Bruno Boghossian > Lula alimenta uma divisão que pode facilitar a vida de Bolsonaro Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
"Eu apoio a democracia só se eu for a estrela a brilhar"
Lula, como qualquer um, pode estar errado. Ninguém pode achar-se absolutamente certo, mas daà até agarrar-se à primeira canoa furada vai uma distância muito grande. Aliar-se a gente que quer tirar Bolsonaro para depois continuar com o Guedes não é nem canoa furada: é balão furado.
Sim, Lula não vai com os outros com não foram com ele. Onde estavam Ciro, Marina, FHC, etc. no segundo turno em 2018? Não me lembro do colunista contar essa história. Onde estavam quando foi preso? Qual deles foi visitá-lo e prestar apoio? Teve isso de polÃticos estrangeiros, mas de nenhum daqui. Muito ao contrário, Ciro chegou a comemorar sua prisão. E agora ele é culpado de não ser hipócrita?
Sim, Lula não vai com os outros com não foram com ele. Onde estavam Ciro, Marina, FHC, etc. no segundo turno em 2018? Não lembro do colunista contar essa história. Onde estavam quando foi preso? qual deles foi visita-lo e prestar apoio? Teve isso de polÃticos estrangeiros mas de nenhum daqui. Muito ao contrário, Ciro chegou a comemorar sua prisão. E agora ele é culpado de não ser hipócrita?
Graças ao stf temos que aguentar esse tipo. Deveria estar em repouso em algum presidio e não falando em politica e articular o afastamento do presidente. Não tem moral para continuar com esse papo. Pior são seus seguidores.
O palanque de Lula é outro, jamais junto com essa direita que apostou na pior espécie de polÃtico para a presidência do nosso paÃs. Os trabalhadores e os movimentos sociais estão com você Lula, o maior presidente da história da República.
Maior???? mude a marca da cachaça
Lula está corretÃssimo em não assinar manifesto com aqueles que arquitetaram o golpe em 2016 e são os responsáveis pela barbárie que se encontra o paÃs.
O artigo pressupõe que este polÃtico goza de prestÃgio no eleitorado de centro , centro-esquerda e esquerda não petista. Ele nem autocrÃtica fez dos seus atos. A frente pode evoluir mais sem este passado.
Sonhavam com tucanos, acordaram com harpias. Embalem o monstro e seus filhotes que eles são crias de vocês.
Lula e Bolsonaro são exatamente a mesma coisa. Ambos, a seu modo, dividem o PaÃs com um radicalismo absurdo e nefasto. São iguais apenas com sinais invertidos.
Hoje o desm+oralizado conddenado, continua com a mesma cabeça polÃtica de 2002, e de antes, em todas as derrootas. Continua a apostar numa mess+iânica liderança que após os abjjjetos escândalllos em seu governo, não existe mais. Nem dentro do próprio partido. A arroggância pessoal, o faz delirar, em sonhos de poder. DelÃrios, que a cada dia a mais, só o aproxima da lata de lixxxo da história.
Tanto isso é verdadeiro que foi necessário inventar uma condenação sem provas para tirar o Lula do páreo. Eleitores da direita sonhavam com tucanos, acordaram com harpias. Embalem o monstro e seus filhotes que eles são crias de vocês.
Tenho imenso respeito por várias conquistas no governo Lula. Em momento algum de nossa história construiu-se tantas universidades federais; nos mais distantes e historicamente esquecidos rincões do paÃs surgiram universidades e centros tecnológicos federais. Entre outras coisas. Isto dito, repudio deu pendão personalista e sectário, seu apego ao protagonismo. O PT nunca gostou de frentes democráticas, mas de coalizões lideradas pelo partido. Uma pena.
Bruno você acredita ou leva sério alguma coisa que o presidiário fala? É um mentiroso confesso, se orgulha das mentiras, isso seria pouco se não fosse corrupto. Petistas supostamente pagos, pululam por aqui em odes ao presidiario, enso que não é fácil ganhar uns trocados ou um sanduÃche!
O Bolsopetismo já é um fato real. Aceitem. E fujam disso.
Ok Felicio, mas não é meu caso. Ando longe desse tipo de companhia.
Eleitores da direita sonhavam com tucanos, acordaram com harpias. Embalem o monstro e seus filhotes que eles são crias de vocês.
