Opinião > A direita que não vê racismo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 3 Próximas

  1. Flávio Lico

    Não entendi nada desse texto. Não entendi nada da linha de raciocínio dele. Me pareceu meio arrependido, mas sem coragem para rever sua posição. Bem estranho.

    Responda
  2. Paul Muadib

    '..o movimento negro falhou ao se render completamente à esquerda'. Não falhou pois a direita nunca foi e nunca será apoiadora de igualdades. Da direita só se espera massacre e discriminação.

    Responda
  3. Gerson Junior

    Peguei 2 minutos pra ler os comentários e vejo em sua maioria ódio e falta de informação. Vc pode discordar de alguém, mas deve haver respeito e atenção ao que é fato ou fake.

    Responda
  4. rafael Anunciação

    Pois é cara... Espero que agora você ajude a eleger um presidente melhor e livrar o brasil dessas aberrações. Nosso país precisa de estabilidade política.

    Responda
  5. Cleomar Ribeiro

    Este "Yago' bozista deve ser banido da vida pública!

    Responda
  6. Cleomar Ribeiro

    Muitos 'Otelos' este 'Yago' traiu! Ele é trapaceiro, traiçoeiiro, picareta! E tem a cara de inimputável! ...

    Responda
  7. Jose Alberto Fernandes

    Mais um rato pulando do barco

    Responda
  8. Fernando Jose da Costa Brito

    Um verdadeiro e atual capitão-do-mato

    Responda
    1. Juscelino Neto

      Ciro Gomes, o democrata da retroescavadeira, foi condenado a indenizar o deputado por esta fala racista, aviltante. É inaceitável que ela seja novamente reproduzida. Este comportamento é sintomático de uma parte da esquerda que não se constrange com injúrias racistas, desde que dirigidas aos alvos certos.

  9. José Perez

    Este vereador sempre agiu contra o interesse dos negros. Não por acaso foi chamado de capitão...

    Responda
  10. AGNALDO RAMALHO SANTOS

    E o Troféu Óleo de Peroba 2020 vai para Fernando Holiday! Que cara de pau!!! A diferença entre Fernando Holiday e Sérgio Camargo é que um está no governo e o outro pulou desse barco oportunisticamente. É só uma questão de estratégia política, são feitos da mesma natureza.

    Responda
  11. Rodrigo Aquino Fiqueiredo Figueiredo

    Martin Luther King que você - Holiday - cita estaria à sua esquerda ou à sua direita?

    Responda
  12. GERALDO S ANDRADE

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  13. Bruno R

    Inacreditável o cidadao que propos acabar com dia da consciencia negra ter a cara de pau de escrever um texto deste.

    Responda
  14. Ivandrez gois silva

    Vc é outra piada moleque! Negro de direita e pobre de direita só existem no Brasil mesmo, e o Bozo é filhote de vcs!!

    Responda
    1. Juscelino Neto

      Eis que o véu dos interesses políticos foi levantado: todo o problema é porque o deputado é de direita... inclusive, ele parece até merecer ser chamado de capitãozinho do mato (Ciro, autor da fala infame, foi condenado). Todos já perceberam qual é desta trupe, fingem sere democratas, mas não aceitam a diversidade pensamento; posam pretensamente de anti-racistas por motivos exclusivamente políticos, não humanitários.

  15. Joaquim Salomão

    Holiday, isso que você chama de direita prudente, da qual diz fazer parte, apoia, elogia, adora e lambe o saco do Bolsonaro e de suas crias malditas, que, notoriamente, são uns tremendos racistas. Direita prudente certamente não é a sua.

    Responda
  16. Carlos Gueller

    Esses caras foram os primeiros a usar mentiras deslavadas, assassinato de reputações de adversários, campanhas de fake news nas redes e demais armas. Temos a fotinho do Kim sorridente, levantando o polegar com Eduardo Cunha e o Bozo no impeachment, o apoio explícito em 2018 ao fascista. Não foi por falta de aviso. Agora embala a criatura que é toda sua! Cadê a famosa autocrítica que tanto reclamam de outros? Esse texto oportunista não engana ninguém.

    Responda
  17. Odete Borges

    *O negro não estava preparado para a liberdade.* Triste, muito triste igual ao Sérgio Camargo, é um garoto c/ a mente branca presa num corpo preto.O negro foi tão bem preparado para a *liberdade* que até hoje não conseguiu seu lugar na sociedade. Foram mais de 300 anos sendo tratado como bicho subalterno,admoestado,justamente para não reconhecer a tal *liberdade*, justamente para não se rebelar e deixar aflorar o q é inerente a condição humana, nenhum ser humano nasceu para a escravidão.

