Ciência > Cientistas negros cobram ações contra racismo e divergem sobre protestos Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Negros são iguais aos outros. Não podem ser incluÃdos numa categoria 'especial' que deva ser protegida e privilegiada, pois isso seria uma discriminação à s avessas. Devem sim, conquistar o seu espaço mostrando o seu valor e competência naquilo que se propõe a fazer. Afinal, é o que todos os outros fazem, descontando-se aqui o famoso cordão dos puxa-sacos, que só existe porque infelizmente há muitas pessoas que adoram ser bajuladas (que valor tem a hipocrisia?...)
Caro Tersio, A maioria das pessoas brancas ignora o racismo estrutural existente no nosso paÃs, pois jamais o sentirão na pele, infelizmente. Geralmente, utilizarão o argumento da meritocracia. Gostaria que buscasse o artigo "Cotas da igualdade" de Túlio Vianna. A partir daÃ, espero que reflita que a meritocracia não deve ser aplicada nesse caso. Segue um pequeno trecho: "De todas as ficções com as quais o sistema capitalista se legitima, a mais hipócrita delas é a da igualdade de oportun..
O anti-racismo de cunho liberal não tem nenhum problema em "denunciar" preconceitos, em moralizar discursos anti-opressão, enquanto apoia polÃticas econômicas que jogam milhões na exclusão social e no desespero. Esta Folha é um claro exemplo do que escrevo, e esta reportagem simboliza do que falo. Enquanto moraliza a questão do racismo, aplaudiu a reforma trabalhista que precarizou as condições de trabalho de milhões de brasileiros, mormente os mais pobres, independente de cor de pele!
Parabéns pelo lúcido comentário! A burguesia, ou, seu segmento mais inteligente, percebeu que embarcar na onda pós moderna /identitária é a saÃda para dividir a classe trabalhadora posando de progressista, a grande imprensa, porta voz do capital, faz coro com seus patrocinadores.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ciência > Cientistas negros cobram ações contra racismo e divergem sobre protestos Voltar
Comente este texto