Ilustríssima > EUA e China podem evoluir para oligarquias, diz Branko Milanovic Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Quando Keynes ouviu Hayek pela primeira vez, comentou: Não sei se concordo com suas ideias, mas são interessantes. E foram amigos pelo resto da vida. Aqui, se não concordam integralmente com algum sistema de ideias, dizem que é lixo. Incivilidade pseudointelectualizada.
sem chance Branko, sao capitalismos completamente diferentes com visoes sociais opostas, veja o que sucede com COVID em ambos paises.....
Prezado Joao vc tem razão em parte , mas devemos aceitar a ideia que o mundo não é preto ou branco, como ele é apresentado pela mÃdia , ele é gris para onde vc olhar, vc pode ocultar 1K-2K mortes na China, mas a diferença de 100.000 para 5.000 é muito grande para maquiar esses dados o exemplo mais claro é Rússia que se transformou de ditadura do proletariado em ditadura capitalista
Os dados da Covid da China não tem credibilidade completa, pois é fato público e notório que o governo deles falta muito em transparência. A realidade da Covid na China não tem muito a ver com o a versão oficial dada pelos órgãos de imprensa atrelados ao Estado e seus donos, como a Folha, pois por serem profissionais, só se baseiam em dados oficiais. Fala-se muito em Fake News, mas quem tem o direito e o privilégio de impor para nós o que é certo e errado em questão de fatos e valores? A Folha?
Os chineses operam na visão imperial da "Grande China", internalizada na mente e nos sentimentos deles. O capitalismo lá é um detalhe. Quanto à s questões da democracia, é risÃvel pensar que a democracia americana visa o bem estar das pessoas... Essencialmente o estado opera totalmente atrelado aos interesses econômicos de lobbys cuja visão de "progresso" não se comove ou flexibiliza nem com a opressão sobre a vida das pessoas e nem com a destruição do planeta. É um capitalismo autofágico.
Balela, capitalismo polÃtico é meramente fascismo, ideogia criada pelos marxistas europeus e recuperada agora pelos marxistas chineses, pra quem o autor passa pano. As empresas têm donos mas são todos controlados pelo Estado
Uma mudança de regime no Brasil pode desaguar numa guerra civil, ou num contÃnuo estado de tensão, em qualquer deles haveria uma paralisação dos investimentos. Por que então o empresariado apoiaria uma mudança tão drástica?
Quanta besteirada panfletária... Corrupção inerente ao Capitalismo? E o Comunismo/Socialismo onde vingou não criou uma horda de corruptos enriquecidos via miséria da maioria? Desde quando esse tipo de sistema poderia ser uma resposta à tal "crise do capitalismo" que sempre falam? A liberdade sempre será o norte de povos evoluÃdos. Uma hora a própria ideia de "um paÃs e dois sistemas" irá ruir.
Evidente que você não leu o texto direito. Ele fala do que chama de "capitalismo polÃtico", o sistema que ele diz vigorar na China.
O capitalismo neoliberal sem a pressão do comunismo decidiu a um volta ao século XIX nos direitos sociais, trabalhistas e econômicos, a nova direita prega retrocesso nos direitos polÃticos e humanos. O neoliberalismo semeia o modelo que está na origem dos movimentos socialistas do século XX. Em vez de evoluir a partir da social democracia, o capitalismo involuiu, o modelo neoliberal e o chinês, em paÃses como o Brasil só servem a ampliação da desigualdade e a corrupção.
Na vida real o Partido Republicano é o grande produtor de déficit público nos EUA. Como agora. Tem crescido sistematicamente no governo Trump. Os democratas reduzem o déficit quando governam. Os republicanos dão dinheiro aos ricos, por isso o déficit aumenta. Seja em redução de impostos seja em investimentos públicos, os republicanos ampliam o déficit sempre.
