Ilustríssima > Eleitores arrependidos de Bolsonaro precisam assumir sua culpa Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. neli faria

    O senhor deveria dizer: Lula pare de pensar apenas em seu projeto pessoal de poder. O senhor elegeu os dois piores presidentes da história: Dilma e bolsonaro este indiretamente. Lula pare de pensar em seu projeto pessoal de poder: aplaudiu o surgimento do vírus, não quis assinar o Manifesto. Fanático pelo lula é que nem fanático por bolsonaro... Quem deve, repiso-me, assumir a sua culpa, é Lula: duas vezes jogou o Brasil no abismo. Os fanáticos não percebem, porque para eles o deus não erra...

    Responda
    1. neli faria

      Falácia? Nada! E nem fora do foco.Basta analisar os fatos com olhos desarmados de paixão política. Quem comemorou o surgimento do covid19(em meados de maio), merece o maningue menoscabo. E o P T com tantos políticos experientes e competentes(Marta, Tarso, Ovídio, Viana), escolheu uma inexperiente. E quem deve assumir a culpa pela eleição de bolsonaro é quem insistiu com seu projeto pessoal de poder, invés de apoiar um Ciro, Meireles, Marina, Geraldo...

    2. Vander do Amaral Fontoura

      O que o Neli escreveu é desconexo, fora de foco e, redunda em uma falácia.

  2. Roberto Bronner

    E os eleitores de Lula e Dilma arrependidos também deverão assumir sua culpa? Como é que vão fazer isto? Me poupe senhor bloguista. Att

    Responda
    1. Vander do Amaral Fontoura

      Acho você Roberto é quem deve poupar seus pares desta verborreia.

    2. Joaquim Rocha

      O artigo é sobre o atual governo. Não tampe o sol com a peneira. Se não se arrependeu ainda, está na hora. Arregace as mangas, reconheça seu erro e assuna: vamos trabalhar para tirar o incapaz do poder.

    3. martha Tavares

      Já fizeram! Foram pras ruas tirar o Pete! Espera-se o mesmo do eleitor do Bolsonaro agora.

  3. Rodrigo Costa

    Existe uma insanidade recorrente no Brasil que acha que Executivo trata de corrupção. Executivo não é polícia, não investiga ou tem essa responsabilidade. Quem faz isso são órgãos competentes, principalmente Pgr. Única coisa q faz são políticas como saúde, educação, etc. Mas se colocarmos em direção Pt foi o melhor anticorrupção. Criou Lei Transparência, políticas de segurança como acordos inter. e 1o de lista, inclusive Pgr. Brasileiro deveria votar em propostas. Por temos Collor e agora Bozo.

    Responda
  4. martha Tavares

    Parabéns ao colunista, colocou o dedo na ferida. Este é o momento dos eleitores que ajudaram a eleger o Bolsonaro começarem a fazer campanha contra o governo publicamente. Começando pelos familiares, amigos e colegas de trabalho. Como bem apontou o texto, se tem uma coisa que ninguém pode dizer, é que Bolsonaro enganou seu eleitor. Ele sempre fez questão de mostrar quem era (e quem certamente não era), não iludiu ninguém. O voto foi consciente. Nunca é tarde para assumir os próprios erros.

    Responda
  5. MAURO vasconcelos reis

    Incrível essa cegueira trágica dos que tentam responsabilizar os eleitores da chapa Bolsonaro/ Mourao. Esquecem-se da insanidade daqueles que insistiam em votar no Partido da Imoralidade e Corrupção, esses eleitores do PT foram, sim, os grandes cabos eleitorais de Bolsonaro.

    Responda
  6. João Braga

    Votaria nele de novo se do outro lado estivesse o poste do presidiário co rrupto , considerado o pior prefeito da história de Sao Paulo. Haddad representa o fórum de Sao Paulo, rumo a Venezuela. Representa o partido que foi responsável pelo período de maior corrupção da história. A volta do presidiário, Dirceu, Geddel Vieira Lima, Renam, Jader Barbalho, Palloci, Cabral e outros. É a escolha de Sofia, votaria nele de novo.

    Responda
    1. Vander do Amaral Fontoura

      João Braga, você é coerente em sua fala, até porque você e bolsonaro são farinha do mesmo saco.

