Opinião > A direita que não vê racismo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2 3 Próximas

  1. helisa canfield de castro

    Embora não tenha a mesma visão política ideológica que a desse menino, agradeço sua reflexões... O momento é de unir e não rachar! Tudo em prol do combate ao horror

    Responda
  2. Felicio Almiro Lima Rodrigues

    Esse é outro que dormiu sonhando com tucanos e acordou com as harpias. Um capitãozinho-do-mato mais perfumado que o outro. Agora vem com esse mi mi mi sendo iguais, apenas porque um foi mais ágil e consegui a boquinha que ele sonhava. Embalem o monstro e seus filhotes que são crias de vocês.

    Responda
  3. Daniel Liaz

    Olha aí o capitaozinho do Mato querendo fazer média com os ingênuos pra capitalizar votos

    Responda
  4. Saul ribeiro

    Cara de pau! Nana que o filho é teu!! O MBL que abriu os porões do fascismo no Brasil

    Responda
  5. Daniel Barbosa

    Esforço retórico imenso e inútil para, apenas, tentar se mostrar "com outro vocabulário. Só. É como se sr. Verea dissesse: " oi, gente, eu retiro DIREITOS da pretaiada na categoria, sem xingar, sou limpinho na retórica"... ah, vá... v. Sa. chocou o ovo da serpente e agora, por sobrevivência no pudê (pudê é bão, né, capitãozinho?), quer se "diferenciar". Mas v.sa. não engana: é farinha do mesmo saco desse outro capitão!

    Responda
  6. Carlos Carvalho

    Mas não é esse o vereador de Sao Paulo que defende o que a maioria da comuniade negra não defende?

    Responda
  7. sergio ribeiro

    Você ajudou a parir esse monstro. Esse lero lero agora não adianta nada.

    Responda
  8. Daniel Dos Santos Jorge

    Acho que acerta quando diz que a direita precisa discutir racismo e erra quando chama esse Camargo de direita. Ele não está dentro do espectro civilizado do debate político.

    Responda
  9. Vitor Viola

    O Sérgio Camargo de sapatenis não convence com seus rodeios argumentativos. Sua visão histérica e negacionista bebeu na fonte da visão enviesada de boa parte da sociedade brasileira. Foi eleito assim. Elegeu junto toda essa escória de morte e terror. Vade retro.

    Responda
  10. Daniel Barbosa

    Pois se até a dona do magazine Luiza sabe da importância das cotas, o Capitão do Mato quer retirar essa reparação histórica dos pretos... traidor, claro, como todo Capitão do Mato... coitado...

    Responda
  11. Daniel Barbosa

    A diteita, meu caro, só vê o seu próprio lucro! Bufunfa! Pobre e preto de direita é... capitãozinho do mato! Hahahaha

    Responda
  12. Walter Altino de Souza Junior

    Meu nome e Walter Altino , sou sociólogo e fui fundador do CENUMBA e militante do Atitude Quilombola . Tivemos um papel central para estebelecer as pautas das acoes afirmativas , tenho sérias críticas a esse Sr pelo sua postura que desempenho na contramão da nossa Luta Mas se ele dar um passo ao reconhecer que deve partir para o diálogo e debate e afirma a importância do debate racial para superação do racismo , bem como propõe dentro de seu campo criticar a atitude nefasta fascista um passo !

    Responda
    1. SERGIO VICENTIN

      Walter, perfeita sua colocação. Contudo, todo o malabarismo desse ser ,que empresta termo inglês para seu sobrenome de guerra, deve-se unica e exclusivamente à proximidade das eleições. Esse ser "férias" que agora a simpatia do movimento, dai sua crítica àquele outro ser abjeto, que está na presidência. cujo destino será o ostracismo.

    2. Paulo Padilha

      Excelente Walter! Esse mea culpa do Holiday deve ser encarado de forma positiva, sem apontar dedo. Reconhecer erros, demonstra amadurecimento no debate democrático. Temos que nos unir, temos um governo que anti democrático, anti preto e anti pobre. Toda ajuda é bem vinda. Quem discorda é muito ressentido, tem mania de hegemonismo e ignorância.

