Elio Gaspari > Uma carta de Mussolini para Bolsonaro: 'os fascistas comiam com as mãos' Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Covardão do jeito que o Bozo é (só é valentão se escondendo atrás de corporações: exército, parlamento, executivo) a hora que ler isto vai se borrar todo...
Pelo que li na Internet o colunista Elio Gaspari não é jornalista... Parece que não é graduado em nada! Corrijam se errei... Ele é só um critico.
E você não é nada.
Se coloca pretendendo relatar conhecimento pormenorizado, sistematizado e refletido de um universo de relações que não se enquadram no momento atual. O texto não significa nada... Mas vivemos numa democracia e todos podem dar suas opiniões, cabe a cada um selecionar o que lhe convém como leitura para informação e reflexão.
Achei o texto extemporâneo, expondo tenebrosas barbaridades descontextualizadas com um misto de imaginação travestido de história. Usa uma narrativa ainda que moderna mas esteticamente desconfortável, principalmente quanto aos registros. Se trata de montagem meio crua de sensacionalismo jornalÃstico, posicionamento tÃpico de crÃticos, com terminologia técnica pouco polida. É sobretudo um ponto de vista narrativo, interno ao mundo dos reacionários, que ama parir um problema.
Senhor Antônio Cop. Explique o por que de sua tentativa de desmerecer o Elio Gaspari. Aproveite e informe também o que o senhor achou do artigo.
Gosto muito de uma frase de Nelson Rodrigues: Como são parecidos os radicais da esquerda e da direita. Dirá alguém que as intenções são dessemelhantes. Não. Mil vezes não. Um ca nalha é exatamente igual a outro ca nalha.
Cara Mariana obrigado pelos comentários educados de sua parte, realmente sou uma pessoa simples, educado em escolas e universidades públicas porque sou filho de pobre, tudo que consegui foi pela educação, e te digo, bons tempos aqueles... É bem fácil humilhar as pessoas quando estamos confortavelmente sentados na frente de uma tela.
Percebe-se que os ânimos estão exaltados. Eu realmente dou valor a tÃtulos, só quem passou por estas etapas sabe o quanto é estressante um mestrado e doutorado bem feitos. Não conheço nenhum cientista renomado sem ambos... Diploma pode ser um papel para alguns, mas como dizer isso para um formando de medicina da USP ou um engenheiro da Poli!
Paulo Francis também não era graduado em nada. Nem Millôr Fernandes. Já o Mito é graduado em Educação FÃsica.
Jornalista das antigas e dos bons.
quando a crÃtica é boa, não precisa mais nada. Ou o senhor dá valor ao crachá? ao titulos?
COP vc deve ter lido um site bolsonarista especializado em fake news E vc; é critico , jornalista ,graduado em que ou só um ignorante ressentido por nao entender o que Elio aborda?
QUER IR COM O TIO PARA AIA
TÃ LOCO FIO
O diploma é um papel. O especialista é alguém que dedicou muito tempo estudando, no caso desse colunista referimo-me à História. Quiséramos que 70% de nossos gestores públicos nos assuntos que lhes sejam imputadas uma caneta é uma batuta.
E vc consegue ler algo além do Tweet dos bolsobostas
Nem todo crÃtico é jornalista. Mas todo jornalista deve ser um crÃtico.
A verdade é que o "homem é lobo do homem" o "Duce" era amado pela Itália,do jeito que só os homens sabem amar,como diz o Élio com muita volubilidade , fizeram de pedaços de seu corpo, pendurado como carne em açougue, souvenir . A História é cruel ,mostra com detalhes para quem quer ver a miserabilidade do homem,sendo certo que uns são mais miseráveis que outros.
Perda de tempo dar aula de história para o Bozo e seus seguidores. Só leem pequenas frases e memes. São muito limitados.
E ARDE HEIM
AIA É LOGO A[I
Qualquer semelhança com bolsonaro é mera coincidência. Bravo Ellio!!!
BelÃssimo texto Gaspari! Deveria ser discutido nas escolas explicando aos alunos os fatos daquela época comparando - com a realidade atual! Grande lição de História!i
Sempre uma lição de História. Obrigada!