    2. MARCOS FERNANDO DAUNER

      Parabéns - seu grau de discernimento é digno de um autêntico bolsomito ! V. já procurou ler algo mais complexo que msgs de celular ?

  7. Marisa Coan

    Nunca li um texto tão lamentável. Os arrependidos vão fazer o que, colunista? Marchar para Brasília e pedir a saída do Bozo? Veja bem, Bolsonero foi eleito por cidadãos, como vc afirma em cidades com alto IDH. Moro naquela que talvez ainda seja a considerada com o maior IDH no país. A verdade é que não havia escolha, colunista. No primeiro turno votei em Alckmin, para mim, não havia muito o que escolher.

    Responda
    1. Vander do Amaral Fontoura

      Marisa, tinha muito escolha e você escolheu a pior, vez que não votou nulo.

    2. Marisa Coan

      Rodrigo, Haddad foi mais ou menos banido de SP após seu fracasso como prefeito. Não sei de onde vc é, ou o que sabe sobre a cidade, mas foi o que aconteceu. Ele ficou em sexto e último lugar ao tentar a reeleição. isso sem falar no partido dele que quebrou o país, ou vai dizer que é mentira? O PT aparelhou o governo e não tinha a menor intenção de sair. Qto ao Ciro, antes mesmo da eleição partiu para cima de jornalistas, além de já ter sido acusado de outras ações intempestivas.

    3. Rodrigo Costa

      O sistema representativo não é um voto em branco que uma vez feito permite fazer qualquer coisa. Nesse sistema fiscalização não é parte do Executivo, sendo uma insanidade recorrente que acha que votar no contra algo ou menos pior é algo razoável. Se votassem em proposta ou Haddad ou Ciro estariam eleitos. Nesse sistema representativo fiscalizar vem dos órgãos competentes, agora realmente aparelhados, e dos eleitores. Então é mais que correto arrependidos cobrarem., inclusive Impeachment.

    4. Marisa Coan

      Juliana nunca afirmei que um único partido,no caso o PT fosse responsável pelas mazelas do país. Falo do momento daquela eleição, falo do rastro de destruição que aquele partido deixou. O momento não era para repetir a asnice de deixa-los continuar no poder.

    5. Juliana Ribeiro

      Enquanto houver o falso argumento de que um único partido é culpado por tudo de ruim no meio político não sairemos do lugar.

    6. Nestor Bercovich

      Os 44% de brasileiros que sim acreditaram que existia uma alternativa razoavel ao Bozo, não necessariamente concordavam em tudo com o programa de Haddad, mas sabiam que o ho/rrorso seria o fim da pic/ada, a he/catombe. É isso que vc deveria pensar.

    7. Marisa Coan

      Vc lembra, ou também esqueceu quando a Dilma, afirmou que eles fariam o di a bo, mas não deixariam o poder? Havia escolha?

    8. Marisa Coan

      No segundo turno, havia o Haddad que foi prefeito de SP uma única vez, e que ao tentar a reeleição foi preterido por 6 dúzia de candidatos, ficando em último lugar atrás de todos o demais candidatos. Portanto, não era uma boa opção, até porque o partido dele tinha quebrado o país, ou vc se esqueceu disso? E aí tinha o Bozo. Era ele, uma tentativa, ou o poste que certamente seria teleguiado da prisão de Curitiba. Jamais teria votado no Bozo, não fosse a necessidade de tirar o PT do poder.

  8. lucio claudio

    Jogar a responsabilidade nas costas do eleitor arrependido é insano.

    Responda
    1. Albert Niches

      Culpa por exercer o livre direito de votar? Não sou bolsonarista, mas sou antipetista. Ele já cumpriu o seu papel. poderia ser trocado, já!

  9. Nestor Bercovich

    Muitos comentaristas dizem que não havia outra opção possível, que era impossível votar no candidato do PT. Mas o fato é que 44% dos votos foram para Haddad... quer dizer, muitos brasileiros consideraram que sim havia outra opção melhor.

    Responda
    1. Albert Niches

      Mas não ganhou!!!

