-
Arnaldo Vianna de Azevedo Marques
Grandes caminhos requerem grande compreensão. Agni Yoga. "A menor nódoa destrói a maior alvura." Machado de Assis
-
Alexandre Matone
*Em países mais religiosos, menores taxas de suicídio - Taxas mais baixas de suicídio, não são uma questão de renda nacional* - As pesquisas da Gallup de 2005 e 2006 mostram que os países mais religiosos tendem a ter menores taxas de suicídio. - Rússia: 36,15 suicídios por 100 mil habitantes por ano. Peru: 0,85 suicídios por 100 mil habitantes por ano.
-
Alexandre Matone
Mariana da Costa Conde, trago mais evidências para você: Journal of Palliative MedicineVol. 10, No. 4 Artigos Originais - Preferências de fim de vida para ateus - Marilyn Smith-Stoner, RN, Ph.D., Chpn Publicado on-line: 5 de setembro de 2007 - *Forte preferência por suicídio assistido por médico e intervenções médicas baseadas em evidências foram os temas centrais dos participantes.*...
-
Alexandre Matone
Prezada Mariana, em um universo hostil com trilhões de galáxias, sendo o ser humano um tubo oco ambulante por onde entram alimentos e saem dejetos, sem propósito algum, surgido do acaso e com duração limitada, qual a relevância da sua vida ? Nenhuma, sejamos francos! Então, diante de alguma adversidade mais duradoura, para quê continuar vivendo? Esse é o raciocínio ateu natural!
-
Alexandre Matone
Prezada Mariana, pessoalmente, acredito que o mecanismo de negação seja uma péssima maneira de se enfrentar problemas reais. Enfiar a cabeça em um buraco não faz, absolutamente, com que os problemas reais desapareçam. Realmente, para um ateu a vida não tem propósito algum e nenhum valor sagrado. Desde um ponto de vista ateu, nos próximos 100 milhões de anos, passaremos muito mais tempo sem existir do que existindo, e oitenta e poucos aninhos não farão diferença alguma!
-
Alexandre Matone
Mariana da Costa Conde, se quiser mais evidências, tenho aos montes.
-
-
Maurilio Cesar Merli Silva
Um Ser todo poderoso não deveria precisar de adoração. Não deveria precisar de NADA. Tudo bem sentir que existe algo superior e sentir gratidão. Mas religião organizada é um poderoso instrumento de dominação.
-
Alexandre Matone
O Dr. Martin afirmou que uma grande causa de suicídio é o ateísmo. Era, ele disse, um fato notável que onde o ateísmo predominava mais, havia suicídios mais numerosos. Em Paris, um censo recente mostrou um suicídio para cada 2.700 habitantes. - NY Times, 17 de setembro de 1894, Ateísmo, uma causa de suicídio - *Dr. MacArthur Prega sobre o Pecado e a Covardia da Autodestruição*
-
Alexandre Matone
Mariana, a idéia é mostrar que em 1894 já se sabia que os ateus têm uma propensão maior para cometer suicídio.
-
Alexandre Matone
m.huffpost.com - O ateísmo tem um problema de suicídio Staks Rosch , Contribuinte Staks Rosch é ateu vocal, humanista, progressista e Jedi. 08/12/2017 08:59 - ET | Atualizado 08 de dezembro de 2017 A depressão é um problema sério na comunidade ateísta e, com demasiada frequência, a depressão levou ao suicídio. Isso é algo que muitos de meus colegas ateus muitas vezes não gostam de admitir, mas é verdade. Eu sei que muitos ateus, inclusive eu, gostariam de acreditar que os ateus são pessoas...
