Opinião > Chega de miopia institucional Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. JOSÃ CARLOS FIGUEIREDO FIGUEIREDO

    Senadora inocente ou está se fazendo de. Como pode haver paz, se um dia o presidente (com "p" minúsculo mesmo) morde e no outro assopra. Quem pode conviver com essa dubilidade proposital?

    Responda
  2. joao pereira

    O que mais me impressionou no artigo foram os deslizes ortográficos verificados. Sugiro à ilustre senadora que, daqui pra frente, cuide de submeter os seus textos a um competente revisor. Simples assim.

    Responda
  3. Andre Martins

    Exemplo da decrepitude e desfaçatez da politica brasileira.

    Responda
  4. Paulo Felske de Moura

    Senadora Kátia Abreu. O que a Sra. está querendo dizer, afinal, é que, precisamos de um líder no Executivo Nacional. O que temos é um revoltado inseguro, debochado, prepotente com sérios problemas de cognição intelectual, que, por isso mesmo é defensivo, sarcástico, obtuso e autoritário. Não podemos respeitar alguém de tão baixo nível, que enganou o povo com suas mentiras anti corrupção. E eu que imaginava que não poderia haver nada pior do que PT, Lula, Dilma ... Zé Dirceu ...

    Responda
    1. Mário Mendonça

      A sua vida era melhor ou pior nos governos que você julga pior? Pense economicamente!

  5. Paulo Felske de Moura

    Como podemos confiar em uma mulher, que, no dia do julgamento do Impeachment da Dilma, dizendo estar falando em nome da Presidente, pediu que o direito ao trabalho (na verdade direitos políticos) da Presidente não fossem cassados, perguntou aos colegas se alguém conseguiria viver com R$ 5.000,00 reais por mês, quando, sabia muito bem que a Presidente já tinha direito a uma pensão vitalícia 1,5 milhão de reais ao ano, por ter sido Presidente. Tudo isso chorando e de voz embargada.

    Responda
  6. Paulo Felske de Moura

    Como podemos confiar em uma mulher, que, no dia do julgamento do Impeach da Dilma, dizendo estar falando em nome da Presidente, pediu que o direito ao trabalho (na verdade direitos políticos) da Presidente não fossem cassados, ainda chorando, perguntou aos colegas se alguém conseguiria viver com R$ 5.000,00 reais por mês, quando, sabia muito bem que a Presidente já tinha direito a uma pensão 1,5 milhão de reais ano vitaliciamente por ter sido Presidente. Tudo isso chorando e de voz embargada.

    Responda
  7. misael pacheco

    Senadora, acho que essa questão pode ser divisada de forma mais simples: o presidente não está sendo culpado unicamente por todos os males do país, e sim, apenas e exclusivamente, por aqueles a que esse dito cujo vem dando causa. Simples assim.

    Responda
  8. ELIZABETH FILIPPINI

    Com a some de quatro crimes de responsabilidade cometidos pelo presidente da república, um dos quais apregoando o fim do Senado o qual você integra, esta sua postura acovardada apenas aduba a marcha do golpismo sobre o Brasil. Se você chegou ao Senado para ser uma acomodada, que passe o boné. A reforma da Previdência tem sua assinatura, que saia do PDT!

    Responda
  9. MARCOS OLIVEIRA

    Sábias palavras, Senadora Kátia Abreu - o Brasil precisa de união para enfrentar este momento difícil, tanto econômico quanto na saúde, e sem harmonia entre os poderes ficará cada vez mais difícil superarmos esta crise - nós, como brasileiros, precisamos parar com essa polarização e radicalização inútil e desgastante, e remarmos juntos, pois todos estamos no mesmo barco, seja qual for o partido ou ideologia política de cada um.

    Responda
  10. Davi Spilleir

    Miss Motosserra deve estar ficando surda de tanto ouvir o ronco das ferramentas. Amada, se tem alguém que brada contra os poderes, é o presidente. Se tem alguém que mobilizou pessoas a saírem de suas casas, desrespeitando o Código Penal no que se referia às normas de saúde pública, foi o presidente. Se há alguém que está claramente atentando contra a Constituição e contra as instituições é o mesmíssimo presidente. Não há espaço para esses discursos de panos quentes neste momento.

    Responda
  11. Claudiney de Oliveira

    Cara senadora. Com todo respeito à sua pessoa e à sua inteligência, a senhora não foi feliz no texto. Afirmou que o presidente não pode ser culpado de todos os problemas do país e nem ser endeusado. Tem culpa sim. Só podemos ser duas coisas na vida: Parte da solução ou parte do problema. Ele é o problema. Ele faz do nosso país uma zona permanente de conflitos. Como dialogar com um estúpido? Tem que faze o que a senhora fez com José Serra: Jogou água na cara dele em defesa da sua própria honra!

