-
hylton neves
Fui direto até o final do texto pra ver a lista de autores, todos esqur dopatas, kkk. Daí já dá pra se concluir que o texto seria uma imensa bobagem, feito para outros esqur distas que cho ram por causa da eleição do melhor presidente que o Brasil já teve. Nem me dei ao trabalho de ler esse texto, rsss. Mas o triste é que vão continuar a sofrer até 2026, com a reeleição do Bolso mito rss.
-
Marcelo Barbosa
Muuuuuu, será que é gado? Neofascismo é uma doença, e a cura se chama informação e educação de qualidade.
-
Klaus Koti
Claro se tivesse lido nao teria entendido nada mesmo
-
Alexandre Santos
Pobre perturbado mental. Seu tipo não é dado à leitura, portanto, não goza de mínima capacidade cognitiva/intelectual para compreender nem sequer um parágrafo de um texto desse (seu negócio certamente são as fake news repletas de atrocidades gramaticais no "zap"). Recolha-se à sua insignificância e continue sua função de papagaio repetidor de imbecilidades como "kkk"", "mito", entre outras asneiras.
-
Diogo Oliveira Bayão
Gado. error in 474. Gado. in robotic.
-
Arlene Ricoldi
Para quê se dar ao trabalho, né? Ler cansa... E aí vc fica imune ao pensamento que contesta tuas verdades!
-
-
Vinícius de Oliveira
Interessante, mas se essa visão do bolonarismo como um neo-interalismo é verdadeira, estamos diante de um movimento tão impotente quanto o anterior. Se o primeiro foi reprimido pelos autoritarismos do Estado Novo e da Ditadura de 64, que tem suas raízes no positivismo republicano da Escola Militar da Praia Vermelha, o ímpeto integralista agora é contido pelo sucessores dessa mesma força histórica agora representada pelos generais boinas azuis da Nova República.
-
ricardo fernandes
bolsonaro, como hitler, usou as eleições para chegar ao poder. mas não pretende se manter no poder por meio delas, mas por meio das nossas lamentáveis forças armadas, que não se cansam de promover guerras contra os brasileiros, de destruir o patrimonio do pais, inclusive seus recursos naturais, e de se comportar de forma subserviente e entreguista ante os EUA.
-
NELSON PRADO ROCCHI
O fato é que após os governos petistas de Lula e Dilma devido ao saqueio imenso promovido, o Brasil quebrou. As Estatais saqueadas quebraram e as leis trabalhistas copiadas do fascismo italiano bloqueavam o crescimento da riqueza nacional. O gordo Estado brasileiro recheado de servidores públicos privilegiados quebrou. Os conservadores: sindicatos, políticos oportunistas, dirigentes das Estatais, professores de universidades públicas e capitalistas de compadrio perderam.
-
Marcelo Barbosa
Há reportagem da própria Folha e do jornal Valor Econômico a respeito "do furo" do teto de gastos por cinco vezes na gestão Bolsonaro, tanto gasto que pela primeira vez os serviços públicos poderão sofrer apagão no país e até as aposentadorias do INSS não estão 100% garantidos. Governo "do petê" já acabou há quase sete anos, se quebrou alguma coisa sobrou muito tempo pra recuperar, quebradeira atual é herança do Bolsonaro.
-
NELSON PRADO ROCCHI
Esse Candido deve ser servidor público privilegiado. Bolsonaro é uma besta mas o Brasil burocrático pré-capitalista acabou. Não sou fascista, sou meritocrático.
-
Fernando Candido
Sai fora fascista.
-
-
Marcia Ferreira
Houve no País Eleição, através do Plebiscito, que os Eleitores opinaram em desarmar os Civis. O resultado dessa Eleição foi aprovação de Lei sobre Desarmamento.
-
RENATO CRUZ
Bolsonaro será reeleito em 2022. Se ele não puder, por alguma questão legal da Justiça Eleitoral, o filho Eduardo, empurrado pelo pai, será carregado pelo movimento e será o próximo Presidente da República do Brasil.
