Painel do Leitor > A Folha quer saber o que você indica para ver, ouvir ou assistir na quarentena Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Livros: Os irmãos Karamazov; Guerra e Paz; Dom Quixote; Grande Sertão Veredas; Vidas Secas; Os Sertões, Em busca do Tempo Perdido e a Divina Comédia.
Estou lendo "O Temor do Sábio" (Patric Rothfuss)
Indico o filme 'Corra'. Indico o livro ' Dom Casmurro' , um romance clássico para refletirmos.
Para assistir recomendo a série O Universo, Netflix, mostra de forma leve e instigante a formação do sistema solar e seus planetas. Um convite a ciência e reflexão sobre a dimensão do ser humano em relação ao nosso pequeno sistema solar diante o universo conhecido. Para ler, 1984, de George Orwell. Uma distopia sobre um futuro, onde um governo totalitario reescreve o passado, oprime o presente e se perpétua para o futuro. Vale a refletir sobre o atual negacionismo.
Eu recomendo Me chame Pelo Seu Nome. Um filme italiano que fala de um romance improvável entre um jovem e um promissor escritor americano, numa época onde era tabu. Rodado em uma zona rural italiana, exibe cenas belÃssimas. Fala abertamente sobre homossexualidade, embora haja a surpresa dos dois em se descobrirem numa relação homossexual. É um filme delicado!
Para quem gosta de filme de gân g sters, sugiro a série Peaky Blinders, produção da Netflix. Comecei assistindo por puro acaso, mas tive de maratonar até a 5ª temporada, envolvente demais. Série bem roteirizada em todas as temporadas, sem exceção. Trilha sonora sensacional, desempenhos dramáticos impecáveis: Cilian Murph como o cérebro da ga ng está simplesmente indefectÃvel e absolutamente convincente no papel. Além dele, Sam Neill também consta do elenco.
Gostei de Assassinatos na Academia Brasileira de Letras , do Jô . Leve, rápido, gostoso de ler. Uma viagem pela História do Rio de Janeiro do inÃcio do século passado. Filme.... gosto muito de A Última Sessão de Cinema do Peter Bogdanovich.
Recomendo o filme "Beleza americana", para entendermos sobre as consequências de criar uma criança como objeto de violência, conforme tivemos a infelicidade de ver nas redes sociais: uma criança "fantasiada" com os delÃrios de um pai psicótico, filmada dentro de um avião.
Recomendo também dois belÃssimos romances brasileiros: Incidente em Antares e Grande Sertão veredas. Duas obras primas da literatura. E nos tempos da grave situação atual, um belÃssimo conto "O Alienista" de Machado de Assis.
Recomendo um filme antigo imperdÃvel "O sétimo selo", um clássico do cinema, de Ingmar Bergman. Sobre a peste que dizimou grande parte da população européia no perÃodo da idade média. Cena inimaginável: um cavaleiro medieval jogando xadrez com a morte.
Neste momento de pandemia, é importante revisitar o belÃssimo livro "A Peste", de Camus. Um grande livro é também Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago.
Recomendo os artigos da Revista 451, da Fernanda Diamant. CrÃticos, atuais e acima de tudo reflexivos. Tem sido um bom passatempo para minhas noites de insônia.
Um amigo indicou aà embaixo o disco Miles in Berlin. Eu concordo e vou além: tudo o que o Miles Davis gravou é absolutamente imperdÃvel. É puro prazer.
Recomendo A Missão
Para assistir, o documentário 13th, na Netflix, que faz uma discussão importante sobre raça, justiça e encarceramento nos EUA. Excelente!!
Recomendo a página do Insta chamada Expresso Cultura. Trata-se de um projeto que busca colher relatos de pessoas sobre as obras de arte que marcaram suas vidas. Vale a pena conhecer.
Eu recomendo o filme indiano "Preso em casa", na Netflix, e o livro "Mulher na Janela", de A. J. Finn. Tanto o filme quanto o livro trata de pessoas que devido a um trauma adquirem agorafobia. O filme é uma comédia romântica, mas o livro tem um quê de suspense.
Chernobil é uma minisérie fantástica, podem assistir, extremamente fiel aos trágicos eventos de 86.
Recomendo a série The Leftovers. Tem todas as 3 temporadas na HBO Go. Uma obra prima criada por Damon Lindelof (de Lost) e Tom Perrota.
Eu recomendo o filme Wasp Network rede de espiões. O filme se baseia em fatos reais. Espiões cubanos se infiltram entre grupos de exilados em Miami para deter o terrorismo contra Cuba. Uma produção Netflix com um super elenco.
Ah, sugiro também a audição de "Miles in Berlin", do Miles Davis, e a leitura obrigatória do clássico "Como Aniquilar uma Nação", do grande Luis Inácio Lula da Silva.
Não pode ter escrito nada. Ele mal sabe ler.
Sugiro a assinatura e leitura diária de Terça Livre, Brasil Sem Medo, Estudos Nacionais, Senso Incomum, CrÃtica Nacional e Jornal da Cidade Online, e o cancelamento do Uol/FSP...