    Responda
    1. Claudiney de Oliveira

      O correto é: tem que fazer o que a senhora fez com José Serra.....

  12. Joao Antonio

    Senadora, ajude a impedir o presidente e o vice, existem condições (e a necessidade ) para isso.

    Responda
  13. nilza bueno

    Louvável o desejo da ministra, difícil é convencer um espírito autoritário à enxergar a realidade além do olhar míope que os determina.

    Responda
  14. Helder Sales

    Um texto lúcido para um momento de oportunismo aos opositores do atual governo e para as instituições que se cegam em nome de um Brasil de antes! Parabéns senadora pelo texto!

    Responda
  15. Guilherme Salamuni

    A senadora comete o gravíssimo erro de subdimensionar um presidente corrupto, com laivos de fascismo, autocracia e repressão, que cospe na liberdade de imprensa, afunda o país na maior crise econômica e humanitária de sua história e ameaça a democracia. Não me surpreende, no entanto, pelo fato de ela ter deixado um dos principais partidos de oposição e se filiado em um dos principais partidos do Centrão, que hoje negocia cargos e benesses com Jair Bolsonaro. Daí vem seu afã pela ponderação.

    Responda
  16. Ricardo Ferreira

    Tenho várias críticas a fazer do judiciário e legislativo, mas perto do desastre que é o atual Executivo os dois primeiros são ilhas de excelência. É inacreditável que a senadora não perceba que o maior fator desagregador do país hoje chama-se famiglia bolsonaro. Com a pilha de problemas que a nação tem, aquela(s) criatura(s) insistem e brigas inúteis e confusões desnecessárias. Pensar em saídas para o país, é o que menos se faz.

    Responda
  17. Ernesto Solis

    Que texto mais inútil! não diz nada, não propõe nada além de generalidades vazias e inúteis, porque se o presidente (sic) não consegue governar é por absoluta incompetência dele mesmo! É o presidente que caminha para a ruptura, que ataca e ameaça a democracia sistematicamente, e vem essa senhora com esse texto vaselina! pra justificar a covardia parlamentar? É por gente assim que esse as.co está hoje no poder. vá se catar

    Responda
  18. Ernesto Solis

    Questão texto mais inútil! não diz nada, não propõe nada além de generalidades vazias e inúteis, porque se o presidente (sic) não consegue governar é por absoluta incompetência dele mesmo! É o presidente que caminha para a ruptura, que ataca e ameaça a democracia sistematicamente, e vem essa senhora com esse texto vaselina! pra justificar a covardia parlamentar? É por gente assim que esse as.co está hoje no poder. vá se catar.

    Responda
  19. Emilio Salmo de Oliveira

    O judiciário tem feito o seu papel, apesar de ser uma ilha de benesses no meio do caótico Brasil. O congresso está se destacando tanto que alguns já se interessaram pelo parlamentarismo. Já o governo é um desastre total. E ao invés do presidente fazer alianças com partidos para seu governo trabalhar, prefere brigar com as instituições. Senadora, o mal do Brasil hoje tem nome que se destaca, Bolsonaro.

    Responda
  20. Jose Carlos

    Bozó impõe limites aos outros poderes, aproveitando se do total descrédito dos eleitores cidadaos ao judiciário e ao legislativo. Ele não quer harmonia, é totalmente despreparado, irresponsável, causa danos social e econômico, é ameaça a democracia e cometeu inúmeros crimes de responsabilidade e comuns. Como a PGR só se presta ao PR, que o congresso faça o seu dever constitucional de proteger a democracia! Impeachment! A sr. é vazia, típico representante como alcolumbre, assim minúsculo mesmo.

    Responda
    1. Helder Sales

      Só em você chamar o presidente de "Bozo" já o denúncia em seu ódio ao gestor maior do Brasil...

  21. Lucas Fernando Amorim

    Harmonia não é engolir.

    Responda
  22. Lucas Fernando Amorim

    Harmonia não é engolir.

    Responda
  23. antonio maluche neto

    Que decepção este artigo! É mais uma do centrão atrás de cargo!

    Responda
  24. antonio maluche neto

    Que decepção este artigo! É mais uma do centrão atrás de cargo!

    Responda
  25. Alberto Henrique

    Isso dona catia,vai dando corda pra ele ,e tu vai ver na grande mer da que isso vai dar.

    Responda
  26. Antonio Augusto Affonso Penna

    Admiro a senadora sobretudo pela dignidade assumida no governo de Dilma, contudo, sua lógica de boa fé, creio, colide com o processo diuturno de desmanche das instituições democráticas pelo presidente. A reação me parece tardia, o ovo da serpente já está chocado.

