-
LUIZ R G DA COSTA JUNIOR
Se os eleitores quisessem matar o imperialismo militar, para a República florescer, teriam votado contra o presidencialismo, no plebiscito de 1993, e apoiado uma reforma política. Este moribundo sistema de governo já fracassou em dois períodos históricos: 1930-1937 e 1946-1964. Esta Folha de S.Paulo, que tanto fez oposição na época da consulta popular, mudou de lado para defender o status quo, em editorial de 13 de outubro do ano passado. Portanto, não pode agora reclamar deste terceiro impasse.
-
Mariana da Costa Conde
Flavio e Alberto estão certos ; Brasil foi único pais que nao puniu militares golpistas e fãs d torturadores Assim isentos teimam em Republica q se entenda democrática tem tantos militares n estrutura d governo seja por conveniencia participar d todo governo desde 1989 como força estabilizadora e cadinhos de honestidade Ocorre q nenhuma ou imposição? D novo eles vao ameaçar o estado d direito para defender um militar desqualificado e expulso da instituiçao
-
Flávio Rodrigues Fonseca
Não sou nenhum especialista. Não tenho o conjunto de informações que tem um órgão da mídia. Mas quem, por acaso viu alguns dos meus comentários em artigos desse ou de outro jornalista, vai lembrar que há tempos falo isso aqui. Bolsonaro não é o problema. É a apenas o Cavalo de Tróia (seja o histórico ou o digital), que a erva daninha chamada Forças Armadas usou para se alastrar pelo poder. O difícil de engolir é que isso foi sempre tão claro que a omissão da imprensa só pode ter sido conivência
-
Alberto A Neto
Assim falava o Doutor Ulysses Guimarães em 05 de outubro de 1988: 'Conhecemos o caminho maldito; rasgar a Constituição'. 'A Constituição é Rubens Paiva; não os facínoras que o mataram'. Não passou um dia, desde 01 de janeiro de 2019, sem que sicários e filhotes da ditadura apunhalassem a Constituição Cidadã.
-
Alberto A Neto
1979 - Antes do fim da ditadura a Lei da Anistia perdoou crimes hediondos por motivação política e garantiu a impunidade dos agentes públicos e estatais responsáveis por assassinato e tortura. Chile, Uruguai e Argentina condenaram, inclusive ditadores-presidente, além de agentes públicos e estatais pela violação de direitos humanos, após a volta da democracia. A Lei da Anistia fez da República uma Pizzaria. Ninguém foi punido. Ao contrário, os assassinos e torturadores são celebrados até hoje!
-
Alberto A Neto
05 de outubro de 1988: 'Conhecemos o caminho maldito; rasgar a Constituição". 'A Constituição é Rubens Paiva; não os facínoras que o mataram'.(Doutor Ulysses Guimarães).
-
NELVIO PAULO DUTRA SANTOS
O texto está um tanto fraco, sofrendo o peso do presente, mas os comentários não deixam de ter o mesmo problema, agravado pelas paixões.
-
Alberto A Neto
1960 - Forças Armadas vivem intensa ideologização anticomunista. 1964- 1985 Golpe militar derruba Goulart, fecha partidos, sindicatos e associações. Oposição cassada ou aposentada, sem defesa. Censura à imprensa. Matança oficial: 384. Tortura pedagógica. Castelo, Médici e Geisel foram tenentes em 30. O golpismo é raiz e árvore da República semeada e regada desde Floriano. Não aprendemos nada e não esquecemos nada. Colhemos a fruta podre da Lei da Anistia: o retorno de filhotes da ditadura.
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
Em 2013, diante de manifestações populares por todo o país que demonstravam o descontentamento do povo por um estado de coisas que ele nem mesmo sabia bem o que era, a única proposta de mudança que foi apresentada o foi pela tão execrada presidenta Dilma Rousseff e as reações da sociedade foram unânimes em rechaça-lá: uma mini constituinte exclusiva para fazer a reforma política. Até hoje sentimos o efeito dessa rejeição idi.ota. PS: a Dilma não levantou um dedo para reprimir as manifestações.
-
Orasil coelho pina
Só faltou o Marcos Valério dizer a sua idade: 10 anos de idade. O PT foi fez a maior vergonha nacional e é o responsável pela vitória deste Capitão, infelizmente!
-
LUIS CESAR DOS SANTOS CASTRO
Menos senhor coelho, menos
-
Marcos Valério Rocha
Tenho 56 anos.
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
Quando fazem mer.da o mais conveniente é colocar a culpa nos outros, e ainda vivem dizendo que o problema do PT é não reconhecer os seus erros.
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
Ninguém petista, simpatizante ou apoiador votou nesse estrume!
