Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Rogério de Mendonça Lima

    O grande problema, Sr. escrevinho, é que: O que escreves é completamente inócuo, a não ser, a satisfação pessoal e dos pobresgatos pingados que o lêem, ao exorcizarem máguas e velhos+ ód-ios. Com o advento das redes sociais, panfletos, onde escreves, não formam mais opiniões. O Pres. tem o apoio de 55% da população, (Data Folha), apoio do congresso e exército. Aceita que dói menos.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Prezado Senhor Gato Pingado, quer dizer, Senhor Rogério: eu concordo com o colunista.

  2. JOSE AIRTON FERNANDES DA SILVA

    Em outros artigos semelhantes a este, comentei sobre a postura dos outros dois poderes em relação ao executivo federal e seus seguidores. Se os dois não tomarem as medidas necessárias, quando realmente forem agir, aí poderá ser tarde. Deve haver um caminho juridico alternativo que possa ser seguido à falta de ação do MPF.

    Responda
  3. Paulo Roberto Fernandes

    Vamos rememorar. Não é porque o governo Bolsonaro é ruim que o correspondente do PT foi bom. Não, foi simplesmente péssimo. Temos que repensar nosso país e tentar afastar Bolsonaro das FFAA. Nem todos os militares estão concordando com a submissão dos colegas que aceitaram cargos nesse governo ridículo servindo de proteção ao Bolsonaro. Essa tática, inspirada em Hugo Chaves tem que ser denunciada antes que viremos uma Venezuela. Lá os militares foram cooptados e a decadência se cristalizou.

    Responda
  4. PROF ROGERIO LUSTOSA BASTOS

    Parabéns, Bernardo Carvalho: é uma das melhores análise sob o Brasil Bolsonaro.

    Responda
  5. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

    Assassino! #Forabolsonaro!

    Responda
  6. Marcelo Cardoso

    Vamos lá Tersio. Imagino que você como democrata de carteirinha. Quando no momento das manifestações contra a presidenta, você ou conhecidos fizeram: Usar CBF 7x1; Panela amassada; Pato amarelo o máximo; A globo e veja, sendo as bíblias da razão; O próprio jornalão, junto com o outro que termina com SP, com matérias daquelas tendênciosas; Pouco depois de puxarem o tapete, falam: Vai para Venezuela, gorpi, esquerda desmilinguido; Agora para proteger o sujeito.

    Responda
    1. Carlos Waldir Carpes Elesbao

      Concordo com Marcelino C. Está na hora dessa imprensa (desnecessário nominar) que se esforçou tanto para derrubar Dilma e minar os caminhos do PT, ajudando a colocar no poder esse insano, fazer sua "mea culpa" e deixar de ser hipócrita.

  7. Branka Calabrese

    Sequência resumida de eventos: 1) Apoio do PT à Palestina e Iran. 2) Propina paga por EUA e israel para jararaca & jurista armarem Golpe de Estado. 3) Festival de mentiras divulgadas para eleger um Governo Militar alinhado com Extrema-Direita de EUA e israel. 4) Situação atual de pouca preocupação com a Saúde e a Vida de brasileiros e preocupação em combater o Comunismo. 5) No futuro, escravizar o Brasil num grande Campo de Concentração de Gaza. Experiência para isso, EUA e israel tem de sobra.

    Responda
  8. José Antonio Bonato

    Se um dia a normalidade democrática voltar, será necessário criar sanções duras para aqueles que, investidos no monopólio da violência, se voltam contra a quem deveriam dar proteção. O comportamento de setores militares equivale às traições em período de guerra (por falar nisso, as supostas guerras em que nossos milicos se meteram foram contra seus compatriotas, nas quais sequestraram, torturaram e assassinaram).

    Responda
  9. Marcos Serra

    Os esquerdo.patas, como o colunista, têm uma grave questão conceitual: só existe a democracia quando eles estão no governo. O atual PR recebeu, consciente, um abacaxi chamado Brasil (falido pelo PT). A duríssimas penas, está descascando-o. Os perdedores, frustrados e furiosos, querem uma solução imediata quando todos sabem que qualquer recuperação leva mais tempo que a queda. A saída seria qual? Gastos públicos mascarados? Benefício às empreiteiras? Compra e conivência com a mídia? Acordem!

    Responda
    1. José Lemos da Silva Filho

      Esse Marcos Serra deve ser do gabinete da estupidez zumbizada.