-
RENATO CRUZ
Preparem-se porque a coisa vai piorar muito ainda.
-
Ricardo Ferreira
Esta aí o porquê de tantas pessoas historicamente conservadoras estarem agora decepcionadas com o bolsonarismo. Os autores explicaram de forma bastante clara a diferença entre ser conservador, e ser fascista. O desastre que estamos assistindo passa por aí, transborda os limites do debate democrático ao pregar a eliminação dos (ditos) inimigos da Nação.
-
Pedro Augusto Ferreira Leite
Documento histórico este artigo.
-
Hildebrando Teixeira
É urgente o combate aos agentes dessa nova forma de fascismo, como as anteriores inicialmente dissimulada, "agentes do bem, donos de uma falsa verdade cujo simples questionamento apontam como sendo o fascismo, numa inversão da realidade, como em outras épocas. Inicialmente jamais têm rompantes, são discretos; nada a ver c/ Bolsonaro, tudo a ver c/ os aparelhos acadêmicos e de mídia da esquerda pós moderna. Mentem, dissimulam, enganam, parasitam a sociedade, defendem criminosos condenados.
-
adherbal oliveira
Texto tem muitas palavras, difícil de entender.
-
-
Cloves Oliveira
Oh céus, oh vida, oh azar, isso não vai dar certo! Em meio a uma das maiores crises que o país e o mundo passa por causa da pandemia, qualquer um de bom senso olharia para a nossa "elite" intelectual por respostas. Em vez disso assistimos um verdadeiro espetáculo de militância política com claros objetivos a minar o já combalido governo do país. É como se não tivessem nada mais importante a fazer. Como diz o ditado, siga o homem que busca a verdade; corra do homem que a encontrou.
-
ADONAY ANTHONY EVANS
Há o gene da Esquerda, e o gene da Direita. O primeiro é o gene da Generosidade, mas é recessivo e situado próximo ao locus do gene Ingenuidade, dominante, ingenuidade que pode se revelar criminosa. O gene da Direita é o gene do Individualismo, dominante, e localizado perto do locus do gene da Perversidade. O fascismo, como o nazismo é o carnegão do furúnculo da I Guerra, e o desaguadouro dos ismos. Positivismo, Materialismo, Anarquismo, Nacionalismo. Trumpism e Bolsonarismo, a versão anacrônica
-
ADONAY ANTHONY EVANS
A primeira experiência fascista na Itália, foi promovida pelo poeta aristocrata e ás da aviação Gabriele D'Annunzio, com a Carta del Carnaro, constituição que dividia a cidade de Fiume, hoje Croácia numa sociedade com 10 corporações ou castas. Como no bolsonarismo, o fascismo se apoia na ameaça de violência e no anticomunismo. Seu hino começa:*Às armas, às armas ó fascistas...exterminar inimigos e traidores...acabar com bolcheviques*. Movimento não sobrevive sem um inimigo. Como no bolsonarismo.
-
Gabriel Ghilardi
Que palhaçada! Parece Chapeuzinho Vermelho com medo do lobo mau. O fascismo surge do nada, não? Cai do céu...
-
Rodrigo Sarruge Molina
Estou de acordo com essa análise, apenas senti a falta de alguém da área de Educação e História. De qualquer forma, parabéns pela brilhante exposição.
