Celso Rocha de Barros > Já houve golpe? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O saudoso Brizola já dizia. Só nessa terra de espalhafatos que jacaré só parece jacaré depois que virou bolsa.
Golpe só na cabeça da FSP . Isso é quer contar uma mentira várias vezes...
Esse artigo não é a opinião da FSP, é a do Celso Rocha de Barros. Vc tem algum argumento contrário ao texto?
Falou a voz de quem defende o golpe!
Com todas as letras : B r a v o !
Acredito que o excesso de cuidado que o STF teve deva ser o mesmo que as FFAA estão tendo. Na hora oportuna se pronunciarão. E essa hora está próxima. Como diria o poeta, o sol há de brilhar mais uma vez; A luz há de chegar aos corações!
Prezado Celso, A análise em sua coluna está perfeita. A interrogação e ela é necessária nos faz pensar sobre nossa realidade diuturnamente sob ameaça. Mesmo com um governo recheado de militares, isso pode sinalizar/sinaliza que o Presidente está isolado politicamente. Contudo, agora desfruta da companhia de um apoio parlamentar a peso de moedas. As respeitáveis Forças Armadas não assinaram a carta, mas é preciso que o general que a representa venha a público dizer que respeita e obedece a CFB.
Desde antes das eleições até hoje escrevi cerca de 300 crônicas (sou escritor) sobre o erro que era eleger alguém tão radical. Mas até minha famÃlia ficou contra mim. Mas como não há mal que sempre dure, agora eles e alguns de meus amigos de extrema direita começam a perceber o erro que cometeram
Jair Bolsonaro foi eleito por 57 milhões de votos, defendendo a ditadura. Ou vcs esquecem quem era o deputado Bolsonaro? Que defendia no plenário a ditadura? Que fez vários elogios ao Brilhante Ustra? Todos que votaram nele, sabiam que ele é assim. Só está sendo coerente com seu discurso de campanha e com toda a sua vida de parlamentar. Então, qual é o motivo do espanto?
Estamos a poucos dias de um desfecho.
As forças armadas não querem o golpe. Jair Bolsonaro não quer o golpe. O bolsonarismo não quer nem o neoliberalismo que o mantém no poder apesar de tudo. Bolsonaro não quer ser presidente, ele quer ser uma Sara Winter, quer jogar bomba em comunista, esquerdista, abortista ou qualquer coisa que discorde do nó autoritário que habita a cabeça dessa gente.
Vejo mais como um alerta de que não vão tirar o presidente no grito. Qualquer atalho e ele volta como ditador como aconteceu com o Chaves. Tem que conseguir maioria no congresso para um impeachment. Espero que o crime de responsabilidade de obstrução de justiça ao intervir na PF do Rio mobilize os deputados.
Amigo um impeachment pode ser um tiro no pé, pois o Vice-Presidente é pior que o golpista que preside a República.
Tudo isso que está ocorrendo prova o quanto somos uma Republiqueta de Bananas,de um lado temos o governo dizendo não venham com essa se não dou o" Golpe",do outro lado dizem somos 70 não vai ter "Golpe", parecem crianças em briga na porta do colégio um ameaça o outro e a plateia fica esperando por uma briga que não acontece. E o povo? Morrendo na pandemia, desempregado. vivendo de ajuda humanitária não está entendendo nada? Sabem que estamos no fundo do poço.
Falou tudo! Somos não apenas um paÃs mas um povo de décima categoria!
Amigo, o #Somos70porcento não prega golpe. Somos contra Bolsonazi e queremos o mesmo que o articulista coloca, que as Instituições da República parem de enrolar e façam seu trabalho.
Amigo, o #Somos70porcento não prega golpe. Pede a destituição de Bolsonazi dentro do que manda a Lei. Exigimos o mesmo que o articulista crÃtica, com ironia, que as Instituições da República parem de "passar a mão" e cumpram suas funções constitucionais. O movimento dará apoio à quem o fizer, dentro da legalidade.
É lamentável constatar o papel a que esses ex-militares agora polÃticos fazem. Querem migrar de profissão, mas não querem abandonar os privilégios hierárquicos da taberna. Ou bem é polÃtico ou bem é militar. As duas coisas são incompativeis.
Correção: onde se lê taberna, leia-se caserna.
Ótima reflexão. Leve e profunda
Concordo Celso, mas acho que depois de sábado a noite as respostas do STF será mais contundente, assim com do TSE, e por fim se necessário lá por Agosto co o povo na rua, essa palhaçada acaba.
O paÃs que abraçou Eduardo Cunha pra derrubar injustamente Dilma merece sofrer do veneno que escolheu beber. Até porque foi uma escolha conjunta entre todos os poderes, o tal acórdão. Agora, quando precisamos do mecanismo do impeachment, não podemos usá-lo porque ele foi gasto por puro conservadorismo e misoginia. O leitor indignado da Folha que apoiou o golpe de 2016 merece engolir esse Bolsonaro todinho.
Impressionante como o Celso clarifica o horizonte polÃtico. Excelente articulista.
O que espanta mesmo é que jornalistas e filósofos e sociólogos se surpreendam com o comportamento de militares. Eles não estão envergonhados. Nossos militares têm formação e educação mediocres, não veem um palmo a frente do nazo, filósofos da ordem unida. Mas todo dia na academia houvem que são autoridades que devem ser respeitadas pela população que deveriam servir e proteger. Nas forças armadas tem gente Estu . Pida o suficiente para dar um golpe de estado.
