Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ivan Zacharauskas

    Poderia ser uma boa ideia, provavelmente, fazer um intercâmbio de experiências: o sistema cadastral indiano e nosso sistema de urnas eletrônicas para as eleições. No Brasil, assim como já presenciei em empresas privadas, o ideal seria criar um novo cadastro e atrelar as mesmo todos os demais (CPF, RG, Carteira Profissional, SUS, etc.) e planejar um prazo para substituir todos os demais pelo cadastro novo. Já fizemos coisa complexa assim, quando tivemos a URV.

    Responda
  2. Pery Pedro

    A India aumentou sua bancarização ao trocar as notas (produzidas, pasmem, no Paquistão e com indice altíssimo de falsificação) e exigir contas em banco para receber as antigas. E teve a promessa de devolução de parte do aumento da arrecadação apenas a quem tivesse conta. O Brasil esta muito mais avançado em bancarização e cadastro. Mas para você tudo é fácil, simples, e culpe do governo. A Folha e seus jornalistas tem uma solução simples e errada para todos os problemas. Todos os dias.

    Responda
    1. Mariana da Costa Conde

      para fazer tudo q vc afirma - sem questionar aqui se verdadeiro - foi necessario providenciar a identidade digital foco e tema da coluna do Ronaldo Sua afirmaçao 'Brasil esta muito mais avançado em bancarização e cadastro' colide frontalmente com o texto publicado (por q o seu é verdadeiro?) vc é mais um leitor que cobiça ser colunista da FSP (como Cloves, Matone, ..) sem apresentar credenciais para tal

  3. JOSE LINO DA SILVA

    Caro Ronaldo, a questão é que o Brasil não abre mão do seu sistema de cartório. O certificado digital foi configurado como o novo formato do nosso sistema cartorial. Mesmo com as mais inovantes tecnologias, continuamos a ser "conservadores". Não ha nada mais conservador em nosso país do que manter uma massa populacional pagando dificuldades para garantir os negócios cartoriais.

    Responda
    1. Mariana da Costa Conde

      na mosca Lino ; 'setor' que movimenta bilhoes e passa de pai pra filho com fundas raizes na politica dai porque nao se mexe nisso - copias ,autenticaçoes, livros de registro, varias assinaturas , txas, emolumentos, etc etc