    2. Marisa Coan

      Penso apenas que era a outra opção. Mas sem dúvida não a melhor, para mim não havia opção. Haddad foi prefeito de SP. Tentou a reeleição logo na sequencia do fim de seu primeiro e único mandato e conseguiu ficar em último lugar entre 5 ou 6 candidatos. Portanto perdeu feio!

  10. Julio Minchilo

    Todos que votaram no Bolsonaro, como única opção para destituir uma organização criminosa que se instalou no país, tem a consciência que ele cumpriu a missão. E agora a grande maioria que deu seu aval à unica, mas possível opção contrária ao PT, também se deu conta que o mesmo não conseguiu ultrapassar esta primeira missão.... O restante, o Brasil acima de tudo, que era um sonho, se tornou um pesadelo. E os pesadelos acabam quando se acorda.... e os brasileiros estão acordando..

    Responda
    1. Nestor Bercovich

      Por que vc considera o PT uma organização criminosa e não considerou criminoso Bolsonaro, que sempre defendeu milicianos, ditadura, torturadores, homofobia, etc? Se vc só considera crime a corrupção, por que não considera como organizações criminosas todos os partidos envolvidos com corrupção, como PSDB, MDB, PP, PTB ou DEM?

  11. Roberto Freire

    Se o Lula, que eliminando qualquer candidato de esquerda canalizou milhões de votos para o Bozo não demonstra arrependimento, porque quem deu um único voto deveria demonstrar?

    Responda
    1. Albert Niches

      Exatamente. Mais: há muitos partidos e todos envolvidos em atividades nada republicanas.Precisamos de uma reforma política urgente! Mas de onde deveria partir não interessa mudar. Contudo, a sociedade civil pode fazer valer seu PODER! Redução dos legislativos em todos os níveis, pois o Estado estruturado em instituições, nada produz, retira recursos da sociedade e não lhes devolve, ou devolve à uma oligarquia que lhe dá sustentação.

  12. paulo simao

    Só para completar o que postei antes, os que aqui como eu se manifestam contrários à matérias com esse viés de uma mídia polarizada. Não sou fanático por nenhum politico. Toda vez que manifesto minha opinião sem palavras ofensivas a ninguém recebo respostas agressivas de pessoas que não conseguem debater com quem pensa diferente. Quem é direita radical nem lê mais a mídia tradicional pelo fato de estar hoje completamente dominada pela esquerda. O país está dividido. Triste e improdutivo.

    Responda
    1. Marisa Coan

      Concordo c/ vc. No meu caso no primeiro turno, por não ter nenhum candidato que parecesse ao menos elegível, votei no Alckmin que ao menos deixou as contas do estado de SP em ordem. No segundo turno entre um ex prefeito de SP que foi devidamente impedido de continuar na prefeitura e o Bolsonero, votei no risco do desconhecido e deixei de lado um poste que seria teleguiado da prisão de Curitiba, depois do partido deles quebrar o país.

  13. paulo simao

    Só para completar o que postei antes, os que aqui como eu se manifestam contrários à matérias com esse viés de uma mídia polarizada. Não sou fanático por nenhum politico. Toda vez que manifesto minha opinião sem palavras ofensivas a ninguém recebo respostas agressivas de pessoas que não conseguem debater com quem pensa diferente. Quem é direita radical nem lê mais a mídia tradicional pelo fato de estar hoje completamente dominada pela esquerda. O país está dividido. Triste e improdutivo.

    Responda
  14. paulo simao

    Que matéria mais sem noção. Apesar de tudo só mesmo quem acha que partido político é time do coração votaria no PT de novo. Simples assim. Jamais voltarei a votar em candidato da esquerda. Este foi o único bem que o PT fez ao país, nos afastou para sempre do comunismo. Só haviam 2 candidatos com chances segundo até o datafolha. Se houvesse outra eleição hoje entre os mesmos candidatos Bolsonaro teria margem maior.

    Responda
    1. Celso Onofre

      Na boa Paulo Simao mas falar "Este foi o único bem que o PT fez ao país, nos afastou para sempre do comunismo" é a algo que só um bolsominion poderia falar. Sai do closet!!

