'os palavrões traduzem com maior fidelidade os nossos mais fortes e genuÃnos sentimentos'. Altas patentes dobram soldos. Brindam tubaÃna com cloroquina. Mal estar é a condição humana. Nenhuma novidade diria Freud. Henfil faz falta. A charge num traço e um ponto. Dispensa o vernáculo.
Muito bom comentário. Quanto ao registro da reunião, o comentário do articulista "nenhum polÃtico com mais de dois neurônios manda imortalizar situações que revelem a intimidade do poder", eu acrescentaria, a não ser se quisesse que a reunião fosse divulgada. Como a cabeça do capitão só trabalha com os pontos rasteiros de suas teorias e com a continuidade do seu desgoverno, falar porcarias que impactem sua base de aloprados deve ser uma das possibilidades.
Concordo. Embora me oponha por princÃpio a teorias de conspiração, o conteúdo da fita -incluindo as reafirmações de Guedes de suas reformas - merecia ser investigado por esse viés: parece quase feito por encomenda só para atiçar as bases bolsonaristas. É quase comÃcio puro.
Dizem que até mesmo paranoicos tem inimigos reais. Acredito. Vejam só o caso do nosso ExcelentÃssimo Presidente da República, Capitão de Exército, Jair Messias Bolsonaro. Os inimigos da Pátria desejam suas hemorroidas.
Disse tudo!
Correto Hélio, salve-se quem puder. Por que da reunião não se salva ninguém. Do inacreditável capacho bajulador presidente da Caixa Pedro Guimarães se prometendo a tomar um litro de cloroquina para agradar O Coiso, a todos os demais que aceitaram participar do espetáculo vil. E cujo vil vÃdeo do vil evento estará correndo o mundo espantando esquimós e bosquimanos horrorizados.
Como cereja, ou melhor hemorroida do bolo, a fala do Paulo Guedes, O Verborrata, defendendo a abertura do jogo:. * ... o cara vai gastar no cassino, o que ganhou ante ontem* É nosso superministro da Economia.
Como se pode permitir que aventureiros no estado possam comandar uma parada de atividade economica? Nada justifica a perda de liberdade, nem epidemias. Guerras ñ se fariam. O estado tem q orientar e pedir, jamais mandar. Omissaõ ideologica das empresas que infelizmente são ignorantes ideologicas, senão jamais tal aberração seria cometida.
O poder é instituição perversa. A conclusao q o articulista demorou pra chegar foi pensada com maestria dois seculos atras. A democracia. Ela ñ e sistema de governo, mas d limite ao poder: divisão de poder, rotação de poder pelo voto, e leis escritas. Ñ a culpe, mas a falta dela, falta de limite q nos faz ficar nas maos de aventureiros. O estado, onde habita o poder, tbem deve ser limitado. Se fosse pequeno seria mais facil faze-lo cumprir melhor o minimo da saude Coletiva, como epidemias.
Você se deu ao trabalho de reler o que escreveu?
De há muito foi-nos imposta à cultura da hegemonia dos medÃocres.Nem FHC com todo seu preparo intelectual deixou de o ser enquanto governante.Só uma saÃda,penso eu,para esse cÃrculo vicioso.A instituição-o quanto antes-do Sistema Parlamentarista Clássico de Governo,com voto distrital,Chefe de Governo,Chefe de Estado e o poder deste de nomear e destituir à quele e convocar novas eleições.A exceção dos EUA,é o sistema de governo adotado pelas nações mais desenvolvidas do mundo.Deus nos ilumine!
Daniel o que me preocupa não é ser medÃocre e sim hegemônico.Outro abraço fraterno!
Seus comentarios - todos, sem excessão- confirmam sua tese sobre a hegemonia dos mediocres
Ai, ai, seu Hélio... Aqui, só tem 'quimorde', a medida em quilates já estourou faz tempo. São cães furiosos, criados na coleira curta, daqueles que viram a vida passar ao largo e foram contidos pela corrente. Só eram soltos pela noite, quando podiam correr no escuro e, eventualmente, estraçalhar algum incauto. Ninguém pode se salvar disso se não houver reação institucional, mas a atual falta de corrente gerou uma onda de covardia como nunca vista. Só se encontra perdição; salvação, necas.
Concordo com o 'quilate', mas acho que as agências se revelaram um rotundo fracasso - as 'capturas' revelam déficit de civismo. Depois da ceifa de lideranças durante a ditadura e a partir do desmantelamento de associações sindicais e de estudantes, temos que começar do zero. Começar a ensinar civismo desde o curso primário - sei que isso repugna muitos bem-pensantes, mas penso na reconstrução de alternativas de juÃzo crÃtico e de consensos éticos de compaixão e solidariedade. Começar de novo.
Li a transcrição do vÃdeo e não vi nada demais. Abundância de palavrões ocorre naturalmente em grupos exclusivamente ou predominantemente masculinos, como militares, vestiários masculinos, pescadores ou traficantes. O arroubo de Weintraub foi mais um desabafo ou expressão de um desejo do tipo "num mundo ideal deverÃamos prender os vgb de BrasÃlia, começando pelo STF" do que uma proposta concreta, apresentada com o propósito de vê-la implementada.
Não viu nada no vÃdeo, Paulo? O Stevie Wonder também não.
O senhor fez uma excelente comparação (e constatação): a reunião com o presidente da república, o vice, o ministério inteiro e outras autoridades constituÃdas foi uma mera conversa de vestiário -- e de um time de várzea que está perdendo o jogo. Sem contar a menção a traficantes: muito elucidativa.
PC, se continuar se esmerando poderá substituir o weintraub que parece estar em processo de fritura! Afinal, nada é tão ruim que não possa piorar!
Paulo, bom dia. Acredito q vc esteja sendo irônico. É isso. Passar a boiada, prender os q estão lutando sozinhos para tentar conter a pandemia, ajudar apenas as grandes empresas, negar a existência de outras etnias no Brasil, querer prender os ministros do STF, dizer q vieram construir o novo enqto se aliam ao centrão. Se vc não vê nada de errado nesses poucos fragmentos é sinal q este poço, realmente, não tem fundo.
Não jogou 'lego' na infância, PC? Usar os neurônios, nem pensar, né?
Bolsonaro é um miliciano psicopata genocida,chefe um bando de loucos aduladores que está naturalizando a barbárie no Brasil..
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Salve-se quem puder Voltar
Comente este texto