Lula teima em se manter fiel à tradição de tirar o time de campo em momentos-chave, cito só dois: na eleição de Tancredo Neves, no final da ditadura, e na Constituinte. Ele não é dono das esquerdas, deve ser atropelado nessa intenção, pois o momento pede união.
Lula já foi tão cobrado. Agora chega, não é? Ter que se juntar com aquelas peças que tinham culpa no cartório e foram poupadas pela Lava Jato? Vem agora um manifesto, que mais parece um cheque em branco. De braços com FHC que nunca fez uma defesa pública contra a prisão arbitrária de Lula , muito pelo contrário, sempre afirmando que ele teria que se submeter à Justiça!!!
O problema da falta de memória é esquecer que os outros tem.
O próprio movimento está facilitando a vida do presidente, ao não admitir que Sergio Moro e seus apoiadores possam fazer parte dele. Se dou apoio ao Moro e sou democrata, por que sou rejeitado pelo movimento? Tem certeza de que este movimento é democrático?
Moro subverteu o estado democrático de direito para perseguir um 'inimigo' polÃtico. Fez de tudo para impedir que esse 'inimigo' disputasse as eleições, garantindo assim a vitória do Bolsonaro. Moral da história: ou vc é um democrata, ou dá apoio ao Moro. Não é possÃvel assobiar e mascar cana ao mesmo tempo.
Análise um pouco superficial. Um pacto necessita de um acordo entre todas as partes, no qual as demandas da esquerda têm também que ser ouvidas. . Tirar o Bolsonaro e manter a mesma agenda neoliberal é trocar seis por meia dúzia, é o mesmo que quando achavam que tirando a Dilma tudo melhoraria. Se sair o Bozo e ficar Mourão, dá no mesmo. Acho que o pacto tem que ser feito com algumas condições pelas quais a esquerda também possa tomar parte no que virá depois.
Não podemos nos esquecer que a imprensa demonizou o Lula e o pt e alimentou uma divisão que elegeu o próprio Bolsonaro. Agora viram a besteira que fizeram!
Na realidade Lula e Bolsonaro são faces opostas sim, mas da mesma moeda. Se na época do Lula as mÃdias sociais fossem o que são hoje, não tenho dúvida que ele utilizaria do mesmo expediente do Bozo de Fake News.....
Papo furado. O Lula governou por 8 anos e não vimos ataques à imprensa ou à s instituições, e muito menos acampamentos paramilitares nos arredores de BrasÃlia. Tucanos e centristas adoram pintar o governo Lula, de centro-esquerda, como se fosse de extrema esquerda. Tentam reescrever a história, para benefÃcio próprio. Bom mesmo é o Aécio, não é mesmo, Samuel?
Sempre a prepotência vazia que busca praticar, induzir e incitar discórdia.Não evolui, não se transforma e fica nesse loop interminável das mesmas ideias, discursos e posturas. Impõe condições e termos, sem ter a menor noção de suas atuais limitações polÃticas. A era da hegemonia partidária e ideológica não tem mais lugar na polÃtica brasileira. A hora é de conexão de todo o arco democrático, aquele que visa convergências e não as discrepâncias. .../Claudia F.
Lula trabalha Desde Sempre p/ Cindir o PaÃs - e sua recente Celebração do CoronavÃrus - Ainda Bem q a Natureza Criou esse Monstro chamado CoronavÃrus - pode ser vista como uma espécie de Corolário Macabro da Concepção Doentia segundo a qual os Brasileiros Recalcitrantes, q ainda Não Aceitam o Projeto de Estado Autoritário Idealizado pelo Lulopetismo, devem ser Castigados pela Natureza para que Aprendam de uma Vez por Todas que Lula Sempre Tem Razão. ***BolzoNero é Apenas Mais do Mesmo!
O que vimos em 8 anos de governo Lula foi um governo de diálogo e coalisão. Saiu com quase 90% de aprovação. Essa tentativa de divisão que vc afirma não se sustenta.
LullaLá Critica Manifestos Suprapartidários! ***O Jararaca Delira Enfrentar BolsoNero em 2022, isso se ainda houver República! Rarararaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaáááááá!
LullaLá Critica Manifestos Suprapartidários! **É por esta, e outras, que Bolzonero chegou à Presidência, e lá Vai Fundar o Reich MacunaÃma! Barbaridade!