  15. Victor Jardim

    Como esquecer que a alternativa no segundo turno era um poste de presidiario de um partido que causou a maior crise economica e moral do pais? Como ignorar que a circunstancia atual de pandemia, razao da maior parte do descontentamento atual com o governo, era totalmente improvavel e portanto um cenario que nao podia ser levado em conta para avaliar candidatos? Eh muito facil apontar o dedo agora, e isso soh demonstra a ignorancia ou desonestidade intelectual dos inquisidores.

    Responda
  16. NELSON PRADO ROCCHI

    Sim, devem fazer autocrítica se estiverem arrependidos de terem votado em Bolsonaro. Será que teriam preferido Haddad que é um partido perfeito que nunca fez autocrítica porque nunca errou? Lula e família não ficaram muito mais ricos do que os Bolsonaros. A Petrobras não foi saqueada? O Brasil não quebrou? Os que votaram em Bolsonaro votaram contra o PT e esperando restaurar a ordem. Se foram ingênuos sobre a ignorância e instabilidade de Bozo é outra coisa.

    Responda
    1. NELSON PRADO ROCCHI

      Quem é realista e votou em Bolsonaro sabia que ele seria temporário, uma espécie de Kerensky da restauração da Lei e da Ordem no Brasil - a privatização de todas as Estatais será feita pelo novo Presidente após a retirada de Bolsonaro. Tudo é parte de um processo de Restauração que começou com o Mensalão do Joaquim Barbosa.

  17. Marcos Antonio de Sales Biasoli

    Esse foi um dos artigos mais desonestos que li esse ano. Não diz em momento algum do real motivo da vitória de Bolsonaro: o PT com seu projeto corrupto para perpetuação no PT. Ignora o mair esquema de corrupção da história, a facada dada pelos partidos de esquerda que sempre prometeram combater a corrupção e a defesa incondicional aos "heróis da causa operária". Se esquece também da arrogância do Partido dos trabalhadores, que tiveram nas mãos a real chance de eleger, por exemplo, Ciro Gomes.

    Responda
    1. milton guedes dias filho

      O dia em que um esquerdista conseguir produzir uma análise não rasa e coerente, me avisa.

  18. Eduardo Gasparoto

    A situação é mais complexa do que o simples "nós" x "eles". Haddad defendia a intensificação do comércio com a Ãfrica, a manutenção da estatização e sistema previdenciário da época, além da revogação da reforma trabalhista. Era contra o teto de gastos. As de Bolsonaro visavam ao aumento das exportações com os EUA e a manutenção da agenda de reformas (trabalhista, previdenciária e econômica). Democraticamente, a população escolheu as ideias liberais e de aumento das exportações de Bolsonaro.

    Responda
    1. Victor Jardim

      Adriana, a plataforma do Bolsonaro era sim claramente liberal na economia, apesar de ele passar a defender esse tipo de ideias soh recentemente. Ele adotou essa plataforma ao escolher o Paulo Guedes, que inclusive respondia por todos os assuntos de economia, como "posto ipiranga". Um governo eh mais do que a pessoa do presidente.

    2. Adriana Maccacchero

      Eduardo, permita discordar, a população não escolheu as ideias liberais de Bolsonaro, pq ele nunca teve uma ideia liberal, nem na economia, nem nos costumes. Bolsonaro votava como parlamentar, inclusive muitas vezes, com o PT. O 'neoliberalismo de importação' vendeu que direitos sociais e trabalhistas são gastos desnecessários, servidor é sangue-suga, e que aposentados são pesos mortos. A galerinha do 'mercado' adorou e sabe-se pq a classe média concorda, como se não fosse tb assalariada...

  19. Eduardo Gasparoto

    A situação é mais complexa do que o simples "nós" x "eles". Haddad defendia a intensificação do comércio com a Ãfrica, a manutenção da estatização e sistema previdenciário da época, além da revogação da reforma trabalhista. Era contra o teto de gastos. As de Bolsonaro visavam ao aumento das exportações com os EUA e a manutenção da agenda de reformas (trabalhista, previdenciária e econômica). Democraticamente, a população escolheu as ideias liberais e de aumento das exportações de Bolsonaro.

