-
Vera Maria da Costa Dias
Muito bom! Parabéns Fernando Canzian!
-
JOSE CAMPOS
Agora saberemos se o Supremo é aquele acovardado citado pelo Lula.
-
Ruy Humberto Godoy de Mesquita
Fernando Canzian concordo com tudo. É um jornalista que sabe das coisas e deveria saber também que o verbo 'denegrir' não deve ser usado porque incita o preconceito.
-
CESAR PAES
Terminando o comentário: Pelo estudo genético, portanto, chega-se à conclusão que toda a raça humana tem sangue negro e que as demais "cores" derivam desse sangue. Enfim, não se deve atribuir preconceito a termos que não têm esse sentido nem jamais tiveram.
-
CESAR PAES
Meu caro, esse tal politicamente correto não tem sentido. Concordo com o articulista pelo texto e pelo verbo. Denegrir não tem a origem ou a conotação racista que se pretende emprestar ao termo, mas, sim, ser contrário à luz, trevoso, equivale a manchar, sombrear, obscurecer. Dizer que Bolsonaro denigre o Brasil, significa que o faz retornar ao obscurantismo. Aliás, não existe raça negra; só raça humana à qual pertencemos todos, homo sapiens, cuja origem é africana, conforme a ciência moderna.
-
-
Ruy Humberto Godoy de Mesquita
Fernando Canzian concordo com tudo. É um jornalista que sabe das coisas e deveria saber também que o verbo 'denegrir' não deve ser usado porque incita o preconceito.
-
José Roberto Martins Filho
Exatamente como diz o Fernando. É necessário cortar o mal pela raiz. Como já comentei, a tática de Bolsonaro é confrontar o supremo e provocar um impasse. É preciso que ele conheça seus limites e que esses limites se mantenham firmes. Do contrário, as leis se desmoralizam e perdem força.
-
Eduardo Giuliani
Se a Democracia Imperial de 1985 a 2018 já vinha sendo uma vergonha com crescimento pífio e ilicitudes múltiplas, chegou ao ápice com a Dinastia da Bozolândia. O período militar 1964-1984 foi muito mais saudável econômica e socialmente. Está na hora de fazermos uma mescla, através de uma Revolução Democrática, para maximizar nosso desempenho. Primeiro passo tem que ser tirar este Circo do governo. Com militares acovardados, única esperança no momento fica com o TSE-STF.
-
Eduardo Giuliani
Ruy, fiz pesquisa profunda sobre o assunto via Presidente da Semana da Folha. Veja no meu blog Crescimento Inclusivo artigo sobre a Evolução do Brasil. Foi uma grande transformação a criação de 55 estatais por Costa e Silva, que morre de derrame, e 99 pelo Medici que continua o Plano. Embraer, Mobral, Sistema Telebras, Refinarias, inúmeros investimentos muito bem coordenados. Pessoal brilhante, sem ego, fora de série. Sem os militares o Brasil seria hoje pior do que Bolívia em PIB/capita.
-
Ruy Humberto Godoy de Mesquita
Eduardo, não esqueça que enquanto a fase no mundo estava propícia os militares alcançaram bons números. Não fizeram nenhuma mudança estrutural significativa. Com a censura esconderam o surto de meningite, graves escândalos de corrupção, perseguição indígena, aumento das mordomias. Entregaram envergonhados um país com crise econômica,alta inflação, redução na renda per capita, aumento exponencial da dívida externa e recessão.
-
Eduardo Giuliani
Crescimento começou em 4%, saindo da recessão do Goulart, subiu para 9% com Costa e Silva e depois 12% com o Medici. Execução de Excelente Plano de Governo (Escola Superior de Guerra) criando inúmeras estatais e empregos de alto valor agregado para os brasileiros. Milagre Brasileiro similar ao fenômeno de Singapura. Tem que analisar em profundidade. Superficialmente a mídia condena pela falta de liberdades, e excesso de responsabilidades.
-
Eduardo Giuliani
Castello 4%, Costa e Silva 9%, Medici 12%, Geisel 6% e Figueiredo 2%. Reduziram inflação de 92% (1964) para 16% (1973).
-
Eduardo Giuliani
Tem que analisar as fases corretamente. Crescimento médio foi de 6,1%. Depois com a fase de abertura foram perdendo controle das despesas públicas (estrutura da democracia), imprimiram moeda e geraram a hiperinflação (Delfim). Criaram estatais como qualquer país de crescimento rápido faz. Visão Keynes, empregos para os brasileiros. Nunca geramos tanto progresso econômico e social.
