Ilustríssima > Sem rivais, capitalismo se divide entre modelos de EUA e China Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Paulo fedrizzi

    Na falta de um exemplo de sucesso real,à esquerda mundial adotou a China como um exemplo comunista que deu certo.Mesmo com evidentes controle do mercado dos capitais,salários e condições de trabalho dos operários e acumulado de riqueza.”Na falta de méritos,se aproprie dos outros”

    Responda
  2. Vanderli Gomes Camorim

    Estão confundindo capitalismo que, puro e perfeito, seria o sistema social que o governo não interfere nos assuntos economicos. Nele o consumidor é supremo. Logicamente se pode observar que capitalismo puro não existe, e sim o intervencionismo, um regime em que o estado controla economia por ordens e regulamentações, um retorno ao velho regime. O capitalismo controlado pelo estado como meio de levar a sociedade ao socialismo já é recomendado por Marx em 1848, no Manifesto do Partido Comunista.

    Responda
  3. Francisco Alves de Souza Jr

    Alguns delirantes - que insistem em berrar: CHINA COMUNISTA, deveriam ler pelo menos a orelha deste livro, pois, além de tudo isso que Branko falou, como pode a China ser comunista se lá a riqueza está na propriedade privada dos bens de produção, gerando inclusive milionários e bilionários, ou seja, não é propriedade estatal? Como compará-la à URSS, uma vez que a China está à frente em inovação de tecnologia, não apenas no campo militar? Quem a chama de comunista não entende nadica de nada...

    Responda
  4. Francisco Alves de Souza Jr

    Alguns delirantes - que insistem escrever em caixa alta, berrando:

    Responda
  5. João Leite Leite

    pobreza no Brasil é falta de vergonha na cara dos políticos e da justiça. Conseguimos aprovar na constituição a lei constitucional que regulamenta o salario minimo ma, o salario merreca do governo vale menos de 20% do valor que está na constituição. A pobreza entre os trabalhadores da produção cada vez aumenta mais, enquanto os politicos e magistrados aumentam cada vez mais as suas mordomias. Mesmo com a crise assolando os trabalhadores, politicos e magistrados aumentaram seus salarios em 16%.

    Responda
  6. Hildebrando Teixeira

    Quando o sujeito chama de capitalista o modelo econômico chinês, que migra de comunista para uma espécie de fascismo meritocrático, dá pra perceber a que grau de delírio pode levar a sanha ideólogica dos esquerdistas tabajaras. #Lula livre! Foi golpe! Nós adoramos os próbis!#

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Pois é, você parece gostar do modelo semi-escravista que temos no Brasil né? Bolsonaro defende o Capitalismo mas nunca trabalhou na vida...

  7. ricardo fernandes

    se milanovic acha que a china é capitalista porque as decisões são descentralizadas e os preços são regulados pelo mercado é porque não estudou o comunismo iugoslavo. existe um livro de sherman e hunt sobre economias socialistas e há uma comparação entre, a época, os 3 modelos: soviético, chinês e iugoslavo. o iugoslavo apresentava os melhores resultados. os chineses foram lá e estudaram o sistema, para aplicar na china. sobre o modelo iugoslavo: branko horvat, 'an essay on yougoslav society'.

    Responda
  8. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    "A China é capitalista", ponto para o autor, constata que a Mundialização do capital se deu contra as conquistas sociais da classe trabalhadora onde elas existiam, na periferia houve ganho residual em decorrência da generalização do trabalho precário e de relações trabalhistas frouxas. Aumento do desemprego estrutural e estagnação mundial vão intensificar as disputas interimperialistas, não só entre EUA e China,mas em todo planeta. Precisamos de uma alternativa ao Capitalismo!

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.