Colunistas - Tony Goes > Série 'Em Nome de Deus' revela um lado escabroso do caráter brasileiro Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. NELSON ROBERTO MARQUES

    Discordo que o fenômeno João de deus só fosse possível no Brasil...Aqui nos Estados Unidos, abundam tipos como ele, que ainda atuam com impunidade.

    Responda
  2. orlando gomes de freitas

    Muito boa a lembrança do "Contrato Social" pelo Bial, afinal foi Hobbes que citou no Leviatã "Que o Homem é Lobo do Homem" fatos que demonstram isso , em abundância na série. Portanto, não é privilégio nosso o Coronelismo, o Machismo, A violência, o Racismo e a Arrogância , isto pertence ao "Homem" , faz parte de sua infeliz jornada neste planeta.

    Responda
  3. Thiago Machado

    Concordo com todos os atributos ditos sobre a nossa cultura de violência, machismo, patriarcalismo. Apenas me incomoda a ideia de que isso é uma particularidade nossa, como se o apelo por gurus fosse algo exclusivo de países "tropicais". Veja os EUA, tido como o berço da "racionalidade teleológica capitalista", e desde muito permeado de crenças e lideranças de seitas que levam à reprodução de formas violentas e opressivas da relação entre religião e poder.

    Responda
  4. Beatriz Judith Lima Scoz

    Admiro Pedro Bial por sua competência jornalística e por seus conhecimentos! Não tenho qualquer preferência religiosa, entretanto por motivo dos crimes cometidos por João de Deus, não dá para generalizar e entender que a crença, as práticas do espiritismo ou a espiritualidade lato sensu devam ser eliminadas!

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.