    Responda
  27. Antônio Carlos de Paula

    Senadora, impossível a convivência com quem todos os dias agride as instituições,apoia saudosistas da ditadura, despreza a ciência mesmo com mais de mil mortes diárias causadas pela pandemia. É como pregar prego na areia, infelizmente.

    Responda
  28. Thiago dos Santos Molina

    Vem cá, Senadora, como se pode trabalhar pelo Brasil apesar dele, se ele está sabotando o cuidado à população e utilizando a caneta BIC para outros assuntos? Quem pode tomar a caneta da mão dele se não o congresso nacional? Vão esperar a ameaça de ruptura institucional estar concretizada (o zero 3 não falou q o debate é quando)? Vcs estão deixando a asa da cobra crescer? Pq já a deram faz tempo!

    Responda
  29. Antônio Carlos de Paula

    Senadora, impossível a convivência com quem todos os dias agride as instituições,apoia saudosistas da ditadura, despreza a ciência mesmo com mais de mil mortes diárias causadas pela pandemia. É como pregar prego na areia, infelizmente.

    Responda
  30. Eduardo Galvao

    Não Senadora, chegou o momento da verdade, está corda tem que esticar até quebrar para o Brasil sair dessa gincana infernal que nos consome desde a ditadura (que nunca terminou por não ter havido punição). Chegou o momento de responsabilidade e saber qual é a nossa vocação. Se for preciso morrer por esta causa vamos adiante, não mais interessa a esculhambação que tornou o Brasil.

    Responda
  31. Valéria Murad

    Senadora, com todo o repeito, de que país ou de que mundo a senhora está falando? Certamente não é daqui, ou a senhora pretende normalizar um desgoverno de quebras institucionais e aparelhamento flagrantes?

    Responda
  32. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    Não arrebatou o livro da mesa pra Alcolumbre não tomar posse como presidente do Senado?

    Responda
  33. Waldo Assahi

    Não é possível cuidar e tocar os temas importantes aos brasileiros *apesar* ou *acima* do presidente, sem provocar desarmonia entre os poderes. De fato é por isto estar acontecendo que bozo sapateia sua pajelança golpista dia sim e outro também. Quando chegamos ao ponto de o país precisar caminhar apesar do presidente, é porque já passou da hora de demiti-lo. Miopia?

    Responda
  34. Alberto A Neto

    A senadora entrou de Pilatos de Araque no Credo do Messias de Hospício. Não por acaso ladeava a presidenta que levou o país e o lulo-petismo ao brejo. Esqueceu que as chuvas de Junho de 2013 desaguaram na tempestade e empurraram o 'mau militar' ao centro do poder. Míope é a senadora, além de estrábica. Contemporiza com os quadrúpedes que escoiceiam as instituições. Condescende com os solípedes que transformaram o Estado em estrebarias. Relativiza tudo. Culpa a todos. Banaliza o mal por igual.

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Olha só o brejo. O Guedes, ministro da economia, acaba de anunciar que foram transferidos 500 bilhões de reais para o tesouro nacional, frutos do lucro com as reservas internacionais feitas pelo lulo-petismo. Onde fica mesmo o brejo? O prezado deve ter saudade do brejo tucano chamado FMI.

  35. Marcílio Gonçalves Filho

    Como o executivo, a Senadora, enquanto legislativo, não aponta um único caminho a ser seguido! Em nenhum momento fala da fragilidade da nossa violenta dependência econômica da China, bem assim da violência do desemprego e exploração de direitos do empregado brasileiro! Triste momento legislativo! Incompetência legislativa com falta de criatividade e trabalho! Uma senha muito triste!

    Responda
  36. Bolívar Arsênio Silva

    Nem de leve, a articulista se lembra das irresponsabilidades do Executivo. São tantas e reiteradas, que apontam para a necessidade de ações enérgicas de ordem institucional. Notas de repúdio, gestos de pacificação em função do que ele faz e fala, só servem pra fortalecê-lo, elevá-lo perante outros poderes da república. Quanto mais estes insistam nessa linha, mais se enfraquecerão.

    Responda
  37. NELSON BEZERRA BARBOSA NELSON BARBOSA

    Texto fraco e cheio de obviedades, vai terminar ministra desse governo. O comportamento errático e belicoso do presidente induziu respostas fortes, se assim não fizerem as instituições sucumbirão, incluindo, claro, o legislativo, que tolera atitudes de seus membros que agem contra ele. Tristes Trópicos!!!

    Responda
  38. Paul Muadib

    'O presidente não pode ser culpado de todos os problemas do país,...' O é em 99% dos problemas atuais. Não tente passar pano para um arauto do caos e da morte.