Isso sim é uma ideia infundada, esse ativismo cego de esquerda em dizer-se que os democratas americanos não são social-democratas. Esse tipo de declaração chega a ser lulista. Veja as pautas dos democratas americanos: controle de armas, casamento gay, aborto, economia keynesiana, sistema de saúde pública estilo "Obamacare", estatismo, apoio aos movimentos LGBT, negro e feminista. O Partido democrata americano é amplamente coincidente em mentalidade com os social-democratas brasileiros.
E o Partido Democrata não passa de um liberal com preocupações sociais. Não é de esquerda, nunca foi. O resto é viagem na maionese, ou má fé. A direita republicana atual é tão fora da casinha que oode até conduzir os EUA a um novo conflito interno, alguma secessão pode até surgir se eles não forem controlados.
Só uma pergunta: você acha que Bill Gates, Warren Buffett, Zuckerberg, Larry Page, Jeff Bezos, e o póstumo Steve Jobs apoiam nos EUA o Partido Republicano, que seria o liberal-conservador, ou o Partido Democrata, que seria o social-democrata? E isso não é teoria da conspiração, faça suas pesquisas em agências de notÃcias oficiais.
Na social-democracia o capital ganha muito mais que no "neoliberalismo", pois além do dinheiro ganho diretamente do mercado consumidor, há a transferência de renda da população para os bilionários por meio de impostos, como no caso da prestação de serviços de suas empresas para o Estado. Isso vimos aos montes no governo Lula, basta ver Camargo Correia, Odebrecht, etc. No liberalismo há menos disso, pois não é dever do Estado dirigir a economia.
No modelo neoliberal só o capital ganha. É isso que os teóricos da conspiração que colocaram um investidor bilionário como comunista não enxergam. Buffer e Gates defendem modelo com mais estado? Só teóricos da conspiração fora da realidade dizem isso.
Eu não entendo como um modelo com Estado menor seria mais corrupto. Não precisaria ser assim, mas a social-democracia ficou com a fama de governo de bilionários que ganham bilhões com licitações, monopólios estatais, serviços financeiros prestados ao Estado, e outras promiscuidades com os cofres públicos. Mais do que o neoliberalismo, a social-democracia ficou conhecida como o governo plutocrático, de ricos que roubam o pobres: basta ver qual modelo de governo Bill Gates e Warren Buffett apoiam.
Onde será que está o crescimento econômico significativo do perÃodo Bolsonaro que indicaria uma mescla dos sistemas? Na condição de submissos e dependentes, Brasil e outros ditos "emergentes" só reafirmam uma miserável especialização primária de suas economias. Não estamos fadados ao capitalismo meritocrático ou polÃtico, e sim, a disputa de quem dominará e submeterá economicamente o paÃs? Já estamos sob a égide de um sistema plutocrático, bárbaro e letal. Superemos-o pelo bem da humanidade!
O sonho da economia autossuficiente, da autonomia econômica completa, possui um nome em economia: autarquia, e foi o ideal econômico preconizado pela União Soviética, e que estranhamente se vê constantemente na boca dos petistas. A esquerda brasileira e mundial no geral tem resquÃcios de um pensamento autárquico, que vem em detrimento do próprio movimento de esquerda. Gostem disso ou não, os paÃses realmente têm tradições e especialidades econômicas, e não é possÃvel ser bom em tudo.
Artigo muito bom. Tenho duas observações. Embora tenha explicado o significado que atribuiu ao termo 'meritocracia', quando se refere ao capitalismo dos EUA, lembro de noticia relativamente recente, soterrada pela pandemia, sobre espionagem industrial praticada durante décadas por EUA e Alemanha através da empresa suÃça Crypto AG. Embora o sucesso desses paÃses não possa ser atribuÃdo somente a esse fato, macula irremediavelmente. Por outro lado, já vivemos em uma plutocracia, aqui e no mundo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > EUA e China podem evoluir para oligarquias, diz Branko Milanovic Voltar
Comente este texto