    Responda
  20. elsa silva

    Inventaram um monte de mentiras afastaram a DILMA criminalizaram o presidente LULA, mas como pode ser tao corrupto alguem que leva o Brasil a sexta economia do mundo,e ainda deixa de reserva 380bilhoes de dolares ??? Vamos ver o que esse governo vai deixar de reserva para o proximo governo.

    Responda
    1. Juliana Ribeiro

      Vc finge que não entendeu e me acusa justamente daquilo que não sou para encobrir o seu preconceito.

    2. Marisa Coan

      Juliana penso que vc se incomodava em ver pessoas sem muitos ativos financeiros dentro de aviões.Para mim nada mais normal.

    3. Juliana Ribeiro

      O Brasil cresceu, não havia mais emprego de doméstica com salário escravo, os pretos começaram ocupar as universidades , viajar de avião, então o brasileiro gente do bem que gosta de visitar o primeiro mundo mas prefere viver na nova escravidão não gostou e escolheu retroceder.

    4. Marisa Coan

      Elsa, vc trabalha? Conseguiu ver a quebradeira imposta ao país pela Dilma e pelo PT? Bem, eu e mais trocentos milhões de brasileiros, vimos, então não havia escolha, moça. O Brasil cresceu muito na época do Lula por causa da venda de commodities para países como a China, por exemplo. O mundo crescia e o Br como exportador de bens não industriais, também.

  21. Maristella ribeiro

    votar em Bolsonaro uma eleição: como diz o ditado: "errar uma vez é humano"! Eleger QUATRO vezes presidentes de um partido corrupto, que falam e fazem tanta besteira quanto o atual eleito, É CEGUEIRA, AFRONTA ...e outras coisas mais ps.: não votarei novamente em Bolsonaro simples assim, aprendi com meus erros, desnecessário desculpas, 2022 está aí.

    Responda
  22. Mauricio Cesar da Silva Lima

    Algo que faltou ao autor do artigo foi analisar sob a ótica dos que queriam realmente mudança e não queriam outorgar mais um mandato (o quarto em sequência) ao PT. Infelizmente na última eleição as posições extremadas de cada espectro político passaram ao segundo turno e uma real alternativa, longe de extremos e comprometida com a democracia, não foi bem sucedida.

    Responda
  23. Mario Donizete Pelissaro

    Uma campanha virulenta e maquiavelica fez muita gente acreditar q o inventor da corrupcao era Lula e q o PT era o covil. Entao, na eleicao o povo votou no discurso do rompimento com a velha politica. Agora, depois de 5 anos, já se sabe q o PT não é pior do q nenhum outro partido e q a corrupcao esta firme forte em todos. O triste fato, é q preterimos um candidato professor universitario, filosofo, poliglota, doutor e advogado para eleger uma aberracao, um aculturado fascista q só nos envergonha.

    Responda
  24. Carlos Figueiredo

    Uma coisa é não concordar com as “loucuras” da familia Bolso, outra é se arrepender de ter votado nele no segundo turno, quando quem estava do outro lado era “Hors concours” em termos de roubalheira, capacidades gerencial, etc.. etc...

    Responda
    1. Victor Jardim

      Maria, o PT eh sim mais amoral do que os outros partidos, pois uma das principais bandeiras do partido sempre foi a honestidade na politica, que foi ignorada quando fizeram o maior esquema de corrupcao da historia.

    2. José Antônio

      Capacidade gerencial? ´´A dívida bruta quando o PT chegou ao poder, em 2002, e o país DEvIA 40 bilhões de dólares ao FMI, era de 80% do PIB e quando Dilma saiu, em 2015, estava em 65%.`` (Não toquem nas reservas internacionais - US$ 382 bilhões de dólares - No blog de Mauro Santayana, Um prêmio à inteligência).

