Vera Iaconelli > Basta de perguntar se Bolsonaro é louco Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Pedro Cardoso da Costa

    Sem entrar no mérito de valoração, acredito que a questão de opção deve ser discutida. Por isso, em 1986, fiz essa definição de voto: "Quanto à tese de que o voto é o trunfo maior da democracia, em 1986, foi feito um trabalho na escola sobre a relevância de votar na eleição para os governos estaduais. Minha parte seria demonstrar a importância do voto. Foi o melhor..."

    Responda
    1. Pedro Cardoso da Costa

      "Escolhi diferentes cobras de plástico e a cada serpente atribuí o nome de um candidato ao governo de São Paulo. Com elas fiz um círculo sem nenhuma brecha. No centro, coloquei um sapo que representava o eleitor. O dia da eleição significava o dia que esse sapo sairia do círculo. Ou seja, escolheria por qual cobra seria picado. Morreria de qualquer jeito. Apenas teria o direito de escolher com qual veneno. A cascavel foi eleita. Era o Quércia."

  2. Ana Ferraz

    Vera Iaconelli, seu texto é muito bom. Mas o que impede a formação de uma frente ampla contra o fascismo não são os cálculos eleitorais de uma certa esquerda, mas a ferida ainda aberta porque muito gente que hoje assina estes manifestos foi complacente com bolsonaro, normalizou bolsonaro, preferiu bolsonaro a qualquer outro nome, mesmo sabendo do quão fascista o sujeito era pelo histórico de sua vida política. São os mesmos que nos impuseram o collor de mello e patrocinaram o impeachment em 2016

    Responda
  3. PAULO RIBEIRO PACELLO

    Parabéns pelo texto. Pessoalmente, sinto pena de nossa população, sejam pobres, sejam ricos. A falta de um senso comunitário mínimo é desastroso para o ser humano. Claro que os pobres sofrem muito mais, e essa injustiça é dramática. Mas os ricos, apesar da opulência material, sofrem do espírito, o que não é menos doloroso. Fraternidade e solidariedade são palavras que precisam ser levadas a sério. Sem isso como premissa, nenhuma ação será eficaz e continuaremos nossa guerra de todos contra todos

    Responda
  4. Beto Rezende Rezende

    Vera, assim como outros articulistas da Folha, chovem no molhado. Ora, a Frente Antifascista não avança porque os seus integrantes não sabem o que é fascismo. Não leem. Repetem bordões. Quem leva a sério essas pessoas? Para ser contra ou a favor de algo, é preciso ter informação. Mas o Brasil sempre foi essa imensa confusão. E colar em Bolsonaro o rótulo de fascista é perda de tempo. E aí ele sai sempre ganhando, porque o ambiente político dele é o da confusão e do falem de mim diariamente.

    Responda
    1. Guilherme Torres Godoy

      isso em outro pais, no pais dos bananas boys vale tudo.

  5. BRUNO F DA SILVA

    Em 2022 teremos a oportunidade de derrota-lo na urna. Guilherme Boulos neles! Agradecemos o UOL e a Folha pelo apoio.

    Responda
  6. ANTONIO FELICIO FEGUEREDO NUNES

    Um déspota, ou tentando ser!!!!

    Responda
  7. wilson kfouri

    A eleição de um miliciano psicopata genocida é uma tragédia sem precedentes nos anais da história do nosso país....

    Responda
  8. gomes nogueira

    Salve a Democracia! Atribuem ao PR Bolsonaro toda espécie de defeito. Em 2022, nas eleições, os que criticam, terão a chance de efetuar a troca. Até lá, tenham paciência. ...somos bons e do Bem! Os outros...?

    Responda
  9. Carlos Ernesto de Oliveira

    Acho que era tenente ao ser expulso do Exército. Acho que virou capitão na expulsória! Vale a pena conferir! E conferir também as razões da expulsão!

    Responda
  10. EMANOEL TAVARES COSTA

    O texto é perfeito. Parabéns à articulista, que fez fiel leitura desse desgoverno, infelizmente eleito pela vontade popular. Poderia ter sido diferente se, p.ex., o PR, no início da pandemia, tivesse reunido governadores, prefeitos e parlamentares e proposto uma ação conjunta, detalhada, para proteger a população. Não, o despreparado PR preferiu vitimizar-se e atribuir a perseguidores imaginários o seu despreparo para a governança do país.

    Responda
    1. moacyr da Silva

      Muito objetivo Manoel. Se ele não ficasse de caso com o Trump e tivesse tomado as medidas com urgência, provavelmente não teríamos este terrível no. de mortes! Mas, para isso exigiria inteligência e sensibilidade humanas !

  11. Sebastião Cunha Pereira

    Já no inicio deste desgoverno percebi o viés fascista e o obscurantismo que se lançaria de maneira mais clara nos meses seguintes a posse e se consolida no segundo ano de mandato, seu texto singulariza o olhar certeiro e merece todos meus aplausos.

