Hélio Schwartsman > Manifestos e manifestações Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Acresce-se a favor do Brasil nesta quadra obscura que estamos vivendo,a Vice-Presidência da República estar ocupada por um general preparado.Não há de ser seus pares que irão ignorar este fato.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
#ForaBolsonaro
Mil vezes parabéns Hélio. Em especial pelo último parágrafo!
Logo vão ver brigar, e se matar, entre eles. Bolsonaro deixa o.domingo para eles. Boa sorte.
Logo vão brigar...
Estes policiais merecem ser expulsos. Viraram milicianos? As polÃcias precisam de depuração e educação. Foram agredir os democratas.
Democratas? E vc acreditou?
Impeachment já! Quanto antes o tirarmos tanto mais vidas salvaremos como a economia sairá mais rapidamente da recessão. Cobremos as autoridades via redes sociais, emails etc. Vamos salvar o Brasil!
Hélio acerta. Os efeitos dos Manifestos estão ganhando força e os ânimos em cadência crescente para ganhar as ruas. Cerco aos fascistas golpistas.
Vamos continuar com as manifestações como treinos para o momento oportuno de baixa da pandemia ganharmos as ruas com toda força. Manifestações através das redes sociais sem ofensas e sem ódio, vamos vencer a batalha final pela via democrática.
Sr. Joaquim antes de mais nada me respeite, pois não sou gado de ninguém e tenho as minhas convicções. Quanto a você, tenho muita pena, de ser gado de corruptos, principalmente de quem já foi condenado e preso. Meu voto é contra a corrupção. Eu e os brasileiros honestos estamos cansados de ver o nosso dinheiro suado para o pagamento dos impostos escorrer na mão desses ordinários, e você apoiando essa gang. Seja honesto!
Wilson fica difÃcil aceitar seu argumento em face das evidências de corrupção no atual governo. Ao aliar-se ao Centrão para evitar o impeachment, este governo repete exatamente as práticas de governos anteriores. Quando o presidente interfere na PF para evitar investigações de seus familiares ele passa a ser conivente com crimes como a Rachadinha, lavagem de dinheiro com lojas de chocolate e etc.. você deveria se aliar aos bons cidadãos honestos que não aprovam condutas como estas.
Creio que 1964 não se repetirá mais no Brasil, temos que aprender a conviver com essa nuvem negra, que volta e meia permeia nossas nossas vidas, e precisamos aprender a conviver com esse fantasma. O mundo e os Militares de hoje são bem diferentes do de 64, os de pijama podem até pensar em um golpe (e eu não acredito) mas, aqueles que estão hoje no comando, são diferentes, são outros, têm outra visão, e sabem, que a Democracia ainda é o melhor caminho para a sociedade brasileira.
O arquivamento é restrito a aspectos demasiado genéricos que caracterizaria a situação de falta de objeto. O que não é o caso sob os cuidados de Aras. Não se trata de um vÃdeo qualquer ou de prova indiciária acessória. É flagrante principal. O Procurador não pode asilar o flagrante nem expatriar o corpo de prova. Seria manobrar forçada, uma deportação ao arquivo. Aras passaria a coveiro de prova viva. O Procurador não pode estar em sã consciência querendo abrir um cemitério na Pizzaria.
Essa sim, é de fato uma uma torcida radical da posição, quando o jornalista em pauta, prega a ausência da polÃcia nessas manifestações de rua, urdidas por um diapasão único contra o governo Bolsonaro. - Supõe-se que esse texto do sr. SCHWARTSMAN (Folha), seja uma provocação explicita de rebelião contra a combalida Democracia brasileira ; o que parece já ser uma desobediência civil, digna de uma avaliação judicial!!
O Gigante acordou! Vamos Brasil, unidos somos mais fortes, vamos livrar o Brasil desses lunáticos bolsonaristas.
Uma vez defenestrado o Bozo do governo e, quem sabe, levado à s barras dos tribunais para julgamento de seus crimes, será o caso de uma ampla faxina nas polÃcias militares de todo o paÃs, para a desinfecção dos germes do milicianismo bolsonarista.
Exatamente! Parabéns pelo comentário!
Assisti o protesto das torcidas, e vi a intervenção policial de uma polÃcia claramente bolsonarista. Quem foi provocar foi uma bolsonarista xiita, que saiu abraçada por um PM e em seguida tacaram bombas nos manifestantes prodemocracia.
Passam meses criticando a aglomeração que o Bolsonaro gerava, falavam da ciência da Covid. Mas quando a manifestação é, digamos, um causa nobre, aà que vocês ignoram tudo, a ciência a Covid, muda discurso. Só faltam chamar de heróis que arriscam suas vidas. Dois pesos uma medidas. Patético.
