Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. roberto oliveira melo filho

    De novo? Nem botando militar, ou por ser militar...? Aquela história do Clinton, de que fumou maconha, mas não tragou. Fez o curso, mas não tem o título. A banca. E agora, senhor? Já entra em campo com desconfianças da torcida. Mas, para o que aí está, qualquer coisa vale, não importam muito nem a verdade e nem a competência. O povo adora ser enganado. Um dia, quem sabe?, as pessoas terão uma melhor condição intelectual de analisar o mundo que as cerca. Levará tempo...

    Responda
  2. Rui S Souza

    Mais um ministro fake news.

    Responda
  3. Ana Ferraz

    A apresentação do certificado de conclusão das disciplinas é uma prova de que ele não defendeu a tese, logo não tem o doutorado. Este certificado é emitido para os que cumprem os créditos exigidos pelo programa de doutorado, mas não defendem suas teses. Funcionários do MEC

    Responda
  4. Ivan Bastos

    Lembro que no Currículo Lattes a pessoa responde perante o Código Civil por falsidades informadas. É necessário esta aceitação ao publicar o currículo. Se o CNPq não o processar, qualquer cidadão pode questioná-lo diretamente.

    Responda
  5. Fabio Ricardo Geremias

    Mentira feia. Se não tem o doutorado, também não deve ter o pós-doutorado. Ou será outra mentira? Começou muito mal.

    Responda
  6. Ivan Bastos

    Mais uma mentira neste governo. Talvez fosse interessante checar se ele realmente completou os cursos de mestrado, graduação, ensino médio e fundamental.

    Responda
    1. olavo silva

      Maravilha! Corretíssimo! Se mentiu no doutorado... e mentiu! Pq acreditar q é alfabetizado?! Caramba!

  7. Patricia Cierco

    O melhor é que é mentira em cascata. Se não tem doutorado também não tem pós-doutorado, lógico.

    Responda
  8. Cristina Dias

    Mito, mito, mitômano!!!

    Responda
  9. Carlos Mello

    Uai tava cheio de bolsominio excitado com o novo ministro. Com um dia já deu barraco. Esqueceu que tem defender tese pra ser doutor!

    Responda
  10. hugo paiva de oliveira do amaral

    Santo Deus! É ridículo...

    Responda
  11. Raimundo Carvalho

    Mentira tem pernas curtas. Pra que mentir. Qualquer acadêmico sabe que, para fazer jus ao título de doutor, não basta concluir os créditos das disciplinas. É preciso defender publicamente uma tese, diante de uma banca examinadora, que vai sabatiná-lo durante pelo menos 4 horas.

    Responda
  12. Julio Neves

    Tudo estranho, mas basta apresentar o título de doutro e acabou! Agora, se foi pro pós-doutorado sem ter concluído o doutorado, tem que devolver o dinheiro ao Estado Brasileiro, pra dizer o mínimo.

    Responda
    1. Luís SA

      Confirmando-se o equívoco, talvez tenha que devolver os valores do doutorado também, a depender se houve a concessão de bolsa, liberação do trabalho etc.

  13. Maria da Graça Pimentel

    Será que o pessoal do MEC não sabe a diferença? apresentar o diploma de disciplinas concluídas só piora a situação e ainda compromete ainda mais a credibilidade da instituição...

    Responda
  14. elzimar fernanda nunes ribeiro

    Não é incomum alguém concluir as disciplinas de um curso de mestrado ou doutorado, sem defender o trabalho final (dissertação ou tese). Conheço vários, mas neste caso não se obtém o título, pois o que define um pesquisador de nível doutoral é produzir um trabalho com investigação inédita. As disciplinas são apenas para consolidar a formação e geralmente se aproveita a maioria do mestrado. Resta saber se o ministro não teria retornado em outro momento para defender o trabalho. A ver.

    Responda
    1. JOSE ANGELO OHNO

      Nao retornou aquela Instituição, veja o desmentido do Reitor.

  15. Hudson Neves

    Um governo que se apequena em cada lance. Insuperável.

    Responda
    1. ANTONIO LINS ROLIM JR

      E que parece... irrecuperável.

  16. Cleomar Ribeiro

    ... para conduzir ( passar ) boiada não há necessidade de títulos acadêmicos!...hehehhehehehehehe...

    Responda
  17. HERBERT VIANA ANDRADE

    O titulo da matéria é completamente equivocado e politico. O reitor desmentiu o próprio ministro e não o presidente.