O duplipensar bolsonarista exalta e defende com unhas e dentes algo que era apedrejado, em questão de horas, tudo porque o Grande Irmão mudou de posição. O PT chama os outros de golpistas, mas se coligou com vários dos golpistas do MDB e do Centrão. Se aliou com Temer, Cunha, Paes, Kassab, Maluf, Sarney, Katia Abreu e cia, mas hoje apedreja todos. O duplipensar petista é exemplificado em Katia Abreu, a maior aliada de Dilma no Senado, que passou a ser apedrejada quando foi vice de Ciro Gomes.
Se coligou depois do Impeachment tbm.Apoiaram EunÃcio, no Ceara e Renan Calheiros em AL.Fizeram aliança com o MDB em vários estados e estão fazendo novamente.Se aliar com´golpistas´em eleições pode é nobre, agora fazer um manifesto contra a democracia não é válido, hipocrisia e egocentrismo puros.Katia Abreu de vice é compreensÃvel, só não é razoável a histeria petista massacrando o Ciro ela era vice, a terrÃvel e genocida de indÃgenas, sendo que Lula tinha apoiado ela para o governo do TO.
Se coligou antes do golpe, e o Cunha e o Temer se afastaram do pt se não pq tirar a Dilma?, a Katia foi vice mas só por isso?, na polÃtica é assim ela viu uma possibilidade e saiu, simples
Lula pede união somente se for pra apoiar o candidato dele. E que a sua fatia dentro do PT tenha sempre a primazia. Realmente, um democrata.... Patético
Só pq ele quer um candidato próprio ele é patético?, acho que o seu comentário é patético
Desde sempre o lulo-petismo se pretendeu como força hegemônica dos movimentos progressistas no paÃs. No inÃcio, ainda distante da lambuzeira, o partido catalisou o protagonismo nas alas progressistas. Isto não é mais possÃvel, e as forças da esquerda não devem obrigação de prestar reverência à s estratégias lulistas. Uma nova frente progressista é necessária em reação à emergência da ameaça fascista e que una esforços à s demais correntes democráticas para dar cabo da liderança golpista. Já!
Protagonismo foi mesmo, pq os partidos de esquerda na época quase que não existiam, eram pequenos, o PT fez com eles pegassem carona, o que acho, que o lula quer é dividir a direita assim não acontecerá o que o psdb conseguiu, enganar o povo como de esquerda e ser na verdade de direita, por isso estão no governo em alguns estados muito tempo
Lula é um polÃtico egoÃsta e que não consegue ver o futuro.
PolÃtico mais visionário que ele não tem aqui neste PaÃs, não votarei nele ou no PT, mas não podemos dizer que ele não sabe ser polÃtico, se ele voltar a ser elegÃvel vc verá a força que ele tem.
Respeito Lula, porém, ele agora só olha para o seu umbigo. Tem que se reciclar nesse momento.
Concordo, mas se ele voltar ou apoiar alguém aà danou-se
Lula é egocêntrico. Imagina-se o grrande lÃder, mas perdeu prestÃgio quando deixou-se corromper, e quando liderou os esquemas como o petrolão. Numa aliança para a defesa da democracia só iria atrapalhar a conquista de adeptos, e reforçaria a posição de Bolsonaro. Melhor ele ir cuidar das acusações que sofre na Justiça.
Lula já era. Tem uma verborragia mentirosa semelhante ao Bolsonaro. Cara de pau quando fala em redistribuição de renda, será que ele pensa que o Bolsa FamÃlia é redistribuição? Lula continua o mesmo: autocrático, egocêntrico, hegemônico; sabemos até onde sua louca paixão pelo poder o levou.
Sr. Gilmar, eu não tenho polÃtico de estimação, se o senhor tem é compreensivel que louve o Lula. E só mais uma coisa: presidente oriundo do nordeste, veio em pau-de-arara, e não levou tecnologia para o sertão nordestino ter água. Dubai é construÃda sobre um deserto; Texas idem; até no deserto onde vivem beduÃnos se encontra água... e o senhor ainda vem aqui defender esse engana povo? Pra se manter no poder, Lula permitiu que assaltassem a Petrobras, pactuando com capitalistas empreeiteiros...
O cara de pau que vc disse tirou 20 milhões de pessoas da miséria extrema no bolsa famÃlia, se vc não sabe não fala, e paixão pelo poder só se ele estivesse no governo por muitos anos como alguns estão, aà eu concordaria
Entendi. Bolsonaro afastado, assume Mourão, general da constituinte de notáveis. Se não for o Mourão, dada a chapa impugnada, assume o Rodrigo Maia, homem-tesoura na CLT e guia do benefÃcio de previdência aos 65 para os que morrem antes disso, entre outras obras. Bem, há ainda os frias e marinhos, que terão como contrapartida alguém inspirado em Guedes - quem sabe o próprio? - farol do caminho da continuidade. Desnecessário citar o mercado, que fatura sempre sem disponibilizar uma gôndola.