    Responda
  18. Juscelino Neto

    A solidariedade que muitos prestam às irmãs e irmãos negros cruelmente vítimas de racismo é mero oportunismo político. Os comentários desta sessão o comprovam. Para muitos, a posição no espectro político que o indivíduo ocupa é muito mais importante que o sentimento anti-racial e humanista que deve plasmar a boa convivência de todos nós.

    Responda
    1. IGOR CARLOS JATOBA BASTO

      a "posição no espectro político que o indíviduo ocupa" é determinada pela visão de mundo que ela tem, e, por isso, é obviamente impossível dissociá-la do que ela diz. teoria e práxis, saca? outra coisa, colega, dá uma checada no conceito de "humanismo" antes de usar essa palavra, porque ela não significa o que você acha que ela significa. saudações e bons estudos.

    2. Daniel Liaz

      Cuidado se não vamos desconfiar que vc é um racista enrustido

  19. Maurício Serra

    Ué, mas não era ele que, sendo negro e gay, afirmava que o preconceito não existia? Que era tudo mimimi? Não é ele que defende o conservadorismo, ou seja, que as coisas continuem como estão?

    Responda
    1. Marcos Garcia

      Ele nunca disse isso. Mentira pura. Holiday sempre disse que existia racismo, só que a visão dele de como enfrentar o problema divergia da corrente majoritária do movimento negro atual, ligada à extrema esquerda.

  20. Sergio Dias

    São oportunistas e aproveitadores, Camargo e Holliday. Se movem de acordo com a conjuntura. Observam-na maquiavelicamente para saber que caminhos devem perseguir. Por conseguinte, em particular, Holliday, pois para o outro isso é impossível nesse momento, agora se trata de mudar um pouco a foto do álbum de família. Não há como fazer uma mudança radical, isso seria insuportável para seu eleitorado. São estas peripécias do racismo estrutural brasileiro que o torna tão difícil de demolir.

    Responda
  21. Sergio Dias

    Colaboram e corroboram, portanto, o racismo existente. Podemos compará-los aos policiais negros sul-africanos do filme Sarafina de Darrell James Roodt que deram sustentação ao apartheid, aos membros da Associação de Judeus Nacionais Alemães que apoiaram o nazismo até 1935, quando foi extinta e há tantos outros exemplos históricos de traidores de seus povos que a História não nos deixa esquecer. Pertencem a uma estirpe que a História deplora, persegue e desqualifica.

    Responda
  22. Camila marques

    "Não podemos abandonar o pressuposto de que o racismo existe." Pressuposto?! Supõe-se antecipadamente que ha racismo no brasil? Não vou nem entrar em discussão com os demais equívocos da declaração.

    Responda
  23. Sergio Dias

    Mas, carregam uma marca que os distinguem de outros grupos que também podem cumprir este papel, e estão dispersos pela sociedade, ou seja, um número razoável de negros, mas não todos, que estejam em funções de poder, os micro..poderes foulcaultianos, e podem agir da mesma forma. Eles, Sérgio Camargo e Fernando Holliday, são conscientes do que fazem, passaram pela academia e organizam suas falas tendo em conta as vantagens racistas.

    Responda
  24. Sergio Dias

    Mas, carregam uma marca que os distinguem de outros grupos que também podem cumprir este papel, e estão dispersos pela sociedade, como p..ms, seguranças, atendentes, professores, etc., ou seja, um número razoável de negros, mas não todos, que estejam em funções de poder, os micro..poderes foulcaultianos, e podem agir da mesma forma. Eles, Sérgio Camargo e Fernando Holliday, são conscientes do que fazem, passaram pela academia e organizam suas falas tendo em conta as vantagens racistas.

    Responda
  25. noel neves

    É o "ovo da serpente" eclodindo em cima da tua cabeça!

    Responda
  26. Sergio Dias

    E hoje, podemos dizer que esta figura ainda existe? É evidente que não, esse papel social está restrito à escravidão. Mas há situações assemelhadas, onde negros traem seu próprio povo em proveito pessoal? Sim, é claro que sim! E aí chegamos à personagens como Sérgio Camargo e Fernando Holliday! Estas personagens se beneficiam da estrutura racista que grassa em nosso país. São beneficiários diretos do racismo existente. Sobretudo, porque seu eleitorado e patrão não é negro, mas branco e racista.