    3. Mario Donizete Pelissaro

      Foi essa retorica antipetista manjada q nos levou à esta situacao. Uma campanha maquiavelica q fez o povo acreditar q o PT era um covil. Aceite voce ou não, agora sabemos q o PT não é pior do q nenhum outro partido e q a corrupcao grassa firme e forte em todos. O triste é constatar q influenciados p essa retorica, preterimos um candidato advogado, prof universitario, filosofo, dr em ciencias, poliglota, esperiente e honesto p eleger uma aberracao, um aculturado fascista nos envergonha e amedront

  25. Arthur Augusto Rotta

    Texto que colocou o dedo na ferida, bravo texto! Lembro nas eleições alguns bolsonaristas dizerem que o seu candidato não era assim, e que no poder iria se comportar. Ahãm, senta lá CLáudia. Problema é que todo mundo sentou nessa. O Bolsonaro é o que sempre foi. Quem não juntou lé com cré, e ainda não percebeu o fracasso e tragédia das ideias olavo-moro-guedistas verbalizadas pela ventríloco da truculência já não é um alienado, é um cúmplice.

    Responda
  26. Luiz Almeida

    Reconheço meu erro por ser funcionário da Odebrecht desde 1986, contratado por recomendação do Mário Covas, para resolver os problemas das greves e por representar esta empresa mundo afora. Quem sou eu ?

    Responda
  27. adalberto nishioka

    isso já ta virando moda, querem que o pt reconheça sua culpa, querem que os eleitores reconheçam sua culta, eita, querem que Eva reconheça a culpa dela tb? e a própria culpa? ou seja ,bem brasileiro isso, só querer que só os outros reconheçam os erros, meu se olha no espelho antes de falar isso pra outra pessoa.

    Responda
  28. MARCOS FERNANDO DAUNER

    eleitor brasileiro : "Eu recebi mensagem no wazapi dizendo que se eu pintasse a b---- de vermelho e saísse em passeata na paulista, eu seria salvo de todos meus pecados" - Adivinhem o que o eleitor fez ?

    Responda
  29. Tersio Gorrasi

    Não se pode falar em arrependimento porque o presidente é agora o que sempre foi antes das eleições. Quem votou nele sabia perfeitamente o que estava fazendo e talvez até esperasse todo esse enfrentamento com os demais poderes, um diferencial (segundo eles, bem entendido) em relação à pinta de bom mocinho comportado e inteligente (mas um lobo em pele de cordeiro), ou protetor dos miseráveis (que continuaram miseráveis e endividados) de governos anteriores

    Responda
    1. Marisa Coan

      Permita-me discordar sobre as pessoas terem noção do que Bozo era de verdade. Eu me lembrava mais ou menos dele, qdo, há não sei qtos anos atrás aprontou qdo estava no exército. Não votei nele no primeiro turno e jamais votaria no segundo não fosse, o que para mim pareceu, uma falta de opção. Vc sabe, as redes sociais elegeram Bolsonero. O PT tinha quebrado o país, não havia mais rumo, e eles diziam o que o eleitor queria ouvir.

  30. Anderson Nascimento

    O brasileiro não se sabe ler e se não sabe ler, nunca vai saber votar. Brasileiro é alguém que não valoriza a memória, que não é afeito a regras. Todo mundo diz que só havia duas opções, o que se subentende o voto no PT ou no não-PT (personalizado no candidato então eleito). Mas, quando se pergunta quais eram as propostas de um e de outro, ou pior, quais eram as propostas dos demais presidenciáveis, que fizeram refletir sobre um futuro melhor e conferir seu voto, ouve-se silenciosas desculpas.

    Responda
  31. MICHELE DE CAMPOS CRUZ

    Eu não tenho esperança que ninguém que assuma o poder, não vá roubar, não será corrompido, nossa herança vem desde muitos anos, mas que a imprensa não está querendo ver o governo federal trabalhar , isso é um fato, está sendo pior que no governo do Getúlio. Estão fazendo política com a pandemia, estão roubando num momento de calamidade pública, nosso Brasil dá nojo!

    Responda
    1. Anderson Nascimento

      Não entendeu nada...

  32. Paulo Sergio de Souza Moreira

    O que precisa ficar bem claro é que a maioria dos mais de 57 milhões de brasileiros que votaram em Bolsonaro, votaram contra os maus candidatos que foram apresentados nesta eleição e principalmente contra a esquerda que levou este país ao caos econômico e social que vivemos. Querer a renúncia de um presidente pelos motivos citados, para mim, é no mínimo ridículo. Que se mude o mandatário através de eleições livres e democráticas, no tempo certo. E que esses políticos se capacitem melhor.