    Responda
  39. EUDES FERNANDO LEITE

    o texto da senadora é distinto de sua participação em programa de entrevistas, na tv, no final da semana passada. Agora, ela sinaliza certa vontade de passar pano em tudo o que os três poderes fazem, o que beneficia o mais anti-higiênico dos últimos tempos: o executivo. Não, Senadora, não há condições de convivência harmônica e independente com esse presidente que ai está. Seu partido que agora é parte da tal "base apoio" bem sabe disso e a senhora poderá ser fiadora do caos.

    Responda
  40. Roelf Cruz

    Senadora, acho que a sra esquece do QG de Virgínia, que já estabeleceu as regras do jogo. O desejo desse grupo é justamente quebrar o que eles chamam de "sistema", leia-se as regras democráticas que a sra está defendendo. Espero que no senado não aja com a mesma ingenuidade.

    Responda
  41. Thiago Cury Ribeiro da Silva

    Mais um blá blá blá de político. Fala de futebol e de um monte de coisa..mas não fala nada!

    Responda
  42. César Oliveira

    Discurso vazio e vago Sem proposta concreta de solução para o problema Discursando para quem???

    Responda
    1. Abner de Siervo

      Se aproximar fo governo, queria o que? E centrão.

  43. João JAIME DE C ALMEIDA FILHO

    Ao falar em convívio, a senadora iguala Bolsonaro e oposição. Isso só favorece à ele. É impossível harmonizar com quem somente sabe mentir, xingar e conspirar e não sabe governar.

    Responda
  44. Cloves Oliveira

    A insensatez vai aos poucos paralisando o país. Velhos rabugentos, mesquinhos e poderosos insistem em colocar seus interesses pessoais acima dos interesses da sociedade. Confundem o poder político que lhes é delegado democraticamente com o poder de controlar a mente e as ações das pessoas pela mentira e pela dissimulação. Esquerda e direita fazem de maneira ingênua o jogo das falsas elites. Ao se degladiarem continuamente vão perdendo por tabela a força que possuem por ser maioria.

    Responda
  45. Hildebrando Teixeira

    Ex ministra do Partido qua dr ilha, não é preciso dizer mais nada. Veio aqui falar pra militância; que fale.

    Responda
  46. jose vanzo

    A família bolsonaro que governa o pais não mostra boa vontade de trabalhar respeitando a independência dos três poderes e com harmonia.O que fica evidente nestes poucos meses de presidência é que o binômio desejado compõe-se de submissão sem limites e crença cega no capitão.A qualidade da sua competência se expressa na tragédia que ele denominou de gripizinha. Só existe ele e seus filhos.

    Responda
  47. JOÃ O HENRIQUE MELO COSTA

    Estaria a Senadora procurando uma vaguinha de titular no time do Bolsonaro?

    Responda
  48. Ricardo Penna Quintanilha

    A desarmonia entre os Poderes nunca foi tão grande justamente porque o dito presidente nunca bradou tanto contra as outras instituições. Qual presidente pós-ditadura estimulou (e participou de!) atos populares contra o STF? Qual agiu tão desesperadamente para a proteção dos familiares, colocando suas vontades pessoais (desde medidas ambientais até fechamento de órgãos como o COAF)acima de qualquer interesse público? Um impulso pela "harmonia" deveria vir da parte de quem, já há tempos, lut

    Responda
    1. Ricardo Penna Quintanilha

      Metáforas lugares-comuns e citações bíblicas não resolvem o epicentro dos problemas, que sim... começa com B.

    2. Ricardo Penna Quintanilha

      luta por destruí-la. Seu suposto discurso de "paz" resume-se em "deixem o Bolsonaro.agir de acordo com seus interesses sem interferência". A desarmonia está vindo devido às desarmônicas interferências do presidente e de seus filhos - é daí portanto que deve vir a ação em busca de harmonia. Frases como "acabou, po ,. a!" ou "não é uma questão de SE vai ocorrer (a ruptura dos Poderes), mas dd QUANDO" vem ao encontro das antigas "basta um soldado e um cabo para fechar o STF" e semelhantes.

  49. Maikon Wanderley Vieira

    Além de Bolsonaro, quem estaria jogando pedras? Que texto horroroso. Tentou salvar a Dilma, agora esse discurso?

    Responda
  50. Tiago Oliveira

    New Deal e rede de proteção social, com Paulo Guedes? Paulo Guedes é o fiador do massacre à população brasileira e da pilhagem do patrimônio público. Ele aproveita este momento de confusão para plantar granadas aqui e acolá. Isso com os aplausos da mídia e do "mercado".

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.