Copiei o trecho do artigo para te ajudar "diante de curvas pandêmicas ainda ascendentes, não me parece uma boa ideia que as pessoas vão literalmente para as ruas"
Senhor Hélio, prefiro aceitar que sua opinião é certeira. Já penso que a chapa será cassada no TSE. Maia, será PR. Melhor pensar assim, que ficar ruminando o assunto eternamente. Tá ok. Passe bem.
A união das torcidas rivais mostra o grau de insatisfação que o povo brasileiro está vivendo, foi o melhor termômetro para a crise, total apoio, Somos muitos # juntos, e vai Corinthians!
Tõ nem aà para vc Gustavo, a vida é dinâmica e quem fica parado no tempo cria limbo, para mim é ação e reação até o fim.
O correto seria quem pode fiar em casa fique, mas já vão 3 meses de quarentena e os governos dos estados e municÃpios, fizeram o que podiam, a ajuda do governo federal trabalhadores, desempregados e para pequenos e médios comerciantes e empresários não veio como deveria e para todos, fechamento de postos de trabalho, e o povo viu durante todo este tempo o que fez o seu presidente para ajudar, nada, muito pelo contrário, aà meu querido tudo tem limite, e o do povo chegou ao fim, impeachment já!
Sr. Gomes Nogueira: a meia duzia de arruaceiros a que o senhor se refere eram os que estavam reverenciando o pato amarelo da fiesp ou os 300 que eram na verdade 30 frente so STF? A manada já esta se recolhendo aos currais!
Vaaaaaaiiiiiiiii Corinthians, é nóis favela, melhor jair se acostumando com o impeachment do bozo!!!!
Meia dúzia de baderneiros não representa a Torcida dos clubes. A falta de povo legÃtimo e a falta de jogos de futebol, não podem ser motivos de baderneiros ocuparem as ruas. A CNN mostrou a atitude dos bagunceiros.
Se o articulista considera um bando de baderneiros e vândalos contratados para fazer protestos violentos é "o povo na rua", então o nosso paÃs está muito mal de "povo"!
Sou a favor da democracia,do respeito as instituições,etc,mas,torcidas uniformizadas não me representam e,quanto a ação da PM,absolutamente profissional,evitou uma tragédia.
A PM do Dória escolheu um lado, e não foi o da Democracia. Aliás, não custa lembrar que Dória traiu Alckimin e apoiou Bolsonaro. PM fique em casa!!!
Evitou uma tragédia ou escolheu lado? protegeu bolsominions, como naquela cea em que carrega a maluca com taco de beisebol, sem ao menos confiscar-lhe a arma branca que ela trazia nas mãos. PM fique em casa!!
Apesar da pandemia ainda estar em linha ascendente, é necessário que as pessoas saiam à s ruas para pressionar o impeachment de um governo vergonhoso que destrói o paÃs, ataca as instituições do Estado e abandona seu povo à doença e à miséria. É necessário que aumentemos as mobilizações para mantermos Bolsonaro sob tensão e, também, para pressionarmos deputados, senadores e as forças organizadas da sociedade para dar um basta nessa balbúrdia autocrática e que é o desastroso governo Bolsonao.
É fundamental para a eficácia dos movimentos de rua a favor da democracia que haja forte contenção das ações de depredação do patrimônio público. Do contrário, tais movimentos contribuirão fortemente para o fortalecimento do discurso autoritário.
Votei no Bolsonaro pois queria por fim a corrupção no Brasil, discurso perfeito para um imbecil. A corrupção está na maioria do povo brasileiro, cada um dentro do seu universo, mas é falsificação de remédio pra câncer, soda cáustica no leite, venda fictÃcia de respiradores, cadastramento indevidos na caixa para receber os 600,00, essa é a nossa sociedade .
Bolsonaro não tem compromisso com a Democracia, nem com a luta contra a corrupção. Ele e seus filhos se alimentam dest corrupção, enquanto estimulam golpe contra as instituições. Fascista!!!
Como assim? Nunca ouviu falar da Val do aça� Das rachadinhas? Dos laços com milicianos?
Fale só por você, Ricardo.
Vivi para presenciar pessoas vibrando com as "torcidas organizadas" defendo a democracia no Brasil. Pobre Brasil!
Parabéns a essas torcidas, que demonstram, isso mesmo, uma preocupação democrática. Enquanto isso, a "torcida" Brasil 300, acampada na Praça dos Três Poderes, está armada pregando o fim das instituições e morte de adversários. Pobre Brasil!
