Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Brízido Galeano

    Eu não sei qual a razão de todo esse escarcéu. A escritora Eliane Brum já tinha dissecado sobre o papel do título de doutor na vida das pessoas(Doutor Advogado). Bacharel em Direito é doutor, idem para Delegado de Polícia e Juiz de Direito. Vide o caso do juiz de Niterói que exigia do porteiro para que fosse chamado de doutor. O problema do Decotelli é que nadou, nadou e morreu na praia. E os outros falsos doutores citados que abundam por aí?

    Responda
  2. JANE TADEU SILVA

    Ai vão falar do caso do X.9 Moro sobre a cópia do Texto de um advogado que ele Copiou, ou caso dele é diferente do Professor que assumiu o Ministério da Educação.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Correção: Por um orientando.

    2. Peter Janos Wechsler

      O caso dele não foi por um orientando e não para obtenção do título de doutor que ele já tinha há tempo.

  3. Valdeci Gomes

    Pós doutorado é uma extensão do doutorado, como ter pós doutorado sem ter doutorado. E ainda plagiou na tese de mestrado. Esse ministro é uma fraude, em um governo de fracassados.

    Responda
  4. Alvaro Almeida

    Pra mim não é surpresa nenhuma! O que esperar de um governo que nasceu através do ódio! Dá mentira! Dá apologia da tortura! Apenas mais um ! Triste Brasil...

    Responda
  5. MARCOS FERNANDO DAUNER

    Caro Presidente ! Se o sr. quiser eu posso lhe indicar uma brasileira que foi a melhor aluna do melhor colégio do estado, tem Diplomas de Graduação , láurea de melhor aluna da turma , Mestrado e Doutorado - todos emitidos por uma das mais renomadas universidades federais brasileiras . E está "em disponibilidade no mercado" , assim como milhões de brasileiros ...

    Responda
  6. Edson Saito

    Mais um turma que mente.

    Responda
  7. RODRIGO BRAGA DA ROCHA VILLA VERDE

    Pôs doc não tendo doc? E recebeu bolsa? Como?

    Responda
  8. MARCOS FERNANDO DAUNER

    fui censurado -vamos novamente - Enquanto isso, doutores de verdades, que concluíram doutorado em Universidades federais renomadas, continuam desempregados .

    Responda
  9. ANDREA CIACCHI

    Vale acrescentar que o perfil Lattes do professor Luis César Gonçalves, da FGV, que o ministro alega ter sido seu orientador de mestrado em 2007, não traz o nome de Decotelli como orientação concluída... Humm.... Por que será?

    Responda
  10. José Luís Medeiros Thiesen

    Já não bastavam os medicos e demais profissionais da saúde intitularem-se doutores sem o diploma de doutorado.. Agora até o ministro da educação. Até quando um tão árduo caminho acadêmico até o titulo de doutorado será banalizado no brasil?

    Responda
    1. JANE TADEU SILVA

      Esta se referindo ao Edson Aparecido Secretário Municipal da Saúde, ele pode né, por ser tucano e ser do partido do PSDB que a deputada Carla Zambelli fala tanto do cuidado que as autoridades tem com eles que o diga o Pacaembu e Morumbi com seus acampamentos.

    2. MARCOS FERNANDO DAUNER

      No Brasil qualquer bacharel em Direito, formado em faculdade de qualidade questionável, é doutor !

  11. Luís SA

    Fraudar as informações alimentadas na Plataforma de Curriculos Lattes, do próprio Ministério da Educação (CNPq), sujeita o infrator às penalidas previstas nos arts. 297 a 299 do Código Penal. O aplicativo inclusive condiciona o envio de alterações à concordância com estes dispositivos legais. E até o Weintraub deve saber que doutorado interrompido ou em andamento, é absolutamente distinto de doutorado concluído. O novo ministro está num mundo paralelo. Mais um.

    Responda
    1. Luís SA

      O pensamento binário dos bolsonaristas é paté.tico e paupérrimo. Para mim, Moro esteve por um ano e meio num chi.queiro e saiu se fazendo, não saber que estava no meio dos porcos que é o governo Bolsonaro. Por óbvio, sem ofender a dignidade dos porcos quando comparados com estes dois pá.rias da humanidade. Obs.: parece que o mestrado do novo ministro é todo recheado de plá.gios. Mais um se soma à qua.drilha do planalto.

    2. JANE TADEU SILVA

      O que fala do seu herói que plagiou um texto de um advogado e agora esta dizendo que erro foi de uma sua aluna que esta aprendendo também a fazer falcatruas.

  12. Marco Antonio Quirino Pessoa

    KKKK Já começou humilhando Wientruby, o analfa.

    Responda
  13. Flávio Ribeiro

    Isto estava no currículo lattes dele. Não seria isso crime? Não deveria ser investigado, processado e punido? E sua gestão no FNDE?