    Responda
    1. Maurício Serra

      Ganham a vida negando o racismo.

  27. Lilian F O

    Você, vereador, terá que se esforçar muito mais que isso para se desfazer a imagem que criou para si próprio. A direira racista usa sua imagem para justificar o pouco caso com politicas de igualdade racial, "se até um negro fala que é mimimi, né?" dizem eles. Você tem um papel de protaginismo na manutenção do racismo nesses dias atuais. Infelizmente pessoas como você também são vitimas de um sistema que institucionaliza o racismo. Só podemos esperar que você reflita mais pq não foi o suficiente.

    Responda
  28. Victor Henriques

    Não que o artigo não diga uma verdade ou outra sobre movimentos identitários, cooptação, armadilhas ideológicas etc, mas o que me chama a atenção é esse movimento dos *bem-pensantes* e *democratas* que pegaram carona no discurso violento e reacionário do bolsonarismo para derrotar seus adversários e agora querem se demarcar dele, fingindo-se de surpresos e horrorizados com o resultado de suas escolhas.

    Responda
    1. Odete Borges

      Verdade!!! Adversários dentre os quais eles, mentalmente conseguiram fazer um recorte, não se percebem e lutam contra si mesmo.

  29. Lilian F O

    O movimento negro falhou a se juntar a esquerda? Ou a direita nunca olhou para os movimentos negros? É louvável ver você tentar se retratar mas ainda sim vc tente se eximir da culpa transferindo ela para esquerda? Se a direita nao se posta adequadamente para defender a população negra é por conta de pessoas que, como você, defendem meritocracia sem mecanismos de igualdade de oportunidades, que continua a se opor a seus iguais a troca de defender interesses elitistas.

    Responda
    1. Victor Henriques

      É legítimo que qualquer movimento se una àqueles que defendem pautas de seu interesse objetivo, mas cumpre não se deixar cavalgar nem submeter seus próprios interesses aos do grupo que o cooptou. Vê-se muito isso em grupos identitários que foram fagocitados pela esquerda. Não é de interesse de um movimento que deve buscar diálogo amplo se fechar em bolhas políticas por motivos que lhe são estranhos. O mesmo se diga de evangélicos direitistas, aliás.

  30. Luiz Almeida

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  31. IVANIL NUNES

    De onde eu nada esperava, veio alguma coisa que merece ser ouvido com seriedade. Como dizia meu pai: até um relógio parado acerta, pelo menos, duas vezes por dia.

    Responda
  32. Sergio Dias

    Muitas vezes, mas nem sempre, os capitães do mato eram filhos do próprio senhor, fruto das circunstâncias cruéis que a escravidão ensejava, resultados de uma relação sexual que as mulheres escravizadas deploravam, mas que não podiam recusar. Bem, e qual era a função cumprida pelos capitães do mato? Eles tinham que perseguir escravos fugidos, ou seja, aqueles que conseguiam escapar da sanha absurda da escravidão. Eram, portanto, traidores e perseguidores de seu própri povo.

    Responda
  33. Fatima Marinho

    Não acredito em arrependimento do capitão do mato, quem fez o que Holyday fez só pode estar tentando enganar os incautos. Fora Bozo, fora bovinos como Holyday.

    Responda
  34. Sergio Dias

    Em toda a história da escravidão moderna há uma figura anônima que se destaca, pois foi fundamental para a manutenção da estrutura escravista, a do capitão do mato, que no caso brasileiro, trazia uma característica diferente do que ocorria nos EUA, porque aqui, assim como todos os escravos, os capitães do Mato eram negros. Sem essa figura peculiar podemos afirmar que a escravidão no Brasil não existiria. Isso porque a população branca era inferior demograficamente a negra.

    Responda
  35. ANTONIO JOAQUIM G VELOSO

    por ser do Rio de Janeiro nunca tinha ouvido falar de Fernando Holyday, sugiro que estude mais a história, cresça e apareça

    Responda
  36. vicente oliveira

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  37. Luiz Fernando Valente Roveran

    Macartismo no dos outros é refresco, vereador.

    Responda
  38. Rodrigo Ribeiro

    As suas posições que reforçam o preconceito o colocam nesta posição de capitão do mato. Agora, não adianta chorar. O estrago está feito. O conserto passa por derrotar a sua narrativa também. Infelizmente, pois o antagonismo na democracia é um exercício saudável.

