Mariliz Pereira Jorge > Esquerda pode atropelar Lula Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 Próximas
Alexandre de Castro você deve ter vivido bom tempo em Marte para dizer que foram 13 anos de dilacerarão do Estado. Mesmo com os atropelos e burradas de Dilma, chega a ser primário comparar a situação no final de 2002 e fim de 2016. Você deve ser mais uma das Madalenas arrependidas que tenta justificar seu erro se escorando no antipetismo. Como disse, Bolsonaro é o que sempre foi. Quem escolheu o pé de barro sabia. Portanto, não jogue sua culpa nos outros. Assuma, dói menos.
Infeliz demais a fala do macaco Tião, infelizmente tem gente que insiste no erro mesmo com um Bolsonaro no poder. O Mynews começou bem, achei que ia ser um ponto de virada na comunicação da direita, afinal pessoas que o diálogo era possÃvel, mas com o tempo piorou muito, não é à toa que o canal do Eduardo Moreira deixou vocês para trás
A colunista abusa da falta de memória ou é simplesmente cÃnica? No segundo turno das eleições de 2018 não vi ela ou qualquer outro jornalista clamar por voto até no Macaco Tião para vencer Bolsonaro. Agora é válido? Bolsonaro é o que sempre foi durante décadas e mesmo assim a imprensa, essa sim com seu antipetismo preconceituoso ajudou a eleger. Agora essa mesma mÃdia que não tem coragem de fazer sua mea culpa acusa Lula para ver se expurga seus próprios pecados. DesprezÃvel.
Bozonaro foi alçado ao Poder pelo Lulapetismo. Foram 13 anos de Dilaceração do Estado Brasileiro e o Povo procurou um "Salvador da Pátria" de Pés de Barro.
A colunista abusa da falta de memória ou é simplesmente cÃnica? No segundo turno das eleições de 2018 não vi ela ou qualquer outro jornalista clamar por voto até no Macaco Tião para vencer Bolsonaro. Agora é válido? Bolsonaro é o que sempre foi durante décadas e mesmo assim a imprensa, essa sim com seu antipetismo preconceituoso ajudou a eleger. Agora essa mesma mÃdia que não tem coragem de fazer sua mea culpa acusa lugar para ver se expurga seus próprios pecados. DesprezÃvel.
Mariliz parece apelar ao presidiario para unificar essa esquerda. Esquece voce que a população nao quer a volta do governo mais corrupto da história, e nem de Geddel Vieira Lima, Dirceu, Palloci, Renam, Jader, Dilma, Cabral...dessa turma toda.
Parabéns pelo texto. Não é necessário escrever um tratado como outros cronistas fazem para demonstrar como Lula está equivocado neste seu posicionamento. O antipetismo está incrustrado no subconsciente das massas. Por mais que as pessoas minimamente articuladas tenham ciência de que o ódio ao PT é um preceito irracional, tal sentimento foi enraizado no ideário do brasileiro médio através do massacre polÃtico, jurÃdico e midiático promovidos por uma imprensa manipuladora e um judiciário parcial.
Jornalista sem assunto, perde tempo escrevendo sobre um ficha suja, além de chamar o presidente de golpista, mas fala em derrota-lo nas urnas. Pode?
Pode sim. O que o Jair Bolsonaro todo dia se não falar em dar um golpe? Até parece que a Cúpula da Ativa das Forças Armadas estariam disposta a apoiar um golpe para tornar um faMILÃCIA a dona de todos os poderes no Brasil. Jair Bolsonaro é uma vergonha para quem sabe qual o verdadeiro papel de um presidente ou para um respeitável membro das Forças Armadas.
Não acho que a esquerda brasileira,precise de um ladrão condenado em 3 instâncias,para absolutamente nada,atropelado ele já foi.