  13. Thiago Machado

    Nando Feriado falando daquilo que ele próprio é. Por isso, todo o malabarismo retórico. Quer resgatar uma direita razoável que é mais do mesmo, um pensamento nacional conservador que reproduz o racismo de modo escancarado (de um Nina Rodrigues) ou atenuado (de um Oliveira Viana). No país que mais mata jovens negros, que lhes nega o futuro, a vida, a educação e o trabalho, ser contra as cotas (exemplo de política de sucesso) é reiterar o racismo estrutural. Essa direita não presta mesmo!

    Responda
  14. Erica Werner

    Feriado: Ca na lha e culpado.

    Responda
  15. Fernando Araújo

    Criador e criatura, ambos a serviço do racismo. Deve lamentar não ter sido ele o escolhido para dinamitar a Fundação Palmares.

    Responda
  16. Lisandro von Muhlen

    Um simples e claro exemplo do sujo falando do mal-lavado.

    Responda
  17. Valéria Ferreira

    Só para registrar meu mais profundo desprezo por esse sujeitinho do MBL. Agora balança o berço, que esse filho é teu.

    Responda
  18. Valdeci Gomes

    O sistema de cotas, não existe para se pagar uma dívida com a escravidão e seus efeitos que se perpetuam na sociedade brasileira, porque esta é impagável, é para que os negros se integrem onde antes só haviam brancos e que aos poucos sejam aceitos como iguais, é uma ferramenta de combate ao racismo e ao preconceito. Mas a mente estreita de um vereador ignorante não entende, porque não estuda, falta-lhe capacidade até para escrever um texto decente, texto abominável de uma retórica esdrúxula.

    Responda
  19. João JAIME DE C ALMEIDA FILHO

    Este artigo é uma tentativa de conciliar o inconciliável: o combate ao racismo com a ideologia de direita.

    Responda
  20. Nivaldo Villela

    Caro vereador, esse seu texto me parece desespero. Desespero de alguém se sentindo traído pelos amiguinhos ricos e privilegiados que o senhor até ontem se sentia igual a eles. Fez lembrar cenas do filme "Bacurau". Quem tem que rever conceitos é o senhor.

    Responda
  21. JUSSARA JOVITA SOUZA ROSA

    Racismo? E cadê a indenização econômica vereador? Salários atrasados, 13o, férias, dano moral, etc? Que abolição é esta? Você questiona se Zumbi existiu? E o quilombo dos palmares ? Existiu? Diz que "não estavam preparados..." como se os famintos europeus que aqui chegaram estivessem.

    Responda
  22. Alex Sgobin

    O senhor Fernando Holiday tem telhado de vidro...mas, de qualquer forma, podemos dizer que o tal presidente da Fundação Palmares é um limite, o volume morto da fossa fétida que compõe o "governo" Bolsonaro...negar o racismo no Brasil sequer é ignorância, é canalhice, é cumplicidade com o bandido.

    Responda
  23. isaac gregorio pereira

    Esse sr é um alienado total. Falta lhe discernimento, esclarecimento e embasamento para discutir o assunto do racismo. A ambiguidade exposta não contribui em nada com o movimento negro.

    Responda
  24. eli moura

    Como sujeito eh negro então não eh racismo eh problema neural, 98% dos neurônios devem estar bloqueados e 2 % voltados para o metabolismo. Nao está sozinho ha um virus, espalhado por alguém da equipe do bolsonaro, quem sabe um experimento militar, que bloqueia o senso critico e a capacidade de pensar, contagia os caras da direita bolsonaro.

    Responda
  25. Ligia Eguchi

    Que texto mais absurdo! Fala em entender sobre história do Brasil, mas vc mesmo não entendeu... texto com típicas frases racistas e totalmente incoerentes... a mudança começa em vc!

    Responda
  26. Jaqueline Orda

    Leva pra tua casa que essa cria é tua, Feriado.

    Responda
    1. CARLOS RODRIGUES

      É do Olavo. 🤦🏻‍♂️

  27. Tiago Montagna

    Escreve o autor: "não podemos abandonar o pressuposto de que o racismo existe". Pressuposto? O texto tem o mesmo conteúdo das falas do tal Sérgio, só que sem palavrões.

