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  1. Mariana da Costa Conde

    Marcelo,Vera, Vitor : o txt destaca exatamente q desigualdade brasileira impõe serios prejuízos aos mais pobres e q o desgoverno não apresentou nenhuma medida q contemple crianças particularmente as carentes Preocupa constatar q leitores nao sabem ‘ler’ nem ‘interpretar’ o que leem expondo grave dificuldade cognitiva o ultimo paragafo do txt confirma a preocupação da “neobileoloide”, ‘economista’ e ‘ignara’ das condiçoes sanitárias das escolas/residencias

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  2. Marcelo Clarindo

    A colunista não conhece o cotidiano escolar brasileiro, com escolas sem higiene, salas lotadas, sem ventilação, aqui em São Paulo não é momento de voltar às atividades, quanto mais a escola retornar! Será um aumento enorme do número de infectados! Vidas em primeiro lugar!

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  3. Vera Pinheiro

    Folha, o debate é necessário e se economistas fazem suas considerações sobre o retorno também especialistas em educação deveriam ser chamados a fazê-lo. Nas creches municipais e nas escolas infantis da Cidade de São Paulo, temos muitos ambientes insalubres que podem inclusive deflagrar a segunda o da, que tanto se fala. Turmas com 35 crianças de 4 anos, por professora, ou 9 bebês entre 10 meses e 2 anos para uma educadora, em salas apertadas e mau ventiladas. Isso sim, precisa ser debatido!

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  4. Victor Souza de Mattos Rodrigues

    Essa colunista nunca publica nenhum artigo razoável!! Neolibeloide igual à maioria dos economistas!! Só pensa em PIB, bolsa de valores, etc...Deveria questionar a flexibilização do distanciamento social ao invés de simplesmente incluir crianças nessa crueldade!!

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  5. Alex Sgobin

    Sempre foi assim: como docente, posso afirmar que nas escolas, por exemplo, muito, mas muito raramente mesmo, os alunos e as alunas têm voz, ou são ouvidos, como se não tivessem capacidade nenhuma de tomar decisões ou dar opiniões. Estamos muito longe de sermos civilizados como muitas tribos que dão muito mais importâncias às suas crianças que nós, ocidentais primitivos.

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  6. Beatriz Carlesso

    Se tivéssemos um Ministério da Educação operando com real prioridade na educação dos brasileiros, estariam buscando novas fórmulas de estudos, como contatos periódicos com poucos estudantes, aliado a trabalhos orientados, por exemplo. É preciso inteligência criativa nesse momento. Temos tido ministros inoperantes e somente preocupados em implantar suas ideologias(?). Nosso país merece mais.

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  7. ROBERTO GOMES DA S FILHO

    Típico texto vindo de economista, péssimo! Não leva em consideração aspectos epidemiológicos (crianças não são somente vetores!). Além disso, em nenhum momento considerou que não era hora de abrir a economia, fechamos com 400 mortes/dia e reabrimos com mais de 1000. Será que vivi no mundo paralelo? Texto que não diz nada de importante.

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  8. Liu Bittencourt

    Como falaram alguns, economista fora da área, falando muito e não dizendo absolutamente nada. Péssimo texto, não há nada aí.

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  9. Algelica Oliveira

    Em um país onde a pandemia corre leve, livre e solta, sem um ministério fa saúde competente. Com um ministro da economia que só olha pra si mesmo e seus pares, onde o ministro da educação desaparece para outro país e cargo fica vago, à procura de alguém pior( se é que é possível...). Vir falar em retomada de aulas presenciais, como se a preocupação com a educação fosse de suma importância pra esse governo, é no mínimo deboche. Quem teria coragem de mandar os filhos pra escola?

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  10. Algelica Oliveira

    Em um país onde a pandemia corre leve, livre e solta, sem um ministério fa saúde competente. Com um ministro da economia que só olha pra si mesmo e seus pares, onde o ministro da educação desaparece para outro país e cargo fica vago, à procura de alguém pior( se é que é possível...). Vir falar em retomada de aulas presenciais, como se a preocupação com a educação fosse de suma importância pra esse governo, é no mínimo deboche. Quem teria coragem de mandar os filhos pra escola?

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  11. WILSON ROBERTO CAVEDEN

    É.....esse tipo de análise da educação só poderia vir se uma economista. Triste.

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  12. Jessica Monteiro

    Como garantir que as crianças passem 5 a 6 horas de máscara? Como fazer essa troca de máscaras de forma segura com várias crianças no mesmo ambiente (lembrando que as máscaras devem ser trocadas a cada 2h)? Como manter distanciamento social num espaço que foi feito para a socialização? A educação não é uma terra sem lei onde qualquer um pode opinar. Basta ver o sofrimento de responsáveis com o ensino remoto. Invés de uma economista, seria importante ouvir o que pedagogas têm a dizer.

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  13. Paloma Fonseca

    Pois é, Cecilia, esqueceram de dizer que educação é atividade essencial de longo prazo.

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  14. FABIANO DA SILVA COSTA

    Educação no Brasil no máximo é venda de serviços isso nas particulares, na publica... não é nada é apenas cumprir uma obrigação constitucional, nenhuma autoridade está ligando para a educação publica, nem os pais estão, eles querem apenas creche para o filhos, mesmo os crescidos.

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