Não temos esquerda nem direita. PT,PSOL, PSTU e mais alguns partidos não são esquerda. São formados pela doutrina leninista e a luta deles é igual, conseguir cada vez mais benefÃcios que nós chamávamos de cala a boca. A esquerda que existiu até o final da década de 80 era contra qualquer tipo de benefÃcio dos patrões ou do governo Era contra invasão de propriedades e destruição de propriedades que é a especialidade dos partidos que hoje. Lutávamos pelo salario minimo que está na constituição.
.... já esta demonstrado que não é de bom tom querer desviar do caminho a História e, menos ainda, ser atropelado por ela.
Quando a pessoa tá em meio à pandemia, em quarentena, e tem que agradar aos patrões, aà escreve um texto destes. Quer dizer que Lula e o PT tem que se aliar a gente que apoiou e elegeu o atual presidente, e principalmente assinar manifesto onde não se tem qualquer posicionamento a respeito dos planos para a eventual substituição do mesmo? Vai catar coquinho minha Sra, e estou sendo educado...
Lula é um passado do qual a esquerda precisa se libertar .. alem do que ele e o PT são bastante responsáveis pela desgraça que vivemos .. corruptos !!
penso que vc deveria fazer uma retrospectiva para ver a quem Lula já se aliou em seu projeto pessoal de poder .. não foram poucos aqueles a quem ele criticava e que depois se tornaram aliados .. vamos começar com a familia Sarney .. mas a lista é grande .. convem rever a história antes de se manifestar
Acho que não entendeu o texto...
Se em um ano e meio de governo, o bozo foi autêntico, não praticou nenhum estelionato eleitoral, com todas as revelações de 2016; não houve arrefecimento do antipetismo, então... só resta esquecer Lula e o PT deixá-los seguir seu caminho e pedir ajuda ao MBL.
Cara Mariliz, Lula é antidemocrático, até mais que Bolsonaro. Então chamar esse carrasco da democracia para "defender a democracia" é uma incoerência gigante. Ele representa muito bem a esquerda embolorada, assim como Bolsonaro representa a direita mofada.
Liberais e conservadores próximos da esquerda ? A colunista parece não conhecer ou ler os liberais desta Folha de São Paulo. O pessoal quer as reformas, não importa o custo. Dane-se se vai ter milÃcia envolvida.
putz, que PaÃs em eterna deriva, depender de um Lula desse para forjar qualquer futuro. É melhor dar descarga logo, mas espere o outro pular.
Sei não...talvez seja melhor mesmo deixar Lula fora. Acho que ele não acrescenta; pelo contrario. Lula teve a sua vez, teve a oportunidade de fazer história. Agora, a julgar pelos seus últimos comentários (tipo o "ainda bem" do corona vÃrus) ele já não tem a mesma capacidade cognitiva e está muito raivoso. Melhor mesmo é deixar ele fora.
Pertinente sua opinião. Mas que saber : não precisa avisar a ele. Lula.
Esquerda embolorada, Mariliz? Prefere a direita neo fascista que nos domingos aplaude seu guru?
Parece que você não entendeu nada, hein, amigão? O fato de termos um fascista na presidência por si só não desembolora a pequenez do PT de se achar a única força capaz de lutar contra ele.
Pensamento lúcido e coerente. Na ha duvida de que o lulopetismo e sua cede insaciavel pelo poder é o principal responsavel por nos ter conduzido a esse pesente obscuro e sombrio. Ou lula e seus adeptos arrefecem e saem de sena, ou destruira a tods q ainda nutrem alguma fio de esperanca.
O texto fala meia verdade . O PT é cobrado a participar da frente anti Bozo um dia , no outro é cobrado sua autocrÃtica e sempre a esquerda que atrapalha. Mas e os conservadores do PaÃs , representados por PSDB , DEM e PMDB ? Estão sempre lá, corrompendo , , diminuindo o tamanho do estado , causando crises sociais e econômicas e nunca são cobrados por esta tragédia que se chama Bolsonaro .
Texto inspirado, Mariliz. Está mais do que na hora da esquerda acordar para uma opção polÃtica mais autêntica, real, reconciliatória, matizada com elementos associados à tolerância e pluralidade ideológica. .../Claudia F.