    2. Mauricio Soares

      Outro que não se abstém em sua campanha de auto-ridicularização! Saudades de quando éramos grau de investimento, antes dos esforços para derrubar a Dilma? Nunca mais voltaremos a sê-lo; graças à inoperância do governo atual em proteger empresas, tanto quanto à vontade de matar brasileiros que os move, nossa economia cairá 10% no mínimo este ano. Adormeça!

    3. Gildasio Fernandes Dantas

      O pt deixou 400 bilhões de dolares de reservas internacionais e é por isso que o país ainda não entrou em moratória. Agora entrou um PR com a familia envolvida com miliciano. Chega

    4. MARCOS BENITES

      Vou jogar a bóia, segura aí meu filho!!

    5. BRUNO JOSE FORTES

      Esqueceu do pibinho menor que o da gestão Temer? ÊêêôOô vida de gadôooÔO.

    6. Jarbas Vasconcelos

      Acorda, Carluxo. O governo Bolsonaro não tem plano nenhum para o país. Outra, oposição em democracia é normal; acostume-se. Mas se ela é raivosa, deva-se ao estilo beligerante do seu mito, que se preocupa em caçar comunista, ao invés, de ser um estadista. Abra o olho. O PT saiu há cinco anos do poder e deixou o país melhor do que está hoje, apesar do Eduardo Cunha e todos os boicotes do congresso. Assumam responsabilidades pela incompetência em gerir o país. Bolsonaro é o pior PR da história.

    7. Rodrigo Negrão

      Ahahahahahahahahahahahahahahahaha, bebeu...

    8. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Não precisa nem fazer nada, já que ele não está fazendo mesmo, apenas abster-se de destruir o país, as instituições, a democracia, o estado de direito, o meio ambiente, os povos indígenas, os mais pobres, os trabalhadores e a luta contra a corrupção. Seria pedir demais?

  10. Jonas Lacchini

    Se mudarmos o "Gentil, Pátria amada, Brasil!" por "Fuzil, Pátria armada, Brazil", Brazil na grafia trumpiana, conseguiremos, talvez, entender o que pretendem os "generais de pijama" ou "os leões desdentados", assim definidos pelo Mourão... e para onde estão nos levando.

    Responda
  11. Antônio Vasconcelos Nascimento vasconcelos

    Muito explicito e competente em seu comentário sobre o atual governo e para vergonha das FFAA, generais reformados e da ativa são o cérebro das maquinações retrogadas desses insurretos da democrácia!

    Responda
  12. JOÃ O MUCCI

    O problema do Brasil, não é só o atual Presidente da República, são todos os políticos brasileiros.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Ou seriam aqueles que apoiam isso daí, o que inclui os que vendem apoio por cargos para praticar corrupção?

  13. JP Sartre

    Uma pergunta sempre me vem à cabeça: o que Bolsonaro fará com o Brasil, caso prospere no seu autogolpe? Será que mandará bombardear o Nordeste e todos os estados que ele vir como seu inimigo? Um imbecil com poder é capaz de qualquer coisa.

    Responda
  14. Valdeci Gomes

    Bolsonaro não engana mais ninguém, quem está à seu favor, tem a certeza que ele é corrupto, maligno e inepto. Tem que assumir sua cumplicidade com a destruição do Brasil e seu mau caratismo.

    Responda
  15. Octávio Da Matta

    Texto impecável, meu caro Barnardo. E a lucidez social parece estar longe de acontecer infelizmente.

    Responda
  16. Mauricio Mesurini Da Costa

    Ótima análise. Concordo que o presidente é o inimigo. Mas receio que continuemos a tentar derrotar o tirano por mecanismos de constitucionalidade no mínimo duvidosa, tais como inquéritos de exceção, devolução de MP's, suspensão de nomeações, etc. Temos que precionar o Maia para tocar para frente o impeachment.

    Responda
  17. Fernando Soares D Almeida

    Não consigo ler a mesma coisa todo dia, sinto muito

    Responda
  18. VITOR SOARES

    Sobre a citação da teoria de que são os militares (e não os Bolsonaro) os verdadeiros articuladores deste estado de coisas, me espanto por alguém acreditar nesse disparate. O estado de coisas atual é fruto de falta de planejamento, falta de estratégia, falta de habilidade política, e não da abundante existência de tais atributos no desgoverno bolsonaro.

