Opinião > Com a pandemia, os alunos da rede pública deveriam ser aprovados automaticamente? SIM Voltar
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Quem pensa somente na questão da aprovação como um amontoado de conteúdos aprendidos/retidos durante um ano, não está levando em consideração toda a dura realidade que uma pandemia provoca em uma criança ou adolescente em idade escolar. Não serão provas e testes que irão medir aptidões, ao contrário, teremos que deixar de lado muitas metodologias que usamos "normalmente", porque não existe mais esse normal. A relação entre o alunos e a escola vai precisar ser ressignificada.
Invariavelmente a reprovação significa que o aluno repetirá o ano com o mesmo mau desempenho.
Com pandemia ou sem, desde que o Estado coloque à disposição do aluno ensino de qualidade, a questão não é um peremptório APROVADO ou REPROVADO, já que temos o histórico escolar, que mostra o desempenho do aluno ao longo da sua vida escolar.
Não. Que a pandemia aflorou as diferenças e os contrastes é fato, contudo, a aprovação automática também não contribuiria para nivelar. Acredito que no regresso ao presencial deveremos ministrar o que for possÃvel com empenho e cobrar deste aluno o empenho no que foi possÃvel ser ministrado. E sobre uma forma hÃbrida haveremos de encontrar as mesmas diferenças colossais com as quais nos deparamos, pois a realidade para um estudo online, remoto, nos lares, ainda é muito desigual.
Creio que uma escola hÃbrida presencial e on line seria uma evolução, poderÃamos aumentar a carga horária com um custo menor e mais eficiência. Aprovação automática não estimula o aluno, e até atrapalha na realidade da escola.
Acho um equÃvoco. As deficiências ficarão evidentes à frente, seja na própria escola ou no mercado de trabalho. Podem até causar constrangimentos. Isso desvaloriza a escola, a própria educação e o mérito dos alunos. O problema não é novo. A pandemia é apenas a cereja desse bolo indigesto, cujos ingredientes são a indiferença e incompetência dos governos, desde o plano de metas de JK, e mentalidade escravagista no recheio, com cobertura de paternalismo.
O aluno vai a escola para aprender. Ele tem que provar que aprendeu para passar de ano. Não adianta nada dar um diploma de especialização para um aluno que não apendeu nada. Quando ele for fazer prova numa empresa que exige conhecimento ele não vai passar.
Este será o desafio aos professores, em ultima analise, os responsáveis pelo o que ocorre nas nas salas de aula, do Ensino Superior ao Ensino Fundamental! Vale a pena ler também o artigo publicado na Folha por Claudia Costin *O retorno às aulas e seus desafios* (Claudia Costin, FSP, 17-04)
Também acho e dê logo um diploma de QuÃmica para esses pobres e desiludidos alunos da rede pública, quem sabe eles saiam desse rede em que se meteram, e o Sr. deve ser o orador e o paraninfo!
A aprovação automática, isto é, sem retenção, a famosa bomba do meu tempo, ocorre na maioria das redes estaduais e municipais do paÃs há mais de 20 anos.
Não acho que os alunos deveriam ser aprovados automacamente. Não faz sentido passar estes alunos para um perÃodo mais avançado, visto que, eles não aprenderam com um bom aproveitamento de estudos. No meu ponto de vista, sua interação com o ambiente escolar será diminuÃdo, tendo um ano à menos.
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