-
Alexandre Matone
Se a imagem de um homem despido evoca reflexões exclusivamente sobre homossexualidade, Lgbt, etc, isso é indicativo de que possivelmente deve estar correto o adágio popular que diz que quem gosta de homem bonito é gay; mulher gosta é de grana!
-
Alexandre Matone
Mariana, você tem razão! Pode ser que o silêncio do autor e da Folha com relação às reações que a imagem deste homem nu provoca em mulheres heterossexuais, mais de 90% das mesmas, signifique que o autor considera o homem nu em tela desprovido de predicativos que deveriam ativar suas reações naturais!
-
Alexandre Matone
Mariana, não li absolutamente nada no texto sobre o que a imagem de homens nus provoca em mulheres heterossexuais, que constituem mais de 90% das mesmas. Estou tentando deduzir o quê, exatamente, isso significa. Quem demonstra preconceito é você! O que você acha que a imagem de homens nus provoca em mulheres heterossexuais, já que a matéria se limita a um universo de 5% da coorte dos leitores?
-
Mariana da Costa Conde
tem gente que estuda linguas mortas para reafirmar seus preconceitos e defender reacionarismos .....
-
-
MARIA da Graça LOPES RODRIGUES DE Aguiar
entendo o posicionamento do articulista, um estudioso e pesquisador; gostaria no entanto de comentar a publicação da Folha por um outro ponto de observação, sou ou fui fotografa por muitos anos, apaixonada por retratos e a beleza do corpo humano. pois bem, a foto que aí está não diz nada sob o ponto de vista fotografico, não é artistica em nenhum momento e tampouco erótica. É uma foto que num olhar rrápido me disse apenas o seguinte: " esse ministro vai ser tão vazio quanto a foto" .
-
Felipe Gonçalves
Texto confuso! Afinal ele é a favor ou contra a foto? Espero que a folha publique outro texto, explicando melhor a matéria do sábado.
-
Vanessa Sanches Neves
O problema não é ser contra ou a favor à foto. É que ela foi colocada nesse momento para causar o máximo possível. Para gerar polêmica. Esse foi o único objetivo. A própria Folha perdeu a excelente oportunidade de usar argumentos pertinentes pra se posicionar contra ou a favor à nomeação do ator Mário Frias como ministro. Misturou ela própria um monte de preconceitos que devemos combater e que nada tem a ver com a nomeação. Aliás, cancelando minha assinatura em 3,2,1.....decepção total Folha!!
-
-
Wilson Lima
"Perde-se aqui a dimensão de que lugares de fala não são argumentos de autoridade, são argumentos posicionais: revelam a partir de qual ponto e com base em quais experiências se faz um argumento." Excelente reflexão!
-
Bruno Camacho
Por Maria José: Muita vela pra pouco defunto...
-
adherbal oliveira
Mostrar essa bunda murcha neste assunto fantasmagórico de ministros é mau gosto só superado pelo seu texto chato, doutor. Beijinhos.
-
Marco Aurélio Mello
Texto confuso. O articulista se apega a várias citações já que não parece - ele próprio - ter argumentos para defender essa infantil matéria publicada na folha. O jornal valeu-se daquilo que critica no presidente. E não precisa ser bolsonarista ter essa percepção.
-
José Freitas
Quem posa com a bunda de fora tem que arcar com as consequências. Um dia ela chega. Seja lgbtiqwertuuoipldjsfabsjdvnaj, ou que qualquer outra coisa.
-
RICARDO PEREIRA
Texto confuso. Muitas palavras. Pouco conteúdo.
-
Ricardo Ferronato
Parece troca de farpas. O presidente falou do furo da jornalista, agora o jornal estampa o furo do novo homem do presidente. Não gostei de nenhum dos dois.
-
Natalia Torres
Ufa, vi aqui nos comentários que não fui só eu que não entendeu muito bem o texto. Não ficou claro o posicionamento, nem a crítica à capa com o ator. Achei que ia falar sobre homens brancos nus mas no final estava falando sobre corpos de homens negros. Enfim...
-
Raimundo Carvalho
Essas minhas coleguinhas estão ficando chatas demais. Ao contrário delas, eu quero que o meu corpo seja hipersexualizado. Essas amigas precisam aprender que sarcasmo é uma arma política poderosa e o gozo é e será sempre perverso. Perversa beatitude!
-
João Evangelista Belém
Que texto confuso!
-
JOSE EDMUNDO PEREIRA MERGULHAO
Texto muito confuso, falta clareza nas colocações.
-
Daniel Barros
Excelente!
-
Davi Spilleir
Thiago, Eu achei um tanto confuso o texto, a começar que ele exclui algumas outras categorias, já que a sigla adequada é LGBTQIA+. Sobre a construção da identidade ser um produto das relações sociais, estou totalmente de acordo, agora focando na reportagem da Folha, o que pesa não é ter um homem seminu, é fazer disso motivo de chacota, é ver como submissão, tenta provocar riso, a Folha foi extremamente infeliz ao tentar ironizar e o seu texto é confuso, bate e assopra e não diz coisa alguma.
-
Davi Spilleir
João, agradeço seu comentário e sua participação e juro que digo sem querer parecer indelicado, mas não é lugar de fala de um hétero opinar se a sigla LGBT é abarcativa a toda a categoria, quando ela claramente não é. Mesmo que involuntariamente, como tenho certeza que é seu caso, esse reducionismo é exatamente o que deixa de fora e invisibiliza as demais pessoas que não se refletem nessa pequena sopa de letrinhas "LGBT".
-
João Evangelista Belém
Davi, sou hétero e defensor dos direitos de todos: héteros, homos, negros, brancos, marrons, etc., mas, honestamente, eu penso que o termo LGBT já cobre tudo. Acho que o acréscimo de letras apenas veio confundir.
-
Uanderson Aquino
Concordo li e não achei qual era a conclusão do discurso.
-
-
Nadja Carvalho Pereira
Os homens criticando aqui o texto são o melhor elogio à importante ponderação do colunista. Ótimo.
-
Ana Veronico Coquemala
Utilizando uma fala de Nélida Piñon em entrevista à TV Cultura, o autor foi erudito e não culto. Usou da verborragia para apresentar uma defesa que ficou clara só pra ele. A boa comunicação não é a que exclui, até porque estamos em um jornal, que deve ter como propósito esclarecer, e não obscurecer.
-
ROSINEY DE JESUS FERREIRA
Não acredito que o colunista tenha sido verborrrágico na construção dos seus argumentos e tão pouco prolixo, aprendi na pós-graduação que ao defender ideias precisamos nos alicersar em referenciais teóricos, se não corremos o risco das nossas ideias ficarem no campo do achismo.
-
-
eli moura
Mais trabalho pro Hélio Lopes, coitado ninguém eh de ferro
-
Eduardo Botelho
Que maçaroca de texto.
-
GABRIEL NAPOLEAO VELLOSO FILHO
O texto não faz muito sentido. Pensando melhor, não faz nenhum sentido. Publicar a coluna em branco seria um manifesto mais efetivo e contundente. Poderíamos imaginar bons argumentos.
-
patricia Galera Schleder Licastro de Mello
Texto do autor para o próprio autor. Aguardemos a equipe de tradutores da FSP.
-
Jorge Ursulino Alves Neto
Precisarei de umas boas relidas para tentar entender o texto do colunista. Que embaraço.
-
Antonio Araújo
Texto para intelectuais. Bom pra academia ficar inventando estórias.
-
Luiz Almeida
A tá, eu achei que a foto era um pedido especial de um certo parlamentar, que o pai não permitiu ele dançar a valsa dos 15 anos com o ator.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.