    Responda
    1. Luís SA

      Leia com mais atenção a reportagem. Nela tem um print de um retuíte do reitor da Universidade de Rosário a partir de um tuíte de Bolsonaro que informa que o professor Carlos Dacotelli foi nomeado para o @MEC_Comunicação (sic) e que ele teria dentre outras titulações, a de Doutor pela Universidade de Rosário, Argentina. Portanto, objetivamente o reitor desmentiu diretamente a informação passada por Bolsonaro. Tente ler novamente.

  18. rubens goncalves

    depois do hen traub tudo e possivel no MEC. o postulantea a ministro da educação foi indicado pelo plesidente e isso basta. se ele falou que o cara e doto entao e doto.

    Responda
  19. Luís SA

    @george: a classe dominante argentina praticamente dizimou a população negra daquele país, que a exemplo daqui eram escravos. O racismo também é uma marca daquele país com certeza, mas nada diferente do racismo que imperou e continua imperando no Brasil. A impressão que pretendem passar é que o racismo na Argentina seria mais duro, quando aqui teríamos uma suposta "democracia racial". Trata-se de mais uma falsificação histórica apenas.

    Responda
  20. Dermival Pereira de Macedo

    Lei de Murphy....

    Responda
  21. Paulo Cruz

    Boa tarde! Pós-doutorado não é título. É apenas um estágio de pesquisa feito após o doutorado. Caso o ministro não seja doutor, como afirma o reitor da UNR, não é possivel fala de pós doutorado! Um estágio pós doutoral é impossível, por óbvio, sem o doutorado. Importante que essa dúvida sobre a titulação do ministro seja devidamente esclarecida. Para ser ministro não há obrigação de ser doutor ( apesar de ser recomendável que o seja), mas dizer que é não sendo é muito grave.

    Responda
    1. Julio Neves

      Bem anotado, todo mundo acha que o cara pode ser "posdoutor". Agora digamos que não tenha o título de doutor e tenha ido ao estágio de pós-doutorado. Quem aprovou isso? Que nome se dá a quem vai ao posdoc ser ser "doc". No mínimo dos mínimos, ressarcir o Estado.

  22. Luís SA

    A credibilidade deste governo é tamanha, que se numa controvérsia, do outro lado estiver o maior mentiroso do planeta, eu acreditaria neste. Mas do outro lado temos o reitor da Universidade Nacional de Rosário refutando o presidente da república. Resta o ministro debutante apresentar o seu diploma de Doutor. Lembrando que Ricardo Salles, Damares, Velez-Rodrigues e Weintraub "turbinaram" seus currículos. Confirmado este, todos os ministros da educação de Bolsonaro chafurdaram na mesma fonte.

    Responda
    1. Luís SA

      Vi numa outra reportagem que o ministro já apresentou um "certificado" de ter cursado as disciplinas. Até o Weintraub saberia que cursar as disciplinas são apenas um dos requisitos, precisando obrigatoriamente para obtenção do título, a defesa (e aprovação) de tese à uma banca examinadora. Se um sujeito que assume o ministério da educação não sabe disto, ou não está preparado para a tarefa ou está agindo de má-fé. Cadê o Diploma, doutor?

    2. Hudson Neves

      Muito bem lembrado, Luigi. Se o reitor da universidade diz que o cara não tem o título, pra mim isso já basta. Alguém discorda? É só o ministro mostrar o diploma que eu mudo de opinião.

    3. edson sete

      Não é bem assim, melhor vc ver quem é o reitor antes rsrsrsrs

  23. Alessandro Marins

    Há dois pontos importantes que devem ser verificados: (1) Se o ministro não possui o título de doutor, como ele cursou pós doutorado na Alemanha? (2) O MEC alega que ele cumpriu os créditos para obtenção do título. Esses créditos contabilizam a defesa da tese? Caso não e se não houver comprovação da defesa, seria ainda mais estranho o caso.

    Responda
    1. Graciela Carvalho

      A Universidad Nacional de Rosario, Argentina, apenas atestou que concluiu os créditos. Mas não outorgou o título de doutor pois não foi defendida nenhuma Tese, requisito indispensável na Argentina para obtenção do título de doutor. Logo, não havendo doutorado, não há pós-doutorado que, esclarecendo, é apenas um estágio pós-doutoral, mas não um título acadêmico.

    2. filipe moura lima

      Quem disse que ele é pós-doutor é a mesma pessoa que afirma ser ele doutor: o Bozo.

  24. GEORGE GERALDO BERNARDINO DA SILVA

    A Argentina tem um "histórico" antigo com pessoas com as características físicas desse novo ministro da educação, Porém se for verdade, que não tem o título lá, na Argentina, Pelo menos tem o de Pós- Doutor pela Universidade Alemã. Resta esperar se vai usar os conhecimentos para contribuir com a educação, ou seguirá sem fazer nada, igual aos outros ministros do governo Bolsonaro.