    Responda
  14. JANE TADEU SILVA

    Gostaria que fosse feita uma análise dessa com o Secretário do PR que poderia ter assumido o Ministério da Educação, porque no dele por ser coxi.nha e tucano não foi feito uma explanação da vida dele,quando sabemos porque ele esta milionário hoje, depois dizem que o racismo até na imprensa existe conforme o caso, mas fazer o que no BR o Negro é considerado de outro nível mesmo ele tendo talento pra assumir qualquer cargo que venha atrapalhar outras tendências sociais, esse é o nosso País.

    Responda
  15. Maria Loia

    Quem não é Doutor não pode ser, por óbvio, Pós-Doutor. Folha, por favor, vai atrás disso. Desmascara mais essa mentira!

    Responda
    1. Cristiane Checchia

      Sim, é preciso investigar mais. Um servidor público federal que pede afastamento de suas funções para capacitação (como no caso de pós-graduação), precisa, ao retornar, demonstrar que cumpriu com a capacitação. Um professor federal, por exemplo, caso contrário, se não há uma justificativa aceitável para a não finalização, deve devolver toda remuneração que recebeu no período de afastamento e/ou fica impedido de progredir na carreira por título. Pelo menos no magistério é assim. E entre milicos?

  16. Augusto João Piratelli

    É impreCionante, sai um ministro semianalfabeto e sem a menor competência para o cargo, entra outro com um currículo recheado de mentiras. Isso faz esmaecer a menor esperança de melhorias na educação. Não chega a ser surpreendente. Governo Bozo é isso mesmo.

    Responda
    1. MARIO CESAR CULHARI

      Tá lembrando a 'vinda' da Regina Duarte na Cultura. Ele adora isso: traz pessoas 'meia boca' pra depois fritar e ganhar mídia.

  17. Nelson Goulart

    Isso não é qualquer coisa, é muito sério. Não podemos normalizar.

    Responda
    1. Luis Felipe

      É fraude!

  18. Klemens Laschefski

    Parece que nada no currículo Lattes do Ministro corresponde a verdade. Declarou algumas palestras ou minicursos com disciplinas ministradas e se apresentou como autor ou editor de livros nas quais ele apenas como segundo autor de capítulos... Tudo mentira. A FGV tem que se posicionar diante do uso indevido do nome da instituição. A dissertação também tem trechos plagiado.

    Responda
  19. Joao Pinheiro

    Se não é doutor, não pode ser pós doutor. A não ser em picaretagem, em que parece ter mestrado, doutorado, pós-doutorado, PhD, honoris causa, menção honrosa, etc. Só mais um ao modelo do governo do Bozo. Enganador ao estilo do (pseudo) astronauta vendedor de travesseiros de espuma.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Você pode incluir o governo Dilma com títulos de Mestrado e Doutorado fajutos.

  20. ANDRE BARRETO

    A mentira se tornou a regra no atual governo. No MEC, então, virou condição para nomeação.

    Responda
  21. Nestor Bercovich

    Não é preciso ter doutorado para ser um bom Ministro de Educação, mas sim é preciso não ser malandro nem mentiroso. Com a mentira escancarada, o cara se desmoralizou totalmente e deve renunciar porque ninguém vai levar a sério.

    Responda
  22. Mauricio Astorga Mendez

    Se o ministro não obteve o titulo de doutor, como conseguiu o pos doutorado, sendo que para isso é necessário ter obtido o grau de doutor? Fica a dúvida quanto a lisura do hoje ministro.

    Responda
  23. José Afonso Barbosa Afonso

    Conclusão: se não tem doutorado, menos ainda o pós-doutorado. É ruim, hein?

    Responda
  24. Maurizio Ferrante

    Nos meus mais de 40 anos de universidade, vi apenas dois ou três casos de reprovação de tese de doutorado ou dissertação de mestrado. Devia estar bem ruim o trabalho do nosso terceiro ministro da educação!

    Responda
  25. Eduardo Silva

    Está confirmado que ele não é doutor. Com isso questiona-se: 1-Recebe ele incentivo pela titulação de doutor que não possui? 2-Como pode ter feito o estágio pós-doutoral se não é doutor? 3-Como mentiu no Lattes, cometeu grave infração. Será punido? 4-Ao participar de atividades acadêmicas com pré-requisitos de ser doutor, sem ser, como ficam? E ainda: os problemas na sua gestão no FNDE, foram devidamente apurados? Conclusão: pode ser ministro da Educação dado o exposto?

    Responda
    1. jose Araujo de Oliveira Silva

      Muito bem lembrado Eduardo.

  26. Alvaro Neder

    No texto há menção a "jurado", mas a tradução correta para o português seria "banca". Ou seja, o candidato teve sua tese reprovada por uma banca (comissão de especialistas), não por um jurado (indivíduo).