Tà CERTO! Mas vc é ptralha confesso, sanguessuga da nação (pois barnabé federal que não faz nada) e defendeu com toda força possÃvel Lula e Dilmá no seu blog NPTO. Vc gerou o capitão e seus generais; vc gerou Moro e Curitiba. Vc gerou fake news. Vc não fez nada contra o tráfico de drogas e armas; vc não fez as reformas. Vc travou a redemocratização, humilhou a democracia e destruiu a politica com Mensalão, Cuecão e Ptrolão. Vc é o culpado pelo que agora combate. MAM
Ótima análise, parabéns Celso Rocha de Barros.
Neste grave momento da vida nacional,se agiganta como persogem fadado a passar à história,a figura do ilustre Procurador Geral da República Augusto Aras.Está em suas mãos mais do que as de qualquer outro,a manutenção,ou não,de nossa democracia.Resta saber como o fará!Que Deus o ilumine,de-lhe forças e coragem e a nós todos.Um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
*Personagem
Irresponsáveis tambem foram aqueles que apoiaram por tanto tempo,uma organização criminosa( nas palavras do MPF e JF)e mentirosa que,até hoje,não se dignou a mudar de nome de PT para PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros-e ainda o fazem-,e que,foi a causa da chegada ao poder de um presidente medÃocre,despreparado e desrespeitoso,como tentativa desesperada da nação de daquele se livrar.Que Deus nos imu3 a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
Além do que, essa de "Partido dos Banqueiros..." e de "Deus ilumine...." . Comé que não cansa? Já repetiu milhões de vezes
Nelson, não adianta jogar sempre a culpa no bode expiatório, quem elegeu esse ser asque.roso, trocou um governo corrompido por um neo nazista fascista, ou seja, conseguiu escolher algo pior. Não adianta se justificar, a idio.tice não tem remédio.
Nada pode ser pior para um povo,uma nação,do que a mentira,essa é a expressão do que é o PT, que, até hoje,não se dignou a mudar de nome para PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros.Não por acaso a mentira é crime de responsabilidade para um presidente dos EUA.Disse-o Abram Lincoln:"Pode-se enganar todo o povo parte do tempo,pode-se enganar parte do povo todo o tempo,mas não todo o povo,todo o tempo!".Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
Vc quer que o Aras avançe contra o presidente que vc votou. Por que, em lugar de pedir para outros fazer isso, vc não declara abertamente que ficou desiludido, que votou num cara autoritário e genocida. Por que vc coloca a culpa no PT, se foi vc que ajudou com seu voto a eleger o fas/cista? 44% dos votos foram para o candidato do PT, vc poderia ter ajudado a impedir a vitória do horro/roso!! Sai do armário, assuma a sua culpa!
Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
Excelentes observações. Nossos militares sonham em implementar por aqui um regime parecido com o que se tem nos quartéis. A minoria ordena e a maioria obedece sem questionar, sob pena de ser trancafiado numa cela. Ainda bem que a Administração Pública não obedece a essa hierarquia rÃgida. Precisa avisar esse pessoal que o modelo burocrático de Max Weber encontra-se superado há muito tempo.
A análise de Celso de Barros tem o mérito de aclarar as premissas de outras mais ousadas, como a proposta na entrevista altamente informativa do prof. Piero Leirner, da UFSCarlos, à BBC News. Aperta o coração do leitor, mas o resultado compensa em termos de dissipar ilusões distrativas (e ponto de interrogação). Um pedacinho para degustação: 'Para os militares, JB funciona como uma espécie de 'pára-raios sem fio terra'; ele causa a explosão, para possibilitar a ação reparadora dos bombeiros'...
Nós já estamos na 30a fase do golpe de 2016, basta ler Haddad e Nelson Barbosa aqui na Folha que você descobrirá.
Os isentos: Andrade e Barbosa... kkkk
Chora, militante! CorretÃssimo o Governo; se os comuno-petralhas aparelharam o STF e a jmprensa, só resta ao PaÃs o povo e as nossas fiéis Forças aramadas para defender a democracia brasileira. Não passarão!
Radicalismo estranho vindo de um véio desses. Se olha no espelho e toma vergonha, meu senhor. Não cansa de tanta molequeira?
RidÃculo.
O senhor é tão radical que chega a ser ridÃculo. Quais são os ministros do STF comuno-petistas? A maioria deu aval para o impeachment da Dilma, você se esqueceu disso? Memória curta ou seletiva?
1989/2019. O que aconteceu ao cabo desse interregno de 3 décadas? Surgiu claramente, só a Carolina não via, uma 'Candidatura Militar'. Pretoriana de alto a baixo. Incogitada pelos especialistas sequer como hipótese em estudos acadêmicos. Murilo de Carvalho, Alfred Stepan e René Dreyfuss nunca pensaram algo assim. Fez-se de conta que se tratava de uma 'candidatura civil', igual as outras. Não! Dizia Millôr: 'o pior cego é aquele que quer ver'. Ora bolas! O golpe militar foi dado nas urnas.
Como o comentarista ressaltou alhures, 'aliado magoado encalha o barco na maré baixa'... O golpe nas urnas foi bem tramado, mas esqueceu de combinar com os ressentidos - e com os russos.
Será que essa turma toda das chamadas "instituições que estão funcionando", sendo que sabemos que são apenas democráticas na fachada, está com medo de que o psicopata genocida envie os cabos e os soldados para fechá-las?! Eu não consigoi entender o porquê de todos se acovardarem diante dessa tragédia ambulante que ocupa a presidência. A única pista que tenho é a de que concordam com o programa econômico e de retirada de direitos emcapado pelo genocida. Afinal, ele está conseguindo impor isso.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Celso Rocha de Barros > Já houve golpe? Voltar
Comente este texto