    Responda
  28. Eduardo Galvao

    Como dizia o Nelson Rodrigues de forma cretinna “mulheres gostam de apanhar”.

    Responda
  29. Paulo Cezar Souza

    Poxa, como os negros no Brasil são alienados. Durante 400 anos (300 de escravidão oficial e 100 de escravidão informal) só quem os ofereceu vida plena e cidadania foi a Direita. Foram 300 anos de passagens de graça em navios da Africa pro Brasil, trabalho a vontade aqui e muitos bons tratos, o que exclui (é obvio) exploração sexual. Quando não dava mais para contar com estes trabalhadores gratuitos a Direita os "libertou" ao mesmo tempo em que os desempregava (preferiram contratar europeus)

    Responda
    1. Paulo Cezar Souza

      E os descendentes destes negros (que tem uma condição de vida invejável no Brasil) TRAEM a Direita que sempre os apoiou e caem nos braços logo de quem: da ESQUERDA. São uns ingratos...

  30. JONES DARI GOETTERT

    Incrível! Diz que não é racista mas escreve igual um racista. Os argumentos "anti-racistas" são os mesmos de um racista. Ah, e quer dizer que negras e negros ficaram "desempregados" "pós-escravidão" porque não foram criados para a liberdade? Você "leu" o que? As reinações de Narizinho? (O mesmo raciocínio serviria para: os pobres são pobres porque não foram ensinados para serem ricos... Maravilha!)

    Responda
    1. JONES DARI GOETTERT

      Mas, ainda bem, admite: o tal presidente da Fundação Palmares é o monstro que "criamos". Sim, é cria sua! (Ôpa: então, o racismo é também uma criação! E a pergunta que ele não responde é: quem o criou e o reproduz dia após dia?

  31. Alessandro Santos

    Texto ambíguo. Holiday, menino, você fez blitz nas escolas pra checar "doutrinação ideológica". A esquerda era o seu fantasma, buuuuuu, que estava em tudo, até no reflexo da água da privada. Abriu caminho reduzindo o racismo a um suposto vitimismo, caindo nos braços da elite branca reacionária. Mas que bom que fala em livros, academia, discussão séria. Se for mesmo, está disposto e preparado pra mudar de ideia quando perceber que sua visão é equivocada?

    Responda
  32. EDGARD ALEXANDRE JUNIOR

    Agora é tarde para voltar atrás, amigão.

    Responda
  33. vicente oliveira

    nem perco tempo em ler o que esse rato irmão gemeo do sergio camargo escreve.

    Responda
  34. Bruno Figueiredo Costa

    Esse texto do Fernando é só uma mea-culpa, uma tentativa de defesa, mas toda errada. Não deverá se orgulhar desse texto pequeno daqui alguns anos.

    Responda
    1. Jose Claudio de Nazareth Goncalves

      Ele está de olho nas próximas eleições coitado. Que aproveite o único mandato q terá

  35. Luiz Almeida

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  36. Jose Carlos

    O negro não havia sido preparado para liberdade? Por isso perdia seus empregos para imigrantes? Um negro perderia seu emprego por qquer coisa que pudesse trabalhar naquela época. E o nome disso é racismo. Um artigo repugnante. Folha de São Paulo, isso não se pública!

    Responda
    1. Antonio Carlos Orselli

      Se a Folha não publicasse, alguns poucos, dos muitos que votaram nesse rapaz, não se envergonhariam ao ler e, na próxima eleição, deixariam de votar em lixeiras ambulantes como ele.

  37. alex carvalho

    vc encontrou uma forma de "sobreviver" excluindo a dívida racial com a frase "também tiveram escravidão os povos africanos"... só que essa sobrevivência tem um preço muito alto não ?

    Responda
  38. Julio Freitas

    Não podemos esperar muito de um Negro ligado a direita no Brasil , um discurso que encontra erros nas cotas , unica forma possível atualmente de termos uma sociedade Negra nas universidades , pois caso contrário com o tal investimento na educação pública ( Rsss) iamos esperar mais 100 anos para acontecer , o Movimento Negro é fundamental na luta por uma sociedade mais justa , o resto é Capitão do Mato .