-
Mariana da Costa Conde
comentario patetico ; 'uma grande causa' nao é evidencia ; um suicidio em cada 2700(ou 5 mil) habits prova o que? em sociedades politeistas-ateias qual o indice de mortalidade? sua 'referencia' é de ..1894! nossos indigenas morrem por nao ter Deus? Religioes já cumpriram seu papel civilizador nao tem mais serventia moral filosofica ou politica a nao ser de carater exclusivo privado Seu aspecto economicofinanceiro deveria ser integrado à economia pagando impostos sobre serviços
-
Paulo Roberto Schlichting
Li os seus comentários. Impossível uma síntese aqui. Seus argumentos não converterão o ateu *esperto e pragmático*, ideia útil aqui. Você trata o ateísta como o niilista. Sim, há diferenças. A complexidade da vida é obra em aberto e a espiritualidade não está excluída da vida do ateu. A crença no Todo Poderoso criador de tudo e de todos sim. O tema é inesgotável, como sabe, e a prática da vida do espírito impõe a crentes e a não crentes a instrução nas *verdades* da fé e da existência material.
-
-
Alexandre Matone
Indivíduos sem afiliação religiosa tiveram significativamente mais tentativas de suicídio ao longo da vida e mais parentes de primeiro grau que cometeram suicídio do que indivíduos que endossavam uma afiliação religiosa. Os indivíduos não afiliados eram mais jovens, menos casados, menos frequentemente tinham filhos e tinham menos contato com os membros da família. Além disso, indivíduos sem afiliação religiosa perceberam menos razões para viver, particularmente menos objeções morais ao suicídio.
-
Alexandre Matone
Se o não-deus Acaso criou o mundo, fez isso para os que acreditam no seu concorrente-mor, Deus, criador dos céus e da Terra! Pois se a Verdade é essa, aqueles que vivem em oposição frontal à mesma vivem mais e melhor. Se você é ateu convicto e pragmático, o conselho objetivo que eu lhe dou é o seguinte: procure viver na *mentira e na ilusão* de um mundo que *não existe*, como um religioso. Você viverá mais e melhor. Não se preocupe, pois o não-deus Acaso não cobra a aderência à Verdade!
-
Alexandre Matone
O maior equívoco que os ateus cometem é buscar a coerência! Para quê? Há, acaso, algum deus que lhe cobra tal coisa? Seja esperto e pragmático! Veja as estatísticas e viva na *mentira*! Essa é a coisa mais adaptativa a fazer!
-
Alexandre Matone
Ateu, seja esperto, pragmático, adaptativo e utilitarista: procure ter amigos religiosos, e não ateus! Eles são mais altruístas, e vão ser mais úteis para você! São mais honestos e têm menos chances de passar a perna em você! Eles *imaginam* que fazendo o bem a você, estarão capitalizando algum benefício para o mundo vindouro. Se é ilusão deles, de um ponto de vista pragmático, isso não interessa! Seja esperto! Se você precisar de ajuda, mais provavelmente eles irão ajudá-lo!
-
Alexandre Matone
Ateu, seja hipócrita! Essa é a atitude mais adaptativa, desde um ponto de vista exclusivamente materialista, pragmático e utilitarista! Seja feliz! O não-deus Acaso não *gosta* de ser agradado.
-
-
Flávio Rodrigues Fonseca
Eu também acho que deveria abrir os templos. Cada um que entrar assina um termo que se for para um hospital infectado vai para o final da fila. Ou também pode-se fazer uma reserva de alimentos e água e trancar a porta por fora. Só sai quando terminar a crise.
-
Paulo Watrin
O mundo aguarda ansioso a abertura da IURD e da Igreja Universal para que os pastores Edir Macedo e Valdemiro Santiago, respectivamente, criem uma sessão de descarrego especial para atender as pessoas vitimadas com o Covid-19, com direito a beijos e abraços fraternos, Todo mundo sem máscara e álcool, obviamente, afinal para ambos esse tal de vírus é apenas uma manifestação do capeta que, quando muito, não ocasiona mais do que uma simples gripezinha.
-
edilson borges
acho bem legal deixar que os templos fiquem bem cheios, que os fiéis se abracem, se beijem e tenham o máximo possível de contato. aproveitem prá deixar uma grana na sacolinha. o colunista não mostrou, mas tem umas tantas pesquisas que correlacionam religião com bozolismo. se a cura disso é mesmo impossível, que a sociedade os deixe seguir seu caminho rumo ao senhor...
-
Dirceu Hernandes
...colocar o homem na lua...