A curta serie "YEARS and YEARS" na HBO, uma ficção entre a serie Black Mirror e a nossa realidade social atual. Causa desconforto pelo absurdo das consequencias de nossa inação perante nossos erros - e pela similaridade absurda entre as personagens e protagonistas da vida real, que acabamos aceitando como normal. A cada cena, é possivel fazer uma correlação direta com o que vemos e ouvimos na mÃdia.
Olá, recomendo o meu programa "Um Clássico em casa" no meu canal do YouTube. Segue link https://www.youtube.com/channel/UCGP4dvSz5BUtT3zz7lboSMw
O Jornal, série croata da Nelflix. História de um jornal na Croácia que tenta se manter independente dos poderes polÃticos e das influências econômicas. Envolvente e no estilão policial noir. Pena que a 3a temporada ainda não tá disponÃvel...
Sugestão de leitura: A história da humanidade contada pelos vÃrus - Autor: Stefan Cunha Ujvari Uma leitura de fácil compreensão e que reflete muito o que estamos vivendo nessa pandemia. Série: Bordertown (Netflix) - Para quem gosta do assunto "assassinatos', segue uma ótima opção. Série inteligente!
Recomendo o livro de Francisco cavalcanti " O Caso Conto, Como o Caso Foi", Retrato dos anos de chumbo em PE.
Para ler ; " Incindente em Antares ", de Érico Verissimo, sempre atual , e , no cenário de paranóia e delÃrio em que vivemos , perfeito. Para ver ; "1900" de Bernardo Bertollucci , para ouvir ; " Trem azul " , Elis Regina, a força telúrica da maior cantora brasileira em seu esplendor.
recomendo o livro VLADO (sobre a morte de Vladimir Herzog)
Recomendo filme no formato manga, como o Piano da Floresta e para ouvir, musica classica paea relaxamento, ao piano.
Eu como assinante digital, por ser da Etnia Negra, gostaria de ver mais colunistas Negros nessa mÃdia a qual vejo pouco terem espaço aqui, porque eles falam pra mim o que eu sinto em relação ao racismo no Brasil, e também um espaço com colunas sobre Séries da TV e Internet falando sobre elas, e também com reportagens sobre moradores de ruas no Pais.
Recomendo o livro O Sonho do Celta, de Vargas LLosa. É um romance que se baseia em fatos reais sobre a dominação do Congo Belga pela Bélgica do Rei Leopoldo II. É estupendo. Sobre o mesmo tema eu li tb o livro histórico King's Leopold Ghost (o fantasma do rei Leopoldo), cuja leitura é de dar náusea, dados os horrores narrados praticados pela crueldade da colonização daquele paÃs africano.
Ótimas obras para ver, ler, ouvir. Citaram magnÃficos Guimarães Rosa, Euclides e meu preferido Lima Barreto, se a todos fosse dado acesso à cultura terÃamos um Brasil melhor. A minha dica é capitão fantástico, um filme americano que questiona e ensino formal e nos mostra que a má qualidade da educação está dentro de casa e da mesma forma a boa qualidade também está dentro de casa.
Recomendo um livro: Complô contra a América do estadunidense Philip Roth. Acho muito pertinente pra esse momento polÃtico surreal que estamos vivendo no Brasil. ( o site Estante virtual tem ótimas ofertas).
E um ótimo livro (como todos os livros do Roth). Já existe no Now (HBO) uma adaptação em minissérie com 6 episódios. É tb uma ótima pedida.
Recomendo a leitura de Grande Sertão: Veredas, do Guimarães Rosa, que considero o melhor livro da lÃngua portuguesa e um dos melhores da literatura universal. É o Fausto da nossa lÃngua. Absolutamente imperdÃvel. E O Homem que Amava os Cachorros, do Leonardo Padura, é muito, muito bom. Outro leitor já o indicou aÃ, e eu concordo plenamente. Para ver eu indico o filme argentino "O Segredo dos seus olhos", que eu achei muito bom.
Recomendo Migas de Pan, disponÃvel no you tube, com CecÃlia Roth, em espanhol. Ambientado na epoca da ditadura uruguaia, assisti esse filme em Montevideu, quando foi lançado, há cinco ou seis anos. A plateia aplaudiu no final. Creio que não entrou no circuito comercial no Brasil.
Recomendo a série "Tempo entre costuras" que acabei de assistir e achei top. Me recomendaram e adorei a série. Recomendo "O último Dragão" , "Archer", "The Ranch" (muito engraçado". Agora vou retomar "Jessica Jones" que anda meio esquecida e torcer para outra temporada de "Demolidor" que merecia um Oscar aquele ator que faz o protagonista. Podia voltar o "Punho de Ferro" que achei bem original. É isso.
Indico o áudio livro dos Sertões de Euclides da Cunha. Todos os brasileiros deveriam ouvir. É uma audição surpreendente! A última frase do livro foi emocionante!! Procurem no YouTube a leitura com capa azul dividida em alguns capÃtulos. Vcs não vão se arrepender...