-
-
Orasil coelho pina
Só faltou o Marcos Valério dizer a sua idade: 10 anos de idade. O PT foi fez a maior vergonha nacional e é o responsável pela vitória deste Capitão, infelizmente!
-
José Cardoso
O positivismo é o marxismo cultural que deu certo no Brasil, inclusive por manter distância do clero. Será que a atual clero evangélico vai conseguir mudar alguma coisa? A ver.
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
Hilário!
-
-
Brízido Galeano
Parabéns, Vinicius, pelo texto. Sempre estou escrevendo(ad nauseam) aqui que o sistema presidencialista é o coveiro da República. Estamos diante de um dilema em que o Ministro Celso de Mello afirma que pedir fechamentos do STF e CN fazem parte da Livre Manifestação do Pensamento. Está na Constituição. MPSP chegou ao entendimento que são atos antidemocráticos. Ontem, havia, no grupo Pró-Democracia, uma faixa pedindo a Ditadura do Proletariado. Para o MPSP, isso pode? Pauliceia Desvairada!
-
Marcos Valério Rocha
Cont do texto anterior. Bolsonaro é o último bastião do acordo entre as elites que garantiu a transição democrática. As elites brasileiras nunca perderam nada, sempre se fizeram esse acordão. O grande medo do PT foi ele incorporá uma transição que iria realmente transformar o país para uma sociedade mais aberta. Daí o engenhoso golpe, para as elites históricas continuarem a dominar o país. Agora, espera-se novo acordo, sem ele, Bolsonaro não sai. E as velhas mazelas continuam.
-
Marcos Valério Rocha
Façamos a revolução, antes que o povo a faça. Frase atribuida ao governador de Minas, Antônio Andrada na Revolução de 30. Síntese desses acordoes históricos do país, em que a elite adere ao movimento. A Nova República tinha o PFL, oriundo da Ditadura,etc etc
-
ORLANDO FERREIRA BARBOSA
É o surrado discurso da oposição entre elites e povo. Tira-se as elites e coloca-se o povo (ou proletariado) e implanta-se o capitalismo de Estado, que mata a liberdade não somente de mercado, mas do próprio cidadão e da pessoa humana. Parece que isso já foi tentado e não deu certo em outras partes do mundo . Por que daria aqui certo aqui?
-
-
Marcos Valério Rocha
Bolsonaro é o último bastião do acordo das elites que garantiu a transição democrática, a Nova República. No Brasil, todas as transições, para ocorrerem, tem de se esperar um acordo entre as elites. Os exemplos da Independência, proclamada pelo filho do colonizador, e a abolição de escravatura pela Princesa do estado escravocrata são clássicos. Agora espera-se um novo acordo entre as elites. As manifestações de domingo, por não terem as elites estão sendo tachadas de esvaziadas.
-
Daniel Pimentel
O bastião do anti presidente, assim como colocou o anti educação, anti meio ambiente, anti direitos humanos, e por aí vai. É o bastião do ultranacionalismo, do genocídio da população, do genocídio dos povos originários, do desmonte da cultura, bastião da besta!
-
suzi da costa teixeira
O único bastão que ele carrega é da ignorância, completa sobre a História, errada sobre a geopolítica e incompleta sobre o movimento das sociedades. Quanto a "alma" ..eu não queria nem para vizinho.
-
suzi da costa teixeira
O único bastão que ele carrega é da ignorância, completa sobre a História, errada sobre a geopolítica e completa sobre o movimento das sociedades. Quanto a "alma" ..eu não queria nem para vizinho.
-
-
Marcello Santiago
Belíssimo texto.
-
ORLANDO FERREIRA BARBOSA
Fácil criticar os militares, que não podem se manifestar politicamente para defender a instituição, mas na hora que a coisa fica feia são eles que são chamados para garantir a os Poderes da República, a lei e a ordem, e não o fazem sem quebrar ovos... Democracia não é somente o poder do povo, mas também o respeito à instituições, entre as quais, as forças armadas. Cutucam a onça com vara cura e depois reclamam dos arranhões de suas garras!
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
Ninguém chamou, foram os milicianos que lhes deram papéis indevidos. Para que servem os milicos brasileiros? Nunca lutaram uma guerra e acham que os seus inimigos são o povo brasileiro, a sua liberdade e a democracia. Não precisamos deles, desequilíbram o jogo político, são sempre um fantasma a nos ameaçar e ainda pagamos caríssimo por isso.
-
Luiz Ferreira
Se você acha que eles não podem se manifestar politicamente, não tem acompanhado muito bem as peripécias dos atuais milicos no poder executivo. A própria adesão deles ao governo e, indiretamente (?), ao movimento bolsonarista já é uma manifestação política. "São chamados para garantir os Poderes da República" anulando esses poderes?! ... Santa incongruência!