-
Dirceu Hernandes
Prefiro a opinião de Werner von Braun que ajudou a levar a homem na lua e Francis Collins que estudou o genoma humano. Tinham opiniões muito diferente das de todos aqui.
-
Alexandre Matone
Francis Collins era ou ainda é diretor do National Institutes of Health. É um cristão evangélico, chefe de uma instituição de onde saíram mais de 200 prêmios Nobel. Estagiei lá, em Bethesda, MD, com o Prof. Dr. George Chrousos, um dos maiores especialistas no mundo em eixo hipotálamo-hipófise-adrenal. Collins ainda não era o chefão. Na galeria dos Prêmios Nobel, na entrada de lá, ainda havia apenas 56 pessoas.
-
-
Dirceu Hernandes
Prefiro a opinião de Werner von Braun que ajudou a levar a homem na lua e Francis Collins que estudou o genoma humano. Tinham opiniões muito diferente das de todos aqui.
-
Alexandre Matone
Em 2009, uma equipe de psicólogos de Harvard descobriu que os religiosos que entravam no hospital com fratura de quadril relatavam menos depressão, tiveram estadias mais curtas e podiam deambular mais após a alta hospitalar, em comparação com seus grupos controle ateus. Nos últimos anos, os cientistas revelaram que os crentes, comparados aos não crentes, têm melhores resultados com câncer de mama, doença coronariana, doença mental, Aids e artrite reumatóide. Ateísmo é uma doença?
-
Alexandre Matone
Em 2004, estudiosos da UCLA revelaram que estudantes universitários envolvidos em atividades religiosas provavelmente terão melhor saúde mental. Em 2006, pesquisadores da população da Universidade do Texas descobriram que quanto mais freqüentamos um templ, mais tempo vivemos. No mesmo ano, pesquisadores da Universidade Duke, na América, descobriram que as pessoas religiosas têm sistemas imunológicos mais fortes que os não religiosos. Será que o ateísmo é uma síndrome?
-
Alexandre Matone
Pessoas que possuem um maior senso de propósito também tendem a viver mais, de acordo com um relatório da Psychosomatic Medicine de 02 e 03/2016 : Journal of Biobehavioral Medicine . Os pesquisadores revisaram 10 estudos envolvendo mais de 136.000 pessoas e avaliaram a relação entre o objetivo na vida e o risco de morte ou doença cardiovascular. Os participantes, com idade média de 67 anos, foram acompanhados por cerca de sete anos. O risco de morte foi cerca de 20% menor.
-
Alexandre Matone
*Significado na vida e sua relação com o funcionamento físico, mental e cognitivo: um estudo com 1.042 adultos residentes na comunidade ao longo da vida* - Awais Aftab, MD; Ellen E. Lee, MD; Federica Klaus, MD, PhD; Rebecca Daly, BA; Tsung-Chin Wu, BS; Xin Tu, PhD; Steven Huege, MD; e Dilip V. Jeste, MD - The Journal of Clinical Psychiatry. - o artigo mostra que ter um sentido na vida melhora o bem estar mental e as funções cognitivas em indivíduos acima de 60 anos.
-
Alexandre Matone
Ter um propósito na vida está fortemente associado a melhores resultados de saúde mental e física entre adultos mais velhos. É o que revelou o artigo da revistaPopular Health Management - 2018 1 de abril; 21 (2): 139-147. O título é: *Objetivo na vida e resultados positivos de saúde entre os idosos* - Shirley Musich, PhD, Shaohung S. Wang, PhD, e [...] Ellen Wicker, MHA. Os gastos com saúde fora significativamente menores entre os indivíduos que tinham altos níveis de propósito na vida.
-
Alexandre Matone
De acordo com as análises dos sociólogos Ariela Keysar e Juhem Navarro-Rivera de vários estudos globais sobre ateísmo, existem de 450 a 500 milhões de ateus e agnósticos positivos em todo o mundo (7% da população mundial), com a China sendo o país mais ateu do mundo (200 milhões ateus convencidos).
