-
Mariana da Costa Conde
o texto de Coutinho é dubio e principalmente cinico Está ele desdenhando da pandemia? Um Estado representan do os interesses da maioria aplica o isolamento quando urgente e vital ; como Coutinho Bolsonaro ultrapassa a linha tenue que separa o bem pessoal do bem publico Outro exemplo ? numa catastrofe como ciclones cabe ao Estado providenciar a evacuaçao dos cidadaos das areas em risco - ou Coutinho vai tambem invocar seu direito supremo de permanecer no local?
-
Luiz Candido Borges
É notável como o Coutinho consegue transformar qualquer assunto numa ode ao Liberalismo, o sistema mais próximo da perfeição que a humanidade foi capaz de criar! O Estado ao exigir o uso de máscaras e sugerir a abolição dos apertos de mãos está tirando a liberdade das pessoas. Seria bom que ele olhasse mais em torno de si e constatasse que a rigidez no combate ao Covid19 está resultando num rápido retorno à liberdade: com apertos de mãos e sem máscaras. Terá sido breve como este artigo.
-
José Cardoso
Os grandes autores permitem várias leituras. Pelo que me lembro, o Tocqueville observava em seu livro que nos EUA o Estado era muito mais forte em relação aos cidadãos que na Europa. E isso por que não existia uma classe aristocrática, que por tradição e riqueza tinha um certo grau de autonomia. Só que ele era a expressão da opinião pública, essa sim o poder hegemônico, a que todos estavam sujeitos.
-
LUCILENE PIZOQUERO
Sim, é uma ilha.
-
AIMAR MATOS
Excelente! O Coutinho é a única ilha de inteligência, bom senso e sabedoria no oceano de partidarismo e ignorância política deste jornal.
-
Cloves Oliveira
No seu discurso após ser escolhido como o candidato democrata à eleição de 92, Bill Clinton se referiu a uma frase do Tocqueville: "America is great because America is good." O problema é que Tocqueville nunca escreveu tal frase. Mais estranho ainda é o fato dele ser considerado o oráculo da idade moderna quando todas as suas previsões sobre o futuro da civilização estavam erradas porque a sua visão de democracia e individualidade eram totalmente baseadas na realidade atrasada do século 19.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.