Demétrio Magnoli > Cooptação em massa de oficiais da reserva ameaça fragmentar dique institucional Voltar
Comente este texto
Leia Mais
" A instituição militar segue separada do governo, circunscrita as suas missões profissionais definidas pela Constituição?" Você definitivamente ainda não encontrou a aparte perdida da paisagem. Ela é o próprio governo e Bolsonaro é apenas o Cavalo de Troia que a colocou para dentro e vocaliza suas aspirações. Aquela golpista que ela nunca perdeu desde a Proclamação da República. Basta ver o que pensam e o que pregam com relação a 64. A manutenção dos privilégios e mordomia é a moeda de troca.
Não simpatizo com Weintraub, mas não fugiu, não é procurado por nada. O azar dele foi ter emitido opinião negativa ao supremo em uma reunião fechada. Lula chamou o supremo de covardes, Ze Dirceu falou pior ainda, o próprio Barroso chamou um de seus pares de mau caráter, e não aconteceu absolutamente nada. Acontece que o golpe e a perseguição ideológica ao atual governo não para. Não respeitam as urnas e a democracia. Ficam esticando a corda, insanamente.
Não fugiu? Por que sua exoneração do cargo só ocorreu depois se estar lá. Lula e Dirceu ficaram aqui, foram presos, não ganharam cargo de presente. Lula, por muito menos foi impedido de assumir ministério por acharem que era blindagem, teve seu passaporte apreendido. Você acha que criticar as insanidades de Bolsonaro e seu bando de desajustados, é perseguição, é esticar a corda? Ora, cidadão, deixe de ser alienado e fantoche de fascistas!
Sem comentário. Tá difÃcil com essa pandemia. Estou paralisado, o que me dá força são os livros de Emmanuel, psicografados por Chico Xavier. Quanta serenidade e ensinamentos baseados sempre no bem maior emanados do evangelho cristão.
(segue) ... Falar em farsa de 64 quando, na realidade, houve uma tentativa de transformar o paÃs em um satélite da esquerda (total domÃnio das forças armadas) revela desconhecimento histórico e incapacidade analÃtica sobre o jogo de poder que aconteceu. Se hoje não somos uma Cuba e o autor escreve, livremente, suas aberrações isso deve-se à existência de uma democracia. Julga, equivocadamente, valores dos outros pelo seus. Em seu limitado pensar não há espaço para o nacionalismo e desprendimento
Lutero, boa noite. Decididamente, abdico de ter essa ''inteligência'' necessária para engolir a fórceps esse tipo de coluna nada isenta e fruto de uma ideologia rançosa. Em verdade, para ser iludido por esse tipo de coluna e desnecessário qualquer atributo cognitivo. Faz-se necessária, sim, cegueira intelectual.
Afirmar que Jango pretendia transformar o paÃs em "satélite da esquerda" - seja lá o que isso for - é não ter o mÃnimo conhecimento da história recente do paÃs, e adotar interpretações que mesmo a direita inteligente sabe que não passam de clichês simplórios e patrioteiros. Não vai demorar para chegar ao "amor febril"... A análise de Demétrio Magnoli, como de hábito, é complexa e inteligente. Inteligência que exige de seus leitores.
(segue) ... Seu ódio e inconformismo são tantos que parte para a mentira. ‘’A fuga de WeintraubÂ’Â’ só pode ser para fazer rir e ratificar sua desqualificada matéria. Sou daqueles que discordo em muito do ex-ministro mas daà dizer que fugiu beira o ridÃculo. Não há qualquer ordem para sua detenção e vai para um local que todos sabem onde fica. ‘’A escória de fanáticos bolsonaristasÂ’Â’ será equiparada aos black blocs da esquerda que depredam, saqueiam e incendeiam? Alguma observação quanto a isso?
(segue) ... Certamente, estava familiarizado com o modus operandi petista e acredita que todos serão corru.ptos como no passado. Em sua curta visão, prefere, irresponsavilmente (com ‘’i’’ mesmo) e sem qualquer respaldo considerar que pessoas até o momento idôneas e com todo um passado de ética irão sequestrar recursos públicos como anteriormente. Calunia idôneos para defender sua torpe ideologia. Até o momento, o governo praticamente extinguiu esse câncer que há tanto tempo adoece a nação.