-
Alexandre Matone
Enaide, do ponto de vista exclusivamente materialista, darwinista e ateu, pensando na teoria darwiniana da *sobrevivência do mais apto*, independentemente de quem tem a razão objetiva, sem dúvida os religiosos são os mais aptos! Senão, não seriam 93% da população do mundo! E os religiosos não viveriam mais e melhor. Se o não-deus Acaso criou o mundo, fez isso para os que acreditam no seu concorrente-mor, Deus, criador dos céus e da Terra!
-
ENAIDE HILSE
Prezado Alexandre, o seu ponto de vista e explicaçoes sao tao interessantes que decidi lhe responder. O que você diz é a pura verdade. O ser humano precisa de convívio social algo em que se apoiar, o que a igreja oferece. Isso contribui para o seu bem-estar. Naturalmente é muito confortante acreditar que depois da morte tudo continua muito melhor. Mas será que os ateus nao interpretam certo? A verdade é que as seitas usam a situaçao para explorar em especial os pobres.
-
Alexandre Matone
O ateu, por definição, acredita que a vida dele e a dos outros não tem nenhum propósito. Acredita que é um feixe ambulante de células surgidas do puro acaso, à deriva em um universo hostil e sem propósito, com trilhões de galáxias, e com duração limitada. Morreu, acabou. Finito!
-
-
roque alves
Pequenas igrejas , grande$ negocio$.
-
Povo de Rua By Borges
Existe muita diferença entre fé, crença e a religião institucionalizada. Quando alguém dita regras, punições e certos sacrifícios para se obter benefícios espirituais, passa a ser bizarro.
-
marco bittencourt
Fiquei em duvida sobre a pesquisa que o articulista cita: não há comprovação de que religião interfira na ética ou coisa assim. Duvido. Tem que detalhar a pesquisa. Como estamos vendo na pandemia, pesquisa tambem é fonte de picaretagens. Lancet que o diga.
-
Antônio João
o colunista pode se candidatar a Ministro da Verdade.
-
Antônio João
A cultura judaico-cristão é o pilar onde se edificou a cultura ocidental, eliminar segmentos dessa cultura, como sugere o colunista, como não importantes é como querer apagar fundamentos da história como se nunca tivessem existido.
-
Eduardo Rocha
Não achei o trecho onde colunista "sugere eliminar segmentos da cultura judaico-cristão', seja lá o que isso signifique. Lerei mais umas vintes vezes para achar.
-
-
Sergio Dias
A direita quando vê sua narrativa perdendo hegemonia e sendo escorraçada pelo povo só tem uma saída, apelar para Deus!
-
José Renato Sessino Toledo barbosa
Pelo que conversei com o Nietzsche, eu e ele tendemos a "crer" na tua hipótese.
-
CLELIO LEITE PINTO
Tomando por base a história, as religiões, principalmente as três grandes monoteístas, só serviram para gerar culpa, fraqueza, intolerância e uma moralidade suspeita.
-
MARCOS FERNANDO DAUNER
Quem é o estagiário que está no plantão da censura hoje ? "igreja e boca de fumo tem tudo em comum - entorpecem" Pode isso, arnaldo ?
-
MARCIO OLIVEIRA
Apesar de eu mesmo ser um agnostico, creio sinceramente que as religioes sao forças positivas na sociedade, mas tenho serias duvidas e restricoes quanto a estes lideres religiosos tao atentos ao dinheiro.
-
IVO ROBERTO COSTA COELHO
Bar, igreja e boca de fumo têm grandes fatores em comum...entorpece, são o ópio do povo, desconstroem a vida real em prol de uma vida metafísica fantasiosa. Fazem com que os desgraçados se contentem com a vida que lhes tocam de forma passiva, como cordeiros. Arrancam-lhes o ímpeto da revolta reivindica te em favor da um paz subserviente. Enfim...atrapalha o homem e atrasa o avanço da humanidade!