Parabéns pelos comentários, o Hélio Schwartsman foi bem preciso.
Para completar o quadro surrealista falta aparecer um personagem ao melhor estilo boquirroto do Ulysses Guimarães prometendo as delicias do diretas já. Enquanto continuarmos acreditando que a ignorância individual pode ser transformada em sabedoria coletiva, não faltarão demagogos no mercado extremamente lucrativo da auto ajuda. Tudo que é bom é duro. Tudo que é nocivo é fácil. Morrer, perder, enganar e mediocridade é fácil. Fique longe do que é fácil.
Para o Eduardo e outros. Acho que vocês estão no lugar errado no tempo errado. Vou simplificar. O pensamento é do Scott Alexander, um jogador de baseball que tinha algo para dizer, contrário aos crÃticos como vocês que acham que têm que dizer algo. O momento em que vivemos demanda pessoas com mais de um neuron no cérebro. Com um neuron você existe, com dois você se movimenta. Responda rápido, quantos passos já deu hoje Eduardo?
Afinal, o que o Sr está tentando dizer? Acho que precisa de umas aulas de sintaxe para poder se comunicar por escrito Lamentável!
"Tudo que é bom é duro." Ah!, as metonÃmias dos bolsonaristas.
"Tudo que é bom é duro. Tudo que é nocivo é fácil...", "...acreditando que a ignorância individual pode ser transformada em sabedoria coletiva". Tirou essas citações de que livro de auto-ajuda? Realmente é um mercado extremamente lucrativo.
Alô Centrão! Vocês são acusados(justamente) de muita coisa mas burros vocês não são. Estão sendo usados para dar sobrevida ao PR mas na iminência desse autogolpe serão os primeiros a serem descartados( general já cantou música para vocês) Acho melhor não embarcar nessa canoa furada e fazerem um bem à nação ainda que involuntário.
Um verdadeiro delirio de alguns comentaristas nesse espaço sobre o assunto. Não sou bolsonarista, mas votei no Bolsonaro justamente para tirar os corruptos que passaram varios anos subtraindo a nação, e também, para não ser governado por um poste de dentro da prisão. Não vi ainda nos discursos do presidente algo que fira a democracia, como alguns pensam Quanto as manifestações, por enquanto feita por vândalos, encabeçada por torcidas organizadas que já deveriam ter sido extintas.
Só enxerga o que lhe convém, né zebu?
O senhor não vê nada. Só pode ser cego
Gado detected!! Muuuuuu!!
"Não vi ainda nos discursos do presidente algo que fira a democracia..." Assim como não viu nada de anormal no presidente idolatrar Ustra e lamber a votas do Trump, entre outras estupidezas mais ou menos grosseiras, né Wilson Filho?
Claro, Bolsonaro participar e discursar domingo sim, outro também, de manifestações contra as instituições da República em nada fere a nossa democracia! Você está coberto de razão!
"...corruptos que passaram varios anos subtraindo a nação". Lembra uma certa famÃlia de polÃticos mediocres, que fez dinheiro com rachadinhas de gabinete. São apenas corruptos de pequena escala.
Excelente! Gostaria de estender um abraço às torcidas em seu movimento maravilhoso; mas se, ingenuamente, minha voz pudesse chegar aos bravos que estão começando a ir para as ruas, eu recomendaria: distanciamento social, como fizeram os profissionais de saúde que se manifestaram, e silêncio.
Bnaro é o elefante na cristaleira. Ótimo! Democracia é limite aos poderes q no Brasil excederam a conta e precisam d limites. As instituições publicas são um descalabro ha tempos e certa/e são as causas do pais ser o q é. Ninguem gosta d politicos, executivo e legislativo, agora, conhecendo o judiciario, q esta na berlinda, vão odiá-lo tbem. Poucos irão a rua na defesa delas. Elas ñ representam liberdade mas a escravidão. O estado precisa ser diminuido. Talvez com as armas q Bnaro quer liberar
Bolsonaro não é elefante na cristaleira. É só um nazifascista ignorante eleito por uma horda de mentecaptos furiosos, denominada gado.
Não faltarão os baderneiros oportunistas de plantão infiltrados na multidão, aproveitando para depredar e saquear , seja só pro diversão ou para satisfazer as suas necessidades exacerbadas pela perda de empregos e prejuÃzos econômicos incalculáveis com essa pandemia. Aliás, Curitiba já foi uma amostra grátis disso neste último fim de semana. Será que é o momento adequado para isso?