-
Eduardo Rocha
1964-1984 não foi saudável econômica e socialmente. O endividamento subiu de 15,7% 64 para 54% do PIB em 1984. A incompetência dos militares na gestão deixou um país com inflação de 188 % ao ano e brutal aumento na concentração de renda - o mínimo caiu a mais da metade do valor real. Para quem reclama do PT, a ditadura criou quase 300 estatais, que eram belos cabides de emprego para oficiais, subs e familiares. Em 1982 o Brasil quebrou com a crise da dívida e demoramos uma década para recuperar.
-
-
João Braga
Não acho que são va gabundos, mas defendo o direito de qualquer cidadão, principalmente em uma reunião fechada, ter o direito da liberdade de expressão. Esse ativismo do supremo, principalmente em decisões monocráticas é um perigo a democracia. Vale o que vai na cabeça de uma pessoa que geralmente nunca foi juiz na vida, e supostamente nomeado por um político suspeito de co rrupção. Essa é a situação esdrúxula que nos encontramos. Isso não parece estar correto. A quem vamos recorrer?
-
João Braga
Não acho que são vagabundos, mas defendo o direito de qualquer cidadão, principalmente em uma reunião fechada, ter o direito da liberdade de expressão. Esse ativismo do supremo, principalmente em decisões monocráticas é um perigo a democracia. Vale o que vai na cabeça de uma pessoa que geralmente nunca foi juiz na vida, e supostamente nomeado por um político suspeito de co rrupção. Essa é a situação esdrúxula que nos encontramos. Isso não parece estar correto. A quem vamos recorrer?
-
neli faria
Estou ,a cada dia que passa, estarrecida! Como pode gente do Exército dar , como dizia minha defunta mãe, então viva, dar capa para esse Presidente? O Exército existe para proteger o Brasil!Onde está o Patriotismo tão falado pelo Exército? Ouvir perfilado o Hino Nacional? Em campos de futebol, civis o fazem! Prestar continência à Bandeira? Civis também respeitam! Que falta faz, no Exército de hoje, um Dutra, Marechal Rondon, um Duque de Caxias, Mascarenhas de Moraes. Eles eram Patriotas!
-
neli faria
CARLOS respeite a opinião ! Ficou para a História que o Brasil ajudou os aliados vencerem a Segunda Guerra. Se antes torciam para um ou para outro, nada disso importa para o futuro. Para a História restou que heróis brasileiros ajudaram os Aliados a vencerem a Guerra. Por óbvio que sei: Getúlio enviou Olga Benário para lá; Aracy Guimaraes Rosa,e Souza Dantas ajudaram a salvar judeus da ira de hitler, contrariando recomendação do governo. Foram Justos!
-
CARLOS FREDERICO C MOURA SE
Eurico Dutra ? Pelo amor de Deus, minha senhora ! Vá estudar um pouco a história do Brasil ! O fa-mi-gera-do general Dutra, ao lado dos generais Góis Monteiro e Canrobert (no governo Vargas) eram admiradores confessos e torciam pela vitória do Nazifascimo na Segunda Guerra !
-
neli faria
Os senhores, do Exército(e das Forças Armadas!), são Funcionários Públicos! Não são funcionários de um presidente que não mede as consequências de seus atos. São funcionários públicos(servidores do Estado Brasileiro) e não de alguém, que desgraçadamente, ocupa transitoriamente o Poder.Presidentes passam, senhores funcionários públicos, vossas senhorias continuarão a Servir o Estado Brasileiro. Esse senhor não respeita o Brasil. Que o Vice assuma, urgente!
-
-
jose vanzo
O bolsonaro briga com todos e com tudo que sua curta inteligência não entende e enorme arrogância deprecia .Ofende milhões de brasileiros com suas atitudes,palavras e gestos obscenos cotidianamente.Desmoraliza instituições que combalem nossa Democracia.Pior: se considera o mais patriota.E assim o complexo de vira-latas do nosso povo vai se acentuando.E um povo sem auto estima é condenado a desaparecer da história.E ninguém fez ou faz mais do que ele para que isto se torne realidade.
-
DOUGLAS KANTOVISCKI
Acorda Brasil em quanto a tempo.
-
Marcelo Silva
Parabéns, Fernando Canzian! É por aí mesmo! Somente complementando, considero que a ruína começou no próprio impeachment da Dilma, que forçou a barra com as pedaladas e agora estamos tendo que aguentar esses fascínoras todos os dias metendo o pé na Democracia.