(segue) ... Quanto a suas solicitações de rebater argumentos, a tarefa ficou por demais facilitada. Não terei que fazer réplica a consistências e sim a falácias. No geral, a preocupação com o atual governo é tão grande em promover o aparelhamento dos cargos a seu favor e tão contraditória (bur.ra) que reduziram ministérios, extinguiram 28 mil cargos efetivos e 21 mil comissionados. Estranho, não? Além disso, o autor dessa ficção parte da premissa que o mar de corrupção será o mesmo de antes.
Maurizio e Jedison, boa tarde. Demorei na resposta pois estava trabalhando, a única maneira de sobreviver e levar o paÃs adiante. Não tenho tempo para ficar pendurado aqui como muitos. Em primeiro lugar, esse tal de magnoli não escreve com a razão e sim com o fÃgado. Sua linguagem denota a frustração e o inconformismo de fanáticos derrotados. Pobre no conteúdo e pior na elegância, ou seja: um desastre. Já que foi mencionado o termo ''viés ideológico'', que tal fazer esse questionamento ao autor?
Niemeyer, boa noite. É sempre assim: quando há crÃtica a algum pretenso colunista que não possuiu isenção intelectual e apenas falácias para agradar fanáticos ou desavisados, surge ou mais para defenderem seu mentor. Niemeyer, não se preocupe; és igualzinho aos demais.
É sempre assim: quando alguém escreve algo que e o outro queria ler o contrário, o jornal é engajado. Quando a justiça decide de maneira diferente do que o outro lado deseja, a justiça é parcial. Fique calmo Marcos, você é nada diferente dos outros. Boa noite.
Esse processo de ocupação da estrutura administrativa e polÃtica, disso que aà está, por militares não é nova. Há muito, parte da imprensa vem mostrando o número crescente de fardados no poder. São mais de 2.500. Acho que pouco importa se da ativa ou da reserva, militares serão sempre militares, com sua formação profissional e sua ideologia, ainda calcada na Guerra Fria e na Segurança Nacional. Por tudo isso, o futuro imediato é bem incerto. Os fatos mostram um ambiente muito tenso. Assim...
Ver coluna de Conti na Ilustrada de hoje: foi graças ao pettê que os militares ficaram "saidinhos"; ficaram se achando depois de 13 anos de intervenção no Haiti, que nos custou uma enormidade.
A chapa castrense puro-sangue já indicava o corte pretoriano. Na presidência 'um mau militar' combinava-se a um general boquirroto com rompante autoritário ex-comandante militar do Sul. Algo que Geisel jamais admitiria, como em 1974, quando demitiu o Comandante do II Exército no assassinato em suas dependências de Vladimir Herzog e Manoel Fiel Filho. O vice valeu-se do Clube Militar para o carreirismo politiqueiro. Um mau militar e outro indisciplinado atiçaram a turma fardada da bufunfa.
Só para lembrar, Hosni Mubarak era Brigadeiro. General da Força Aérea do Egito quando tomou o poder. Já Abdel Farah El Sisi chegou a Marechal-de-Campo é Comandante-em-chefe do Exército. Aliás, o único civil, eleito pelo voto,.pela Fraternidade Muçulmana, foi deposto.pelas FFAA.
Abdel Fatah El-Sissi. FATAH e não Farah....
Demétrio Magnoli está coberto de razão. Artigo irretocável respeitoso à s Forças Armadas do Brasil. Discordo dos colegas fanáticos que o obstaculizam. Devagar com o andor que o Messias é de barro !!! Retifico: 0 chefe de Estado egÃpcio é Abdel Farah El-Sissi, General do Exército.
à inapetencia administrativa de Bolsonaro é flagrante, não sabe como mandar o auxiliar desenhar um 'o' com um copo. Se o colunista tem razão, mesmo de forma involuntária o 1°tenente pode criar um problemão. Se a turma frustrada do pijama segurar a teta não solta mais. E ainda deixa os proventos $ para herança da filha solteira.
Militar do Exército (Reserva), Adesguiano desde 1986, com amigos e familiares nas FFAA. Sei bem o que é a vida de um soldado. Acho errado reservista voltar ao serviço publico, tomando a vaga de alguém. O MESMO no caso de servidores públicos civis. E ainda celetista já aposentados Deu baixa? Não volta mais. Simples assim!!!
Quando o Governo foi aparelhado com o rebotalho esquerdista sobrevivente da tentativa de golpe comunista em 64, uma massa despreparada e corrupta, o articulista fez silêncio. É que ele comia as migalhas que caiam da mesa do banquete petista.