    Responda
  27. Cesar Antonio e Silva

    O Ministro da Educação já começou ao estilo Bolsonaro. Mentindo.....se fosse em um país sério já estaria destituído. Não basta as mentiras de campanha de Bolsonaro, agora também mentiras de ministros... Basta! O país precisa de pessoas sérias no governo, Câmara e ministérios.

    Responda
  28. ORIVALDO JORGE DE AR UJO

    É preciso verificar se ele usou este falso atributo para aumentar seu salário na sua atividade pública incluindo a marinha

    Responda
    1. Luis Felipe

      Ele não era da marinha. Outra mentira propagada.

  29. José Oliveira

    Aqui nestes trópicos melancólicos, quando não se compram títulos, forjam ou inventam, tal aconteceu com a antiga Presidenta e o seu Doutorado, se possuem ou não, deveriam outorgar a todos eles, o de Pós-doc em Vanitas vantitatum das mentiradas...

    Responda
  30. Wellington Pereira

    Mais um mentiroso compondo a trupe bolsonarista

    Responda
  31. wilson kfouri

    Tudo nesse desgoverno é fake. Esse cara era lacaio do Weintraub no FNDE e fez licitações superfaturadas que foram canceladas pelo TCU. Além de mentirosko é corrupto...

    Responda
  32. Darci de Oliveira

    Bozo vai retuitar esclarecendo que o novo Ministro da Educação é mestre em Letras Apagadas e doutor em Ciências Ocultas...

    Responda
  33. Paulao Henrique de Mello

    No desgoverno atual a vergonha só termina numa das 3 situações: no momento da renúncia, do impeachment ou do final do mandato.

    Responda
  34. Noeli Tejera Lisbôa

    Se ele não tem o doutorado, menos ainda tem o anunciado pós-doutorado na Universidade de Wuppertal, Alemanha. Então, seria bom verificar se ele tem o mestrado, que diz ter, na Fundação Getúlio Vargas. Ou se ele pelo menos tem graduação na UERJ como afirmou.

    Responda
  35. Elizabeth Wiese

    E' uma vergonha! Falta etica a este ministro da educacao e ele nunca deveria ter sido empossado! Mentir no curriculo Lattes! Falsear um doutorado e um pos-doutorado! Nao merece qualquer indicacao profissional pois mentiu sobre seu curriculo! O governo precisa ter meios precisos de checagem do curriculo do candidato antes de fazer uma indicacao para qualquer cargo publico! A Capes tambem precisa ter mecanismos de bloquear curriculos Lattes mentirosos.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Concordo. Você aplica os mesmos critérios à Dilma?

  36. Bianca Moreira

    Já começou mentindo??

    Responda
  37. gutemberg jose da costa marques cabral

    O que aconteceu com o novo ministro da educação aconteceu com vários colegas da minha turma na Universidad Del Museo Social em Buenos Aires-Argentina, em que alguns colegas conseguem pagar as disciplinas que correspondem aos créditos escolares, mas no momento de defender é reprovado ou simplesmente por alguma dificuldade não consegue concluir a tese. Dizem que as instituições de ensino superior na Argentina afrouxam nas disciplinas porque o aluno paga e ai na hora da onça beber água....

    Responda
    1. MARIO CESAR CULHARI

      O Gutemberg, a questão aqui é outra... Mentir para 'ganhar' um cargo é sério.

    2. gutemberg jose da costa marques cabral

      Retifico: Isso jamais aconteceu na UMSA , instituição séria e respeitada.

    3. gutemberg jose da costa marques cabral

      Retifico: Isso nunca aconteceu e nem vi isso na UMSA instituição séria e respeitada.(Dizem que as instituições de ensino superior na Argentina afrouxam nas disciplinas porque o aluno paga e ai na hora da onça beber água....)

  38. Dimas Floriani

    Este governo(?) insiste em combinar ministros iletrados com semi-letrados. Repete o mantra da gripezinha: não dar crédito à educação e muito menos à saúde.

    Responda
  39. MARCIO RODRIGO JOAQUIM

    Reitor desmente Bolsonaro ou novo Ministro ? Que imprensa podre eh essa ?

    Responda
    1. Luís SA

      Leia e releia se conseguir: o comunicado no twitter foi escrito pelo Bolsonaro. Simples assim, salvo para vocês que vivem num universo paralelo, como todos os bolsonaristas e o novo ministro. Ler textos não complexos não dói. Escrever estas bobagens dá mais trabalho.

    2. Manoel Paulo Neto

      Os dois! A imprensa só faz o papel dela, passar para frente os fatos, ou seja atear fogo, porém a fogueira foi feita pelos dois. Se for juntar as ressalvas feitas a comunicados deste governo, já busca uma centena. Amadorismo puro, ou melhor, incompetência mesmo.

