Poder > Entenda a discussão sobre o artigo 142 da Constituição, que trata das Forças Armadas Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Raymundo de Lima Lima

    Forças Armadas como poder moderador existe apenas na Rússia de Putin. Forças Armadas está a serviço do Estado e não do Governo do momento. Quando as Forças Armadas olham demais para o ambiente interno, q não é sua função, elas deixam de vigirar as fronteiras, daí a festa do narcotráfico, do tráfico de armas e outras coisitas mais.

    Responda
  2. Ivan Carlos Albarello

    Deixa ver se entendi. O golpe, tanto falado na imprensa isenta, tinha como base um artigo da Constituição Federal ???? O Brasil não é para amadores mesmo. RSRSRSRSRSSR

    Responda
  3. Ronaldo Gjuilherme Benvenga

    Desde o primeiro dia, que Bolsonaro tomou posse, tramou contra a democracia. É só ler os jornais da época e constatar a verdade.

    Responda
  4. Ernesto Pichler

    Garantir a ordem é impedir o golpe, a ação de milícias armadas, de subversivos armados que querem o golpe. Só nesse sentido as FFAA podem "garantir a ordem".

    Responda
  5. Adalto Fonseca Júnior

    Bolsonaro é um mal exemplo. Uma liderança que deseduca. Um político medíocre. Um ser humano que com certeza terá o desprezo da história.

    Responda
    1. Breno Pizzo Mathias

      Na verdade, ele será marcado a história do Brasil como o pior presidente de todos os tempos

  6. Eduardo Galvao

    Se as forças armadas entrar em conflito contra o povo brasileiro é melhor sua extinção. A história têm mostrado que as forças armadas em países como o nosso não é força de defesa mas de ameaça. Os 3 mil desaparecidos estão aí para contar a história. O Brasil não foi salvo do comunismo, mas teve seu povo massacrado.

    Responda
  7. Paulo Araujo

    AS Forças Armadas poderiam colocar esse imbecil pra fora e tornar o vice presidente. Todos ganharíamos com isso. Substituiríamos um imbecil por alguém com lucidez. Todo a Brasil ganharia com isso.

    Responda
  8. Antonio Carlos dos Reis

    Como ser asqueroso que é, Bolsonaro ao se sentir acuado, recorre a ameaças vis e falaciosas, procurando o apoio das camadas mais obscuras e desprezíveis da sociedade.

    Responda
  9. Vander do Amaral Fontoura

    A meu sentir a Constituição não não confere poder às Forças Armadas, mas as chama de forças. Evidente que o bolsonaro é de men te, mas caso alguma mente in sa na, admita isso, deve também saber que, se houver o advento de uma ditadura militar, bolsonaro não será o ditador.

    Responda
  10. Vander do Amaral Fontoura

    A meu sentir a Constituição não não confere poder às Forças Armadas, mas as chama de forças. Evidente que o bolsonaro é de men te, mas caso alguma mente in sa na, admita isso, deve também saber que, se houver o advento de uma ditadura militar, bolsonaro não será o ditador.

    Responda
  11. RODRIGO RESENDE

    Porque o Jair Melicías não utiliza esse artigo da CF para pôr fim na caos na saúde pública do Estado do Amazonas?

    Responda
  12. Antônio Carlos de Paula

    Bolsonaro é ridículo!! Todas vez que a água bate ele vem com besteirol.

    Responda
  13. João Batista de Junior

    Ninguem suporta mais tudo isto.

    Responda
  14. José Oliveira Neto

    Tudo bem que o General Pazuello é evidência que o nível médio do generalato brasileiro não deve ser essa coisa toda, mas convenhamos, o Bolsonaro só é o presidente em razão da ordem constituinte... se for para rasgar a constituição é improvável que o Bolsonaro seja considerado o "líder militar" mais apto do país e por quem valha rasgar a democracia. Em tempo: as FFAA defendem a constituição e o país, não o inquilino de momento do Planalto.

    Responda
  15. Paulo Raimundo

    Desde quando a democracia é uma dádiva do militarismo?

    Responda
  16. Paulo Henrique Zamai

    Não sou jurista, nem educador, mas, para mim o texto é claro. Cada um aqui está interpretando a seu Bel prazer. O papel das forças armadas é de garantir a ordem, seja a desordem que tenha a origem que tiver.

    Responda
  17. Jane Santos

    Ele quer repetir a palhaç#ada de Trumpp aqui! Fora Bol#sonaro!

    Responda
  18. Hernandez Piras Batista

    A Folha continua a usar o eufemismo "intervenção militar" para tratar de golpe de estado. O que é isto, afinal? Medo ou ignorância?

    Responda
    1. Hernandez Piras Batista

      Felizmente, alguns colunistas tem mais coragem e honradez do que o diretor de redação e dão nome aos bois, como faz o Sr. Gaspari, por exemplo.

  19. antonio ferreira da costa neto ferreira

    Impeachment is the soluton and nothing more!!

    Responda
  20. Cristina Machado

    Qual a parte do "à garantia dos poderes constitucionais" o gado não entende?

