Ilustrada > Atitivistas negros veem censura e não reparação em veto de 'E o Vento Levou' Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Retirar o filme Vento Levou do ar não me pareceu coerente e ficou evidente que não passa de sensura prévia.
Se é pra censurar, que se censurem todas as obras que distorcem a realidade histórica na tentativa de mudar a própria história. Vejam quantos são os filmes que estão na lista da própria HBO, como aqueles que glorificam a guerra do Vietnam contando vitórias e vantagens dos americanos sobre os vietcongs, que todos sabemos nunca terem acontecido, até o contrário; tomaram surras estrondosas e assassinaram civis, até serem chutados de lá, abandonando armas e equipamentos.
Creio que o melhor a fazer em todas essas obras é chamar a atenção para o fato de não conterem nenhuma verdade histórica, sendo apenas ficção, fazendo um breve resumo dos fatos reais, antes do inÃcio da exibição. Ficam preservadas a arte e a história também.
O filme foca nos desencontros dos protagonistas brancos, mostrando apenas o que os escravos (coadjuvantes no filme) viviam, assim como é mostrado em "A Cor Púrpura" e até em "12 Anos de Escravidão", não promovem o racismo de forma alguma.
No perÃodo em que o filme foi produzido uma atriz negra ganhando o oscar representa vitória para o movimento de defesa do negro na sociedade. Retirar e esconder este filme não é representa respeito, mas sim censura. Uma obra que retrata determinado perÃodo histórico, fala mais sobre o momento da produção que o retratado na obra. É sempre melhor contextualizar historicamente: Quem fala, o que fala e para quem é dirigida a obra...
Acho também que a igreja católica deve ser extinta devido aos acontecimentos na época da inquisição.
Com certeza é censura, e correta a opinião dos ativistas. O passado deve ser contestado, não escondido, para garantir que seja sempre lembrado, de forma a não ser repetido.
Uai, se forem proibir filme em que negros são escravizados, estão no tronco ou são humilhados, nem os filmes do Spike irão restar. Calma gente! Não comecem a queimar os livros, senão a BÃblia é a primeira a ir pro saco! Ou pra fogueira.
Banir filmes no calor de protestos é uma insensatez. O filme é magistral, e inclusive mostra de maneira magistral a situação do negro e da sociedade como um todo naquele perÃodo. Todos perdem.
O deplorável fascismo de esquerda, sua vontade manÃaca de pureza e suas análises anacrônicas da História. Infelizmente parece que esse delÃrio está só começando. E tem quem compre esse pacote perverso porque se sente ''culpado'' se não abaixar a cabeça para os ditames dos autoproclamados porta-vozes de todos os oprimidos.
Como negro ficou embasbacado como os progressistas tem usado a morte desse senhor para difundir suas garras autoritárias. Senhora Djamila, isso é censura e é deplorável. Vocês estão abrindo uma caixa de pandora. Vergonha da HBO.
O autoritarismo tem muitas facetas. Inclusive a faceta do ''ódio, censura e repressão do bem''. É esse tipo de esquerda que ajuda a eleger uma aberração como Bolsonaro.
Que coisa ridÃcula ! Sendo assim devem banir filmes como Ben Hur, A lista de Schindler e o prÃncipe do Egito, afinal aquele farao era o Cão. Também não pode nenhum filme de guerra nem faroeste. Desenhos animados só pode os Ursinhos carinhosos.
É censura e é lamentável. A escravização de povos é uma mancha na história dos povos, não se limitou aos pretos; o racismo deve ser discutido e combatido mas não se apaga a história, não é assim que se resolve. O mesmo para Monteiro Lobato, patrimônio nacional.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustrada > Atitivistas negros veem censura e não reparação em veto de 'E o Vento Levou' Voltar
Comente este texto