-
Paulo Eduardo de Siqueira
Interessante a coluna, mas fica uma pergunta no ar, tem saída? Ou o colunista vai se resumir a decretar o fim do mundo, irreversivelmente. Considerando a sua qualificação acadêmica, no minimo um contraponto à possível politica do atual superministro da Economia seria esperado. Não acredito que o Apocalipse seria a unica saída econômica possível, ou não? Com a palavra o colendo economista.....
-
TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA
Sou bem pessimista com o crescimento do país. Além da pandemia, do presidente, têm também os interesses das classes dominantes que não querem mudar o "status quo", ou seja, só para eles. Gastos excessivos, corrupção, subsídios a quem não precisa? Tudo isso só importante no discurso para ganhar a eleição. Depois? essas coisas não importam. Segue a carruagem.
-
Vitor Viola
Joelho no pescoço mata, certo? A asfixia e a máscara obrigatória são os símbolos do fedor desse momento. A podridão está no ar.
-
ALOISIO T MIRANDA
Alguns hão de pensar. Foi pra isso que demos o golpe em 2016 ? De qq modo, um joelhaço é sempre um golpe baixo. Mas , encima do povo, não é novidade , as vezes o joelho tem um nome mais sofisticado, como neoliberalismo.
-
André do Valle Amadio
Parabéns aos envolvidos! Menção honrosa ao articulista que parece estar descobrindo que para fazer o omelete do golpe midiático parlamentar que depôs Dilma quebraram-se os ovos da democracia. Assina a obra meu caro.
-
Alberto A Neto
Os números realistas apontam queda do PIB acima de 10%. A mansuetude da equipe dos sonhos do Posto Ipiranga sonha com 5%. A relação juros/PIB em torno de 7% antes da catástrofe consumada é a que importa. Mais que a dívida/PIB, porque aos 'rentiers' interessa a liquidez argentária. Para uma ideia da encrenca, a média juros/PIB em países com futuro gira em 1%. O país só tira o pé da lama com muito imposto no Brasil de Cima. O resto é propaganda do programa 'Minha casa na Lua' do Posto Ipiranga.
-
JOSÃ EDUARDO FEROLLA
Crise política- econômica dos anos Dilma.. Recessão de 2015 e 2016. Tentativas frustadas de recuperação nos dois anos Temer. Eleição de Bolsonaro e novas frustações. Pandemia Global com toxinas econômicas paralisantes. Anos e anos de economia com "joelho no pescoço". O que vem por aí ainda está fora do radar. Tudo pode acontecer, golpe, impeachment, mudanças radicais . Mas uma coisa é certa: as referências permanentes de um Brasil sem rumo. .../Claudia F.
-
José Antônio
´´O que o empresariado, a finança e o establishment econômico em geral ainda esperam de Jair Bolsonaro?`` Desconfio de que seja um golpe mesmo.
-
JP Sartre
O Brasil é um país inviável com Bolsonaro e Guedes! Parte do "PIB" ainda está lucrando, a curto prazo, com essa dupla, mas, a longo e médio prazos, verão tudo se derreter!
-
José M Leal
Viúva do Petismo desvairada, chorosa, que durante 13 anos produziu apenas corrupção e crise e hoje quer ensinar outros a produzir prosperidade. M falastrao patético, como de costume.
-
Nilson Alves dos Santos
Bolsonero é a Crise. Sua atuaçao está retardando a retomada da economia. quando o emprsariado descobrir isto, Bolsonero cai. A Subnotificação do Covid-19 é Intencional e Criminosa. Frente Ampla Já. Impeachment Já.
-
LUIZ FERNANDO GARCIA
Apesar das cores barrocas, do vermelho e do negro, simbolizando o conflito, o que transparece nessa análise é exatamente o que tem passado pela menta das pessoas de bem que refletem um pouco! Se para fazer a economia andar de novo vamos ter que gastar, quem vai pagar a conta? Os donos do dinheiro, que puseram essa gente lá? Apesar de perigoso, vai ser muito interessante ver o que vai acontecer! Tb concordo que a outra opção é mesmo Venezuelização! Mas sobrou alguém lá?
-
Aderbal Silva Aguiar Junior
Sim, se houver lucro
-
MARCOS BENASSI
Seu Vinícius, sinhô e Mestre Janio tão hoje com a peixeira afiada. Mas creio baldada a esperança de que esse 'empresariado, financistas' e o que os valha vá fazer qualquer coisa, sua maioria quer mais que o chão de fabrica sifú.
-
RILER BARBOSA SCARPATI
Voltou em grande estilo, hein VTF?! Ótimo texto!!!
-
Adriana Maccacchero
O irônico disso tudo é que muitos votaram no atual presidente com medo à la Regina que virássemos uma Venezuela... Se em 2 mandatos do Lula e 1 e meio da Dilma não viramos a Venezuela, pq viraríamos em 2019? Esse argumento é tão bobinho...
-
Bruno Licks
Belo texto, foi direto ao assunto e sim, o empresariado de bem e principalmente os investidores vão ter que se posicionar
-
Nelson E Pires
Uma pergunta inocente: Há ou houve algum plano econômico neste governo? A única coisa aprovada foi o plano da Previdência (solapada pelo Bolsonaro e sua turba) depois disso nada. A pandemia estará fazendo mais efeito na previdência que o plano aprovado (por isso o PR não que o controle da movimentação das pessoas).
-
Hercilio Silva
Tudo indica sim que o empresariado quer o joelho no pescoço dos pobres e miseráveis, que aliás chegou a classe média iludida. Esse plano não tem como ocorrer sem autoritarismo, ruas cheias não são controláveis pelo autoritarismo.