    Responda
  39. Maria Bethania Malato

    Os negros não devem aliar-se à esquerda ou à direita. Os negros devem auto-respeitar-se e manter-se à parte dessas polêmicas que vez por outra surgem nos noticiários . Fazem muito bem em manter-se calados ante os ataques desse homem abjeto que dirige a Fundação Palmares. Após o término de sua nomeação será apenas um pária impedido de frequentar lugares públicos .

    Responda
  40. Gustavo Carvalho

    O que Sergio Camargo está falando agora nada mais é do que o desenvolvimento natural do que esse sujeitinho falou por 4 anos. Usou esse discurso torpe para alavancar sua carreira, sem pensar nas consequências sociais que ia gerar. A única atitude digna neste momento seria um pedido de desculpas seguido do abandono definitivo da vida pública.

    Responda
  41. Alexandre Matone

    O policial acusado de homicídio, justamente por sinal, tem histórico de agressão a pessoas de outras etnias. A mídia, com forte presença de jornalistas esquerdistas nos seus fronts, em um pré-julgamento sinistro, imediatamente apresentou o caso ao mundo como um abuso de cunho racial. Mas tudo indica que se trata de um caso pontual de psicopatia nas forças policiais.

    Responda
    1. Alexandre Matone

      Lamento que a moderação de um jornal deste porte permita a veiculação em suas páginas de fakenews antissemitas baratas, tiradas das páginas de sites de veiculação de ódio! A Folha e seus leitores mereciam mais do que isso. Ainda mais em uma matéria sobre racismo! Ponto negativo para a Folha!

    2. Alexandre Matone

      Mentira. Será que o comentarista antissemita Victor sabe melhor do que Hitler, confidente de Rosenberg? Victor checou a origem de Rosenberg melhor do que a SS?

    3. Alexandre Matone

      Para neutralizar as mentiras compulsivas do neonazista abaixo, recomendo a leitura, na rede, de Alfred Rosenberg e o Mito de Sangue: Uma Análise do Conceito de Antissemitismo na Obra O Mito do Século XX - Universidade de Brasília - Instituto de Ciências Humanas - Departamento de História- Marília de Brito Ferreira. Sempre é recomendável uma desintoxicação após um veneno como esse do neonazista abaixo!

    4. Alexandre Matone

      No dia 16 de outubro de 1946, o Chefe do Departamento Central do Nsdap para Política Externa e Ideologia, também Ministro do Reich para Territórios Orientais Ocupados na Segunda Guerra Mundial e, acima de tudo, confidente de Adolf Hitler, Alfred Ernst Rosenberg foi enforcado em um cadafalso no presídio de Nuremberg. Até o último de seus dias defendeu sua utopia racial e declarou que *O Nacional Socialismo era o conteúdo da minha vida ativa. Eu servi-lo fielmente...*

    5. Victor Henriques

      Engraçado que Rosenberg começou a cair em desgraça durante o III Reich depois de ter tido sua judaicidade revelada por um jornalista judeu (que foi executado). Mas, enfim, como disse Trump, existem os *fatos alternativos*...

    6. Alexandre Matone

      Prezado leitor, há um site especializado em fakenews que apontam para uma suposta judaicidade de não judeus. Trata-se de *jewornotjew.com* . Lá está escrito: ^Não, não há nada de judeu nisso: a ascendência de Rosenberg é letã, estoniana, alemã e francesa, com zilch para indicar qualquer ligação judaica (temos certeza de que Hitler o verificou). No entanto, com um nome como Alfred Rosenberg e os subsequentes rumores judaicos que o cercam, não podemos deixar de dar um 1 para o O Score.^. Fakenews

    7. Daniel Liaz

      Vamo lá Matone. Saca Agir A aquela violação Olavista típica sua

    8. Victor Henriques

      A ancestralidade judaica de Alfred Rosenberg é amplamente conhecida. Aliás, Reinhard Heydrich, um dos arquitetos da Solução Final, também tinha um avô judeu. Se não me engano, o psicanalista e escritor (judeu) Irvin Yalom até se serviu de Rosenberg como personagem do seu best-seller O Problema de Spinoza para explorar essa contradição do racista atormentado pela aversão a si mesmo.

