Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Benedicto Ismael Dutra

    O ser humano é espírito dotado de livre resolução e responsabilidade pelos seus atos. Há forte pressão para subjugar o espírito gerando o despreparo, a indolência e o viver sem alvo elevado concentrado na busca de prazeres mundanos, criando as condições para tornar a nação subjugada por interesses escusos de açambarcamento de seus recursos. Sem uma forte reação espiritual dos indivíduos a depressão não pode ser combatida e o declínio da humanidade será inevitável.

    Responda
    1. Thiago Cury Ribeiro da Silva

      Ma cuma!?

  2. Luana Costa

    Ótimo artigo. Leitura reflexiva e catártica. Nossas alma, mente e coração estão precisando desse afago informativo para digerir esse momento.

    Responda
  3. Adriana Oliveira

    Ótimo artigo Dr. Drauzio, reflexivo e atual. Parabéns e obrigada por trazer um assunto tão relevante como o abordado.

    Responda
  4. Marcio de Mattos

    Sempre considero meio estranho questionar a Seleção Natural... Não há como escapar dela... É como viver num looping eterno de xeque!!

    Responda
  5. Paola Pereira de Souza Silva

    Dr. Drauzio, o senhor presta um papel relevantíssimo à sociedade brasileira. É um prazer ter acesso ao seu conhecimento ímpar em linguagem tão acessível. Vida longa ao senhor. Que continue prestando esse trabalho maravilhoso.

    Responda
  6. Tersio Gorrasi

    Um disfarce bastante sutil nas entrelinhas desta matéria que deixa transparecer que o colunista é contra o confinamento. Aliás, que confinamento? Basta ir às periferias, centros comerciais populares tradicionais, danceterias, cracolândias,etc para verificar isso, e no outro extremo estão os privilegiados que curtem essa 'quarentena' no conforto de suas mansões de campo num bom churrasco entre amigos ou em ilhas paradisíacas

    Responda
  7. CARLOS TARDIVO

    Sou fã de Dr. Drauzio; li todos seus livros e artigos, mas neste ele se superou, destacou o afastamento social causado pela tecnologia, que substituiu o contato pessoal pelo virtual, a diminuição do tamanho das famílias, pressão pelo sucesso a qualquer preço, perda dos limites da privacidade e todas as mazelas modernas que culminam no aumento do "mal do século". Parabéns mais uma vez!

    Responda
  8. João A Silva

    Obrigado, Dr. Drauzio!!!

    Responda
  9. LUIZ ALBERTOS SOARES FREITAS

    Muito bom o texto! a biomassa de banana verde ajuda muito no controle da ansiedade e depressao.., é natural, barata e funciona! Experimente!!

    Responda
  10. Henrique Marinho

    Com exceções, a melhoria socioeconômica das sociedades leva à independência, e esta, à solidão. Daí à depressão é um pulo. Numa favela, o vizinho ajeita a antena da vizinha, que ajuda a bater o concreto da nova laje do vizinho. Sozinhos, não conseguiriam resolver seus problemas. Depois, todos comemoram com um churrasco de gato na laje. Quarentena? Isso é coisa de rico individualista! Rsrs

    Responda
  11. BRUNO JOSE FORTES

    Excelente artigo, Dr. Dráuzio.

    Responda
  12. Elizabeth Maria Fleury Teixeira

    Solidão e depressão estariam assim interligados com a lógica de um impactar o outro. Mega cidades estão privando ser uma experiência desumana para todos. Além disso eu acho que as classes privilegiadas estão expressando nesse sintoma da depressão, sua dificuldade de conviver com a miséria e a injustiça. O corpo fala, mesmo que racionalmente a pessoa nem saiba disso...

    Responda
  13. JOAB F DE AQUINO

    O experiente médico, mesmo não sendo psicólogo, já antevê a necessidade dos sistemas públicos de saúde, disponibilizarem médicos especialistas na área de saúde mental, para não ocorrer uma proliferação de doenças mentais na população.

    Responda
  14. Adailton Alves Barbosa

    Mais um artigo importante do Dr.Drauzio.

    Responda
  15. Maria da Graça Pimentel

    Excelente.

    Responda