Elio é Elio e ponto. Só lamento muita cultura gasta com um simulacro de ditador sul-americano da década de 70, inculto, de ideias confusas, desconhecedor da própria Constituição que prometeu cumprir, rodeado por uma velha guarda que deveriam ser sargentos na década de 1960, portanto, cresceu vendo generais como se fossem semideuses, enfim, é o resultado de uma única coisa: O Brasil não investiu em educação, a população cresceu pobre e semi-analfabeta. 70% não tem ensino fundamental. Deu nisso.
aia é logo aà e Elio sabe
Um artigo, da lavra sempre boa, de Hélio Gaspari. Hélio, realmente a constatação que o Brasil não é para amadores. Basta ver as torcidas organizadas, reduto de aniimais facÃnooras+e+fachistas, defenderem Democracia dando porrhadas. Só no Brasil, fachistas num movimento antifaschista, e sem terem a mÃnima noção do que é um fachista e muito menos uma democracia.
Senhor Rogério. O senhor respeitou a eleição democrática de Dilma?
Moacir, continuo o mesmo, respeitando o voto popular. Respeitando uma eleição democrática, de um governo, não de um homem. QQ coisa, até o Bode Mimoso ou Tonho de Cadobrodó era, e é melhor que a quaaadrilha petisssta com as assoociadas, no poder. Ou você acha que um fhraco prof. encabhrestado mudaria isto? Respeitar resultado é a maior Democracia. Eleição é para mudar.
somos 70% da gente do bem ,brasileiros sensatos e inteligentes que reconhecem o fascista no poder e sua manada de seguidores! Mas, estamos sempre propensos a receber aqueles que ainda podem ser recuperados. Seja bem vindo Rogério! diz o ditado popular que Deus tarda mas não falha!
Se ler, não entenderá! Não consegue ler mais do que uma frase curta e, quando lê, não compreende. Vive da interpretação de outros!
Nem montar ele sabe, olha a cara de medo quando o cavalo quase dispara, peça ao Mourão para te ensinar
É uma pena que o signatário não irá ler essa preciosa missiva fictÃcia, mas de grande valor em termos de parar um pouco e pensar. E se ler, não irá gostar, talvez até caia em gargalhadas e exclame: aà jornalista é tudo...não disse?
aia dói é logo aÃ
Brilhante!! Bozolini Inepto, Mau Caráter e Perigoso.
São os fatos! Gaspari deveria depois escrever uma carta de outros ditadores, principalmente das esquerdas, que normalmente não acontece isso, a morte do próprio; sabem por que? Eles eliminam seus adversários antes; eles lhes tiram todas as armas; toda possibilidade de reação. Vejam China, URSS, Cuba, Venezuela, Coreia do Norte, Nicarágua...
Pois é Edison, espero que você esteja tão insatisfeito com o atual fascismo quanto a maioria da população. O que aconteceu em outros paÃses não justifica as demonstrações de fascismo em BrasÃlia, o desrespeito a nossa Constituição e as ameaças à Democracia. Você como cidadão tem minha companhia para protestarmos lado a lado, sem ressentimentos, contra este governo nefasto que infelizmente foi eleito por cidadãos desinformados, inocentes ou mesmo reacionários como você.
Cara você quer dar uma de democrata e já mostra que no passa de um faccio, nessa lista que você pós ai...falta -talvez - um cara que vc deve ter adorado..falo de Pinochet... faz isso não pó.
Um pouquinho de estudo de história ia bem...
T. I. P. NE LE
Ah... entendi, pelo seu argumento os ditadores socialistas são mais espertos que os ditadores de direita. Ufa... Bolsonaro é de direita, então temos uma chance. Então é por isso que o Benito Bolsonaro quer armar as pessoas, porque ele está preocupado com a defesa da democracia. Pensei que era para legitimar as suas próprias milÃcias, mas desse prisma...
Me conte sobre o fascismo italiano, Juliana. Seu comentário está solto, meio perdido. Estou aguardando.
Excelente! Como sempre: grandioso! Parabéns!
Excelente!
Genial.
No comentário que fiz leia-se: como se pedissem uma cerveja.
Espero que ele leia a carta e consiga compreendê-la. Acho difÃcil em razão de seu nÃvel intelectual e humano.
Menos, Elio. Não há nem vaga semelhança da conjuntura brasileira com a vivida na Itália no final da Segunda Guerra. E o grupo dos 300 é uma piada. O texto é bom e informativo. Talvez os tolos que repetem "fascista " como pedem uma cerveja se interessem pelo perÃodo em que a Itália esteve sob o fascismo. Sugiro que leiam Togliatti e Richard Collier.
Lá, como aqui, estavam os Betos. Na próxima, Elio, nos conte sobre os Betos.
Lá como aqui. Texto claro, perfeito como todos escritos por um dos melhores jornalistas de
Ah, seu Elio, eironeia, essa vac.a bendita! (-_-) hihihihi....