-
Fabio Leandro
Rindo deste colunista. Com certeza nunca passou nem perto da Venezuela para comparar, e ainda coloca fotos que procurou no google para poder tentar influenciar, uma lástima. Na Venezuela houve uma politica populista com base em subsidios para poder conquistat o povo e covardemente as forças armadas de lá se venderam por algumas promoções, tanto é que lá tem mais cacique que indio. Acho melhor voçê ir até Pacaraima-RR ou Boa Vista-RR , conversar com venezuelanos antes de escrever algo.
-
SERGIO FARIAS TOPAZIO
Não vai virar, porque não vai ficar. Não conclui o mandato.
-
Maurizio Ferrante
A Venezuela, o PT. Desculpas e comparações indevidas, velhas como um fordinho 29. Típicas de quem não tem argumentos, nem conhecimento para entender coisas mais complexas que 1 + 1.
-
Valdeci Gomes
Descreveu o que está acontecendo no Brasil, quase 4.000 militares com cabides de emprego no Brasil, para não fazerem nada.
-
Alberto Melis Bianconi
Foi mal, "do mito que a está realizando".
-
Alberto Melis Bianconi
Tenha um pouco de calma sr. Fabio, estamos no caminho certo para chegarmos lá, e os militares daqui também são obcecados por suas questões corporativas. E como disse o colunista será uma versão Plus Gold, digna do mita que a está realizando.
-
-
Alberto Melis Bianconi
Parabéns! Alguém parece enxergar o quadro do desastre como um todo. E se já estamos afundando nele, é evidente que ainda podemos afundar muito mais. Conseguiremos multiplicar várias vezes os sofrimentos que a pandemia e a nossa irresponsabilidade fiscal poderiam produzir por si mesmas. Por isso a prioridade deveria ser tirar Bolsonaro... mas nossas zelites silenciam a respeito.
-
Valdeci Gomes
A maioria há de concordar, Haddad era a melhor opção no segundo turno.
-
SERGIO FARIAS TOPAZIO
Qualquer um seria melhor opção. Haddad nem se fala. Este eleito foi o pior candidato a presidente da historia da republica, em todos os tempos. Aliás ele e um tal de um cabo.
-
SERGIO FARIAS TOPAZIO
Qualquer um seria melhor opção. Haddad nem se fala. Este eleito foi o pior candidato a presidente da historia da republica, em todos os tempos. Aliás ele e um tal de um cabo.
-
Adriana Maccacchero
Uma coisa é certa, ele não estaria mandando ninguém invadir hospitais, agredir profissionais da saúde e desrespeitar doentes!
-
Fatima Marinho
Fabio Leandro, vc precisa se informar melhor, Haddad foi inocentado no processo civil, sequer foi um processo criminal. Sem duvido com Haddad não viveríamos esse pesadelo bovino que vc ajudou a criar e alimenta.
-
Fabio Leandro
Nunca foi e nunca será, ele está condenado em primeira estãncia por estelionato eleitoral! Porque a Esquerda insiste em colocar bandido no poder? Quero entender que são ignorantes, porque se for do feitio de voçês, ai vamos ter um problema mais grave.
-
-
Carlos Simaozinho
Um bom diagnóstico para a situação atual. Com Bozo, não haverá remédio, nem a cloroquina. Ou apeamos esse grupelho neofascista do poder, ou o país estará fadado a virar uma Venezuela, uma Nicarágua...
-
Nelson Vidal Gomes
É,sobretudo,a prova cabal do mal incomensurável que o PT fez ao país e enquanto o perpetrava com mentiras e corrupção,uns aplaudiam,outros se omitiam e os que criticavam eram taxados de extremistas de direita ou fascistas,como hoje o são os que aguardam a sua extinção pelo TSE, por corrupção da democracia,no processo que lá se encontra,sub judice,com parecer favorável do MPE,sem que nossa imprensa livre se interesse em nos informar sob a pespectiva de seu julgamento célere.Deus nos ilumine!
-
Alberto Melis Bianconi
Pois é Rubens, mesmo depois que ficou claro que o PT não era essa OC toda que se dizia, e que tirá-lo do poder não resolveria todos os nossos problemas (alias, esse é um dos nossos grandes problemas, a crença de que haja uma solução simples para todos os nossos problemas) muitos mantém-se agarrados a essa explicação para não enxergarem a própria imagem no espelho. Gostaria que a verdade iluminasse nossos crentes carolas, mas como se diz: o pior cego é o que não quer ver.
-
Antonio Carlos Antonio Carlos
Maluco beleza, heim!? Que tipo de droga vc tem cheirado, meu caro? Algo muito lisérgico, pois acaba com a visão da realidade... Cuide-se!!
-
Neber Fava
Resumindo, Nelson votou errado, mas a culpa é do PT.
-
-
Ayer Campos
Vinícius volta com a análise mais elucidativa dos últimos tempos - verdadeira aula sobre a esquizofrenia alucinatória da cisão aparente entre liberalismo econômico e botinadas autoritárias ou fascistas. A descrição do ambiente moral e institucional em que se movem os generais palacianos e sua verve patriótica é assombrosa e definitiva.
-
Simone Rodrigues
O empresariado brasileiro é tão despreparado, bestial e inepto, que, sim, vai ser cúmplice. Aqueles que precisam de mercado interno capaz de consumir produtos e serviços só pensa a curto prazo; não entende que se o povo não tiver dinheiro da mão, por meio de salário digno e direitos. não vai consumir e lhes dar lucro.
-
ANDRE FONSECA
E saber que muitos votaram nessa figura asquerosa com medo de o Brasil se tornar uma Venezuela. Quá, Quá, Quá.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.