    9. Alexandre Matone

      Alfred Ernst Rosenberg (Reval, 12/1/1893 - Nuremberg, 16/10/1946) foi um político e escritor alemão, sendo o principal teórico do nacional-socialismo, sintetizado na obra O Mito do Século XX (Der Mythus des zwanzigsten Jahrhunderts, 1930). Conselheiro de Hitler, chegando a ser ministro encarregado dos territórios da Europa Oriental, em 1941, onde deportou e exterminou centenas de milhares de pessoas, principalmente judeus. Não tinha nenhuma ascendência judaica. Fakenews do neonazista abaixo!

    10. Jan S

      Histórico de agressão a "pessoas de outras etnias" só prova que ele não era racista exclusivamente contra negros mas contra qualquer etnia diferente da dele.

    11. Fatima Marinho

      Sim, um psycho killer como o Bolsonaro. Vc deveria parar de apoiar esse tipo de gente.

    12. Victor Henriques

      É o que sempre digo: Alfred Rosenberg, judeu e ideólogo nazista, era um caso pontual de baixa autoestima, assim como esse tal Sérgio Camargo. Tomás de Torquemada, neto inconformado de avó judia, idem.

    13. Gabriel N

      E toma-lhe caso pontual, dia após dia!

    14. Jose Geraldo Leite Coura

      Não é um caso pontual, nem lá, nem aqui. É estrutural e cultural. Educar é a saída.

  42. Raimundo Carvalho

    Buraco quente não conhece feriado. Vai, vereador. Tenha a humildade de pedir desculpas e comece a trabalhar em prol da comunidade guei e da comunidade negra. A sua tática de fazer terror no varejo contra professor só fortaleceu aqueles que nos oprime a todos, inclusive a você.

    Responda
  43. MARIA IRENE CARDOSO MAIA

    O teu revisionismo histórico é igual ao dele, ambos têm o mesmo propósito e a mesma origem. Só muda uma coisa, a ausência de palavras de baixo nível.

    Responda
  44. Alexandre Matone

    Se o caso é de racismo contra afrodescendente, e não de homicídio culposo por um policial psicopata, como tudo indica, não se deveria adotar o princípio de Obama, para o caso semelhante do conflito palestino-israelense, de *dois Estados para Dois Povos*, com uma capital - Washington DC - compartilhada?

    Responda
    1. Fatima Marinho

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  45. Evandro Luiz de Carvalho

    É isso mesmo que estou lendo?! A Folha abriu espaço para quem ajudou a chocar o ovo da serpente?!

    Responda
  46. Adriano Souza

    Provavelmente você se auto violentou muito ouvindo calado manifestações asqueirosas de racismo do seu grupo político. Um bom começo fazer algum contraponto. Que venham outras manifestações de pessoas com o mínimo de descência mas que embarcaram no bolsonarismo por razões espúrias.

    Responda
  47. Edailson Monteiro Rodrigues

    Meu caro feriado, você um dos progenitores disto tudo que está aí, então leve pra casa e faça bom proveito.

    Responda
  48. Ana Christina da Rocha Lima

    Os movimentos anti racismo, fascismo e outros, em defesa das minorias, indicam que algo de bom está acontecendo neste mundo convulsionado. As pessoas aprendem a odiar a diferença e é uma transmissão em diversos níveis (familiar, social, cultural, político, etc). Os movimentos despertam para o óbvio que são os 'direitos humanos'. Um político deveria saber que o sistema de cotas não é apenas uma reparação é uma oportunidade - e pode ser otimizados. Zumbi, não é apenas um homem, é uma INSPIRAÇÃO!

    Responda
  49. Fabiano Caetano de Souza

    Que texto confuso. Ou passa pano ou defende a causa, essa relativização que tu fazes não leva pra lugar algum. Tens medo de se assumir negro porque é da direita?

    Responda
    1. Gabriel N

      Tá exigindo demais... o menino é extremamente limitado. O texto segue um roteiro clássico de quem quer parecer intelectual: verborrágico sem dizer ao que veio e com a citação de um livro que nunca deve ter lido.

  50. MARIA ESTER FERREIRA DA SILVA VIEGAS

    E quem é voce para querer contribuir para a destruição da figura de Zumbi dos Palmares, voce nem deveria estar criticando essa atual figura da Fundação Cultural Palmares. Seu discurso é tão branco quanto o dele. As cotas devem existir enquanto políticos como voce não melhorarem o ensino público, a começar pelo salário dos professores da rede municipal de ensino.

    Responda

1 2 3 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.