Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. REINALDO BORRAJO SERRA

    Democracia não é anarquia e liberdade não é libertinagem. O respeito a Constituição é dever dos três poderes. A oposição ataca o Presidente diariamente; se ordeira e sem "fake news" é democrático. A CF/88 sofreu emendas casuístas com artigos conflitantes e estes originaram leis que confrontam cláusulas pétreas pondo em risco a segurança jurídica. Cabem ao Congresso emendas corretivas da CF/88 e ao STF a exegese imparcial. Quanto ao Executivo, democrata, em 2022 o povo julgará.

    Responda
  2. José Vargas de Assis

    PVC, você diz a linguagem do povo, todos entendem, explicativo e objetivo. O protesto deve ser da vontade de cumprir às leis, trabalhar para todos brasileiros, justiça, combate à corrupção, punição às feikes News, desmatamento, complaice, e impiment já.

    Responda
  3. João Marcos Dantas de Andrade

    Membro da Gaviões da Fiel que reclama de membros da torcida estarem contra o governo fascista do Bolsonaro , simplesmente não conhecem nada sobre a a torcida. Pra ser mais direto " Vaza que seu lugar não é aí ".

    Responda
  4. Ygor Heleno

    PVC é um poeta comentando sobre futebol, pq sobre política...

    Responda
  5. Ygor Heleno

    PVC comentando política: raso e superficial. Todos possuem o direito de comentar o que quiser, mas os assinantes deste jornal esperam alguém mais preparado.

    Responda
    1. Ygor Heleno

      João, talvez pro seu nível esteja bom mesmo.

    2. JOAO BATISTA DA SILVA

      Pois eu achei o texto excelente. Concordo integralmente com ele. Portanto, não me incluo entre os que, segundo você afirma, esperariam alguém mais preparado!

  6. valdomiro ricardo da luz filho

    "A razão da violência nos estádios, que diminuiu, mas não desapareceu, não é a torcida uniformizada, mas a impunidade. Há todo tipo de gente debaixo das bandeiras e símbolos das facções. Apaixonados por futebol, arruaceiros, gente disposta a doações e caridade e bandidos ligados ao crime organizado." Esta diminuição da violência não estaria relacionada a determinação judicial de torcida única nos clássicos, PVC? Penso que você é melhor comentando o que conhece, viva o esporte!!!.

    Responda
    1. JOAO BATISTA DA SILVA

      Dificuldade de entender e interpretar corretamente o texto, que é muito bom. Muito bem escrito e apontando os fatos de forma precisa.

  7. Pedro Cardoso da Costa

    Lembro-me desses democratas constitucionalistas destruindo milhares de plantas da Vila Campesina e de um homem com traumatismo craniano desacordado na frente do Instituto Lula. Fui para quase todas as manifestações pelas diretas-já!, pelo impeachment de Collor, "não é só pelos 0,20 centavos", pelo impeachment da Dilma... E irei pela democracia, quando as autoridades sanitárias autorizarem aglomerações. Mas, não gosto dessa linguagem cegueta, de mão única e ingênua.

    Responda
  8. João Braga

    O presidente é tosco e muitas vezes inconveniente, mas nao desrespeitou a constituição. Pelo contrário o congresso insiste no toma cá da lá, e o supremo, maioria nomeada pela esquerda corrupta, incorre em um ativismo injustificado com decisões monocráticas confrontando o poder executivo. Além disso homens vestidos de preto, algumas vezes violentos, não representam a sociedade brasileira. São massas de manobra ou pagos. Democracia é respeitar o resultado das eleições. Deixem de hipocrisia.

    Responda
    1. JOAO BATISTA DA SILVA

      Dificuldade em interpretar os fatos, João. É difícil mesmo!

    2. José Valter Cipolla Aristides

      João Braga, será que não existe "massas de manobra ou pagos" também entre os que ficam plantados no Palácio do Planalto para tietar o presidente? Pelo que eu entendi, quem é contra o governo está sendo pago. Quem é a favor, faz manifestações por amor à pátria?