...diz a pessoa mais distante da esquerda que se possa imaginar.
Mais uma que ajudou a eleger o fascista miliciano e agora vem julgar o Pt e o Lula...piada.. Ela quer o que?! Que o Pt participe dessa frente de golpistas ,tipo Temer,FHC,Hulk,Marina,Alexandre Frota,JanaÃna a louca golpista,quer que fique com o inimigo de novo..só falta achar o Queiroz...e pedir para ele aderir... .Esses meses de prisão deixou Lula mais esperto em relação a esses rompantes de democracia.. São todos traidores dos trabalhadores !
Tudo bem, então, que o PT faça sua oposição solitária contra o Bozo. O único problema é que a grande maioria do povo já não acredita mais no PT nem no Lula, que há muito tempo deixou de ser o protagonista dos anseios da população.
Grande lição Wilson principalmente para uma jornalista deste grande jornal. Deveria estudar um pouco mais de história polÃtica antes de escrever tantas asneiras!
Podicrê: no mano a mano contra o pettê, no segundo turno, até o Zé das Couves ganharia, tal era a rejeição, rejeição que, aliás, perdura até agora, eis que bolsonarismo e lulopetismo são a mesma coisa com os sinais trocados. Quanto a Lula, quer mais do q protagonismo, quer hegemonia, pretensão à qual não tem estatura.É obrigação das esquerdas atropelá-lo, pois o momento pede união contra um perigo maior.
É visÃvel a sua má vontade com Lula. Enfim na qualidade de retadora da Fátima Bernardes, não é de se estranhar. Não há que pedir credencial em uma frente que não é eleitoral, mas também não é promissor imaginar que deve-se a omissão, ao recusar a condenação do ultraliberalismo econômico que somente tem viabilidade em um regime protofascista. O arco ANTI fascista na sociedade precisa não se omitir diante das concessões que democratas dissimulados querem fazer ao ultraliberalismo econômico.
Já a tentativa eterna de enxergar o PT como algo radical.. em que padrão o PT se mostrou além da socialdemocracia e até da centro-esquerda. Economia social é um compromisso da sociedade, que vem até da Constituição, não é um selo de classificar esquerda. Do tipo, cada um que não quer zerar a Bolsa FamÃlia ou apoiar o sistema regressiva de impostos no Brasil é esquerda. E o anti-petismo agressivo é a resposta do estamento , um pull-back perante transformações fortes e acelerado tb pela mÃdia
Concordo e acho que sim, já está acontecendo. Creio que a solução pelo fim da polarização polÃtica passa pelo crescimento de vozes moderadas de ambos os lados, como Tábata do Amaral (uma representante de esquerda que concorda com a Reforma da Previdência). Porém, de nada adiantará se as pessoas continuarem a tratar representantes mais moderados (Centro-esquerda e centro-direita) da mesma forma que as alas radicais, e ignorar que a verdadeira democracia precisa de contra-pontos.
Liberais, conservadores e esquerdas democráticas foram esmagados entre dois grupos radicais. Assim como não aceitam a direita radical dos Bolsonaros, os ataques ao STF e ao Congresso como instituições, não aceitarão engrossar fileiras à sombra das bandeiras do PT da CUT e do PSOL. Não vai haver nenhum movimento tipo diretas já para proteger a democracia.
Parabéns! Artigo bastante lúcido. O PT quer o monopólio do pensamento progressista. Tem um projeto muito mais de partido do que de paÃs. Não podemos esquecer que o PT foi pioneiro em modelar a fale news no modelo digital. Esse repertório foi utilizado na desconstrução da imagem da Marina Silva. O que os bolsominions fizeram foi aperfeiçoar a ferramenta. Desejo para o bem do paÃs que o movimento progressista se una para viabilizar uma candidatura para acabar com esse perÃodo obscuro que vivemos.
Lula Critica Manifestos Suprapartidários! ***O Jararaca Analógico Precisa de um Conversor Digital com Urgência! Rarararaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaááááááá!
