Mariliz Pereira Jorge > Esquerda pode atropelar Lula Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3
Abandonar o Lula e o petismo é sinal de maturidade. Mesmo para quem prefere se manter à esquerda, está na hora de buscar melhores e mais modernas opções. A luta para recolocar o Brasil nos trilhos passa necessariamente por dois pontos: se livrar de Bolsonaro e encontrar novas opções ao radicalismo lulo-petista.
Nem tanto ao mar, nem tanto à terra. Se é verdade que agora não tem jeito e que só nos resta aderirmos a este novo ‘consensoÂ’ em oposição ao que está aÃ, não se pode desprezar a crÃtica que Lula e seus ‘companheirosÂ’ fazem destes aliados temporários. Tem gente ali que realmente não merece a pecha de opositor de Bolsonaro e cia, e que em tempos normais não convidarÃamos pra um café. Mas sim, claro, agora é hora de engolirmos em seco mais este sapo e agirmos com o que temos: e com urgência.
Admiro a história de Lula, fui sua eleitora, mas o personalismo do PT, nos leva sempre ao mesmo dilema: anti PT - pro PT ou votar no PT pra combater a extrema direita, assim a polarização e a divisão do paÃs continuará, pq o PT defende sim as causas nobres, mas tb defende com.unhas e dentes os privilégios!!!
A esquerda tem charme mas na hora do vamos ver não tem voto, essa é a realidade. Daà sua dependência do Lula. Mas nós liberais também não podemos contar vantagem. Amoedo conseguiu pouca coisa a mais que o Boulos em 2018. E a massa migrou para o Bolsonaro.
Ahhh, Mariliz, sisqueci de uma coisa: pô, o Macaco Tião era fina flor do deboche polÃtico, merece mais amor ;-). E teve voto, hein?
Texto lúcido e esclarecedor. Lula só pensa em si. O resto é discurso.
E verdade. Não há espaço para a esquerda se o lulismo não for protagonista dentro do PT e se o PT não for o protagonista da esquerda. Eis porque o PT teve tantas dissidências ao longo do tempo e porque Ciro foi excluÃdo do 2º turno por um movimento do PT que sufocou a possibilidade dele construir aliados como o PSB.
O PT foi fundamental na representação do trabalhador, mas há novas formas de interlocução e de representatividade que alteram o jogo democrático, ainda que as pautas da velha esquerda se mantenham válidas - p.ex., exploração e exclusão estão ai, belas e fortes. Se antes o PT era representação 'única', agora não mais; se quer ter protagonismo, terá que lutar por ele. Que faça as necessárias objeções, que construa um papel petista no momento de coalizão, participando ativamente e com brio.
Apenas uma observação referente ao 5º parágrafo: o lulopetismo não representa a esquerda radical, e sim uma parcela da própria centro-esquerda, que por sua vez se radicaliza no personalismo e no culto ao Lula, não aos princÃpios da esquerda propriamente dita.
O grande e genial Lula não está isolado e nunca será esquecido. Mais uma vez está corretÃssimo. O trabalhador muito pobre, 80% dos cidadãos brasileiros, deve, o quanto antes, ficar muito atento em quem vai votar para evitar eleger os lobos com pele de ovelha que são contrários ao seu bem estar.
Exato, o grande e genial Lula que foi o idealizador do mensalão, do petrolão, do maior caso de corrupção da história do Brasil. E mais. Carlos, por favor explique para os leitores da Folha os assassinatos de Celso Daniel e de Toninho do PT, por favor. Então vc acha que os PTistas são santos? Pois então, já ficou claro para a população que o PT é um partido de criminosos, que inclusive já negociou com membros do PCC e das FARC.
Se Lula é tão mau assim, e se está para ser *atropelado*, por que tanta preocupação com o que ele endossa? Contradição manifesta: como uma esquerda *embolorada* teria a capacidade de *oxigenar* algum movimento? Por que não questionar os outros não assinaram (Ciro, Marina, Serra, Alckmin, Aécio, Tasso, Doria, Witzel, Zema, Leite, etc, etc)?
O problema de muitos partidos é que, em vez de se unirem pela defesa de determinadas bandeiras que deveriam representar interesses comuns, perdem tempo buscando não atingir metas comuns mais se digladiam disputando quem é o mais importante, faltando observar pelo que se luta. Se o coletivo não se impuser não será um único partido que irá tirar o Brasil da crise. Coalizão é a saÃda para o Fora Bozo dar certo.
A esquerda deve atropelar Lula. Agindo dessa forma o PT vai peder o bonde da história. É como nas Diretas Já o nosso inimigo comum era a ditadura militar e agora é Bolsonaro. Se não tivesse ocorrido aquela união toda, inclusive de Lula, não alcançarÃamos a redemocratização. Se ele continuar agindo assim ficará isolado e esquecido, por isso Lula e o PT só tem a perder. Talvez até seja melhor para o paÃs acabar com essa polarização, sem Bolsonaro e sem Lula.
Lula e o PT fizeram e continuam fazendo 'o jogo da direita'. Não por acaso, Brizola afirmava que o PT era o partido 'que a direita gosta'. De fato, o PT nunca foi um partido de esquerda propriamente dito, exceto em 1989, quando Lula rechaçou, em reunião entre o primeiro e segundo turnos, o dinheiro oferecido pela Odebrecht com uma frase que, mais tarde, esqueceu: 'É uma fria'. Lula, também, nunca foi de esquerda. Lula atrapalha a esquerda, porque ainda pode voltar a ver o sol nascer quadrado.
A colunista considera que o partido tem que aderir a uma frente antipetista? Jura? Se fosse só o antipetismo do passado, talvez fosse diferente. Mas diversos participantes dessa frente estão militando no antipetismo precisamente agora. Não sei pelo que estão militando. Mas estão. Aliás, não deve ser esquecido que uma contribuição fundamental para chegarmos onde chegamos foi dada precisamente pelo antipetismo.
O PT tem 53 deputados federais no Congresso - a maior bancada - e elegeu 4 governadores . Onde está o tal “peso do antipetismo” ?
Aqui no Rio de Janeiro, que sempre deu muitos mais votos ao PT do que o estado de São Paulo, berço do PT, o antipetismo resultou em Marcelo Crivella (prefeito), Wilson Witzel (governador), Arolde de Oliveira (senador - pastor evangélico de ultradireita) e Flávio Bolsonaro (senador). A arrogância messiânica de Lula, que quer lançar Benedita da Silva como candidata à prefeitura do Rio, periga dar mais 4 anos ao Bispo Crivella. Esse antipetismo é real e tem sido desastroso para o Rio e o Brasil.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mariliz Pereira Jorge > Esquerda pode atropelar Lula Voltar
Comente este texto