  9. SILVANA MORAES

    O preto usado pelas torcidas domingos foi para demonstrar luto pelos mortos de COVID19. E demonstrar insatisfação com o governo Bolsonaro

    Responda
  10. REINALDO ZATONI

    O Boulos dizendo que organiza movimento p defender constituição? O que dizer do exemplo da incitação de invasão de propriedades privadas .. tá mais parecendo o movimento A ntif as ou o ACAB

    Responda
    1. Bruno R

      "Art. 184. Compete à União desapropriar por interesse social, para fins de reforma agrária, o imóvel rural que não esteja cumprindo sua função social, mediante prévia e justa indenização em títulos da dívida agrária, com cláusula de preservação do valor real, resgatáveis no prazo de até vinte anos, a partir do segundo ano de sua emissão, e cuja utilização será definida em lei." Fonte: CF/88

  11. Thiago Machado

    O pior, PVC, é ter de aturar o cinismo de quem supõe não ver os arroubos autoritários do presidente e seu clã. E agora estamos enterrando nossos corpos, trancados em casa, enquanto um projeto mal feito de ditador bagunça com o cargo de presidente e quer fazer as vezes de imperador. Parte da classe média, ignorante e desesperada, ainda se apega ao falatório do idiota, enquanto a elite econômica brasileira continua sendo o que é, o lamentável mal dessa pobre democracia sobre ruínas escravistas.

    Responda
  12. Mauricio Herrera

    As vezes o que se escreve não se faz. A maioria dos Colunistas da Folha é culta o suficiente para saber dos riscos das aglomerações em uma pandemia. Sabem que se comparecerem acabarão podendo contaminar-se e não vão.

    Responda
  13. Mauricio Herrera

    A Folha podia ter colunistas mais qualificados. Os atuais não tem uma visão imparcial da atual situação da nossa sociedade. Acabam escrevendo querendo somente agradar seu próprio público.

    Responda
  14. GERALDELI DA COSTA ROFINO

    É isso, trata-se da Constituição Federal, que estabelece o Estado Democrático de Direito, cabendo a todos e todas, a defesa das Instituições da República.

    Responda
  15. HELIO NAGAI nagai

    Parabéns, belíssimo artigo.

    Responda
  16. Rogério de Mendonça Lima

    Ô PVA, como que fica sua defesa dos grupos de truciida organizada, constituidos por facínoorasefachistas, dizendo defenderem a Democracia, dando porrhadas. Imbecillóides fachistas, num movimento antifaschista, sem terem nem noção do que seja um fachista ou uma Democracia. Tenha dó ô PVA. Só pode ser piada sujaa.

    Responda
    1. Joaquim Salomão

      Acho que quem não sabe o que é fascismo é você. E tampouco democracia.

  17. Hildebrando Teixeira

    #cidadãos brasileiros# no conceito da Foice: id i otas úteis comuno-petistas, antifas tabajaras ou maus perdedores tentando anular eleição. E choora pete zada!

    Responda
    1. Joaquim Salomão

      Chora você, bobalhão. Seu mito já era. Pode ir arrumando outro nazista para adorar.

  18. Ayer Campos

    Quando vi que a matéria é assinada pelo incansável PVC, pensei de pronto no 'juntos', saco de gatos subscrito por Joyce, Janaína, Reinaldo Azevedo e outros patriotas. É a moda do momento, a grande novidade do jornalismo 'de combate': qualquer apresentador(a,x) de programa de variedades ou de embromação audiovisual pode (e deve) encaixar umas falas contra JB, que virou uma espécie de judas dos 'mídia' de entretenimento e diversão. Mas PVC tem estofo e credibilidade para tal.

    Responda
  19. ADONAY ANTHONY EVANS

    O respeitado General James Mattis, ex-secretário da Defesa do governo Trump, que após sua saída em dezembro de 2018 em desacordo com a política com a Síria, declarou na revista Atlantic: Em toda minha vida, nunca vi um presidente que dividisse a Nação. Um presidente une, não divide. Trump coloca americanos contra americanos. Isso é traíção à Constituição.

    Responda
  20. MARIA ARACI SMILARI IACOVINI

    Força! Vamos virar o jogo.

    Responda
    1. João Braga

      Vamos sim, chega, já estamos 500 dias sem corrupção. Vamos trazer de volta nossa turma, o presidiario, Geddel Vieira Lima, Dirceu, Cabral, Renan, Jader Barbalho, Mantega, Palloci e os outros.