-
Renato Botelho
(continuação) No Brasil vivemos hoje uma situação em que boa parte da população vivencia uma crise prolongada que gera desequilíbrios emocionais. Estes desequilíbrios tornam proeminente a pulsão da morte e as pessoas se tornam violentas. Sempre existe um possivel lider violento adormecido por falta de oportunidade. Quando ela aparece eles emergem. Foi assim com Hitler, Mussolini e outros. Bolsonaro passou 28 anos adormecido e desconhecido no congresso. É hoje um fruto da crise e dela se alimenta
-
Renato Botelho
O ser humano em crise vive desequilíbrios emocionais que definem seu posicionamento em relaçào à vida e aos outros. Esta condição é inerente ao homem e sempre existiu. Freud a de finiu como a pulsão da morte. O que chamamos de fascismo é algo que sempre existiu, é uma designação moderna, do século XX. Avaliando a história constataremos que o ser humano sempre passou por períodos de violência. (continua)
-
Odete Borges
O que me assusta é saber que na política nada se perde, nada se cria, tudo que parece ruim se transforma em algo ainda pior e a gente não aprende. Este governo é nazifascista. Veja o modus operandi:um pequeno grupo se reúne na escuridão, com uma explosão de F News,convence a classe média atrasada q ela é *a minoria* q carrega o país nas costas, saem as ruas, esfaqueiam o líder e o enrolam na bandeira da pátria,nasce o mito.Então 30 vencem 70. Onde não houve resistência o final foi trágico.
-
Hercilio Silva
No mesmo cérebro caber os conceitos anti sistema e ao mesmo tempo defender as pautas do que a elite empresarial tem de capitalismo do mais selvagem é algo para estudo futuro. Os autores passaram longe de analisar a defesa de uma minoria privilegiada e da submissão dos pobres a ela, e de preconceitos contra minorias que são mais próximos do nazismo do que do fascismo. Além de faltar intelectuais ao neo-fascismo, a tosquice é virtude pra eles.
-
PAULO TAUFI MALUF JR
Análise rasa. O Integralismo reuniu nomes do quilate de Gofredo da Silva Telles, José Lins do Rego, Câmara Cascudo, Santiago Dantas, Don Helder Câmara, João Cândido o Almirante Negro, Abdias do Nascimento, Vinícius de Morais. Sem juízo de valor, teve grande apelo entre intelectuais importantes, um dos primeiros a dar espaço a mulheres e afro-descendentes, nada que se compare com a escrotidão que se vê agora.
-
José Freitas
O Sr. por aqui Paulo Maluf? Pensei que tivesse falecido.
-
-
ANTONIO JOAQUIM G VELOSO
Através das fake news, emergiu uma idolatria por bolsonaro de pessoas que eram contra tudo o que ele fazia e defendia.Machismo, preconceitos, porte de armas, etc. Convivendo com alguém por 45 anso de repente fanatizada pelo whatsapp se converteu na mais feroz nazifascista. advogando tudo o que antes detestava, penso eu, até que veio a pandemia e balaançou sua paixão. . Isto ocorreu com muitos colegas meus
-
Luiz Augusto Fernandes
Apesar de não compartir o ideário de alguns dos autores do texto, o li despido de pré-compreensões e, ao que me parece, o mesmo aborda de maneira lúcida alguns - mas não todos - os aspectos que nos levaram a esse pesadelo que estamos vivendo. A eclosão do bolsonarismo se deveu muito aos inúmeros erros cometidos pelo lulopetismo, em especial por conta do negacionismo da esquerda em fazer uma autocrítica de suas ações ao longo de quase 15 anos no poder.
-
José Freitas
Pensei que estava lendo Machado. Creia, é um elogio.
-
Luiz Augusto Fernandes
Não podemos nos descurar, entretanto, que no pleito de 2018, não fosse a trama surgida com a Lava Jato - sem fazer juízo de valor acerca da veracidade ou não das imputações feitas - muito provavelmente o Lula teria altas chances de vencer a disputa presidencial, de modo que, ao que tudo indica, o bolsonarismo, nada obstante tenha angariado adeptos em diversos setores, inclusive naqueles que mais sofrerão as consequências por suas políticas, não é hegemônico e tende a perder força com o tempo.
-
-
DIEGO MILLEO
Ótima reportagem, percebe como estão sendo usados os conceitos, teorias e métodos facistas pelo atual governo para assumir o poder, sem que ao menos o povo entenda o que está acontecendo.
-
noel neves
Eu sou "Antifas" Sim! Disposto a pegar em arminhas para defender meus filhos destes "párias"! Gostaria de lembrar aos netos de Italianos que os "nonos " fugiram para o Brasil para não morrer de fome! Os fascistas requisitavam todo a produção agrícola para o exercito nazi/fascista! Idem Alemães e Japoneses!
