Elio Gaspari > Com Bolsonaro, país corre risco de virar Venezuela Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Dea maria Kowalski

    No dia em que eu for na conversa de Dennis, Gianotti e Joice, podem me internar em um hospício, porque perdi completamente memória e sanidade mental.

    Responda
    1. Mariana da Costa Conde

      Humm Dea ; acho que vc foi na conversa do Olavo e no zurro do Bo.. çal

  2. neli faria

    Antes das eleições, temia a venezuelização por parte dele. Quando iniciou o governo, enchendo de militares, tive, quase certeza. Maduro II e com a mesma eficiência. Por causa de um DAS o povo até defende o indefensável. Pobre Brasil! No abismo e ao deus-dará.

    Responda
  3. Flávio Rodrigues Fonseca

    Atenção cara pálida, Bolsonaro é o que sempre foi. Quem achou que o PT que iria transformar o pais em Venezuela, imprensa aí incluída sabia muito bem o que estava fazendo. Verdadeiras baratas que com raiva da mosca, elegeu o inseticida. Agora aguenta, mas pelo menos assumam. Tenham um pouco de dignidade.

    Responda
  4. Jackson de Moura Ferro Silva

    FSP continua fazendo jornalismo com ódio. Interesse pessoal?

    Responda
  5. bagdassar minassian

    ... há poucos anos, em pesquisas, apareciam as Igrejas e o Exército (FFAA) como as 'instituições' mais confiáveis e respeitáveis e, hoje, pelo que se percebe ambas estão esgarçadas, arroladas nos interesses corporativos e/paroquiais e, na dinâmica da pandemia, também os colocam em relevo o que é típico da hipocrisia, o lado mundano, do rés do chão, após revolver o invólucro que refletia apenas imagens de Limpidez, Organização, Respeito, Ordem, Lei e desrespeito absoluto aos cidadãos.

    Responda
  6. Eduardo Giuliani

    Inepto, mau caráter e perigoso está transformando o Brasil em uma Venezuela diante de um Exército Covarde. O que grandes Tenentes como Hermes, Dutra, Costa e Silva, e Médici fariam diante de uma situação desta? Você que sempre os condenou e os avalia como ineptos e covardes por causa de restrições de liberdades.

    Responda
  7. Juan Vera

    Um comentário de Rosenfield que deveria ser atualizado em relação ao que Lula pensa hoje da Venezuela, que estou seguro não é o mesmo que quando junto vários países incluindo USA no "Amigos de Venezuela" e ainda que considerando o aspeto bloqueio etc. Vários governos de tendencia esquerdista em Latino-Americana mostraram ser democracias inquestionáveis nos últimos 20 anos, com inclusão social etc., mas com certeza Venezuela não faz nenhum favor a eles.

    Responda
  8. Lineu Saboia

    A população perdeu a confiança nas velhas lideranças políticas e no judiciário daí ter votado no Bolsonaro como esperança e como protesto. Isto persiste, o que continua a alimentar o apoio popular a Bolsonaro, independente dele não ter partido, falar palavrão, criticar as instituições e apoiar passeatas, mas o fundamental é que ele é transparente, fala o que pensa e se coloca junto ao povo em sua descrença contra o velho sistema. Dentro desta realidade ele único, é a nova liderança para o país.

    Responda
    1. Walter José de Miranda

      Ctrl-c, Ctrl-v dos robozinhos!

    2. Adriano Henrique Pereira Barbosa

      Transparente??? Rs.....sabe tudo o Saboia....

    3. Lineu Saboia

      José Freitas, Bolsonaro falando o que pensa ou falando sem pensar, pouco importa, o povo vai continuar dando seu apoio. Vocês ainda não compreenderam, talvez tenha que desenhar.

    4. José Freitas

      Como assim nova liderança, invocando o passado? Fala o que pensa ou fala sem pensar? Como assim transparente, e os dados diversos escondidos? Interessante é que lá pelos anos 90 eu ouvia a mesma coisa cobre Fernando Collor, com a diferença que ele tinha um pouco mais de bons modos e tentou, a sua maneira, modernizar o pais, coisa que não vemos agora. Nenhum projeto, nenhuma perspectiva.

  9. Carlos Simaozinho

    Os inimigos dos Chávez eram os EUA e as "elites", os de Bozo são os "comunistas" e a imprensa. Afinal tem que eleger alguém para culpar pelas mazelas que eles mesmos criam/criaram...Ambos são autocratas, mas Chávez era bem mais inteligente

    Responda
  10. José Cardoso

    Cada caso é um caso. Tem em comum apenas o passado militar. mas é preciso lembrar que talvez o Chavez não tivesse se tornado um ditador se não fosse aquela tentativa fracassada de golpe. Por isso o Bolsonaro deve ser retirado por impeachment dentro da lei. Se tentarem um golpe e esse fracassar sai de baixo.

