Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Alberto A Neto

    'A burrice é uma força da natureza'.(Nelson Rodrigues).

    Responda
  2. Felicio Almiro Lima Rodrigues

    Ah... mas aqui nós temos isso e aquilo Costa e Silva, isso e aquilo Guarrastazu Médici, isso e aquilo Castelo Branco. Todos ditadores em tempos de tortura. Tenta mudar o nome de uma rua, estrada, estádio e outras cositas mais com o nome desses infames...tenta derrubar estátuas e alegorias desses ditadores... vai tenta, o Brasil tá cheio. Derrubar Borbas&Gatos é fácil.

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Depois procurem no Chile uma rua, beco, avenida com o nome Pinochet. Procurem na Argentina uma estatua a Ongania ou Videla. Bueno, de Videla parece que a privada da cadeia onde morreu leva seu nome.

  3. Val Batista

    Repugnantes, vergonhosos, nojentos. Não merecem honrarias nem estátuas, merecem ser estudados para expor o quão assassinos são. Fizeram o Brasil viver 350 de escravidão. Pilharam, violaram e assassinaram os locais; tomaram-lhes a terra; impuseram uma religião que cultua sangue e sacrifício; trucidaram meninos na Guerra do Paraguai, trucidaram brasileiros em Canudos. Quem com um quantum mínimo de ética defende honrarias e estatuas para gente desse cariz? Só gente do mesmo naipe.

    Responda
  4. NACIB HETTI

    Ai dos vencidos. Se a Inglaterra tivesse perdido a guerra Churchil seria enforcado em praça pública por crimes de guerra. Ele mandou envenenar plantações de batata na Alemanha, bombardear cidades históricas e afundar navio com suprimentos para civis na República de Vichy. Guerra é guerra.

    Responda
  5. Gustavo Carvalho

    Quer dizer que Churchill ajudou a salvar a civilização ocidental do nazifascismo? E o nazifascismo era parte de que civilização, a confucionista?

    Responda
  6. neli faria

    Esse pessoal quer apagar o passado no presente. Como se derrubando as estátuas, os malfeitos dos séculos passados se apagariam. Oras, tem que ensinar as crianças de hoje os erros do passado, para que jamais se repitam no futuro.

    Responda
  7. Francisco Barbosa

    Gaspari preocupado com o valioso bronze no fundo do rio. Deveria abrir um ferro velho. Valor estético em estátuas de escravocratas ou de Leopoldo II é um conceito mesquinho e politicamente repulsivo.

    Responda
  8. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Sim, momentos de cretinismo apaixonado à la Taliban. .../Claudia F.

    Responda
  9. Nilson Alves dos Santos

    Bolsonero é a Crise. Sua atuaçao está retardando a retomada da economia. quando o emprsariado descobrir isto, Bolsonero cai. A Subnotificação do Covid-19 é Intencional e Criminosa. Frente Ampla Já. Impeachment Já.

    Responda
  10. MARCO SANTANA

    Elio Gaspari, que já nos brindou com informações exclusivas e estilo de escrita primoroso, é cada vez mais irrelevante. Deveria fazer como Pelé em jogo contra a Ponte de Preta, em 1974, na Vila Belmiro.

    Responda
    1. José Freitas

      Talvez no R 7 o Sr. encontre coisa melhor. A coluna do Bispo, por exemplo. Vai lá. Pena que não poderá comentar.

    2. Paulo César de Oliveira

      Discordo. Não concordo com tudo o que o Elio escreve mas não há dúvida que ele continua sendo um craque.

  11. Val Batista

    "Nunca houve um monumento da cultura que não fosse também um monumento da barbárie. E, assim como a cultura não é isenta de barbárie, não o é tampouco, o processo de transmissão da cultura". BENJAMIN, Walter. "Sobre o conceito de História". Se a História humana neste planeta é a História do horror da barbárie, pau na cabeça dela. Façamos outra História.

    Responda
  12. Vitor Viola

    Ele era racista, mas...ele é homofóbico, mas...sempre o mas.

    Responda
  13. Flavio Eggers

    Inclusive dos que querem remover os monumentos a vultos históricos do estado de São Paulo e do Brasil.

    Responda
  14. Maria Lopes

    Gaspari tocou no ponto certo. É estúpido, anacrônico, a história é revista e não apagada. Os russos fizeram o certo. Sem homenagens, mas com registros. Cada um na sua época. Mais efetivo e mais difícil é mudar as atitudes diariamente. Mudar a polícia; mudar as relações de poder. Etc.

    Responda
  15. MARCELO FRANCA

    Churchill foi um herói que salvou o mundo do nazismo tanto quanto o foi Stalin. Foi na Rússia que a Alemanha começou a perder a guerra de fato. Imagino que a maioria ocidental, incluindo o senhor, não teve problema algum com a destruição de estátuas de Stalin durante a abertura da URSS (e com razão). Ali era o povo russo dizendo basta à malfadada experiência socialista russa. Pois bem. Aqui é o povo negro (e os brancos conscientes) dizendo basta ao racismo ocidental.

    Responda
  16. MARCELO FRANCA

    Acho que o senhor não entendeu a profundidade desses protestos nem a relação da queda desses símbolos com a dos símbolos socialistas na década de 1990. Tal qual aquele momento histórico, o povo está na rua informando que a sociedade, desta vez a ocidental, precisa e vai mudar no que tem de mais encrostado em sua formação: o racismo. Ou talvez tenha entendido mas está para nós como alguns velhos socialistas estavam para a URSS.

    Responda
  17. Val Batista

    Estátuas de escravocratas estupradores , bandeirantes estupradores, todos assassinos de etnias, imagens de outros escrotos odiosos, que só viveram para se locupletar, entopem as cidades brasileiras. Elas e eles deveriam ser varridos da face da Terra. Jogado sal até na memória deles. Ou estudados em História, com vistas a levar os alunos a escarrar na imagem desses malditos. Quantos nomes de ruas e avenidas existem, para homenagear pústulas? Incontáveis.

    Responda
    1. Flavio Eggers

      Os que querem destruir a história da civilização mundial, são os que nunca tiveram uma história ou cultura.

    2. ALEXANDRE ROCHA SAFFI

      ata...então ponha fogo em roma, civilização imperialista, na grécia, civilização escravocrata, derrubem as pirâmides....a falta de bom senso não tem fim.

  18. Val Batista

    Cretinismo do autor, justificar pilantras pelo bem que eles fizeram.

    Responda
    1. Val Batista

      Ayer Campos, eu tenho, tradução de Rodolfo Krestan, 1983, melhor capítulo para mim é A ORDEM, começa na página 337, o jornalista da matéria deveria ler.

    2. Ayer Campos

      Terreno minado. Ver 'Massa e Poder', de Elias Canetti.