-
Tersio Gorrasi
A utilidade ou não da religião é algo estritamente pessoal. Não vale a pena debater esse assunto, que sempre resulta em polarização. Quem gosta ou acredita deve respeitar nem não gosta e não acredita, e vice versa. A CF garante esse direito a todos nós
-
MARCOS BENASSI
Então, Tersio, quando ela vem à tona na forma de orientadora das ações do homem público tomador de decisões, ela já não está mais na simples esfera pessoal e íntima. Não é uma questão de gosto, do sabor da fé professada, mas sim, de uma crença que não é compartilhada por todos os cidadãos atingidos pelas decisões. Além disso, tingir uma decisão pública com a fé contraria um pacto social, de independência do poder público em relação às crenças. É importante, meu caro.
-
-
Guilherme Andrade
Muitas prestam um total desserviço...
-
MARCOS FERNANDO DAUNER
Quem é o aprendiz de estagiário que esta no plantão da censura de vs. hoje ?
-
MARCOS FERNANDO DAUNER
a censura de vs .aos meus comentários já está beirando ao ridículo ! qual é a de vs ?
-
Josué Augusto Amaral
Religião virou um comércio. Os líderes estão milionários sem nunca terem batido cartão de ponto.
-
Adailton Alves Barbosa
Gostei da reflexão do Hélio.
-
Jose Renato Monteiro
Religião é um produto de autoajuda como outro qualquer. Compra quem quer. Divindades à parte, todos vendem a mesma coisa, em embalagens diferentes.
-
Geraldo Magela
O homem depois que desceu dos galhos das árvores, inventou um deus, exatamente com d minúsculo, para poder controlar as massas e impor o controle delas. Vcs podem perceber que todas as religiões têm em particular, as ameaças da punição se eles não seguirem religiosamente aquilo que eles pregam, portanto, deus não criou o homem, foi homem que criou Deus, com d maiúsculo. Por isso existem os Malafaia, os Edir Macedos, os RR Soares e muitos outros vida.
-
MARCOS FERNANDO DAUNER
tanta besteira é liberada, e eu, que quero compartilhar algo bonito, sou censurado - por quê ?
-
Alexandre Matone
É o novo Marco Regulatório da Mídia, dos moderadores da Folha!
-
-
MARCOS FERNANDO DAUNER
fui censurado - por que ?
-
Felipe Araújo Braga
O Brasil possui uma desigualdade social imensa e um sistema de educação básica muito ruim... Por estes motivos, crescem essas igrejas sectárias e fanáticas que promovem o preconceito, a intolerância, a ignorância e a desinformação política (quem ajudou a eleger Bolsonaro?). Malafaia está doidinho pra ganhar seu dízimo que o torna milionário ao mesmo tempo que ataca os direitos civis de LGBTs e diz que o ensino da evolução deve ser substituído por Adão e Eva!
-
Pedro Eduardo de Oliveira Silva Neto
A chamada convidativa, pensei que valia a pena ler. Mas o texto é superficial. Pena
-
JOSE GERSON RUFINO DA SILVA
Campo de tabu de religião o jornal pisa em ovos!
-
-
Welington Pinheiro
Concordo com você sobre a prioridade que essas igrejas neopentecostais querem, Hélio. Eu só sou cético é com esse suposto "bem estar" que a religião traz. Porque do mesmo que alguns podem renovar a esperança - ou o conformismo - nos templos, também inúmeras neuroses são produzidas. Pense em quantas pessoas se torturam em angústia por culpas tolas imputadas pela religião. E o que dizer da intolerância disseminada, que azeda as relações humanas, sobretudo pelo neopentecostalismo.
-
JOSE GERSON RUFINO DA SILVA
Muito mais atrasa q ajuda promover o País
-
-
Alan Moacir Ferraz
Hélio. Aproveito este espaço para sugerir que a Folha abra um espaço, um site tipo "Banco de Idéias" para o combate a covid19. Faria uma triagem e disporia aos pesquisadores da área. Ninguém tem o monopólio das idéias. Já soube de ideias bem sucedidas na recuperação de infectado. E a pessoa talvez por inibição e por estar afastada dos grandes centros desistam de levá-las aos centros médicos. As vezes a solução pode estar na simplicidade. Torçamos.