Legal! Kkkk
Com a diferença de que na época do Mussolini, o comunismo era um cachorro bravo e cheio de dentes. Hoje o Bolsonaro e seus apoiadores ficam chutando esse cachorro morto. O que espanta é fazerem tanto sucesso.
Esse texto fez-me arrepiar do inÃcio ao fim. Que construção incrÃvel e necessária. Acorda, Brasil...
Parabéns, é a história se repetindo!
Os apoiadores deste governo não devem se esquecer que numa ditadura jamais teriam espaço para darem sua opinião e posição ideológica, somente a democracia é que preserva este direito.
O Brasil rumo a uma Venezuela, a ditadura é o objetivo, desde a campanha presidencial em que o gesto da arminha já demonstrava qual era a intenção, os atos de repúdio ao congresso e ao STF em conjunto da bravata de combate a corrupção, elegeram o atual governo, por incrÃvel que pareça pela democracia. A sociedade assiste atônica o genocÃdio de milhares de brasileiros, a economia ser dirigida por um bufão, direitos trabalhistas e previdenciários foram sequestrados, e querem aplausos? Não dá
Morreu como deveria morrer todo fascista, executado.
É impossÃvel desassociar a figura de Mussolini com a de um palhaço. Um palhaço mórbido. Seus histrionismos e pose pervertida visavam a exibir o macho. Il Maschio. Há uma foto de Mussolini em marcha trote com tropas Bersaglieri em Gradisca, região de Veneza em 1938, que é a coisa mais ridÃcula que se possa imaginar. Todo mundo, perninhas curtas em culote fazendo cara de mau. Bolsonaro é a repetição da História como farsa.
Adonay, gosto muito dos livros de C. Malaparte (que construiu uma belÃssima casa em Capri que na cobertura tem uma foice e um martelo estilizados, em pleno fascismo). Mas os italianos me recomendaram Norman Lewis, inglês servindo na liberação e que escreveu diários belÃssimos sobre o que viu no terrÃvel Pós guerra.
Adonay, não consegui abrir os links no espertofone, tentarei no computador. Enquanto isso, esse tal de Macombrio, pra onde fugiu a facistada, não é um paÃs sulamericano que também é chefiado por um milico? :-D
Quando, de novo, o fascismo expõe sua cara, *siamo tutti partigiani* Outra bela versão de Bella Ciao, essa intimista em http://abre.ai/bellaciao3
Na imagem treinam retirada estratégica, mas sem dar na cara. Ritiro strategico ma con brio. O exercÃcio foi muito útil na invasão da Albânia, AbissÃnia, atual Etiópia, Norte da Ãfrica e Grécia e Frente Russa. Paura fa novanta Guerras inoportunas do expansionismo fascista, ou O Império Romano, O Retorno, com o Ducce de César. No entanto, na expulsão dos nazistas, os civis italianos demonstraram grande bravura, como na belÃssima canção Bella Ciao. DisponÃvel em http://abre.ai/bellaciao1
Há dois livros imperdÃveis sobre a Itália fascista na II Guerra. A Pele, e Kaput, ambos de Curzio Malaparte.
Para ver a foto, cole na barra de seu navegador http://abre.ai/mussolini
Ao dizer que Mussolini "morreu como um gatinho" Gaspari dá a ideia errada de que ele tenha se comportado como covarde. Mussolini serviu numa unidade de elite - os Bersagliere - na Primeira Guerra Mundial e foi promovido a cabo por mérito, considerando sua capacidade de combate, sangue frio e capacidade de levar a cabo as tarefas que lhe eram atribuÃdas. Foi gravemente ferido em fevereiro de 1917 e evacuado para a retaguarda. O que significa "morrer como um gatinho?"
Mussolini teve a morte que mereceu, nem mais e nem menos. Foi um desastre imenso para seu paÃs e o mundo. Como seu sucessor, hoje, neste paÃs tropical, era um bufão, um "mito" de pés de barro. Não creio que seu sucessor terá o mesmo fim violento, mas espero que este fim seja bastante melancólico, apoiado apenas por uma minúscula falange de enlouquecidos histéricos e caquéticos ...
Argumento histórico sempre importa nesses momentos, Paulo. Grato pela informação.
Correção: Bersaglieri
Dio Santo! Che stronzo e furbo è questo Bolsonaro! Almeno Mussolini sapeva parlare bene...
Grande Gaspari "Xavier", acho que foi psicografado kkkkkk. Alguém poderia ler isso para o presidente, já que ele não gosta de coisas com muitas letras.
T.P.I. NE LE
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Elio Gaspari > Uma carta de Mussolini para Bolsonaro: 'os fascistas comiam com as mãos' Voltar
Comente este texto