Opinião > Com a pandemia, os alunos da rede pública deveriam ser aprovados automaticamente? SIM Voltar

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  1. Marcela de Oliveira

    Quem pensa somente na questão da aprovação como um amontoado de conteúdos aprendidos/retidos durante um ano, não está levando em consideração toda a dura realidade que uma pandemia provoca em uma criança ou adolescente em idade escolar. Não serão provas e testes que irão medir aptidões, ao contrário, teremos que deixar de lado muitas metodologias que usamos "normalmente", porque não existe mais esse normal. A relação entre o alunos e a escola vai precisar ser ressignificada.

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  2. Valter Iwai

    Invariavelmente a reprovação significa que o aluno repetirá o ano com o mesmo mau desempenho.

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  3. Valter Iwai

    Com pandemia ou sem, desde que o Estado coloque à disposição do aluno ensino de qualidade, a questão não é um peremptório APROVADO ou REPROVADO, já que temos o histórico escolar, que mostra o desempenho do aluno ao longo da sua vida escolar.

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  4. wagner juarez oliveira da silva junior

    Não. Que a pandemia aflorou as diferenças e os contrastes é fato, contudo, a aprovação automática também não contribuiria para nivelar. Acredito que no regresso ao presencial deveremos ministrar o que for possível com empenho e cobrar deste aluno o empenho no que foi possível ser ministrado. E sobre uma forma híbrida haveremos de encontrar as mesmas diferenças colossais com as quais nos deparamos, pois a realidade para um estudo online, remoto, nos lares, ainda é muito desigual.

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  5. Rafael Cal

    Creio que uma escola híbrida presencial e on line seria uma evolução, poderíamos aumentar a carga horária com um custo menor e mais eficiência. Aprovação automática não estimula o aluno, e até atrapalha na realidade da escola.

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  6. Luiz Henrique de Andrade Costa

    Acho um equívoco. As deficiências ficarão evidentes à frente, seja na própria escola ou no mercado de trabalho. Podem até causar constrangimentos. Isso desvaloriza a escola, a própria educação e o mérito dos alunos. O problema não é novo. A pandemia é apenas a cereja desse bolo indigesto, cujos ingredientes são a indiferença e incompetência dos governos, desde o plano de metas de JK, e mentalidade escravagista no recheio, com cobertura de paternalismo.

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  7. João Leite Leite

    O aluno vai a escola para aprender. Ele tem que provar que aprendeu para passar de ano. Não adianta nada dar um diploma de especialização para um aluno que não apendeu nada. Quando ele for fazer prova numa empresa que exige conhecimento ele não vai passar.

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  8. marilza abrahão

    Este será o desafio aos professores, em ultima analise, os responsáveis pelo o que ocorre nas nas salas de aula, do Ensino Superior ao Ensino Fundamental! Vale a pena ler também o artigo publicado na Folha por Claudia Costin *O retorno às aulas e seus desafios* (Claudia Costin, FSP, 17-04)

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  9. José Oliveira

    Também acho e dê logo um diploma de Química para esses pobres e desiludidos alunos da rede pública, quem sabe eles saiam desse rede em que se meteram, e o Sr. deve ser o orador e o paraninfo!

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  10. Gildázio Garcia

    A aprovação automática, isto é, sem retenção, a famosa bomba do meu tempo, ocorre na maioria das redes estaduais e municipais do país há mais de 20 anos.

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  11. Yuri Idalgo de Matos da Silva

    Não acho que os alunos deveriam ser aprovados automacamente. Não faz sentido passar estes alunos para um período mais avançado, visto que, eles não aprenderam com um bom aproveitamento de estudos. No meu ponto de vista, sua interação com o ambiente escolar será diminuído, tendo um ano à menos.

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