    Responda
    1. VITOR SOARES

      Pelo contrário, Benjamin. Quis dizer que tais atributos positivos existem em apoucamento nesse desgoverno (os militares que lá estão se incluem nele), se é que existem em alguma medida.

    2. benjamim picado

      caro vitor, vc. faz supor que os atributos positivos que elenca (planejamento, estráegia, et caterva) sejam propriedade de nosso corpo armado. teu entimema começa a falhar a partir dessa premissa. te escapa a noção de que *inteligência militar* é, ao menos no caso dos militares acampados no executivo, apenas um oxímoro.

    3. benjamim picado

      caro vitor, vc. faz supor que os atributos positivos que elenca (planejamento, estráegia, et caterva) sejam propriedade de nosso corpo armado. teu entimema começa a falhar a partir dessa premissa. te escapa a noção de que *inteligência militar* é, ao menos no caso dos militares acampados no executivo, apenas um oxímoro.

  19. Marcelo Cardoso

    Tersio, você esquece que nas mesmas eleições que o sujeito ganhou, existiam outros candidatos. Infelizmente, pessoas como o sr. batem na mesma tecla, para desviar o foco. O contratipo mesclado da rede de hamburges adicionado ao Mussoline e outros exemplos negativas da historia.

    Responda
    1. Tersio Gorrasi

      Estou desviando o foco justamente para tentar imaginar um outro cenário que não o atual governo, onde as outras pessoas sim, é que estão batendo na mesma tecla (fascista, nazista, genocida, impeachement, etc,etc). Criticar é fácil, é um direito de qualquer cidadão (ofender e denegrir a imagem é que não). Mas, além da crítica, o que outros governos fariam? Esse é o ponto que quero chegar

  20. wilson kfouri

    A eleição de um miliciano psicopata genocida foi uma tragédia sem precedentes nos anais da história do nosso país. Entretanto a culpa não é do Bolsonaro e sim dos que votaram nele,ou se omitiram com votos brancos e nulos ,ou se abstiveram...

    Responda
  21. Valdeci Gomes

    Disse tudo.

    Responda
  22. Tersio Gorrasi

    Vamos fazer uma simulação (não sei se num computador seria possível usando algoritmos) com Haddad vencendo as eleições em 2018. Quantos desempregados, contaminados e mortos pelo covid teríamos? Como estariam os números da violência no país? Talvez usando os dados dos governos do Nordeste poderia ser um ponto de partida para essa simulação

    Responda
    1. Mauricio Spimpolo

      Menos mortes?Isso so ocorreria c/lockdown antes do carnaval;Isolamento pos carnaval foi inútil como números mostram e c/números aumentando reabrir pq?Pq acabou o $ dos estados e somos país pobre 90% não tem como ficar 1 mês em casa,logo não respeitam isolamento.Pandemia não é responsabilidade de nenhum politico.Viu algum órgão de imprensa/politico dizendo:"fechem antes do carnaval?"Sistema de saúde precário epovo sem $ e s/cultura é o motivo dos números.Resultado de décadas de governos corruptos

    2. Tersio Gorrasi

      Valeu, Emidio, são de respostas assim que eu gosto. Sem agressões ou interpretações equivocadas. Afinal, com o que todos nós concordamos e sonhamos é um Brasil melhor para nós e nossos descendentes

    3. Emidio Jose Cunha de Carvalho

      Lá vão as respostas que você pediu : - numero de mortes bem menor pois haveria uma articulação uniforme entre o presidente e os governadores. Creio em 30 % a menos. - numero desempregados igual ou menor que o atual pois o governo nao incentivaria a informalidade. - segurança estaria na media igual a atul. E por fim Bolsonaro ..tem que sair para reduzir esses numeros.

    4. Tersio Gorrasi

      Wilson, se vc percebeu (que não parece ser o caso), não estou me referindo às qualidades de ninguém. Só gostaria de imaginar o cenário atual sob um outro governo. Vc seria capaz de pelo menos tentar? (com números, de preferência)

    5. Henri Coelho

      Voce ainda retrata os ressentidos e que não aceitam o próprio erro. Ou tenta disfarçar o desvio de pensamento e ideologia instaurado e provavelmente ainda apoiado por vc. Vc é mais um suicida.

    6. wilson kfouri

      É uma piada de mau gosto tentar comparar um professor universitário,bacharel em Direito,mestre em Economia e doutor em Filosofia com um misógino,racista,homofóbico,expulso do Exército por problemas cognitivos,político profissional com 30 anos inúteis de vida pública,nomeador de laranjas e ligado à milicianos assassinos...