-
LUIZ ROBERTO DE SOUZA
Sua disposição é louvável, mas tenha a disposição de viver pela sua pátria, de debater e de entender os outros, de encontrar na democracia um caminho para todos nós, ser antifacista é lutar contra toda forma de opressão, nuca a guerra será o melhor caminho, mas se o momento exigir da gente resposta eu estarei do seu lado, mas devemos lutar para evitar isso ao máximo!
-
-
LUIZ ROBERTO DE SOUZA
Eu tenho dificuldade de ver como uma complô dos elites para tirar a Dilma, houve uma falha de gestão da petista que foi colocada por um "dedaço" do Lula e não tinha craquejo político para enfrentar o momento, de sorte que a sociedade brasileira de forma grave disse, em 2013: não aceitamos o rouba, mas faz, inclusive porque não estava fazendo nada, em 2018 a esquerda capitaneada pelo PT não soube dar um paço a trás e tentar colocar outro nome, veio com outro "dedaço" e o fracasso era esperado.
-
Odete Borges
Luiz, eu penso que ficar repetindo este discurso, não sei se por inocência ou má fé, de que Lula e Dilma são culpados por 2013, sem contextualizar aquele momento só vai favorecer a ascensão do nazifascismo dos trópicos.Não era o melhor país, mas também não era o pior, precisava somente se ajustar. Compare a economia,o emprego, a escola, a paz nas famílias...O senhor realmente acredita q black bloc, logísticas mbls, fake news, greves de caminhoneiros eram movimentos voluntários por patriotismo?
-
-
Cristina Machado
O bolsonarismo é um nazifascismo, o mal pulverizado na sociedade, amalgamado numa figura autoritária e sem filtro, tudo numa roupagem kitsch. Grotesco, imbecilizado e até mais perigoso porque dúbio. Tem dois tipos de bolsonaristas: o idiota do vilarejo e o oportunista que explora o primeiro. Esse PR vai ser vítima do próprio monstro que evocou.
-
Dalton Matzenbacher Chicon
Engraçadinhos os autores ! De fato, aí estão os fatos. No entanto, na sua visão, a lambança, e o desperdício da maior oportunidade que este país já teve, promovidos pelas ditas esquerdas (em verdade, tão oportunistas quanto quaisquer outras linhagens políticas brasileiras) nada tem a ver com isso que aí está ? ... ah tá !!! ... o profundo descontentamento e a flagrante decepção que o lulismo causou ao país não deu origem ao resultado da eleição ?...a culpa é da Lava Jato...tsk, tsk, tsk .
-
LUIZ ROBERTO DE SOUZA
Sim as pessoas tem uma dificuldade de entender como os erros do PT, desde o mensalão criou na sociedade brasileira um insatisfação, aí veio 2018 e a crise mundial, Dilma e a crise de gestão, então tudo que o autor falou está correto, fora a parte do "complô das elites", porem os erros do PT e do Centrão fazem parte desse caldo que deu no bolsonarismo!
-
-
Valter Nascimento Resende
A pessoa ao meu lado no culto, em princípio, segue a política da comunidade religiosa de se importar com o outro, no discurso e na prática social. Porém, segue o fascismo, que é desumanizador do outro. Como pode?
-
Beto Rezende Rezende
Nada de novo no front. Nossos fascistas são do naipe de Sara Winter. Intelectuais brasileiros são risíveis. Mais: como levar a sério um texto assinado por André Singer?
-
Dalton Matzenbacher Chicon
Exatamente.
-
-
MILTON MOREIRA DE ARAUJO
cade os gahdos para comentar, gahdos tem que ler folha universal, pra dar dinheiro para o bispo e assistir videos da imprensa do governo que recebe bilhoes e bilhoes do bolsollula
-
Marcos Serra
Como dizem os gaúchos: Bah, tchê. Que barbaridade!!! Essa matéria não deveria estar aqui e sim no site do Cirque du Soleil tamanho o contorcionismo e luzes para sugestionar ou enganar a plateia. Digna de prêmio nesses quesitos. Mas, em se tratando de ''intelectuais da USP'' e desse pasquim, dá para esperar qualquer aberração. Comparações forçadas baseadas não em fatos e sim em leituras puramente ideológicas. Vou confessar: parei de ler antes da metade dessa enganação. Perdi meu tempo.
