Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Herculano JR 70

    O articulista precisa indicar a unidade de tempo para R. Uma coisa e contaminar 3 em um dia e outra e contaminar 3 em 30 dias. Precisa definir a base da Exponencial. Nem toda exponencial cresce, ou cresce muito. Pode decrescer ou ser uma reta, ñ crescer nem decrescer. A exponencial referencia é d base neperiana 2=2,718, usada como referencia, esta sim cresce, e bastante.

    Responda
    1. Herculano JR 70

      Digo e=2,718.......

  2. Herculano JR 70

    Isso é q é idolatria ao poder: estadista, quem sabe monarca. Ora, a classe política ñ cria valor, em qq parte do mundo? Os paises avançam mais se o *estadista* tem menos poder. Thomas Jefferson já dizia q o melhor governo é q menos governa. Se ñ governa diverte e nesse aspecto, pelo menos, Bnaro e Trump, ñ tem aquela postura pastosa de um Doria. E sabedores disso propuseram quase nada fazer contra o Covid. O maior problema da saude, Covid dentro, e ter forte presença do estado, regula/do.

    Responda
    1. Herculano JR 70

      Nunca li Olavo. Ñ sei o q pensa. Tenhos luz propria.Li Marx, Adam Smith, Bakunin, Proudhon

    2. MARCOS PAGANINI MATTIUZZO

      Como vão as aulas com o Olavo?

    3. Rafael Mendes

      Ok, agora após tantas sandices escritas nos explique uma coisa óbvia: o desastre de casos e mortes nos dois países governados pelos seus ídolos

  3. Cloves Oliveira

    O coeficiente ‘R’ na verdade indica o número teórico de pessoas que alguém contaminado pode infectar. Os números da OMS parecem não refletir a realidade; 3 parece ser mais realista. Nesse caso, se alguém contaminado infectar 3 pessoas e essas três infectar outras três durante 10 ciclos, o número de pessoas contaminadas será de 59.000 (3 elevado a décima potência). Daí a importância do distanciamento social e do uso de máscaras em público.

    Responda
  4. Paloma Fonseca

    Estou no 102 dia de quarentena, não frequento igreja, bares, casas noturnas, festas. Gosto de cinema, teatro, museu, academia de musculação, viajar: para mim, está sendo duro me privar disso, principalmente depois de descobrir que correr e andar de bicicleta ao ar livre com máscara é horrível! Ao menos tenho uma casa para morar e uma atividade laboral que posso realizar remotamente. Já incorporei o álcool gel e máscara no cotidiano.

    Responda
  5. Paloma Fonseca

    Hélio, também considero que, entre Brasil e EUA, há em comum populações com índice elevado de inflamação crônica (marcadores inflamatórios e metabólicos estão péssimos em pelo menos 25% dos habitantes), por causa da alimentação rica em carboidratos de má qualidade e em produtos ultraprocessados. Essa condição tende a agravar a Covid-19. Uma política coordenada de isolamento social entre os entes da federação poderia ter minorado o sofrimento de pessoas e famílias.

    Responda
  6. Tersio Gorrasi

    O ser humano é rebelde por natureza. Adora a liberdade e detesta babás que lhe digam o que pode ou não pode fazer. Para piorar as coisas, existe a questão cultural, onde o latino americano sem dinheiro no banco, sem parentes importantes e vindo do interior está entre os povos mais rebeldes nesse aspecto. Infelizmente, essa é a realidade, não adianta responsabilizar governos por isso

    Responda
  7. Paulo César de Oliveira

    Uma regra simples seria nunca ficar perto de outra pessoa sem máscara. A definição de perto deve ficar entre 1 m e 1,5 metros, e aumentar se houver vento.

    Responda