O cara se intitula Sartre. É um ego muito grande dentro de uma pessoa pequena.
Golpe comunista??? Esses bolsominions... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
É Gueller, parece que ha aqui mais gente que comia das migalhas que caiam da mesa do banquete petista. Sentiu-se atingido?
Antes de escrever bobagens, tome-se o trabalhinho de ler as colunas do DM. Se tiver um mÃnimo de discernimento e boa fé vai ter que engolir essas palavras.
Tenho muito respeito pelas Forças Armadas, mas é inegável que a aproximação da polÃtica com os quartéis é um perigo para a disciplina, principal coluna das instituições militares. Ademais, alguns generais da reserva, ao que tudo indica, não tomam consciência de que tem o momento certo para passar o comando e que devem permanecer na reserva, fora do campo de jogo.
O cÃrculo ao qual o Brasil encontra-se perpetua-se. Sempre o atraso institucional e a mistura errônea entre militares e polÃtica.
O articulista tem vontade de caluniar as forças armadas, mas não consegue, principalmente porque não as conhece. Sugiro que passe alguns anos servindo em locais remotos com sua familia, ganhando uma miséria e presenciando o hasteamento da bandeira todos os dias para ter uma idea do que é ser militar... E, importante, seja grato, se hoje pode bostejar a vontade com o alto salário que desfruta, agradeça aos militares que acabaram com a ameaça da ditadura comunista que tomaria o paÃs em 64.
Militares só servem para gerar bons soldos para si mesmos e seus herdeiros, além de pintar meio-fio, é claro! Sejam bons cães adestrados e voltem para a caserna!
Aqui temos mais um exemplo de como a sociedade militar acha que precisamos ser gratos por um golpe e uma ditadura de 21 anos. Nisso são iguais ao Jairzinho e por isso entraram nessa aventura. Paranoia anticomunista delirante. Eles se acham a garantia da democracia enquanto escondem cadáveres. Mais uma vez. A sociedade civil tem que aprender, de uma vez por todas, que a conciliação com defensores de torturadores não dá bons resultados.
Isso mesmo Cesar. Servindo-se do mesmo linguajar chulo e escatológico do seu eleito. Bostejar? Chega, né!
A mesma conversa fiada de sempre. Que está bostejando é o senhor neste comentário infeliz. Os militares resolveram ser base ao pior polÃtico que existia. E outra coisa, servir em locais remotos e astear a bandeira não serviram pra muita coisa pelo que estamos vendo. Vcs que tinham tanto medo que o Brasil se tornasse uma Venezuela, o caminho parece ser este.
Quáquáquáquá. Excelente opinião. Procura seu único neurônio que saiu na última descarga.
O que esse quadro idÃlico do pobre soldado no interior tem a ver com os gordos felizes da reserva empanturrando-se nas sinecuras? Você é uma criança?
honestamente, eu gostaria de saber o que a Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra tem a dizer a respeito disso . Eu fui associado lá por 33 anos . Depois, as atividades aqui na minha cidade cessaram ... infelizmente !
A ala militar do governo a cada dia vem revelando a sua opção pela banalidade do mal. Os fins justificam quaisquer que sejam os meios. Até mesmo esconder cadáveres no ministério da saúde, ironicamente, pelo seu anjo do mal.
Esconder cadáveres, eles sempre foram bons nisso!
Se os militares queriam chegar ao Poder por meios democráticos, conseguiram. Mas seu representante é de um despreparo, e de uma falta de tudo, que começa-se a desacreditar da qualidade de treinamentos e estudos que se faz nas academias militares. E o pior é a submissão de velhos militares da reserva a um desvairado presidente em troca de uma segunda fonte de renda, como se não bastassem, já, os seus polpudos salários. Vergonha alheia, elevada aos pÃncaros.
Com uma muito provável renúncia de Bolsonaro, depois de 35 anos teremos a volta de um general como presidente, mas constitucionalmente. Sem os tais ministros ideológicos o governo poderá mais militarizado ainda.
Nem sobre postos e graduações você sabe. Vá saber o que pseudo ONG's fazem na Amazônia. Uma coisa certa, existem bons e maus brasileiros, aqueles nos querem um elefante vigoroso, trabalham pra isso, entre os outros quatro, enquanto estes, todos os dias, destilam veneno, a insidia!
