Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Sthefani Jorge da Silva

    Parabéns pelo texto, Mario Sergio Conti. Você deu seu recado, refletiu de forma clara e muito enfática sobre esses atos de desrespeito aos direitos humanos, à convenção de Genebra e ao mundo moderno. Para que passamos por tantas guerras e revoluções? Para voltarmos ao passado? Para ignorarmos as conquistas trazidas por essas convenções? Por que é tão difícil aceitar e evoluir? Por que pessoas insistem em regredir a um passado triste, sofrido e vergonhoso como o da ditadura militar?

    Responda
  2. roberto oliveira melo filho

    As Polícias militares são uma extensão, permanente, dos tempos da ditadura militar. A quem serviram com todo o autoritarismo e arbítrio. Lembremos o envolvimento histórico, tradicional, de policiais, de qualquer espécie, com o mundo do crime. Lembremos das ações de extermínio praticadas por policiais. Lembremos que esses mesmos policiais exercem um poder absoluto e cotidiano pelo simples uso de suas armas. As respostas a esses abusos nunca se mostraram eficazes. E, por isso, só as potencializou.

    Responda
  3. LUIZ ROBERTO DE SOUZA

    A cada parte que lia sentia um aperto no coração de perceber que tudo é verdade, queria eu poder dizer que não é isso, mas é, a polícia existe, e miseravelmente não é só no Brasil, para matar e prender quem eles entendem com inimigos, nós pobres e negros!

    Responda
  4. Rogério de Mendonça Lima

    As manifestações realmente democ., nunca foram reprimidas pela nossa polícia. Como sempre tem acontecido quando se tem manifestações com ordem, de QQ matiz ideológico, autorizadas, a polícia sempre protegeu, os manif. Agora, quando brucutus das torcidas organ. facínoras-fachistas, a soldo de um abjetoAntifachismo, só marmanjos racalcados, vão pra ruas com violência extrema, deve baixaropau e exercer seu monopólio legal daforça. Castigopouco irrita, muito,amansa. Tailândia como exemplo.

    Responda
    1. LUTHERO MAYNARD

      "As manifestações realmente democráticas nunca foram reprimidas pela nossa polícia." O leitor deveria se mudar para o Brasil para verificar o que faz a "nossa" polícia. Antes, deve ler a coluna de hoje do jornalista Mário Sérgio Conti. Lendo com calma, vai entender.

    2. José Freitas

      Ah, tá. Mas eu não sabia que a Av. Paulista agora era campo de base ball.

    3. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      O cartunista Jaguar tinha uma personagem chamado Gastão o Vomitador. Pena que aqui não se possa colar cartuns. Doentes bem amansados que a internet deu voz.

  5. fatima C santos

    Não tenho dúvida que esses seguidores dos “Bolsonaros” usando uniforme da PM descerão pau não apenas sobre os vândalos, mas tb sobre aqueles que lá estarão para defender nosso melhor instrumento de liberdade (ainda que não seja perfeito), que é a Democracia!!

    Responda
  6. CARLOS BECKER

    Quando o tema é milícia, Bolsonaro é bacharel. Não é verdade, Flávio rachadinha?

    Responda
  7. Jurema Nordeste

    E o Brasil mudo observando outros países se solidarizando com os protestos nos EUA. Aqui no Distrito Federal, enquanto aprovaram leis federais para suspender reajustes salariais de funcionários públicos, o governo federal deu reajuste aos policiais distritais ( civis e militares) . Sem protestos , tudo 'normal...'

    Responda
  8. Cleyton I S

    PM = Pau Mandado do Bolsonaro?

    Responda
  9. ADONAY ANTHONY EVANS

    Há duas expressões interessantes no texto, a que fala de Derek Chauvin, como policial de olhar vidrado, e a que fala em armas orwellianas não letais. Como diria o Ministro Marco Aurélio, *tempos estranhos esses*. A Policia Especial de Getúlio era assim. Subordinada a Filinto , inspirador de Brilhante Ustra, que David Nasser reportou em *Falta Alguém em Nuremberg*. Com uniforme caqui, quepe vermelho preso por tira, como à usada pelos membros da Sturmabteilung SA, Seção de Assalto nazista.

    Responda
  10. Alberto A Neto

    Em que planeta vives, Mário? Talvez seja o efeito da quarentena, porque certamente Conti não bebe tubaína nem cloroquina. A PM sempre baixou o cacete. 'Tá todo mundo preso', dizia o coronel Erasmo Dias, lembra-te, Sérgio? Só não baixa o cassetete e lança bombas se houver um Don Evaristo, um Audálio, um Faoro e um Lima Sobrinho na linha de frente dos 70%! Se 2 filhotes da ditadura não têm pudor algum para incensar torturadores e golpistas, então estamos, outra vez, de volta ao futuro: Diretas Já!

    Responda