Lula e o PT sempre se alimentaram da mentira.Qualquer coisa que comece a se aproximar da verdade os afugenta.Não podem mesmo se associar a um movimento pela democracia porque há no TSE,sub judice, o processo de extinção do partido por corrompe-la com o Petrolão,ademais,deverá mudar de nome de PT para PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros,a fim de ajustá-lo a sua realidade.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
Que falta faz a Memória!
A pipa do Lula ja voou. Só o PT ainda não viu. Se insistirem nesta cegueira voarão também
PP era da base de apoio do governo Lula. Bolsonaro era do PP até maio de 2018...
É o viés autoritário de Lula e do PT, sempre presente. Se não se unir às forças democráticas vai terminar isolado como JB.
Lula (leia-se o PT, que resume-se já há algum tempo à sua vontade) quer enfrentar, sozinho, Bolsonaro. Este, por sua vez, também sonha com esta "polarização". Cabe a nós outros não curvar-se a isto.
Alguém duvida do namoro entre o bozò é o o.lula?
Ninguém prestigia mais o Bolsonaro no Brasil do que o Lula. Cada vez que ele aparece cresce o prestÃgio do presidente. Fica em casa Lula. Esgotastes os erros para afundar o paÃs.
Partidários de Bolsonaro, 30%. Partidários do PT, 30%. Somos 40% para decidir o destino da nação. Queremos a direita fascista, alimentar o ego do Lula ou uma posição mais moderada? Qual é o grande problema atual - quem representará esta terceira opção?
O Lula está correto na sua decisão. A eleição desse presidente que está aà não foi um processo natural. A turma do dinheiro vendeu e entregou um produto estragado. Que se vire com ele.
Vamos ser sinceros, assinar um manifesto junto com Lobão, Frota ou outros ex apoiadores do fas/cista não é fácil de engolir. Agora, acho que devemos sim assinar junto com eles e com a elite que começa a se afastar do horroroso, para amplificar o movimento democrático e barrar a intervenção militar. Claro que isso não significa deixar de denunciar aquela cumplicidade e a tentativa da elite de continuar com as mesmas polÃticas neoliberais e de regressão social de Bozo.
Pois é, mas vocês engoliram as alianças do PT, com o PMDB e com o Maluf. Esse é o grande problema do Brasil, cada um apontado para a incoerência do outro lado. e, com isso, a boiada segue para o matadouro.
Ele é o grande responsável pelo bolsonarismo. Por favor, fique em casa, a gente não precisa de mais discursos de inflamados e polarizados. Já temos que dar conta do governo atual e tentar sobreviver até 2022.
Que continue fora. Ele e o PT são os responsáveis pelo o governo de hoje. Todo o perÃodo do PT no governo é marcado por profunda corrupção, que, pelo visto, continua.
Os responsáveis por este governo são os eleitores, não o PT ou o Lula, pq não pensaram, pq não procuraram saber quem é, só quiseram o ódio do PT que a mÃdia enfatizou principalmente os que assistem novelas
Lula não aceita participar desta grande frente suprapartidária, porque não quer nada que ele não seja o maior protagonista. Parece não ter percebido que sua imagem está pra lá de desgastada, e é necessário aceitar isso.
Cai nessa não, tem muitos iludidos que assinaram isso aÃ! O objetivo e tirar o Bozo e manter o conservadorismo e a politica pró banca e anti povo que se vê ameaçada pela psicopatia bolsonarista!
Eu ACHO que o cálculo de Lula é empurrar o Bolsonaro com a barriga até 2022. Ele sabe que a rejeição ao atual presidente é alta e tende a aumentar com o desemprego e a crise econômica; além das investigações dos crimes cometidos por Bolsonaro e seus filhos. Mesmo desgastado, Lula parece crer que Bolsonaro irá ao segundo turno; e se o PT mantiver a base das eleições de 2018, também estará. O ódio ao PT e a Bolsonaro vai levar uma massa que votou em Bolsonaro a anular o voto ou se abster.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Bruno Boghossian > Lula alimenta uma divisão que pode facilitar a vida de Bolsonaro Voltar
Comente este texto