    Responda
  12. JOSE BENEDITO PRIORI

    Sra. Vera Iaconelli, criticar é a forma mais fácil de manifestar seu desagrado. Difícil é propor ideias e alternativas que possam contribuir para o bem comum. Como psicóloga deveria entender que o ser humano é avesso a mudanças e, como tal, fará de tudo para refugar uma nova maneira de pensar e agir. Não fosse a praga do coronavirus estaríamos experimentando um dos melhores períodos de crescimento sustentado desse país. O Governo Bolsonaro não pode ser culpado por algo que ele não deu causa.

    Responda
    1. Paulo Celso Vaz Marques

      enlouqueceu

    2. moacyr da Silva

      J. Priori, prestou atenção na fala de uma tal Solange, assessora de Guedes torcendo para o maior no. de mortes de idosos e portadores de doenças pré existentes para diminuir os gastos com a previdência? Triste,n,nao?

    3. Sergio Facchini

      Qual o bicho que esconde a cabeca quando acuado? A avestruz ou o gado?

    4. Carlos augusto Souza

      Sério que vc pensa assim? Meu amigo estude leia (nao facebook e twiter)ok

    5. Joao Maluf

      caro sr. José. Claro que o governo não pode ser culpado pelo surgimento da pandemia. Mas pode e deve ser responsabilizado pela sua péssima condução.

    6. FRANCISCO RAMOS

      O José Priori se engana, vive no mundo cor-de-rosa de Poliana... apesar do previsão de um crescimento pífio do PIB de menos de 1%...

  13. Rodiney da Silva e Silva Junior

    O que compromete a veracidade do sentimento da autora é a sua inclinação a regimes totalitários de esquerda, criticar Bolsonaro é bem fácil, pois suas sandices são explícitas, mas o que a autora e a maioria dos intelectuais brasileiros fazem ao disfarçar esse apego à democracia é extremamente incoerente e suas críticas deveriam ser relegadas ao esquecimento. Desejar lutar contra o fascismo de direita flertando com totalitarismos de esquerda, parece-me que está bem além da loucura.

    Responda
    1. Sergio Facchini

      vc acaba de inventar a mentira do terceiro grau

    2. FRANCISCO RAMOS

      Onde você no texto alguma "inclonação a regimes totalitários de esquerda"? Patece ter sido inoculado pelo bozovírus, que diminui as capacidades cognitivas do gado.

  14. Paulo Celso Vaz Marques

    Parabéns Vera Iaconlli suas palavras traduzem bem o sentimento e pensamento de milhões de brasileiros, precisamos de mais vozes como a sua para extirpar esse câncer chamado Bolsonaro e sua trupe

    Responda
  15. José Cardoso

    Temos que dissolver esse povo que elege caras desse tipo e convocar outro.

    Responda
  16. Paulo Celso Vaz Marques

    Parabéns Vera Iaconlli suas palavras traduzem bem o sentimento e pensamento de milhões de brasileiros, precisamos de mais vozes como a sua para extirpar esse câncer chamado Bolsonaro e sua trupe

    Responda
  17. Jackson de Moura Ferro Silva

    Vera Iaconelli , louco é quem insiste no ódio por interesse pessoal.

    Responda
    1. Carlos augusto Souza

      Louco foi quem votou no Bolsonero porque não gostava do Hadad se votasse nulo ele não acharia que era escolhido por metade da população. Poderia ter sido eleito mais sem expressividade.

    2. Matheus de Oliveira Melo

      Como o seu Mito?

  18. Antonio Lima

    Aplausos uma vez mais, Vera! O psicopata genocida é uma liderança às avessas, trazendo à tona e alimentando o que de pior existe nos humanos. Quanto mais acuado, mais aposta no ódio, no conflito, na dissimulação, na mentira. Em resumo, no caos. Mas será atropelado pela história, assim como outros fascistas antes dele!

    Responda
  19. WILLIAM KERN

    Sim não temos mais o que perguntar. Temos que buscar unir nossas vozes e transformá-las em atos contra a falta absoluta de humanidade daquele que está com o título de Presidente, mas não honra este cargo, nem nosso país.

    Responda
  20. Rogerio Soares

    Vera você consegue ser sublime com seu texto, mesmo falando de esterco bovino, foi o texto dos mais representativo sobre a figura do capetao que já li até aqui, meus parabéns.

    Responda
  21. Euclides Sandoval

    Bolsonaro é um capetão do mato e não vai cair pois defende os interesses da Casa Grande (e da Casa Branca) com unhas, dentes e tuítes. Ele é a cara da nossa elite: estúpido, mentiroso e odeia os brasileiros.

    Responda
  22. Beatriz R Alvares

    Vera, muito bom o seu texto! Eu, que nao votei nele e fiz campanha contra Bolsonaro, também me pergunto todos os dias: até quando?

    Responda
  23. Paulo César de Oliveira

    Provavelmente até 2022, talvez 2026.

    Responda
    1. Matheus de Oliveira Melo

      Isso se o rebanho que você integra não decidir por outro pasto.

    2. Paulo Celso Vaz Marques

      tá louco , nem morta

  24. Rogério Teixeira de Camargo

    Parabéns pela força, objetividade, coragem e clareza do seu vibrante texto. Muito obrigado!

    Responda
  25. Nilson Alves dos Santos

    Acorda Povo ! Somo 70%. Frente Ampla Já. Impeachment Já. Fora Bolsonero.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.