    Responda
    1. Maurício Serra

      Pós-Doutor sem ser nem ao menos Doutor? Faz-me rir!

    2. edson sete

      Não é bem assim, melhor vc ver quem é o reitor antes rsrsrsrs

  25. julio c s barbosa

    para que ir tão longe? o brasil tem em cada esquina cursos de mestrado e doutorado que podem ser pagos em suaves prestações.

    Responda
    1. Hudson Neves

      Julio: uau, que as-neira. tá confundindo mestrado e doutorado com cursos de graduação à distância.

    2. vicente oliveira

      E tem uns bem baratinhos

    3. Silvio Luiz de Oliveira

      Julio: quanta bobagem em apenas 1,5 linha.Procure se informar para não ser mais um desta turma do governo, que só fala bobagem, e mente.

    4. Tiago Oliveira

      Você está completa e totalmente errado. De onde tirou isso? Que cursos são esses oferecidos em cada esquina? Que instituições oferecem? Os cursos de mestrado e, principalmente, de Doutorado, no Brasil são reguladíssimos, o MEC exige uma quantidade de doutores com boa produção acadêmica e avalia os cursos periodicamente. São poucas as instituições privadas que conseguem oferecer cursos de Doutorado e as que oferecem não é só pagar e levar.

  26. vicente oliveira

    "Imprecionante" diria o antecessor ,um milico com pós sem o pré

    Responda
    1. rubens goncalves

      o cara é da marinha, agora nao falta ninguem das FFAA fora os 3.000 generais do exercito esse agora da marinha e o astronauta da aeronautica da terra plana. fecho o quadro.

  27. Maria da Graça Pimentel

    Sem diploma, Damares já se apresentou como mestre em educação e direito... titulo de artigo da Folha de 31.jan.2019 às 8h00

    Responda
  28. MARLENE MARQUEZ NEVES

    deve ser mestre Jedi como a damares e o salles sem Yale , turma de laranjas , normal.nesse desgoverno

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      E o Witzel em Harvard e a Dilma na Unicamp. Deviam todos ser punidos.

  29. Juscelino Eudâmidas Bezerra

    Mentir no Lattes é crime visto que é uma plataforma do Governo Federal através do CNPq. Ao consultar o currículo lattes achei estranho um doutorado feito em apenas dois anos. Eu que tenho doutorado sei da dificuldade que é e me causa revolta esse tipo de comportamento. Mas é o novo normal no Governo Bolsonaro mentir sobre o currículo, vamos lembrar a Damares, mentiu sobre o mestrado em educação. Esse governo é ridículo!

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Dilma foi diferente?

  30. Maria da Graça Pimentel

    Sem diploma, Damares já se apresentou como mestre em educação e direito https://www1.folha.uol.com.br/poder/2019/01/sem-diploma-damares-ja-se-apresentou-como-mestre-em-educacao-e-direito.shtml

    Responda
  31. osmar pavani peres

    Isso é falsidade ideologica. Um ministro que coloca no currículo Lattes um doutorado que não possui e ainda é desmentido pela Universidade é coisa grave. Só tem mentirosos nesse governo?

    Responda
    1. rubens goncalves

      se fosse so isso ainda va mas tem coisa pior em torno dele. e usam armas.

  32. DANIEL HENNING

    Melhor o Lula, que de acordo com a reportagem conseguiu um título de doutor na mesma universidade sem ter assistido a uma aula sequer.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Por isso mesmo que a analogia está completamente errada.

    2. José Valter Cipolla Aristides

      Peter, você está certo. Não tem nenhum valor acadêmico,mas está carregada de simbolismo.

    3. Peter Janos Wechsler

      Honoris causa não tem nenhum valor acadêmico.

    4. Tiago Oliveira

      E em mais 35 universidades, entre elas a Sciences Po (França) e a Universidade de Salamanca (Espanha). Para as invejosas, beijinho no ombro.

  33. Maria da Graça Pimentel

    Conduta e Obrigações do Usuário da Plataforma Lattes a) fornecer informações verdadeiras e exatas; b) aceitar que o usuário é o único responsável por toda e qualquer informação cadastrada em seu Currículo, estando sujeito às conseqüências, administrativas e legais, decorrentes de declarações falsas ou inexatas que vierem a causar prejuízos ao CNPq, à Administração Pública em geral ou a terceiros; c) não utilizar o serviço para fins ilícitos ou proibidos; d) .... k)

    Responda
  34. ADILSON ROBERTO MENEGHELLI

    Temos aqui indícios de favorecimento ideológico. Seria mais adequado se a reitoria tivesse encaminhado um comunicado particular ao Ministro procurando corrigir o mal entendido e dar oportunidade para que o alegado fosse revisto. Não havia necessidade de uma exposição pública. E mais, como fica o pós doutorado na Alemanha? Deixa de ter importância?