-
Luiz Carlos Alberto Heyn Filho
Não seremos nós, leitores da Folha, que teremos ideias que causarão impacto. Já há um número enorme de cientistas especializados buscando isso. A vacina está chegando. Remédios efetivos demorarão mais. Não ter contato com pessoas ou objetos contaminados é 100 % efetivo (isolamento completo). Não sendo possível - e não é para 99,9% - o uso de máscaras, higienização de mãos e objetos diminuem muito o risco de contágio.
-
-
Hercilio Silva
A Ética está passando longe de algumas igrejas por aí, pregam uma guerra contra os demais. Não se sabe de onde adotaram a ideia de que Deus quer matar quem não comunga de suas ideias. Adotaram ideias mais próximas do judaísmo e do islamismo, Cristo só entraria numa igreja fazendo arminha para fazer o que fez no Templo de Salomão, protestar contra os religiosos que distorcem a religião.
-
Marco Antonio Barbeito dos Santos
As pessoas necessitam de textos escritos por pessoas que as Amem de verdade. Que queiram ajudá-las a entrar no Reino dos Céus. Mas, o que se vê é gente escrevendo mer-dha o tempo todo, e zombando da Fé. Por exemplo : um colunista que escrevesse um texto contando uma passagem difícil vivida por uma pessoa, mas que essa pessoa conseguiu resolver através da Fé, seria imensamente aprovada por Deus e ajudaria a Humanidade. Mas uma coisa tão simples assim, não encontramos no nosso dia-a-dia.
-
MARCOS BENASSI
Marco, não há zombaria alguma no texto do Hélio, ele apenas não escreve como crente. A proposta é fazer uma reflexão sobre a fé dentro de uma certa perspectiva. Você propõe escrever sobre a fé do ponto de vista de quem tem fé. Uma coisa não destrói a outra, apenas têm lugares diferentes.
-
-
José Cardoso
Depois de (mais uma) meia entrada que o congresso aprovou para amparar os artistas, não será surpresa que aprovem uma ajuda aos sem dízimo, vítimas do fechamento das igrejas.
-
ENAIDE HILSE
A igreja católica, que é a única igreja no Brasil, deve estar sem as dádivas dos fiéis, mas os templos das seitas devem estar recebendo os 10% dos salários dos seus seguidores normalmente.
-
-
Valdemar Figueredo
Artigo primoroso. Conhece a Oração do Pai Nosso? Antes de ensinar o conteúdo Jesus refere-se ao ambiente. Cita 4 casos de hipocrisia religiosa que precisa de plateia para orar. Depois ele indica: quando quiser orar, entra no teu quarto e fecha a porta. Jesus ensina uma oração que quebra a banca da feira/mercado em torno do templo. A igreja na lógica do mercado precisa de clientes/fregueses assíduos nos espaços preparados para vender. Sou pastor com doutorado em ciência política e teologia
-
Marco Antonio Barbeito dos Santos
Eu creio com todas as minhas forças Espirituais e Físicas, que entrar no Reino dos Céus é a coisa mais simples já vista e a mais difícil de todas.
-
Arnaldo Vianna de Azevedo Marques
Seja que nome próprio que se deseja dar: existência vida constitui em infinitas manifestações da essência real de todos os fenômenos físicos e mentais e das relações entre eles. Tudo é a manifestação do universo. Porem essa verdade não impede do ser humano buscar segurança mental frente à apercepção.
-
Arnaldo Vianna de Azevedo Marques
Inspirado no quadro de Narciso de Caravaggio, Sir James Frazer diz que o Homem criou a metafísica ao ver sua imagem projetada na água.
-
-
ORLANDO FERREIRA BARBOSA
Às vezes me pergunto porque um ateu ou agnóstico, como o articulista parece ser, se preocupa tanto com religião e igrejas...
-
MARCOS BENASSI
Além da necessária reflexão sobre o desenvolvimento humano, como aponta o Beto aqui embaixo, a religião importa no atual momento porque o pessoal que está no poder é abertamente religioso e a tem como baliza de sua governança.
-
Beto Rezende Rezende
Porque é preciso desmascarar a religião e o uso político que fazem dela, esquerda e direita incluídos. Hélio exerce o seu direito de informar e de fazer refletir.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.