E sobre os absurdos da nossa suprema corte, o professor não fala nada? O que o senhor nos diz sobre a jurisprudência de Sedição, que, emelhança da Lei de Sedição americana de 1798, do presidente federalista John Adams, o STF tornou ilegal ... “ publicar ou pronunciar qualquer texto falso, escandaloso ou malicioso” contra ele (supremo)? No entanto, essa lei, por inconstitucional, levou ao único impeachment de um juiz daquela suprema corte, Isso não poderia ocorrer aqui?
Militares gostam é de mamata. Se em plena luz do dia defendem suas pensões pornográficas, imaginem o que passam por debaixo da mesa quando se sentam nas salas do poder. Tristes trópicos onde a meritocracia do setor privado é contrato mamata com o poder público e a missão patriótica dos milicos é tirar quem está roubando para roubar eles mesmos.
É vergonhoso pensar que os militares estão trocando o tal patriotismo pelo contracheque ao embarcar em peso no governo Bolsonaro!! Agora terão boas companhias, a turma do centrão.
Como eleitor de Ciro Gomes acho esse demétrio um serviçal da rede globo.
Eu também sou eleitor do Ciro e acho que ele está coberto de razão.
Imenso desrespeito à ordem, colocando uma chusma de idosos desocupados em funções para as quais não são acreditados. Golpismo.
Bolsonaristas são tipos covardes, começando pelo falastrão Bolsonaro. Tanto faz militares ou civis, tudo a mesma coisa. Brigam á distância, xingam, ameaçam, metem medo, mas isso tudo lá, nos sofás das casas deles.
Soma-se tudo isso a degeneração da imagem das Forças Armadas, por estarem associadas a um presidente cujos vÃnculos com o movimento criminoso das milÃcias passam a ser cada vez mais investigados.
Que amontoado de bobagens!!! Impressionante a capacidade de distorção da realidade para tentar empurrar a pessoas sugestionáveis situações que, longe de serem possÃveis, são verdadeiros absurdos. Isso é que dá escrever por obrigação contratual quando não se tem inspiração ou criatividade para produzir algo que valha a pena ser lido.
Entendi, são bobagens. Mas por favor, argumente; asserções sem provas não servem para nada. Sao bobagens.
Rebata o articulista com argumentos e provas e não com o seu viés ideológico. Se vc não acredita no veÃculo ou nas pessoas que aqui escrevem porque manter-se assinante?
Em caso de militares da reserva que fomentar ataque as Instituições democráticas com apoio a Golpe de Estado, vai terminar o STF cassando a patente e soldos decorrentes da aposentadoria (reforma) deixando-os sem a patente por indignidade e consequentemente sem os soldo$! Vai nessa valentão!
Entendi, Carvalho. E o tal STF vai usar estilingue, mordidas e beliscões para impor essas medidas ilegais, não é mesmo?
Esses caras não prendem nem polÃtico corru PTo condenado em 2a instância, vc realmente acha q vão tirar patente/aposentadoria de oficial da reserva??? Os caras do STF Podem ser td, mas não darão tiro no próprio pé.... seria provocar/desafiar os aloprados.m: “Vão mandar 1 cabo e 1 soldado?”
Esses caras não prendem nem polÃtico corrupto condenado em 2a instância, vc realmente acha q vão tirar patente/aposentadoria de oficial da reserva??? Os caras do STF Podem ser td, mas não são burros. Sabem q Nessa hr os aloprados mandariam 1 cabo e 1 soldado....
Putcha mer da, que furada para os patrióticos militares! A propósito, 'just in case', Constituição, art. 5º: 'XLIV - constitui crime inafiançável e imprescritÃvel a ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático'.
É bom acrescentar também a militarização de escolas básicas.
Adherbal, papo furado é o de quem fala do que não conhece. Há estados com mais de 60 escolas e projetos para abrir mais. Busque pelas reportagens anteriores da própria FSP e constatarás isso. Mas, você está certo em um ponto: é preciso grana. Por isso, escolares militares e militarizadas cobravam uma taxa dos alunos, até os pais começarem a contestar o pagamento pela educação pública. Apesar disso, continuam sendo escolas com mais recursos e com seleção velada. De quem é o papo furado, mesmo?
Isto é papo furado. Propaganda enganosa, com uma ou duas a mais. Precisa muita grana. Onde tem militar tem que ter grana de verdade.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Demétrio Magnoli > Cooptação em massa de oficiais da reserva ameaça fragmentar dique institucional Voltar
Comente este texto