    Responda
  21. Cristina Machado

    Vem, Socialismo !

    Responda
  22. Rafael Moraes

    Ele está blefando, mudando o foco e todos caem como patinhos. O foco deve ser a saída urgente.

    Responda
  23. REIJANE LA RCIO C DE OLIVEIRA

    #ImpeachmentBolsonaroUrgente Tem que discutir é o impeachment urgentemente ou esse genocida psi.copata vai acabar de destruir o país!

    Responda
  24. Jose Simao de Paula Pinto

    A leitura é dupla: 1) garantir a ordem, ou seja, eles mesmos; 2) as 'forças', em nenhum momento do texto, são direcionadas a garantir vidas... só a tal 'ordem', o que remete ao status quo

    Responda
  25. Sergio Dias

    Quando terão início os processos contra a união por responsabilidade nas milhares de mortes causadas pelo coronavírus? Quais seriam as justificativas legais para tais processos? Esta deveria ser a discussão jurídica hoje! Discutir o artigo 142 é uma clara demonstração de fraqueza em relação a algo pacificado pelo direito e pelo bom senso.

    Responda
  26. LUIZ ANTONIO F GONCALVES

    Sempre que o STF, em alguma ação, interpretar lei, ou norma da CF, estará cumprindo seu papel, conforme art 102 da CF. Não estará interferindo em outro Poder. Em qq Democracia é assim. O tribunal supremo dá a última palavra. Pode até errar, mas, tem a competência constitucional para encerrar a discussão sobre qq tema que julgue. Não cabe a nenhum outro poder e muito menos as FA, dizer que está errado. Somente cabe cumprir. Isso é o Estado Democrático de Direito, conforme os arts 1 e 2 da CF.

    Responda
    1. C iacute cero Jos eacute Assad Pereira

      Muito bom comentário. Obg.

    2. C iacute cero Jos eacute Assad Pereira

      Muito bom comentário. Obg.

  27. LUIZ ANTONIO F GONCALVES

    Rodolfo, ao por as FA sob poder do Presidente, A CF determinou que elas se submetam ao Poder Civil. Só isso. Os Poderes são harmônicos e independentes e constitui crime de resp do Presidente, atentar contra o livre exercício dos demais Poderes, art 85, II, da CF. De resto, o Legislativo vota as leis, o Executivo as aplica na administração e o Judiciário às interpreta quando acionado. Ao STF cabe interpretar a CF e inclusive, julgar o Pres da República e os Comandantes das FA. Fora disso é Golpe.

    Responda
  28. Adriano Santos

    Nenhuma interpretação que ponha o art. 142 acima de todas as outras normas da Constituição Federal é digna de respeito e consideração jurídica. A Constituição é una, um corpo único de normas que se articulam para que uma dê sentido à outra. Assim, as Forças Armadas atuam quando solicitadas pelos Poderes nas hipóteses já contidas na Constituição: intervenção federal, invasão de um Estado por outro etc. Fora dessas previsões, é golpe e não possui nenhum amparo legal

    Responda
  29. Adalto Fonseca Júnior

    Estamos falando sobre a viabilização jurídica para justificar um golpe? O Brasil manipulado.

    Responda
  30. Rodolfo de Oliveira

    O texto tem a clareza que as Forças Armadas estão sob a autoridade suprema do Presidente. Acredito que para mudar o que foi definido na Constituinte seria uma Nova Constituição que Eu sugeria a diminuição do tempo doMandato do Senador e um tempo Máximo de 8 anos dos Ministros do STF.

    Responda
  31. Adalto Fonseca Júnior

    Estamos falando sobre a viabilização jurídica para justificar um golpe?

    Responda
  32. Adalto Fonseca Júnior

    Só uma correção. ....... o que estamos vendo agora.

    Responda
  33. Adalto Fonseca Júnior

    É assustador que a fala de Aras confirme um papel para as forças armadas que tenha "poderes" em caso de discordância entre judiciário e executivo por exemplo. Que é o que estamos vendo ágora. Estou errado?

    Responda
    1. Adalto Fonseca Júnior

      Corrigindo..... estamos vendo agora.

  34. Flavio Lima

    texto ótimo, claro e informativo. porém, acho que toda essa discussão sobre o artigo 142 é besteira e serve apenas para deixar de lado uma outra, de fundo, muito mais importante e que o próprio articulista já tocou nela: dos três poderes, apenas um não tem controle algum, o judiciário. ele controla e exige dos outros, mas não raro, falha em controlar e exigir de si próprio. tb entra muito na competência dos outros poderes. os demais poderes deveriam debater uma forma de modular melhor isso.

    Responda
  35. Ayer Campos

    A matéria tem muitos méritos, mas poderia ser melhor. O historiador José Murilo de Carvalho, comparando os textos e contextos de outras constituições brasileiras, chega uma conclusão pessimista, vislumbrando uma concessão à faculdade (e ao 'animus') de intervenção política das FA's. Como a construção da jurisprudência constitucional não pode prescindir de perspectivas e horizontes históricos, a conclusão do historiador haverá de ser ponderada oportunamente, para o bem ou para o mal.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.