    Responda
    1. Luiz Almeida

      Negro de alma branca e racista.

  39. Edgar Freitas

    Negro, pobre e gay que sempre defendeu políticas contrárias à sua condição pra se promover junto aos brancos, ricos e heterossexuais. O diferentão que ajudou a criar o monstro do Bozo é muito cara-de-pau.

    Responda
  40. Alexandre Matone

    O policial acusado, justamente, de homicídio tem várias queixas em seu prontuário. A imprensa tem obrigação- negligenciada - de investigar se nos outros casos as vítimas eram afrodescendentes. Pode ser que não se trate de um caso de racismo, mas de personalidade psicopática do policial, e que a etnia da vítima não tenha sido um fator determinante! Pode ser que estamos diante de um caso de histeria coletiva inflamada pela mídia. Não estou descartando a hipótese de racismo, mas não é óbvia!

    Responda
    1. Alexandre Matone

      Isso não é questão de direita ou esquerda. Em países comunistas, como a China, há mais do que racismo: minorias como muçulmanos oygures e budistas Falun Gong estão sendo mortos e seus órgãos são vendidos para transplantes, diante do absurdo e grotesco silêncio da mídia.

  41. Edgar Freitas

    Negro, pobre e gay que sempre defendeu políticas contrárias à sua condição pra se promover junto aos brancos, ricos e heterossexuais. O diferentão que ajudou a criar o monstro do Bozo é muito cara-de-pau.

    Responda
  42. Marcos Antonio Rodrigues Lima

    Olha só quem está falando. Esses Bolsominions nao tem vergonha na cara mesmo. Criaram um monstro e agora mão sabem o que fazer com ele.

    Responda
  43. elias frutuoso gino

    Olha só quem está falando. esquece que você é um dos responsáveis pelo o qual o nosso país está passando. segundo o Ciro Gomes, o sr: é nada mais nada menos do que o capitão do mato a serviço da casa grande.

    Responda
  44. LEONARDO FERREIRA FARIAS CUNHA

    O senhor estava entre os que relativizavam o racismo, que o qualificavam como vitimismo e mimimi. Creio que estejas com vergonha do edifício que ajudastes a construir! Nunca é tarde para reconhecer os erros e redirecionar a jornada, embora não seja o caso desse texto escorregadio.

    Responda
  45. leandro da silva

    Hipócrita, mesquinho e oportunista. Começa dizendo do "monstro que criamos" para depois tirar corpo fora ou distorcer a realidade. Sai fora

    Responda
  46. celso marciano

    Toma vergonha na cara vereador!! Você saiu do mesmo lugar a quem critica!!

    Responda
  47. Elisabete Napoleão Lima

    Sr. Vereador, creio que o sr. precisa estudar um pouco mais a verdadeira história dos negros no Brasil, se é que isso lhe interessa. Não se trata dos negros "não terem sido preparados para a liberdade", mas de não terem tido a oportunidade de poderem desenvolver-se profissional e economicamente, uma vez que a nossa sociedade da época não permitia que os negros exercessem qualquer tipo de ofício ou comprassem terras para se fixarem. As cotas vem apenas tentar compensar esse grande prejuízo.

    Responda
  48. Sergio Adriano Nogueira

    É muita "cara de pau" do vereador. Falso igual a nota de R$3,0.

    Responda
  49. jose eduardo serrao

    Nós criamos? Me inclua fora dessa. Ao ler seu texto fica claro que estudou apenas a história dos brancos para ser aceito. Prova disso é que replica o que dizem os brancos dutos não racistas. Em tempo, sou branco e como todos sou favorecido pelo racismo, mas não sou signatário do racismo.

    Responda
  50. Gerson Luiz

    Fernando Holiday tentando angariar reconhecimento de um movimento que ele sempre criticou, o movimento negro. Com pouca vergonha na cara..

    Responda

Anteriores 1 2 3 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.