Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. MOISES ALVES DE OLIVEIRA

    Olá Marcelo Leite, parece que você leu Bruno Latour e o compreendeu bem.

    Responda
  2. Pedro Cunha Jr Cunha

    "Governadores enchem a boca para professar-se no partido da Ciência, quando em verdade estão maldizendo Bolsonaro", diz Marcelo Leite. Ou seja, o jornalista sugere que João Dória faz do combate à pandemia um palenque para a eleição de 2022. Ora, não é exatamente isso que Bolsonaro faz 24 h por dia? E ainda o faz com requintes de insipiência. Então, fiquemos do lado da ciência, ainda que seu santo nome possa ser usado em vão. Ou o nobre jornalista quer que tratemos o fascismo com flores?

    Responda
    1. JOAO BATISTA DA SILVA

      O cálculo político que fazem agora para afrouxar a quarentena, no pico da pandemia, diz respeito às eleições municipais, que deverão ocorrer já em outubro. Não é previsão para 2022.

  3. Roberto Gomes

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  4. Roberto Gomes

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  5. Roberto Gomes

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  6. Roberto Gomes

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  7. Maurício Serra

    O colunista nunca compreendeu que a ciência é exatamente a retratação dos equívocos. A ciência o tempo todo reexamina os conhecimentos, refutando dogmas. Tudo está exposto ao contraditório, e até mesmo teorias do Newton foram refutadas pelo Einstein. Ninguém é tão grande que não possa ser corrigido. Isso é o que garante que a ciência sempre apresente o melhor do conhecimento - até hoje.

    Responda
    1. Matheus Felipe da Silva

      Acredito que o colunista compreendeu muito bem que a retratação de equívocos é importante para a ciência. Em contrapartida, acredito que você não tenha compreendido o texto. Teorias de Newton refutadas por Einstein? Se estiver falando sobre a gravitação, você está equivocado quanto a sua afirmação e sugiro que estude mais sobre o assunto.

  8. josé Roberto de Menezes

    A COVID 19 pode ser um erro de pesquisa.

    Responda
  9. Luis Silva

    Mais nobre se torna ainda o periódico que admite seus erros, com único objetivo: a proximidade da verdade e da realidade. A urgência da situação acaba atrapalhando em todos os sentidos. Difícil seria ver políticos e ativistas políticos revendo seus conceitos e admitindo erros com objetivo da verdade, e não de suas convicções e ideologias.

    Responda
  10. Maurício Serra

    O maior ato de protesto contra o 'endeusamento' da ciência seria se desfazer do smartphone, da internet e da energia elétrica da sua casa. Chega de 'endeusar' a ciência! Basta!

    Responda
    1. Maurício Serra

      Outra dica importante seria evitar qualquer coisa que use motor à explosão ou elétrico.

  11. José Cardoso

    Cientistas também são sensíveis aos apelos da fama e fortuna. Publicar antes de todos é uma grande motivação, mas tem efeitos colaterais.

    Responda
  12. joao valle

    Não devemos endeusar nada, precisamos perder essa necessidade infantil da verdade absoluta, essa fantasia binária, a ciência não é perfeita muito pelo contrário sua aceitação está em seguir processos que diminua a necessidade de correção mas jamais a elimine. Temos que crescer e entender que nada e preto no branco. Nem politicos nem a Ciência !

    Responda
    1. Regina da Silva Mariano

      Sem dúvida!!Mas um político seguir a religião, o pensamento mágico e a negação de tudo que a Ciência já batalhou pra validar, em meio a uma pandemia ceifando a vida de cidadãos diariamente, é psicopatia, narcisismo e ca f.a. jes ta gem...