    Responda
    1. Vander do Amaral Fontoura

      Ei boi Paulo Sérgio que acredita em tudo que é armação. O golpe começou desde Eduardo Cunha. Meu Deus, eu deliro, ou é verdade?

    2. MARCOS FERNANDO DAUNER

      Paulo, acorde ! Dos mais de uma dúzia de candidatos, o pior era aquele que v. escolheu .

  33. antonio ferreira da costa neto ferreira

    Fico pensando: grande parte desses eleitores tinham o argumento de que, se o mandatário temporário do planalto pisasse na bola, eles teriam como removê-lo, ou seja, o povo coloca e pode tirar. Só que depois da militarização dos ministérios, acho que dificilmente alguém terá coragem de colocar em votação um dos vários pedidos de impeachment debruçados por sobre a mesa do mandatário da câmara.

    Responda
  34. ADONAY ANTHONY EVANS

    Rodrigo, tudo o que você disse é verdade. Mas seu artigo, desculpe, é péssimo.

    Responda
  35. Silvio Alpendre

    E não devemos esquecer dos "Pilatos".

    Responda
  36. Francisco de Assis Amancio

    Na verdade a realidade é simples. Quem paga imposto tem a visão de que é possível fazer o que é necessário com o dinheiro arrecadado entretanto não temos transparência na utilização do recurso e este nunca chega onde precisa. Não existe responsável na área pública, a coisa se perde em tantos órgãos e regulamentos punitivos e conflitantes. O braziu é ingovernável enquanto manter esta estrutura. A época dos salvadores da pátria (nível municipal) se aproxima, ouviremos novas promessas impossíveis.

    Responda
  37. MARCOS FERNANDO DAUNER

    não existe ex-bolsomito , ex-curintiano , ex-pehtebah , etc etc

    Responda
  38. Sergio Rodrigues

    Acho que o incentivo à desunião só interessa ao presidente de momento. Concordo que ele é coerente: foi um péssimo militar, foi um péssimo deputado e está sendo um péssimo presidente. Entretanto, os que cobram aos 58 milhões de eleitores que assumam sua culpa deveriam cobrar também da esquerda, assumir sua culpa pelos malfeitos que nos trouxeram até este caos.

    Responda
    1. João Melo

      Os eleitores do PT já se arrependeram, tanto que elegeram Bolsonaro. Portanto, é coerente a proposta e as colocações da matéria.

    2. Flávio Guilherme

      Até pelo (péssimo) voto a esquerda é culpada? Só havia dois candidatos? E o Centrão, agora tão amigável ao presidente? Chegaram como no parlamento? Culpa da esquerda também? Ou do povo que não sabe votar?

  39. Claudio Moreira Roberto

    Arrependidos ;;SIM alguns !! Culpados jamais ! Devido a outra opção até Charles Manson ganharia aqui...

    Responda
    1. Victor Jardim

      Nao Flavio, a maior parte foi de pessoas que rejeitavam o PT e colocar um poste de presidiario. A base dura do Bolsonaro era de uns 15 milhoes de pessoas.

    2. Flávio Guilherme

      Sim. Culpados! Havia outros candidatos. Eu não costumo colocar culpa nos votos. Mas, quem elegeu o atual presidente o fez por se identificar com seus valores morais questionáveis. E não por ter sido iludido.

  40. Marcos Marcdukk

    Faltou mesmo foi mais pegada da imprensa e talves pq Messias Bolsonaro foi muito bem orientado para não participar de debates e tbm foi muito bem protegido nos palanques para ficar próximo dele só que o chamava de amor. O único que conseguiu passar pelos adoradores do Messias foi o Adélio e logo deu uma facada no cara. Todos que tinham perguntas ou estavam ali pra questionar o Messias eles mantinham afastado pq o Messias tem um pavio curto demais e por isso não foi aos debates Sábio Messias.

    Responda
  41. Siul Aviaras

    Assumo minha culpa mas justifico por ser a menos pior alternativa, mas pelo menos serviu para incentivar o juiz Moro a entrar no caminho da política. Agora temos opção Moro 2022 e para senadores e deputados federais somente indicações dele caso contrário ele não vai conseguir mudar nada!