    7. Brízido Galeano

      Grande Tersio!

  23. Pedro Cunha Jr Cunha

    Concordo plenamente com o jornalista. Porém, a saída para o Brasil me parece muito mais complexa do que se imagina, se é que ela existe. Por exemplo: o povão ter votado no Bolsonaro, normal, mas gente articulada como o Lobão o ter apoiado, ou o Marcelo Tás dizer que gosta do Paulo Guedes, e tantas outras pessoas inteligentes e igualmente articuladas que não percebem o suicídio... tudo isso é sinal de que aqui no Brasil a felicidade coletiva vai ficar pro outro século.

    Responda
    1. VITOR SOARES

      Lobão ser articulado é piada. Kkkkkk' Forçou, amigo.

  24. Paulo Sergio de Souza Moreira

    Só vejo uma saída fácil dos descontentes. Tirem o cara da Presidência.Isso não vai acontecer facilmente e não vejo como solução. Deveriam nestes artigos, apresentar propostas de melhoria nos problemas do país e não ficar apresentando opiniões pessoais que não somam nada, definitivamente, nada.

    Responda
    1. Jorge Peregrino Braga

      A sua proposta de entendimento com esse governo é muito parecida com a de Dilma de tentar algum acordo com o ISIS.

    2. Brízido Galeano

      Excelente comentário! Entretanto, uma nova eleição não significa que virá um novo salvador da pátria. E se vier um clone do atual, Bernardo Carvalho vai começar nova lenga-lenga? Que tal um parlamentarismo monárquico, pois neste sistema de governo, jamais o STF ia se intrometer tanto, como ocorre agora, no Executivo. Vide Fachin proibindo a polícia de agir em comunidades enquanto durar a pandemia. Tenho certeza de que os policiais do RJ agradecem o dito Ministro. Vão deixar de morrer.

  25. mauricio silva

    Enquanto hitler oferecia pão e circo para os americanos, por trás estava tramando sei objetivo de dominar o mundo, eliminar os diferentes e apurar a taxa ariana, no novo mundo idealizando já dia cabeça perversa e insana! Creio que se pudessem, trump e esse, infelizmente, presidente do Brasil, lutariam pelo mesmo fim. Os americanos estão acordando a tempo! No Brasil agora apelam pelo poder militar!

    Responda
  26. mauricio silva

    Enquanto hitler oferecia pão e circo para os americanos, por trás estava tramando sei objetivo de dominar o mundo, eliminar os diferentes e apurar a taxa ariana, no novo mundo idealizando já dia cabeça perversa e insana! Creio que se pudessem, trump e esse, infelizmente, presidente do Brasil, lutariam pelo mesmo fim. Os americanos estão acordando a tempo! No Brasil agora apelam pelo poder militar!

    Responda
  27. Cloves Oliveira

    O que significa que se o JMB sair amanhã do governo uma saída mágica aparecerá depois de mais de 130 anos da proclamação da república. Como dizia o Einstein, se você não pode explicar de maneira simples é porque não tem o entendimento correto. O governo do JMB é apenas mais uma mazela a se somar a muitas outras que contribuem para o atraso do país. Associar o futuro do país exclusivamente à formação política rudimentar do presidente é subestimar o potencial do Brasil e dos Brasileiros.

    Responda
  28. Guilherme Torres Godoy

    Nos, o povo estamos querendo salvar um País chamado Brasil de uma tragedia que esta ai batendo em nossas portas, não é brincadeira, estamos vivendo a pior tragedia que nosso País conhece com essa Pandemia, milhares de irmão nossos estão morrendo, milhares de irmão nossos estão desempregados, ou nossas autoridades (STF, Congresso) acordam e tomam a responsabilidade de lutar pelo nosso futuro, ou quando chegue a hora de achar os culpados dessa tragedia serão cobrados. Acorda Brasil.

    Responda
  29. Jose Paulo sbroggio

    Simples,VCS devem retirar Bolsonaro da Presidencia,facil. Com toda roubalheira nestes 16 anos,Querem tirar Bolso. Como VCS devem agir.Ganhando Nas urnas,turminha do deixa disso.

