Ilustríssima > Não podemos jogar fora direito ao anonimato para combater fake news Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Eu queria saber onde a Folha acha essas figuras. Deixa eu ver se apreendi a excelsa ideia da valorosa dupla. Quer dizer que qualquer um pode dizer qualquer coisa escondido atrás do anonimato? Além da questão legal, a conhecida carta anônima, seja ela em papel, digital, ou rede social, revela o caráter nefando de seu autor. Autores de comentários anônimos, ou protegidos por nomes falsos indicam que não podem viver em sociedade. Seu lugar é o ralo. Junto com as baratas e os ratos.
Simples assim! Se você produz uma afirmação sob anonimato, não quer dizer que a responsabilidade da afirmação seja vaga. Sendo sua afirmação verÃdica perante a justiça, sua afirmação será mantida sob sigilo de justiça. Sendo sua afirmação uma mentira, uma difamação gratuita! Certamente sua responsabilidade sobre tal informação não poderá ficar impune!
por favor queiram indicar o fundamento jurÃdico, moral e por que não dizer polÃtico desse suposto direito ao anonimato. Basta uma alÃnea, um inciso, parágrafo de artigo de qualquer norma jurÃdica. E não vale da Constituição Twitter ou da Facelaw.
Pergunta que não quer calar! a quem interessa o anonimato? qual o motivo? pois liberdade de expressão não é, visto ter garantia constitucional. Na verdade se invoca o anonimato, para poder postular o caos, o medo, e com isso, tentar se safar dos crimes que podem ser cometidos, coisa de gente inescrupulosa.
A constituição é clarÃssima: Será garantida a liberdade de expressão, sendo VEDADO o anonimato. De que "direito ao anonimato" os articulistas falam? Não existe isso no ordenamento jurÃdico brasileiro.
Texto longo, confuso e contraditório, com frases puramente retóricas e irreais, inevitáveis quando se tenta defender o indefensável, tirar do texto o que está explÃcito. Longo texto, tese curta, velho ditado jurÃdico.
Dados os exemplos, os tempos mudaram. O anonimato praticado para proteger uma testemunha é uma coisa. O anonimato para expressão de ideias, é outra, ou chegaremos de fato aos arbÃtrios da ficção de George Orwell, em sua obra O Grande Irmão.
O fato é que esses artigos da constituição são contraditórios. Daà se prestarem a interpretações como o do colunista. Cada governo, cada época e até cada cabeça interpreta de modo diferente o direito ao anonimato. Para o governo português da época da inconfidência este estaria protegendo sonegadores de impostos que atentavam contra a ordem vigente (o que era verdade!)
Até que enfim uma matéria apartidária e sem ideologia! Parabéns aos colaboradores, em especial o bucci, o qual me ensinou muito juntamente com o grande Dines no extinto observatório da imprensa da tv e do radio; que de maneira imparcial abordaram temas complexos. obrigada obrigada obrigada. Parabéns a folha, por dar espaço a quem escreve com a razão e não só com emoção.
Robô não é eleitor, confundem direito ao anonimato com direito a ter robôs financiados a fazerem comentários, noticias falsas e polÃticas como se fosse eleitores. Ah, o marco civil não garante anonimato em caso de crimes na internet, responsabiliza o provedor caso este não identifique o criminoso.
Não entendi seu raciocÃnio Mendez, o que tem o Lula a ver com o comentário? Parece bobo.
Só faltou gritar no final do texto......"Lula Livre"...
tem hora que a folha faz cada uma com um artigo desses que o cara so fala sem nexo mistura tudo o que ele ta ganhando com isso pois nossa constituicao veda o anonimato pombas e quer fazer omelete com as leis acorda folha melhora um pouco seus colaboradores
Mude de paÃs porque a Constituição Federal veda o anonimato em seu art 5°, IV. Acho bem interessante o espaço dado deste jornal a ataques a CF. Normalizar a ideia do crime.
Não existe no Brasil o *direito ao anonimato*! O veto constitucional ao anonimato (CF, art. 5º, IV) busca impedir a consumação de abusos no exercÃcio da liberdade de expressão.
Parece haver aqui uma confusão entre os conceitos de sigilo e de anonimato. Voto secreto e denuncia sigilosa, por exemplo, não significa que sejam anônimas... como, de fato, não são.
(...) não significa que sejam anônimos*
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > Não podemos jogar fora direito ao anonimato para combater fake news Voltar
Comente este texto