    Responda
  42. JULIO FAY

    Assumo sim minha culpa a não me sinto enganado pelo desempenho de Bolsonaro na presidência. Ele é o que se podia esperar durante a campanha. Há sempre uma margem de erro (pequena) entre o que um candidato oferece em campanha e aquilo o que realmente faz quando eleito. Bolsonaro é sim o pior que eu podia esperar do candidato. Assim como conseguimos por fim ao projeto do PT, temos que colocar limites ou interromper o mandato do atual presidente, democraticamente.

    Responda
    1. JULIO FAY

      Acrescento que não votei em apoio às atitudes e promessas de Bolsonaro, mas pelo fim do governo PT. Agora é seguir em frente e enfrentar os desafios do momento.

  43. JULIO FAY

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. JULIO FAY

      Acrescento que não votei em apoio às promessas de Bolsonaro, mas pelo fim do governo PT. Agora é seguir em frente e enfrentar os desafios do momento.

    2. JULIO FAY

      Acrescento que não votei em apoio às promessas de Bolsonaro, mas pelo fim do governo PT. Agora é seguir em frente e enfrentar os desafios do momento.

  44. Sergio Siqueira

    Não devemos culpar ninguém. O que havia era uma onda anti-petismo enorme . Havia bons candidatos, tal qual Ãlvaro Dias mas o mais esperto , como uma serpente encantada num cordeiro de Deus aproveito-se do momento com aquele drama no hospital. O resultado está aí. Ninguém se preocupou em verificar sua vida pregressa.

    Responda
    1. Marcelo Guimarães Freitas

      Se um candidato que vai a um debate naquela situação é um bom candidato vc continua errado.

    2. Cristian Silvano

      Temos que culpar, sim. Da culpa vem a noção de responsabilidade pelas escolhas! Foi por não culparmos os torturadores da ditadura militar que não enfrentamos devidamente esse horror e feridas seguem abertas até hoje. Não adianta passar a mão na cabeça nem fingir que está tudo certo, porque não está! As pessoas que assumam seus erros e tentem melhorar!

  45. MARCOS FERNANDO DAUNER

    Havia mais de uma dúzia de candidatos . Escolheram o pior ! eu digitei 19 nos dois turnos .

    Responda
  46. Evando de Abreu

    Imagine então quem votou no witzel, crivela e no passado em lula e asseclas que acabaram com o pais?

    Responda
  47. Ricardo Melo

    Em um primeiro turno com um vasto leque de opções, me deixei levar pelo Whatsapp, hoje reconheço o quanto manipulado fui.

    Responda
    1. MARCOS FERNANDO DAUNER

      por isso eu não tenho wazapi, aipodi, etc . Nem meu celular, movido a manivela, não sei onde está - Deve estar jogado , descarregado, em alguma gaveta . E vivo feliz ! Ninguém me manda mensagens oferecendo linhas de crédito a meros 198,65 % aa !

  48. Erica Luciana de Souza Silva

    Mas até aonde me recordo, a disputa não era Haddad - Bolsonaro. E as demais opções do primeiro turno? A nossa elite tem preguiça de ler, pesquisar, verificar. Acredita na msg d watsap pq, afinal, já está ali mesmo, tem imagem e q se dane se não for verdade. Foi assim q engoliram as mamadeiras de pi roca, os kits gay, q só as ar mas nos salvariam, q melhor q tortu rar, seria ma tar e aceitaram q o traste era mito. Tá aí o resultado.

    Responda
  49. João Braga

    No nosso país geralmente temos que decidir pelo voto no menos ruim. Do outro lado , Haddad, considerado o pior prefeito da história de Sao Paulo, representando o grupo que encetou a pior corrupção do país, com uma ideologia ultrapassada que nao deu certo em lugar nenhum. Votei no Bolsonaro, nas mesmas condições, votaria de novo. Não é um mito, é o menos ruim.

    Responda
  50. João F Santos

    Não votei nesse traste porque sabia que ia dar nisso. Mas conheço muita gente, com exatamente esse perfil social da pesquisa, que votaram por ódio e continuam firmes distribuindo fake news a favor desse estrupício. Mas os votos que o elegeram foram os omissos que a anularam, votaram em branco ou, covardemente, nem foram às urnas. Tá aí o resultado!

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.