-
José Flávio Viana Guimarães
Marcelo, vou mais aquém no tempo histórico. Desde que o senhor Lula polarizava ideologicamente a sociedade com o lemanós contra eles e na prática se fartava com os prazeres corruptos deles.
-
-
André Silva de Oliveira
Democracia é para os tolerantes; com os intolerantes, a democracia deve ser intolerante - é o paradoxo da tolerância de Karl Popper.
-
Américo Venâncio Lopes Machado Filho
O conceito de civilidade está sendo destruído no Brasil. Ontem mesmo uma investigada de quem jamais se ouvira falar, ameaçou nas redes o ministro do STF, que lhe mandou apreender celular e computador, para uns socos na rua e que ademais ele jamais terá paz até renunciar. Essa atitude nonsense começará a ganhar ares (ou aras) de normalidade se atitudes fortes, como a prisão dessa tresloucada, por exemplo, não forem decretadas. Basta desse grupo de milicianos no governo.
-
Guilherme Torres Godoy
Se o Ministro da Educação pode chamar os Ministros do STF de vagabundos, então isso me da o direito de eu xingar o Presidente. É assim ou to errado?
-
Waldo Assahi
É urgente que todas as instâncias e instituições democráticas se pronunciem pela democracia, contra o golpismo deste desgoverno. O Congresso deve sair de cima do muro, governadores e prefeitos, o judiciário, todos devem se manifestar, cobrar dos militares que deixem de servir de bucha de canhão para o bolsonarismo autoritário... os militares devem dizer de uma vez de que lado estão, se do povo e da democracia, ou dos milicianos que querem tomar o Brasil de assalto. O Brasil não é Rio-das-Pedras.
-
Wagner de Campos Sanz
A hora é de combater o desgoverno autoritário. Canzian é preciso na sua avaliação! Os autoritários vão perder algum dia, a questão é quanta gente terá que sofrer (ou morrer) até que isso aconteça.
-
Antonio Carlos Orselli
Esse "algum dia" acontecerá somente em 2022. Até lá sofreremos essa ignomínia que nos cerca. E levaremos décadas para que voltemos a ser uma nação decente. Sou velho mas tenho filhos e netos que comerão o pão que o diabo amassou em decorrência da eleição de um desqualificado. Sinto vergonha de ser brasileiro.
-
-
Ana Ferraz
Fernando Canzian, o congresso não deu um basta em bolsonaro e a imprensa o normalizou. Lembro-me dos editoriais da Folha e do Estadão dizendo que o povo brasileiro tinha que escolher entre dois extremos. Nada mais falso. A imprensa não desnudou esse sujeito durante a campanha. Valia tudo para tirar o PT do poder e dar curso a agenda ultraliberal de Guedes. Para azar do povo brasileiro não teremos mais nem um arremedo de democracia e os mais pobres vão morrer doentes ou de fome.
-
Alex Sgobin
Exato, Ana Ferraz!
-
Eduardo Antonio Miguel Elias
Tem muita gente com saudades da mamata. Não há transformação sem dor, pois só avançaremos se fizermos diferente!
-
Maria José Lisboa Rodrigues
Com certeza. Quero ver se a grande imprensa brasileira, inclusive essa folha, fará a autocrítica a respeito de sua contribuição para o caos instalado. Acho que isso não acontecerá tão cedo, vide o editorial do Estadão da última terça-feira, que, mais uma vez, colocou o ex presidente Lula no nível desse fascista que está na presidência.
-
Maria José Lisboa Rodrigues
Com certeza. Quero ver se a grande imprensa brasileira, inclusive essa folha, fará a autocrítica a respeito de sua contribuição para o caos instalado. Acho que isso não acontecerá tão cedo, vide o editorial do Estadão da última terça-feira, que, mais uma vez, colocou o ex presidente Lula no nível desse fascista que está na presidência.
-
-
Ana Ferraz
Fernando Canzian, o congresso não deu um basta em bolsonaro e a imprensa o normalizou. Lembro-me dos editoriais da Folha e do Estadão dizendo que o povo brasileiro tinha que escolher entre dois extremos. Nada mais falso. A imprensa não desnudou esse sujeito durante a campanha. Valia tudo para tirar o PT do poder e dar curso a agenda ultraliberal de Guedes. Para azar do povo brasileiro não teremos mais nem um arremedo de democracia e os mais pobres vão morrer doentes ou de fome.