Há um autor insuperável para compreender o Brasil atual. Basta ler 'O Homem que falava javanês' para se dar conta da novilÃngua praticada no Bolsonaristão. Um novo paÃs que surgiu entre a ponta do Oiapoque e o arroio do Chui em 01/01/2019. Publicado faz 100 anos na Gazeta da Tarde, seu autor satiriza a falsa sapiência, a artificialidade, o poder das relações promÃscuas. 'Castelo' é o personagem principal. Sua existência só é factÃvel porque sempre encontra o respaldo de um Barão de Jacuecanga.
Parabéns pela indicação, deveria ser obra obrigatória nas escolas.
Estou lendo Brasil: uma biografia, de Lilia Schwarcz e HeloÃsa Starling. São cerca de 500 páginas de leitura altamente esclarecedora e cativante. As autoras contam a história que conhecÃamos em partes e vão acrescentando detalhes que nem imaginávamos. Descrevem a era do açúcar construÃda com base na terrÃvel escravidão; o ciclo do ouro enriquecendo os portugueses; as revoltas contra as injustiças impostas pela colonização e muito mais. Parece que estamos ouvindo uma palestra ao vivo. Muito bom.
ótima sugestão. li no final do ano passado...
Nesse tempo de isolamento e de doença, nada mais indicado do que ler "A Montanha Mágica" de Thomas Mann
Sobre livros: eu não abro mão dos clássicos. Estou lendo (ou relendo) Dickens, Thomas Mann, Shakespeare, e outros. Mas gosto também de literatura recente. Mas no isolamento da pandemia, meu socorro é em autores como Cervantes (acabei de reler o Quixote) e os que citei acima.
Como leitura recomendo a obra "Travessuras da menina má" do peruano Mario Vargas Llosa, Nobel de literatura do ano de 2010. Leitura excelente, uma história de amor e ódio, que retrata muito bem qual o efeito das nossas escolhas, e como isso reflete na forma como levamos a vida. A história passa por diversas cidades, como Lima, Paris e Tóquio, dentre outras, nos mostrando a cultura e o momento histórico de cada uma ao longo dos anos 1950/1990. A escrita de Vargas Llosa é magistral!
Recomendo 2 livros: Os Miseráveis - Victor Hugo e Fascismo: Um alerta - Madeleine Albright. Renato Ferreira Pantalião Gerente de Crédito São Paulo - SP
Recomendo a leitura de " Nno seu pescoço " de Chimamanda Ngozi. É filmes de Fellini: " E la nave va" , " Amarcord" ...Experimente ouvir Gilberto Gil, Moacir Santos no instrumental...
Para ouvir eu indico "Eu sou mulher, eu sou feliz" (Zélia Duncan, Ana Costa e grande time de cantoras). Indicaria também Ayrton Montarroyos "Um mergulho no nada". Para ler, sugiro Hereges, (Leonardo Padura) e também Refugiados, (Alan Gratz). Os dois livros, além de excelentes, têm em comum por o dedo na ferida de um fato histórico vergonhoso que é a chegada do transatlântico Saint Louis a Cuba em 1939 com mais de 900 refugiados Judeus fugindo nazismo alemão e são impedidos de desembarcar.Obriga
Felizmente os leitores da folha sabem que em 1939 cuba era "colônia" dos States.
Peço desculpas, mas eu disse muito menos do que é publicado em todas as resenhas a respeito do livro.
Eu li o livro Hereges. Recomendo a todos. Mas vc já contou tudo (começo, meio e fim).
Espero que gostem. Obrigado.
Recomendo a série alemã, Babylon Berlin. Como o nome sugere a trama policial se passa em Berlin pós primeira guerra. Os personagens são riquÃssimos e as reviravoltas são de tirar o fôlego. Muito suspense e romance rodeados pela história que levou Hitler ao poder. Já existem 3 temporadas disponÃveis. ImperdÃvel.
Recomendo o seriado Covert Affairs (NETFLIX). É uma ficção sobre o mundo da espionagem pela CIA, e sua interação com outras agências e governos. É perturbador constatar a evolução de uma agente sonhadora, patriota e dedicada para uma papel mais realista e prática. O autor e diretor mostra de uma maneira bem bacana se os governos do mundo conseguem realmente ter controle sobre seus próprios órgãos e agências, explorando alguns questões éticas que surgem constantemente na trama.
Li A Ordem do Dia, de Éric Vuillard, no formato digital. O livro trata do apoio dado a Hitler pelos industriais e financistas alemães para seu projeto megalomanÃaco de poder e da anexação da Ãustria. A narrativa é irônica e direta, mas me deu um certo déjà vu com a campanha vitoriosa de Bolsonaro, apoiada pela FIESP.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Painel do Leitor > A Folha quer saber o que você indica para ver, ouvir ou assistir na quarentena Voltar
Comente este texto