    Responda
    1. José Freitas

      Apoio de quem, Sr. Saboia? Daquele centrão de sempre que esteve ao lado de Sarney, Collor, Itamar, FHC, Lula, Dilma e Temer e que, quando lhe foi conveniente, pulou fora. Esse centrão que se aluga a quem oferecer mais vantagem e que agora, nessa dita nova política, ressurge controlando parcela significativa do orçamento e pontos chave na distribuição e troca de favores. Ainda dá tempo de acordar.

    2. Lineu Saboia

      E se o impeachment não passar ? Bolsonaro tem apoio na Câmara e no Senado. Vamos apostar. Bolsonaro 2022 ?

  11. Cleyton I S

    A análise do feito no artigo não levou em consideração que, à semelhança das milícias venezuelanas, no Brasil, o mesmo papel, paulatinamente, vem sendo cumprida pelas Polícias Militares dos Estados (cada vez mais subvertidas ao modus operandi Bolsonarista) e pela Polícia Federal (politizada, aos extremos de investigar governadores em autêntico abuso de poder, subvertendo a nossa federeção) e a pela Força Nacional (utilizada como garante de subversão das polícias militares dos Estados).

    Responda
  12. JP Sartre

    Joice Hasselmann, nós sabemos o que você fez no verão passado! Assim como outros, você, como os "nobres" ratos, abandonou o navio! O Bolsonaro ficará, para sempre, marcado na sua testa, assim como na do Dória!

    Responda
  13. Vitor Viola

    Imprevisível não era, foi sim uma candidatura costurada por interesses diversos, muitos, foi sim um cálculo frio, do "temos que mudar a qualquer custo", (mas era visível que esse personagem era ditador) sustentado com muita mentira e desinformação. Mudou para pior, porque o descrédito internacional vai nos levar ao fundo do precipício. A Venezuela se alinhou e se apoiou em países como China e Russia, Bolsonero quis alinhamento com Trump. Virou capacho rejeitado. Humilhação total. Não se sustenta

    Responda
  14. Vera Maria da Costa Dias

    Sim, vemos o Brasil virar uma Venezuela, pelo caminho da extrema direita. De minha parte, não acredito que isso fosse possível pelo caminho da esquerda e muito menos pela extrema esquerda. A última nem teria chance de chegar ao poder. A própria esquerda teve que virar centro- esquerda para governar por um tempo. E aí é que se perdeu.

    Responda
  15. NACIB HETTI

    Ironia: a Venezuela é o modelo da esquerda brasileira.

    Responda
    1. Lineu Saboia

      Esqueceu Cuba? Ilha de veraneio da esquerda e petistas caviar. Modelo Cubano, joia , um partido, um jornal e uma TV e os petistas inclusive Lula, Gleisi, Dirceu et caterva, viviam passeando visitando os amigos.

    2. Rafael Mendes

      De que esquerda você está falando? Eu sou muito esquerda e meus "modelos" são os países escandinavos, Canadá e agora Portugal...fale por si só

    3. Vera Maria da Costa Dias

      Existem insanos em todos os lados, principalmente nos extremos. Mas dizer que a Venezuela é modelo da esquerda brasileira é falta de informação, além de falta de respeito com boa parte dos leitores do bom jornalismo.

    4. Ronaldo Luiz Mincato

      Essa conclusão é só sua. Por favor, leia a manchete dessa matéria que você comentou e deturpou.

  16. EDSON SILVA REIS

    Isso só acontecerá se a oposição esquerdista reconquistar o poder que tinha e que luta a qualquer custo para reaver. Gaspari, parece que você tá ficando aquém para uma análise mais criteriosa. O mosquito da pandemia esquerdista tem picado o intelecto de muitos!!!

    Responda
    1. Flávio Guilherme

      Quando o colunista faz cita menções ao regime venezuelano "com sinal trocado", torna claro que no Brasil a Direita avança em termos ditatoriais muito mais rápida e efetivamente que a esquerda. Esta não logrou "venezuelizar" o Brasil em mais de 10 anos de governo. Coisa que a atual "Direita" faz com maior sucesso semanalmente. E quem indica tal contexto, além dos fatos, são antigos aliados do governo de situação.