-
João Rafael Moraes Nicola
Veja bem, se você não lê, não analiza e não apresenta argumentos lógicos, dá a entender que não tem a menor maturidade para participar de um diálogo político. Essa atitude é a mesma de um adolescente que segue o lider de seu grupo, o defende em qualquer circunstância simplesmente por ser do seu grupo, e não tem capacidade de auto-crítica ou de ter pensamento independente.
-
José Freitas
Se não quiser ler esse pasquim, tem a Folha Universal e o R 7. Pena que lá não se pode comentar.
-
Dalton Matzenbacher Chicon
Nem tanto. Acuse o raciocínio de sofista, que é digno de obter aquiescências. Entretanto, os fatos aí estão. E são verdadeiros, e inegáveis, lamentavelmente.
-
-
Wilson de Oliveira
A resposta é muito simples: os dois piores candidatos foram alçados pelos eleitores para o segundo turno. Entre transferir o comando do país para a carceragem da PF em Curitiba representada pelo candidato poste, e dar o benefício da dúvida a um neófito em gestão do baixo clero, os eleitores fizeram a aposta que hoje conhecemos. Artigo para convertidos, pelo menos na visão dos colunistas e ex colunistas da FSP que o assinam. Autocrítica zero.
-
Jarbas Vasconcelos
Culto à autoridade; autocracia e poder personalista; in.imigo comum; apelo a ordem e a tradição; fundamentalismo religioso; apego às elites econômicas; ce.nsura à imprensa livre; teorias conspiratórias como elemento de coesão; militarismo; aparelhamento do Estado etc. Se este governo não é fas.cista nenhum outro é.
-
I J Souza
A elite do País aproveitou o movimento de 2013 pra retirar de maneira anti democrática a esquerda do poder . No vácuo de poder que surgiu nasceu um fascismo modelo brasileiro. E aqui estamos em 2020 uma tragédia chamada Bolsonaro, criada e até agora mantida pela elite do Brasil .
-
Dalton Matzenbacher Chicon
Caro Adolfo, entenda. Lula manipulou a ideia de se candidatar e postergou o lançamento da candidatura Haddad. Simultaneamente feitou Ciro Gomes e incendiou o nós contra eles para polarizar com Bolsonaro, por crer que, ante a franca rejeição ao PT, seria a única possibilidade de vencer em segundo turno. Deu errado. A rejeição, maior e por conta daquilo que descrevo no comentário anterior, venceu.
-
José Freitas
Adolfo Dias, perfeito.
-
Adolfo Dias
Isso é uma mentira auto-justificativa Dalton. Uma das várias teorias para justificar o injustificável. Havia 13 candidatos, apenas 1 do PT. 85% dos eleitores do Bolsonaro votaram nele logo no primeiro turno, Bolsonaro teve a maior votação da história em primeiro turno e quase foi eleito diretamente. Era sabido que não havia a menor chance de outro candidato vencer no 1º, exceto o próprio Bolsonaro. Se um dia quisermos crescer como nação, teremos que encarar esse fato de frente, sem desculpas.
-
Dalton Matzenbacher Chicon
Não. A esquerda arruinou o poder que lhe foi concedido. Traiu a confiança daqueles que efetivamente a elegeram. Não houvesse candidato amparado pelo PT, Bolsonaro não teria logrado eleger-se.
-
-
Vinícius Gomes Rodrigues
Repugnante a atual situação do País. Em menor grau, mas tb preocupante, é a completa ausência no trecho que trata da ascensão do viés autoritário no Brasil das razoes (digo agentes politico-partidários) para que tal tenha ocorrido. Nosso país tem o autoritarismo enraizado profundamente. Mas é desalentador perceber a distancia do texto, no que diz respeito à parcela de responsabilidade na atual situação, da nossa oposição. Assim nunca seremos...