-
Vinicius Figueiredo
Excelente.
-
altair moraes
O conto do sapo na fervura, falada outro dia no cercadinho, vale bem para o Congresso. O STF já saltou fora da panela, ao que parece. Até os mais corruptos e omissos no Congresso devem entender que há um limite para acordar, após o que a tampa da panela é colocada.
-
CARLOS GUIMARÃ ES
Menos, Fernando, menos. Meia duzia de palavrões e impropérios ñ levarão o país a um caminho sem volta. Passamos por mensalão, petrolao, Dilma (Deus do céu!). O país resistirá a essa gente rude e mal educada.
-
Maria jose dos santos
Bora Supremo ..Bora Congresso...Bota esse Zangão pra casa..Ele vai acabar levando o povo e a Economia pra cova...e um E dai?
-
LUCIANO NEDER SERAFINI
É precisa dar um BASTA a essa desconstrução da democracia e seus valores. Em nome de combater o politicamente correto, regride-se à pré-história. E tudo começou com a leniencia do Congresso à homenagem a um notorio torturador. Ou antes, pelo exercito, ao reformar um terrorista e indisciplinado a capitão. BASTA!
-
Maria jose dos santos
Nao da pra aguentar .Um predidente e um Ministro sem Educação...O Brasil vai ficar abaixo de todos..Na cova.Bora Supremo ..Bora Congresso..Despacha esse Edai?...de volta pra casa 58 que é vizinho da casa 53...
-
Luiz Henrique de Andrade Costa
Sou obrigado a concordar com o colunista. As autoridades, que demoraram muito a reagir, não devem se curvar a gritos e ameaças. Chega de propagação de mentiras e ódio, chega de tiranetes desbocados e ignorantes, além de mal disfarçados, querendo impor sua vontade. E essa conversa de 57 milhões diz muito pouco, porque somos 210 milhões. Que sejam todos investigados, e, verificada a responsabilidade, punidos, na forma da lei.
-
Graziano Pera
O ministro da educação deveria ter outra forma de se espressa, mas que o STF seja uma elite que vive fora realidade fazendo frequentemente coisas que vão contra o interesse do brasileiro comum é a triste realidade, seja objetivo Canzian.
-
alex carvalho
"forma de Expressão" ...quer dizer que ele não quer por na cadeia a instituição? Ele falou mas quis dizer outra coisa??? o que ele diz não é o que quer dizer??? vc acredita nisso mesmo?
-
Waldo Assahi
*uma elite que vive fora realidade fazendo frequentemente coisas que vão contra o interesse do brasileiro*... mas, o desgoverno do bozo não é exatamente isto?
-
-
Maria jose dos santos
Esse presidente Edai eo Falta Educação e o Brasil abaixo de todos ...Pq se não tomar a frente desse vírus,Ele vai levar todo mundo pra baixo ..,na cova..Congresso Renúncia desse Virus 17 ele é mais nocivo que o COVID 19.
-
Rafael BO
Corretíssimo o diagnóstico sobre a infame fala de Jair Bolsonaro ao votar pelo impeachment. A liberdade de expressão e a imunidade parlamentar encontram seus limites, ao se chocarem contra princípios igualmente basilares da Constituição e do Estado democrático.
-
Quitéria da Silva Pájaro
Sinto-me representada por esse texto!
-
Maria jose dos santos
O Supremo esta mostrando ao Congresso o que tem de ser feito...Esse Senhor (como já dizia o Bibiano),Nao esta altura do Brasil...O Lula sem entrar no mérito....Da um banho de Respeito e Educação embora nao foi a escola...Se nao tivesse pisado na bola ...Ele agora estaria na frente dessa pandemia....
-
Adriana Maccacchero
Concordo plenamente com o articulista, faltou dizer que o querido do mercado, o ministro da economia, tão idolatrado, também falou em instituir AI-5 na caso aqui houvesse manifestações igual ao Chile. É incrível como toda a imprensa se cala quando o assunto é Paulo Guedes.
-
Djalma de Almeida
O STF deve agir com todo rigor da lei !
-
Hildebrando Teixeira
Ora, mas por que o Data-Engana não faz uma pesquisa com a população pra chegar o que a maioria pensa a respeito do STF de Lula, Dilma, Sarney e FHC? Daí também vão querer prender a população?
-
José Freitas
Ô Hildebrando, que tem nome de coisa velha, esses nomes citados aí são do passado. Já era. Para de querer associar o que foi ruim no passado ao que é pior hoje. Para de justificar a incompetência atual com as anteriores. Para que está feio. Olhemos para a frente. E o que vemos é aterrador.