  40. Luís SA

    As provas da fraude foram apagadas parcialmente apenas. No corpo do currículo Lattes de fato foi corrigida a informação sobre um doutorado que nunca existiu, salvo no universo paralelo do ministro. No entanto, persiste um pós-doutorado fantasma, uma vez que não existe doutorado, condição 'sine qua non' para a existência do primeiro. Mas atenção: na página de abertura do tal Lattes, o doutorado fictício mantém-se firme e forte.

    Responda
  41. AIRTON RAIMUNDO DOS SANTOS

    Desculpa gente, não quero tumultuar, pois não entendi direito, como funciona?, para fazer o Pós-doutorado não precisaria ter o doutorado? ou é igual ao Corinthians ter o Mundial sem ter a libertadores?

    Responda
    1. Erondina Frederico

      A dúvida pra mim é se ele teve bolsa brasileira pra realizar esse dito “pós-doutorado”, porque essa, sim, exige o diploma de doutorado. Se teve, é fraude, e deve resarcir os cofres públicos.

    2. Erondina Frederico

      A questão é que o Brasil inventou um título de pós-doutorado que não existe em nenhum lugar do mundo. Pós-doutorado é um emprego temporário de um pesquisador já tem doutorado, mas no Brasil as pessoas usam outra categoria de emprego temporário, a de pesquisador visitante e dizem que são “pós-doutores”. Provavelmente ele teve uma posição de pesquisador visitante na Alemanha, agora pode ter mentido para conseguir essa posição ou não, pois nem sempre é um requisito o título de doutor.

    3. Idmar Moreira

      Claro que, sem doutorado, não existe o pós-doc. Minha dúvida é: ele apresentou um documento falso, na Alemanha, para fazer estágio de pós doutorado?

  42. MARIO LUCIO RODRIGUES PEREIRA

    A meia verdade é sempre uma mentira inteira. Simples assim.

    Responda
  43. Fernando H

    A Damares também fez mestrado sem fazer mestrado, lembram? Quem concedeu a titulação de mestre à Damares, segundo a própria, foi Jesus. Esse é o nível do governo que foi eleito. Agora temos um ministro da educação fugitivo e um mentiroso com currículo falso.

    Responda
    1. Luís SA

      Fica tranquilo Márcio que a casa dos bolsonaros vai começar a cair com a delação do Queiroz nos próximos dias. Flávio Bolsonaro já entrou com 10 medidas protelatórias no processo da rachadinha, mas um dia esta bagaça acaba. E será que o pai aguenta o tranco em Bangu 8?

    2. MARCIO RODRIGO JOAQUIM

      Bom mesmo foi governo lula e Dilma com quase todos presos.

  44. marco peres

    Caso unico de individuo que fez pos doutorado sem ter feito doutorado. Compativel com o nivel deste (des)governo.

    Responda
  45. Rodrigo Barban de Andrade Dias

    Aproveitando o finzinho de junho: "Olha o Doutorado! Ooooohh! É MENTIRA!!! Ahhhhh..."

    Responda
  46. marcos teixeira de souza

    Bolsonaro teria que demiti-lo, afinal o presidente fez comunicado à Nação dizendo que estava nomeando um doutor para o MEC e agora é desmentido pelo reitor da Universidade. Foi enganado pelo sujeito.

    Responda
  47. Francisco Barbosa

    O atual ministro usava um título que não possuía. Bolsonaro é uma vergonha para o país, desmentido pelo Reitor da Universidade de Rosário e o Ministério da Educação insistindo na fraude. Cabe também perguntar as razões da reprovação da tese.

    Responda
    1. Luís SA

      @marcio. Não esqueça: somente o analfabetismo funcional faz com que os bolsominions continuem apoiando bolsonaro. Ele escreveu o tuíte e é responsável civil e criminalmente pelo que escreveu. Se quiser cobrar, internamente, do ministro as fraudes que ele repassou, ele que se entenda com seu novo capitão do mato. E o Centrão do mensaleiro Roberto Jefferson toma conta do governo, para reedição do toma lá dá cá e a velha política. Acabou a corrupção, dos outros, pois a do governo continua.

    2. MARCIO RODRIGO JOAQUIM

      E porque Bolsonaro foi desmentido se ele também foi enganado ? Vcs já não sabem mais o que fazer para bater no cara.... gabinete do ódio da Globo e folha está contaminando o povo.

  48. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Lá lá lá lá lá lá vem o BR descendo a ladeira...sanatório geral. 500 anos de história ,f.o,d.i,d.a tinha q terminar assim. Todos relinchando e zurrando em saudação a pátria amada.

    Responda
  49. benjamim picado

    eles odeiam tanto a universidade, mas amam fingir ser doutores. haja análise.

    Responda
  50. benjamim picado

    agora imaginem a minha surpresa.

    Responda