    Responda
  30. João Carlos D'Elia

    Vamos aos nomes: famiglia Bolsonaro e milicianos, generais governantes (em especial Heleno, Ramos, Villas Boas, Fernando Azevedo, pazuello), nazistas- olavistas (Ernesto Araujo, Weintraub, Salles, Wajngarten). Não podemos esquecer de cobrar a prevaricação do presidente do congresso, do PGR e do advogado geral da União. Um dia serão todos responsabilizados! Pode demorar, mas seus atos e omissões não cairão no esquecimento.

    Responda
    1. Ivan Cunha

      “Um dia serão todos responsabilizados!” Quando? Depois de assistirmos e vivenciarmos a destruição do país e termos montanhas de cadáveres acumulados nas ruas? Pois a guerra que esses traidores da nação querem lutar é contra seu próprio povo porque não têm absolutamente nenhum preparo para qualquer outra que não seja essa. E vamos esperar ser destruídos de braços cruzados, é?

  31. Alberto A Neto

    Não se considerem os cálculos panglossianos apurados pela equipe do posto Ipiranga. Segundo o frentista vão 'surpreender o mundo'. Não há dúvida que é real o pesadelo. O país será o último a sair da depressão que os especialistas sinonimizam 'recessão'. O 'x' da questão: 1 ou 2 dígitos. Não seja maquiada como a pandemia, a quebra passa de 10%. Não será a mansuetude de 5%. A saída do PIB arrasado? Só em 2022. Caso a 'oposição' não repise a mesma trilha dos erros crassos cometidos em 2018.

    Responda
  32. Alexandre Fonseca Junior Matos

    Bolsonaro precisa ser retirado pela via democrática. Ou seja retirando prefeituras de sua influência. Muito perdeu de credibilidade com a saída de Moro. Não combate à epidemia, ainda que possa, pois não tem competência. Não devemos procurar ou dar motivos para suas falas ou ações agressivas. Devemos formar uma grande frente anti Bolsonaro em favor de democracia.

    Responda
  33. Alexandre Fonseca Junior Matos

    Bolsonaro precisa ser retirado pela via democrática. Ou seja retirando prefeituras de sua influência. Muito perdeu de credibilidade com a saída de Moro. Não combate à epidemia, ainda que possa, pois não tem competência. Não devemos procurar ou dar motivos para suas falas ou ações agressivas. Devemos formar uma grande frente anti Bolsonaro em favor de democracia.

    Responda
  34. CARLOS BECKER

    E o débil mental agora manda invadir hospitais.

    Responda
  35. Tersio Gorrasi

    Um Brasil com desgovernos, poderes constituídos se achando os donos absolutos da verdade, ladrões, corruptos, feminicidas, homicidas, traficantes e milicianos com governos paralelos, seguidores de carteirinha da lei de Gerson, etc, etc, nunca poderia dar certo. Vamos embarcar no de Lorean com o dr Emett Brown e voltar para Portugal no início de 1500 para convencer D Manuel a não mandar Cabral naquela famigerada viagem

    Responda
  36. Alexandre Fonseca Junior Matos

    Todos os partidos e a sociedade CIVIL devem se unir em uma Frente Ampla e eleger o maior número de Prefeitos e vereadores; sensatos, não facistas e republicanos para impedir a escalada do Bolsonarismo.

    Responda
  37. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    80% de pobres e miseráveis , 15% classe média ( metade alienada), 5% de ricos, milionários e bilionários. Reina o liberalismo( neo e ultra). Grande imprensa está junto , pelo liberalismo. Esse eh o fio condutor. Não há escrúpulos. O grande capital financeiro espreita e manipula, e sempre ganhará.

    Responda
  38. Adriana Maccacchero

    Parabéns pelo texto, até que enfim alguém escreve sobre a 'suposta competência' do ministro da economia. Me impressiona como ele é intocável, ninguém o contesta, critica ou questiona sua inépcia para ajudar o país a sair da crise, mesmo antes da pandemia. Assim como o presidente, suas ideias não são inclusivas, e sim, destrutivas. O tripé da destruição: Bolsonaro, Guedes e Salles.

    Responda
    1. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      Muito bom Adriana, são poucos na grande imprensa que tem honestidade intelectual para denunciar as duas faces do ultraliberalismo fascistóide, a maioria tenta separar o letal modelo econômico das práticas reacionárias do Bolsonarismo, Guedes é o braço fascista do capital financeiro, cuja implementação, como no Chile, depende da repressão!

  39. PAULO JORGE

    Concordo integralmente com o texto! Só faltou dizer, na linha de dar nome aos bois, que o asno foi eleito na esteira de um antipetismo causado pelo próprio pt, que frustrou boa parte de gente de bem indignada com o que fizeram....estamos sem opções políticas decentes ! Todos criminosos!