O PSoL sonha ser o PT dos anos 80; agora, Lula quer que o PT seja o PSoL.
Lendo alguns comentários, percebo que infelizmente estamos no meio de uma batalha que, como sugerido pela autora, deve se estender até, no mÃnimo, 2026... li alguém dizendo “vocês” tiraram a Dilma. EU não tirei ninguém, muito menos apoiei o impeachment dela. Porém, temos que lidar com os FATOS. Ela foi sacada, Lula foi preso indevidamente e hoje temos um fascista na presidência. Qual a dificuldade em nos unirmos contra o PIOR dos mundos???? DifÃcil, viu...
O cidadão não pretende largar o osso com facilidade por outro lado também não está pensando em democracia coisa alguma o que ora pilota é uma guerra cultural ideológica pelo poder ao modo de A. Gramsci , operando nas camadas simpáticas aos ideais so ciali zantes , esquece no entanto de que a sociedade brasileira é conservadora e com ampla base discordante de tais ideias de esquerda , parece que essa guerra mal começou por estas plagas .
Alguma dúvida de que o candidato perfeito para bolsonaristas seria lula, ou alguém indicado por ele? eu não tenho. Embora o pt tenha quadros de grande valor, e aà é uma injustiça nivelar por baixo, acredito que grande parte da sociedade vê o partido ligado a corrupção.
Mariliz, belo texto e eu acho que a oposição, principalmente do lado da esquerda, esperavam muito mais do Lula quando ele saiu da cadeia, mas parece que o próprio não está mais muito a fim de liderar o PT nesse processo, como se já soubesse que os dias dele na polÃtica estivessem próximos do fim. O problema é que, muito por culpa dele, o partido não tem um sucessor do ex-presidente, Haddad, Jacques Wagner, Gleisi não contam para o povo...
Na ditadura militar todos nos unimos no MDB para acabar com a ditadura, depois foi cada um para o seu canto. O mesmo se da agora, o inimigo comum é o Bozo, depois voltamos ao jogo. O Lula não é bobo, quer polarizar pois acredita na possibilidade de um petista enfrentar novamente o Bozo e derrota-lo. Jogada arriscada!
Disse tudo e disse-o muito bem, Mariliz. Aplausos incontidos!
Em tempo, o comentarista é defensor das causas iluministas identificadas com o campo progressista não sectário e não dogmático.
Matéria perfeita, mas os robôs do PT vão te atacar. Esqueça os robôs do governo, não são humanos e não contam.
A esquerda pode até ser embolotara, mais à direita é endiabrada, talvez o próprio Diabo Satanás seja mais coerente. Vocês demonizaram o Lula ferram um golpe na Dilma, veja sem motivo, pois após sua saÃda, não encontraram nada para falar dela, elegeram como efeito colateral, um presidente no mÃnimo inconveniente acorda deem conta dele, se o Lula não foi preso polÃtico, ninguém no mundo foi, e quem encontrar um polÃtico honesto atire a primeira pedra. Que Deus único e verdadeiro nos proteja.
Adenilson, boa tarde: quando você menciona vocês demonizaram o Lula, se refere a quem, exatamente? Vamos tentar dialogar e nos aproximar, pelamordedeus!!! Lula poderia sim ter apoiado Ciro, por ex., em 2018, e não estarÃamos assim. Ficar apenas repetindo que houve injustiça com ele e com Dilma (SIM, HOUVE!!) agora, não adianta!!! Vamos tirar o Bozo do caminho e discutir/corrigir/melhorar tão logo ele saia. Não pode ser tão difÃcil assim...
Nada contra o PT ser o protagonista, mas se quer ser que o faça. Até agora o partido e o próprio Lula tem se mantido nos bastidores, sem nenhuma atuação clara, enfática, objetiva e consistente contra o estado de coisas que vivemos, mesmo sendo o partido com a maior bancada na Câmara. O Lula só lembrou de se pronunciar depois que outros o fizeram. Lamentável !