-
Dalton Matzenbacher Chicon
Perfeito.
-
-
Tersio Gorrasi
Há diferenças fundamentais: duvido que nos anos 30 o povo italiano ofendia abertamente a dignidade do 'Duce' e sua família e depois ficava tudo por isso mesmo, ou que ele e sua família se dirigissem ao povo com bravatas e termos chulos. Depois, jamais este país entrará em guerra com algum outro vizinho por causa de ideologias ou desejo de conquistas, se achando o 'novo César' como naquela época. Nada a ver, portanto ('fascismo' à brasileira de araque)
-
PAULO TAUFI MALUF JR
O pessoal fala em fascismo sem ter a menor idéia do que tenha sido. Só para começar, o fascismo pressupõe uma liderança carismática, que arrebate principalmente as camadas mais populares, nada do que temos por aqui.
-
Tersio Gorrasi
Rafael, vc acaba de justificar que podemos dar qualquer nome ä política atual do executivo menos fascismo. Cadê a criatividade do brasileiro? Inventem um outro nome para isso!
-
oziris simoes
O texto compara o bolsonarismo com o integralismo. Não com o fascismo italiano. É por isto que o próprio título se refere ao fascismo à brasileira. Esta análise se depreende da leitura conjuntural do surgimento e desenvolvimento do integralismo e suas bandeiras.Portanto, o seu comentário é inepto. Naturalmente que os ajustes históricos devem ser feitos. Chapoutot, sobre estas comparações, diz que a Primeira Guerra gera sociedades imensamente tolerantes a violência. Mas não vem ao caso aqui.
-
-
Antonio Araújo
Vladimir Saflate e André Singer??? Tá serto...
-
Marina Gutierrez
Em 1935, Sinclair Lewis ( romancista, dramaturgo e Prêmio Nobel em Literatura ) disse: "Quando o facismo chegar à América, vai estar enrolado na bandeira e carregando uma cruz." Basta substituir a palavra América por Brasil para descrever a situação atual aqui no país.
-
JAQUES BRAND
Seria útil, oportuna e interessante uma análise ampliada do relativo fracasso histórico da digamos direita democrática no Brasil. Por que prevaleceram de um lado a direita-arrastão, ocupada sempre com a pilhagem do Estado, e de outro a direita plinionauro-bozosalgadista francamente regressiva e obscurantista. Quais as bases econômicas do entreguismo? Por que não apareceu uma esquerda nacionalista, se o Kapitalismo não tem futuro nos marcos da soberania (ou tem?).
-
Dalton Matzenbacher Chicon
Boa
-
-
Paulo Zacarias
As democracias morrem não sem antes adoecerem. Os sintomas podem ser diagnosticados na comparação com os arquétipos enumerados por Umberto Eco em "O Fascismo Eterno". O termo fascismo adapta-se a tudo porque é possível eliminar de um regime fascista um ou mais aspectos, e ele continuará sempre a ser reconhecido como fascista." Franco, Salazar, Ezra Pound, Julious Evola, Bolsonaro et caterva são reincidências da mesma doença do Duce e suas respectivas sociedades.
-
MARCOS FERNANDO DAUNER
perguntar não ofende : O uso indevido da bandeira nacional , com pichações, dizeres etc por arte desses vândalos dos mais diferentes segmentos, não é crime ? cadeia neles !
-
José Freitas
Pois é. Lembro que nos anos obscuros defendidos por eles, era proibido até utilizar qualquer indumentária que, na ótica vigente, desrespeitasse os símbolos. Bandeira do Brasil em camisetas? Não podia. Roupas simulando as fardas das forças armadas? Também não. Mas agora, em nome de um suposto patriotismo mais falso que uma moeda de R$3,00, pode tudo, até bandeiras de Israel e entidades anti democráticas. E tacos de baseball também.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.