-
Maurício Serra
O objetivo das Forças Armadas é proteger os brasileiros, tanto de direita como de esquerda, de inimigos externos. As Forças Armadas não existem para proibir os brasileiros serem de esquerda. Não deveriam interferir na política interna. Não deveriam interferir na ideologia do povo, uma vez que não tem como missão a tutela dos cidadãos.
-
Ulysses Narciso Leal Costa
Você nada entendeu do texto. Ninguém, salvo nostalgicos de ditaduras, pedem ou pediram algo pras forças armadas no campo político. Ninguém as quer onde não lhes é devido espaço. Que cuidem de nossas fronteiras e ajudem, com suas pesquisas, o nosso devenvolvimento tecnológico. Nada mais pedimos delas!
-
-
MAURICIO BROINIZI PEREIRA
Parabéns! Esta é a questão de fundo, à qual tantos preferem ignorar. O partido militar, em simbiose com grande parte de uma elite vira-lata, sempre torneou nossa republiqueta. O que assusta é o horizonte da repetição somada à covardia e obtusidade de uma sociedade política igualmente vira-lata, com poucas exceções. Difícil enxergar alguma saída que nos liberte de tanta tacanhice.
-
MARCOS BENASSI
Hilde e Jackson, olhem pra o alto, por favor: as costas não lhes doem com tanto peso progressista em cima? ;-)
-
Rodrigo Tupinambá Carvão
Brilhante
-
Herculano JR 70
As guerras foram um constante na historia da humanidade. Por elas os homens deram poder a outros, e o poder organizou exercitos e estados. Em guerra ñ ha direito a vida e propriedade. Se volta a barbarie. O Brasil so esta um pouquinho atrasado em relação a Europa. Militar aposentado do n poder ñ militariza o governo. Mas, alegra q o papel da força armada seja discutido. Outros tambem devem ser, judiciario, legislativo e executivo. Presidente,governador e prefeito ñ podem mandar fechar o país.
-
André Luiz
Quanta bobagem e preconceito! A maioria dos radicais positivistas eram civis. O civil brasileiro traz n'alma o germe do autoritarismo. Júlio de Castilhos, Getúlio Vargas, Jânio Quadros etc. Basta olhar um pouco para a nossa história sangrenta. Parece que o autor do texto só estudou Nabuco. Como sugestão o livro "O Homem que Inventou a Ditadura no Brasil", do historiador Décio Freitas.
-
Hercilio Silva
Vargas era militar
-
-
Eduardo Galvao
Brilhante! A arrogância, a estreiteza da formação militar que ver nas armas e no medo a forma de fazer política, além da natural estupidez carreiristas. No Brasil, infelizmente a história de crimes cometido pelas as forças armadas vem de longe. O Brasil precisa de militares profissionais, isentos de política, isso traria um bem enorme a Brasil e poderia trazer desenvolvimento tecnológico.
-
Andre Ferraz de Toledo
Brilhante. Eu não conheço nenhum país que tenha dado certo quando governado por militares. Nem de esquerda, nem de direita.
-
Jackson de Moura Ferro Silva
Só a FSP analisa que os militares assombram a república. Matéria sem propósito .
-
Hildebrando Teixeira
Segue a crítica comuno-petista aos militares, ainda a maior barreira ao projeto autoritário da esquerda brasileira. Se erraram foi por tolerar a agenda cultural marxista por décadas permitindo que espalhassem suas mentiras enganando a população até outubro de 2018 as acabou, acordamos Não passarão!
-
Ricardo Ferreira
Argumento errado na essência, pois as ditaduras comunistas todas foram militares. Aliás, toda ditadura se apoia nos militares, e consequentemente, precisa que estes entrem de sócios. E outra, e mais óbvia, criticar militares na política não significa ser contra aquela profissão, mas sim que atuem nas suas verdadeiras funções.
-
MARLUCE MARTINS DE AGUIAR
A vacina anti - ignorância está disponível em escolas, livrarias,...
-
Angelo Reia Neto
O fetiche por fardas é um direito garantido pelo artigo 142.
-
Angelo Reia Neto
O fetiche por fardas é um direito garantido pelo artigo 142.
-
MARCOS BENASSI
Vim cá fazer um contraponto, mas o colega Ayer já foi tão eficaz, calo-me...
-
Ayer Campos
Mergulhado no seu sono dogmático, Hilde corre o risco de acordar a qualquer momento com os milicos de pijama já voltados às velhas lamúrias de seus contracheques 'faz-me-rir', engraxando as próprias botinas velhas e chutando seu cachorro esquálido para evocar com melancolia o domínio hierárquico e a chama atrabiliária. Hilde poderá se candidatar a 'sacristão' ou meirinho da nova seita...
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.