    2. Rubem Corveto Azeredo

      Abraços virtuais, mas o mosquito do CRONAVIRUS não tem ideologia, não tem sexo, nem cor , religião. Abra os olhos e a mente Edson

  17. Paul Muadib

    'Ele foi um capitão indisciplinado..' . Correção: ele foi um TENENTE indisciplnado pois só ganhou o título de capitão quando foi 'agraciado" com um afastamento no lugar da expulsão.

    Responda
  18. ADONAY ANTHONY EVANS

    Prezado jornalista, e observador da Cena Nacional Signore Elio Gaspari. Não. Não tem jeito. Pela natureza dos comentários à coluna, já um duelo entre fanáticos cegos bolsonaristas de um lado, e fanáticos cegos lulistas de outro. E nós no meio.

    Responda
    1. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

      Tanto faz. Em terra de cegos quem tem olhos é rei. .../Claudia F.

  19. rosemiro canto filho

    Tomara que vire uma Venezuela ou cuba sem i bloqueio da ditadura estadounidense. Não temos bloqueio e e esse horror

    Responda
  20. eli moura

    tá errado novamente, a venezuela, apesar dos pesares, tem amigos, russia (direita), irã(direita), china (esquerda). Agora o Brasil só tem trump ou tramp, que se sair no final do ano, o brasil não vai conseguir ser nem venezuela.

    Responda
  21. SILVANA MORAES

    A Venezuela de Maduro não tem uma ditadura e sim um nacionalista que enfrenta os EUA com as garras de um leão. Sendo a maior reserva de petróleo do mundo está na mira do governo americano para abocanhá-la, diferente de nós com esse governo entreguista. Sem nenhum pudor desmontou a Petrobras e entregou nosso pré-sal. Lamento mas não posso concordar que, hoje, ser uma Venezuela seria ruim. Nós hoje somos pelo pior do mundo o Fascismo

    Responda
    1. Lineu Saboia

      Viva Cuba! Viva a Venezuela ! E Viva a Democracia !! Finalmente achei um democrata, pensava que os leitores eram fanáticos de esquerda e do PT. Faço minha "autocrítica" .

  22. Fernando Machado

    Desde antes de perpetrar-se a eleição de 2018, estava claro - para quem quisesse ver - que ao eleitorado brasileiro estava sendo oferecida (com o aceno paranóico da ameaça de Venezuelização do Brasil, inverossímil) a Filipinização do país: fundamentalismo moral hipócrita, política violenta dominada pela disputa de milícias, atraso. Talvez características inerentes à índole da “elite” e da população nacionais

    Responda
  23. Tiago Feliciano

    É claro que o colunista tinha que citar o Lula de alguma forma. Outra: imprevisível? Sério? Que esse governo seria uma catástrofe era certo antes das eleições em 2018. O senhor Gaspari ainda acredita muito nas elites brasileiras, limítrofes em suas origens escravocratas.

    Responda
    1. Rubem Corveto Azeredo

      Milicianos

  24. Alberto A Neto

    Prefiro Millôr Fernandes: 'Cuidado quando a esquerda e a direita estão de acordo'. Ademais, há correções homéricas a serem feitas. Chávez não é Maduro. Lula não é Dilma. Chávez e Lula cometeram erros crassos, sim; quando escolheram pessimamente seus sucessores. Deu no que deu. O que faltou assumirem, o Zimbo Trio em sintonia fina, é que conjuntamente contribuíram para que os erros crassos do lulo-petismo produzissem a obra prima da classe política nacional: dois filhotes da ditadura, eleitos!

    Responda
    1. Alberto A Neto

      Não haveria dois filhotes da ditadura eleitos, sem a luxuosa e generosa atuação unilateral de Lula e do PT, que fizeram do processo eleitoral uma tática para livrar do cárcere o ex-metalúrgico que virou suco no liquidificador das empreiteiras e mendigo da Casa Grande acompanhado de seus dois braços direitos- ministros, presos no xilindró, sem contar o desastre Dilma. Tapei nariz, olho, ouvido e votei contra os filhotes da ditadura. Millôr dizia: 'O pior cego é aquele que quer ver'. Viu?!

    2. Fatima Marinho

      Vcs votam no Bozo e depois a culpa é dos outros. Assumam suas escolhas, faz parte de ser adulto. O Bozo sempre deixou claro que era uma fascista, nunca escondeu, mas vcs votaram nele. Assumam isso é faça sua auto crítica e orem se acusar os que não votaram nele.