Cristina, os fins não justificam os meios. Quer dizer que vc é a favor da violência, prejudicando terceiros que nada tem a ver com essa história toda? Muitos conseguiram a muito custo montar o seu negócio vivendo honestamente e agora poderão perder tudo num piscar de olhos. Quem então é o verdadeiro nazista e fascista em tudo isso?
Com o Ministro da Deseducação atual, você queria o que? Que as pessoas vão para a rua protestar para tomar chá das cinco? Com a piora de economia, da saúde e a inércia da classe polÃtica e do judiciário para neutralizar a incompetência do executivo a tendência é piorar. Veja o que acontece nos EUA, bastou uma faÃsca para colocar fogo em tudo. Quando as instituições ficam inertes à s injustiças, é a fúria das massas que reage.
Fora nazistas, já.
Niemeyer, estou falando de saques e depredações, não de bravateiros. Se for um comerciante gostaria de ter sua loja. mercado, padaria,etc invadida depredada e saqueada?
"... baderne iros oportu nistas...". Nada de estranho. Desde inÃcio 2019 o Brasil duplicou esse tipo de gente. Veja a famÃlia bolsonaro, ministros da educação e outros ministros que chegaram a BrasÃlia. Pra que mais bad erneiro que o PR fasci sta cana lha negaci onista?
Valmir, não estou defendendo ninguém, mas acho que o que está afundando o Brasil é essa pandemia (como aliás no mundo inteiro, independente de governos), a teimosia das pessoas em se proteger contra a contaminação e um SUS sucateado por décadas de governos estaduais, municipais e federal irresponsáveis, que desviaram recursos para si e seus partidos, ou para o entretenimento com a copa e olimpÃadas em detrimento da saúde
Sr Tercio, sua pergunta esta respondida no seu texto. Necessidades exacerbadas, perda de empregos e prejuizos economicos incalculaveis fazem o momento adequado. Se houvesse ideologia adequada esses manifestos seriam uma revolução. Sem ideologia o protesto parece baderna. Sim, sempre ha oportunistas mas ñ invalida a situação q o sr mesmo reconhece. No desespero se faz bobagens.
Térsio, tem que se lutar contra os baderneiros, mas ou o Brasil reage agora ou os defensores da ditadura vão dominar cada vez mais, depois não reclame quando numa manifestação pacÃfica eles te agredirem, como no caso dos enfermeiros na Praça dos Três Poderes.
Acho que o momento é de ficar em casa aproveitando o frio, tomando chazinho e vendo Netflix, enquanto o Capetão reformado afunda o Brasil...
Um repique na pandemia é um risco que devemos correr agora. Sou analógico. As ruas nos dão mais visibilidade que as lives. Domingo nos vemos.
No caso remoto de uma ditadura ser implantada ; uma minoria que a defende vai ser perseguida e se arrependerá.
Os apoiadores do presidente achavam que poderiam continuar agredindo imprensa, agredindo enfermeiros em uma manifestação pacÃfica, ameaçando descumprir ordens judiciais, desrespeitando regras, maltratando trabalhadores e a sociedade ficaria calada. Chegou a reação.
Evitar que o Brasil se torne uma República Deodoriana aos moldes da bolivariana da Venezuela se tornou uma urgência primeira e maior que a vida. Afinal, o que valeria viver os próximos 20 anos comandados pou um Hugo Chávez brasileiro. Vamos pra rua pela Liberdade e Democracia, por mais que alguns fiquem pelo caminho.
Talvez, além do risco de tomar porrada, tenhamos que engolir o risco de contaminação, Hélio. Do ponto de vista da Saúde mental, melhor isso do que entrar em um processo de desamparo aprendido (learned helplessness), uma situação na qual as respostas do indivÃduo são rebaixadas ou extintas, por que simplesmente não apresentam efeito algum no ambiente. Olhando daqui do rés do chão, pelo menos é alguma coisa que se pode fazer para tirar esses trozobas do poder. Ficar de espectador não dá mais pé.
É o começo do fim. A aliança de rivais históricos não poderia ser mais emblemático. Se a tensão criada pelo vÃrus já não bastasse, imagina um presidente ainda produzindo cenas escatológicas todos os dias junto com seus apoiadores igualmente repugnantes. Logo surgirão a união de religiões, empresários e trabalhadores, minorias e maiorias, artistas e professores, etc. Esse governo não chega ao reveillon.
A coisa tá ficando preta para o clã. Perigoso mesmo é o silêncio de deputados, senadores, juÃzes em relação as ameaças de intervenção militar. Eles acham que os militares os pouparão ?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Manifestos e manifestações Voltar
Comente este texto