-
Alexandre Miquelino Levanteze
O que vc chama de maioria , o próprio presidente mostrou ostentado com o helicóptero domingo passado, se tiver 1.000 participantes é muito, todos devidamente remunerados pelo seu gabinete do ódio. só que agora vai secar a fonte do BB, e outras dos empresários citados no processo, quero ver se sem dinheiro para pagar os minions vão conseguir reunir 1.000 de novo, vai sonhado. e O STF está coberto de razão e com maioria do povo ao seu lado tem que acabar com essa organização criminosa .
-
-
Alexandre Miquelino Levanteze
é impressionante a covardia deste ministro da educação, em sala fechada com os seus bate na mesa, lança arroubos de valentia conta as instituições, diz que está chocado com a apatia dos colegas, que veio aqui para lutar e na hora da luta corre pra debaixo da saia do presidente, do ministro da justiça e do procurador geral, é bem o perfil de todos os bolsominions olavistas, ladra, ladra, ladra, mas se alguém bate o pé, corre pra debaixo da mesa ganindo e se urinando todo.
-
CARLOS FREDERICO C MOURA SE
Perfeito, Alexandre !
-
-
ALEXANDRE ARANTES
Concordo com o colunista, porém, o principal ponto que deve ser cobrado veementemente é uma ação sobre a declaração da pretendida vontade de se "armar o povo" (ou suas milícias), corroborado por atos efetivamente levado a termo pelo executivo federal.
-
Willian Marques
Excelente análise. Só chegamos a nesse nível tão baixo porque (exceto as contenções das inconstitucionalidades no STF) o máximo que damos de resposta aos absurdos são as famigeradas notinhas de repúdio. Basta! Está na hora de mostrar o peso da civilidade de da democracia pra cima desses que insistem em cavar cada vez mais fundo o poço em que nos jogaram.
-
LENY MANZATTI RODRIGUES
Concordo plenamente com o jornalista, a reação demorou mas agora que está em andamento não pode retroceder. O Congresso tem que se mostrar com firmeza também, é isto que esperamos dos que receberam nossos votos. Os democratas deste país têm de se unir para estirpar essa doença maléfica que está tomando conta do Brasil.
-
CLAUDIO VITAL CHANQUINI
Essa imprensa tendenciosa e interesseira faz parte e é agente desta intolerância toda. Faz-se de Santa e dona da verdade incontestável, mas ofende todos, de todos os lados, fazendo todos reféns da opinião pública. Verme, fascista, genocida, "escatológico", o leque de ofensas é infinitamente criativo. E, sempre, vem um filósofo de plantão remunerado como esse articulista panfletário dar razão à uns vagabundos em detrimento de outros, só para ver o circo pegar fogo. Lamentavelmente inútil.
-
Diva Negri
Além de uma pandemia os brasileiros têm de aguentar esse horror todo que Bolsonaro e seus amigos transformaram o Brasil. Nós não merecemos, o Brasil não merece!
-
Vera Lúcia Daloia Vieira
E mais uma coisa: sem.querer defender o governo Dilma; seu segundo foi um desastre. Mas essa presidente foi chamada dos piores impropérios que alguém pode ouvir. Não reagiu e ninguém impediu uma avalanche de humilhações. Até a ministra Carmem do STF a humilhou publicamente. Dificilmente uma pessoa menos forte aguentaria. Isso faz muitos anos...Deixamos que esse ódio e xingamentos fosse banalizado, inclusive essa Folha que só reagiu pois não parte da mídia queridinha dos nefastos de plantão.
-
Dalton Matzenbacher Chicon
Tudo são causas e consequências. Vítima desse jogo é somente a população. Dilma inaugurou o hábito de arrogância presidencial. Lula insuflou o 'nós contra eles'. E esse troço que aí está foi eleito por flagrante rejeição ao PT, não por mérito, carisma ou competência. Deu no que deu. A fervura de agora é por transbordamento do caldo de mau tempero que vem sendo cozido desde há muito.
-
-
Vera Lúcia Daloia Vieira
O jornalista Fernando falou com muita precisão exatamente tudo o que penso. Concordo completamente. Demorou demais essa reação, provocando todo esse ódio e des.graça que nos atinge hoje. Podemos prevenir o contágio da doença mas não estamos conseguindo nos livrar facilmente desse mal.dito governo!
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.