    3. Fernando Machado

      É verdade: se há algo que não se pode perdoar ao PT, legado muito mais deletério ao país que sua corrupção, é criatura deformada e viciosa do Bolsonarismo

    4. LEONARDO LORENA

      Pais quebrado, aumento da corrupção e o bozo... esse foi o legado do PT no Governo.... ainda bem que não voltarão ao poder tão cedo!

  25. Hamilton Magalhaes

    Bolsonaro vai acabar conseguindo fazer o que a esquerda em décadas não conseguiu: desmoralizar completamente as forças amadas.

    Responda
    1. SILVANA MORAES

      O PT enquanto poder de Lula transformou as FA em uma Instituição respeitável. Aumentou salários, comprou submarinos, caças e deu a eles o respeito perdido pelo Golpe. Faltou sim foi julgar os culpados pelas tortura e mortes de milhares de brasileiros. Quantas mães não tiveram um corpo para chorar o filho desaparecido.

    2. Dartagnan Santos

      Se já não está feito...

  26. wilson kfouri

    Entrevista Bozo para Veja em 1999:O deputado federal Jair Bolsonaro já se desfez em elogios ao falar do ex-presidente da Venezuela Hugo Chávez, um dos maiores símbolos da esquerda na América Latina, morto em 2013. Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo em 1999, ele, que havia sido eleito pelo PPB, disse que o líder da Revolução Bolivariana” era uma “esperança para a América Latina e gostaria muito que essa filosofia chegasse ao Brasil

    Responda
    1. Lineu Saboia

      Foi igualzinho ao Lula, todo mundo acreditou. Depois deu no que deu ! Se tem dúvida faço a lista dos petistas que abandonaram o barco.Estes pelos fizeram uma autocrítica.

    2. wilson kfouri

      Cont.Questionado sobre o que achava de Chávez ser apoiado na época pelos comunistas, Bolsonaro afirmou: “Ele não é anticomunista e eu também não sou. Na verdade, não tem nada mais próximo do comunismo do que o meio militar”. Ele também disse que o venezuelano remetia ao marechal Castelo Branco, primeiro presidente do Brasil durante a ditadura militar, entre 1964 e 1967.

  27. Beto Rezende Rezende

    Gaspari deu uma derrapada. O que houve? O Brasil nada tem de Venezuela. E usar as vozes de Hasselman e de Giannetti retira ainda mais a força dos argumentos do cronista italo-brasileiro. Bolsonaro consegue confundir até os mais lúcidos.

    Responda
    1. SILVANA MORAES

      Impressionante essa coluna do Eli Gaspari

  28. CLAUDIA ROVERI

    Acredito que o perigo é real e que devemos ficar alertas e vigilantes. Quando as coincidências são muitas é difícil não ver a similaridade.

    Responda
  29. Vasco Azevedo

    Elio é completamente petista e anti este governo. Viraríamos a Venezuela se Não fosse o Temer. Jornalismo de opinião. Péssimo. Faço críticas ao jornal e ao jornalista que não mostra os fatos. Ele não nos apresenta. Agora por favor leitores não me escrevam. Escrevam ao jornal para me expulsarem.

    Responda
    1. Vasco Azevedo

      Vá tomar no seu resto rapaz

    2. José Freitas

      Faça-nos esse favor. Se auto expulse.

    3. Dartagnan Santos

      Nem existe governo no Brasil. Quanto ao desgoverno Bozonaro, é ele abominado por todos aqueles que raciocinam e se dignam.

    4. Hamilton Magalhaes

      Quer ser expulso? Faça-o você mesmo.

    5. Roseli Santana

      Vasco, vc não me representa. Élio está certo. Estamos virando uma Venezuela com Bolsonaro. Coisa que o PT, em 13 anos no poder, não fez. Ah, o jornal não vai te expulsar, se vc não concorda com a linha editorial, é simples, retire-se.

    6. Carlos Gueller

      Elio petista??!! Kkkkk Vc começou a ler a Folha ontem ou só repete bobagens que viu no zap?

  30. Antonio Silveira

    Volta PT, Lula, Zé Dirceu, Genoíno..... Petrolão, Mensalão,....

    Responda
    1. Fatima Marinho

      Fora Bozo. Fora bovinos

    2. Carlos Gueller

      O Zé Dirceu renunciou, foi julgado, Genoíno renunciou, Lula foi julgado (de forma parcial, mas julgado). O MP foi independente para julgar, o STF, com maioria indicada por Lula e Dilma, deu apoio constitucional ao impeachment, todas as instituições de controle foram independentes e investigaram o governo sem pressões, a legislação anti corrupção foi melhorada. Os Poderes Legislativo e Judiciário nunca foram ameaçados. E o Bozo/Chávez?

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.