Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. CARLOS FREDERICO C MOURA SE

    Esse período pelo qual passa o país há de vir a ser objeto de estudo de historiadores, sociólogos e cientistas políticos daqui a 30, 40, 50 anos e eles hão de se perguntar (e buscarão respostas para explicar isso ) como 39% dos eleitores, cegos de o.d.i.o e de incompreensão quanto ao real funcionamento da política e da administração pública, se deixaram seduzir e guiar por quem jamais deteve a mínima capacidade de assumir a função mais elevada do país !

    Responda
  2. roberto oliveira melo filho

    Chegamos a esta condição com o assentimento de 57,8 milhões de brasileiros, párias no sentido mais amplo do termo. O mais importante é que talvez nem notaram que havia um T em pátria. Mesmo porque párias são os outros, aqueles que não quiseram embarcar nessa aventura fascista. Os párias são os de sempre, num país que não se torna nação porque suas desigualdades estruturais não permitem. Párias que creem em uma nova condição de párias. Ei-la, os párias sem pátria. Só suas as cores encardidas.

    Responda
  3. Ana Rocha

    Daqueles textos que nos deixam com um nó na garganta.

    Responda
  4. Amarildo Caetano

    Seus eleitores são párias,violentos e maldosos,em sua maioria.

    Responda
  5. Paulo Celso Vaz Marques

    Sem dúvida o melhor texto que já li escrito até agora ,que define bem nossa posição perante o mundo.Infelizmente um país que tinha tudo para dar certo e ser um país do futuro agora está condenado a ser um país me.dio.cre

    Responda
    1. Paulo Celso Vaz Marques

      Falta ao nosso povo estudo, inteligência personalidade própria e civilidade acima de tudo,e menos egoísmo. Enquanto os brasileiros acharem que são norte americanos e que vivemos num país honesto e justo será sempre assim

    2. Paulo Celso Vaz Marques

      Falta ao nosso povo estudo, inteligência personalidade própria

  6. José Costa

    Muito bom, Sérgio! Muito necessário, muito bonito!

    Responda
  7. José Cardoso

    A democracia é um problema. Desde Platão recebe críticas severas. Mas estávamos melhor no império com a escravidão? Ou nas 2 ditaduras do século 20? É difícil substituí-la por algo melhor.

    Responda
  8. ALEXANDRE DE CASTRO

    O Pior que se tirar o Canalha Pária do Poder quem assume (o Vice) também não tem compromisso com a Democracia e é meio transloucado. O melhor seria o TSE impugnar a Chapa que elegeu esse descalabro e promover novas Eleições.

    Responda
  9. Vladimir Micheletti

    Parabéns, Sérgio Rodrigues. Iremos tirar esse canalha no tapa.

    Responda