Quem tem que se manifestar todos os dias sobre a aberração do Planalto é a JanaÃna e os exibidões da lava jato. Eles que colocaram o paÃs nessa situação.
Carece de inteligência a articulista.
Respostas desinteligentes são excluÃdas.
Olha o nÃvel do pitbull Geraldo Silva. Essa gente é responsável pela situação que o Brasil se encontra.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Não se pode chamar de democrata quem apoiou a derrubada de uma Presidente legitimamente eleita e abriu espaço para essa aberração que vivemos hoje. Quem pariu mateus que embale os seus.
Mariliz, minha fia, o pobrediabo, ainda sonha com a liderança que teve um dia, antes de se revelar morallmente. A esquerda não pode atroppelar o veÃnhoo. A esquerda deve, com urgência, atroppelar o gat+uno dos cofhres públicos e conde+nado por novejuÃzes em três instâncias. Ou faz isto bem rápido, ou se sujjará, mais ainda, na lamma pet+ista.
Lulla foi um dos principais culpados pela eleição de Bolsonaro. Mesmo sabendo que ia ser impedido, insistiu em sua candidatura, não quis compor com Ciro, lançou seu poste candidato 20 dias antes da eleição e o resultado está ai.Agora, não apoiando ações anti-fascistas, pois a ideia não foi sua, revela que repetirá a postura por vaidade em 2022, podendo como diz Mariliz dividir a oposição e reeleger esse lorpa. Vá cuidar de seus netos!
Mariliz , a cor ja de petistas e sindicalistas aposentados vao propor ao Comite Central do Partido Comunista Cubano que esta fascista jornalista seja sequestrada para Havana e seja fuzilada #Al paredon# .Onde ja se viu, criticar o Lula ,a alma mais honesta deste Pais . Mariliz , esta turma formam um bando de pobres coitados e sem um minimo de vergonha na cara .Fora Stalinistas , fora Fascistas .
Ô sabidão. Explica aà pra gente o que stalinista. Ou é só mais uma palavrinha que você aprendeu na Escolinha do Professor Olavo?
Vê-se logo que não só o Lula, mas todos que o seguem, jamais apoiarão algo que não signifique eles no poder. Incluindo na conta, os milhares de cargos públicos perdidos, e os bilhões de reais desviados. É, parece que essa gente tem outras prioridades. Dura batalha a sua, MarÃliz. Boa sorte!!!
O Bolsonaro representa valores de enorme parte da população, conservadora, reacionária e insatisfeita com pautas que o PT ignorou... O fascismo apontado é um rótulo ideológico. Conforme definições que a Uol publicou recentemente, o PT também poderia ser classificado como "fascista", se também adotadas caracterÃsticas parciais... O entendimento do Bolsonaro como parte do processo democrático, e do nosso SISTEMA POLÃTICO como "golpista" por excelência é tão urgente quanto inexistente.
Lula virou PrÃncipe?
Ele acha que é rei :(
O Lula tem deixado muito claro que sua prioridade é o PT como protagonista absoluto de qualquer iniciativa para acabar com o descalabro que a eleição de 2018 nos presenteou. Também fica claro que também não abre mão de ser a única estrela dentro do PT, enfim, sua prioridade é que tudo gire em torno dele. Sua suposta luta pelo povo e pelos trabalhadores é meio, não fim. O Lula apenas seria opção de voto para mim contra o mito, suas crias e os fanáticos que lambem suas botas.
Que esquerda? Do Huck? Do FHC? Do Lehmann? Do Itaú? Do Eduardo Moreira? Ah faça-me o favor!!!!
O problema MarÃliz é, inadvertidamente, tirar o Bozo para abrir caminho ao Novo:Luciano Huck ou Dória. Talvez, para alguns, seja a solução. Isto não é esquerda, assim como o Lula também não é.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mariliz Pereira Jorge > Esquerda pode atropelar Lula Voltar
Comente este texto