    Responda
    1. Rafael Lopes

      Os responsáveis pelo bozo são os milhões de iletrados que apertaram 17 e confirma em 2018. Não voto no PT mas chega de colocar a culpa neste. Lula já saiu da presidência faz 10 anos, Dilma 4.

  40. Alberto A Neto

    Infelizmente não há desdobramento palpável à vista com o presidente da Câmara, que já antecipou sua pauta política reducionista aos interesses pessoais incluídos na agenda do Centrão. Da cartola do 'Botafogo' na Câmara não sai remédio de contenção do Messias do Morticínio. Não se espere nada diferente do 'amigo do amigo do Amigo' na Corte. É preciso estatura moral nas presidências. Desgraçadamente, nenhum dos três poderes a tem. Milhares de cadáveres ainda serão empilhados em fila na vala comum!

    Responda
  41. Nilson Alves dos Santos

    Ditadura à vista. Bolsonero é a Crise. Sua atuaçao está retardando a retomada da economia. quando o emprsariado descobrir isto, Bolsonero cai. A Subnotificação do Covid-19 é Intencional e Criminosa. Frente Ampla Já. Impeachment Já.

    Responda
  42. EDSON Carvalho

    Que empresário, que o apoia, o contrataria para sua empresa? Que RH não jogaria seu CV no lixo ao ler uma única de suas frases ( do passado e do presente) nas Redes Sociais ? Em nome de se combater a "velha política " elegemos um legítimo ( e pior) representante da velha política. Parabéns pelo artigo.

    Responda
  43. Marcos Malta Campos

    Assino embaixo seu artigo, B. Carvalho

    Responda
  44. Luciene Costa de Castro

    Sim, o fato de tudo já estar claro desde sempre não vem ao caso agora, porque é preciso retirar o lixo do campo político para que as disputas possam se dar novamente, em um campo mais limpo. Nessa hora, que cada um use seu bom senso e seu caráter para recusar novas propostas de quem apoiou essa candidatura aberrante. No momento, as forças do campo democrático, da esquerda à direita, precisam, sim, se unir contra este governo. Mas sei que interesses econômicos impedirão que muitos o façam.

    Responda
  45. EDSON Carvalho

    Que empresário, que o apoia, o contrataria para sua empresa? Que RH não jogaria seu CV no lixo ao ler uma única de suas frases ( do passado e do presente) nas Redes Sociais ? Em nome de se combater a "velha política " elegemos um legítimo ( e pior) representante da velha política. Parabéns pelo artigo.

    Responda
  46. Manoel Marcilio Sanches

    Será que algum duvida que se pudesse, Bolsonaro já não teria fechado o Congresso e o STF? Alguém duvida disso? Esse fato já não é o bastante para caracterizar o que significa esse governo? Se você acha que que não, e que tudo está indo bem, realmente temos opiniões diferentes. Da minha parte, esse governo está apenas cumprindo tabela na espreita de uma oportunidade para praticar atos antidemocráticos. Um governo irrelevante.

    Responda
  47. Antonio Lima

    Texto certeiro, Bernardo! Disse tudo! Sem eufemismos inócuos. Ultrajante o silêncio covarde e cínico do trio calafrio de generais de pijama (mais o de mourão, seu D’Artagnan) na grotesca reunião. Uma vez mais do lado errado da história, arrogantemente creem-se superiores e se aliam, em seu projeto neofascista de poder, ao que de pior poderia haver na política tupiniquim. Vergonha e asco!

    Responda
  48. Devanir A Merengué

    Boa parte da população brasileira tem um substrato autoritário que sempre quis enganar o mundo com um verniz hipócrita chamado cordialidade. Gente que manda matar ou torce para gente que faz o serviço sujo, é contra a corrupção, mas é corrupto. E nem falamos ainda de sonegação... E assim o asno foi eleito!

    Responda
  49. Manoel Raimundo Alves

    Excelente texto opinativo! Disse tudo de forma clara e transparente. Só não entendeu, quem sofre de deficiência... ou é estafeta da má fé.

    Responda
  50. cleomar josé cordeiro

    Esse presidente nunca escondeu quem ele era e é. Foi um presente de grego entregue pelos donos do dinheiro aos eleitores. O infeliz foi eleito e continua uma aberração.

    Responda