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      O engano ("mentira") deveria ter ficado encoberto? É isso que o senhor defende, senhor Adilson?

    2. ADILSON ROBERTO MENEGHELLI

      Agradesso os exclaressimento, e despensso comentários depressiativo

    3. elzimar fernanda nunes ribeiro

      Na verdade, não existe um título de pós-doutorado. O que ocorre são estágios de pesquisa (1-2 anos) realizados por professores que já são doutores, em instituições de ensino superior, sob a supervisão de um professor da casa. Geralmente se produz um artigo ou livro, ao fim do período. Por serem feitos após o doutorado, são chamados de pós-doc. Assim se não for doutor, não cabe o termo, mas reforço que não se trata de uma titulação.

    4. vicente oliveira

      Pós doutorado sem doutorado? "imprecionante" diria o antecessor.

    5. Antonio Carlos Orselli

      E esse, será verdadeiro? A dúvida, até esclarecida, pairará!

  35. Augusto João Piratelli

    Começou bem....

    Responda
  36. Peter Janos Wechsler

    Parece aluno da Dilma. Doutorado em dois anos é uma piada. Qual é o ranking desta faculdade?

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Crime de quem escreve dados fajutos no Currículo Lattes.

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Crime de quem?

    3. Peter Janos Wechsler

      Assim mesmo, não deixa de ser crime.

    4. Tiago Oliveira

      A responsabilidade é de quem preenche o currículo e assina um termo de compromisso. Para concursos públicos e avaliações de desempenho, a avaliação do Lattes é feita com a devida documentação comprobatória.

    5. Peter Janos Wechsler

      Segundo o QS ranking se situa na faixa 751-800. Parece que o Lattes aceita tudo sem checar.

  37. daniel Rodrigues Santos

    Requisito básico para ser ministro: doutorado imaginário

    Responda
  38. Rodrigo Ribeiro

    A foto é que não gostei... podia ser o Ciro com o Netinho!

    Responda
  39. Rodrigo Ribeiro

    A foto é que não gostei... podia ser o Ciro com o Netinho!

    Responda
  40. Rodrigo Ribeiro

    A foto é que não gostei... podia ser o Ciro com o Netinho!

    Responda
  41. JOS DOMINGOS PINTO

    Pronto! Já estão querendo derrubar o novo ministro. A esquerda procura até chifre na cabeça de cavalo e pêlo em ovo.

    Responda
    1. katia araujo

      Então mentir e normal???

    2. Elisabeth Schmidt

      Novo? Mas ele não é aposentado das FfAa?

    3. Fernando Bueno

      Mas entre nós aqui. O cara é mentiroso pra valer. Só perde pro advogado.

  42. Joao Damaceno Oliveira

    Mais a gente reza mais assombração aparece!

    Responda
  43. JOAO CARLOS DA SILVA

    Não tem um que preste neste governo.

    Responda
  44. salete da silva Lima

    Vamos exigir que o ministre mostre o diploma. Simples assim. Tudo que eu coloco no meu Lattes tenho que provar.

    Responda
  45. Silvio Luiz de Oliveira

    Dureza esta turma, já começa com desconfiança. O sujeito parece ser boa gente, pior que o que estava é impossível, mas porque iniciar com mentiras. E vão repetir várias vezes, pois acham que assim vira verdade.

    Responda
  46. José Freitas

    Só mentiras este governo. Qual o problema de falar a verdade? Como gostam de mentiras, pai e filhos. Como podem ter apoiadores com tantas mentiras...surreal

    Responda
  47. Elisabeth Schmidt

    Militar que mente não é punido? Aliás, o que faz um militar no MEC? Mais um? A conta já estava em mais de 3 mil. Quantos são agora com mais este mentiroso?

    Responda
  48. edson sete

    vichhhhhhhhhhhh deus do ceu, Em maio deste ano, em uma cerimônia virtual, o ex-presidente Lula recebeu o título de doutor honoris causa da universidade argentina. que boxxxxxxxxta de universidade

    Responda
    1. edson sete

      Vcs que defendem o condenado ban di do são uma vergonha para o Brasil

    2. Tiago Oliveira

      Lula recebeu o mesmo título em mais 35 universidades, entre elas a Sciences Po (França) e a Universidade de Salamanca (Espanha). Para as invejosas, beijinho no ombro.

    3. Luciano Mannarino

      Honoris causa (abreviado como h.c.) ou Doctor Honoris Causa, é uma locução gramatical latina (em português: "por causa de honra")[1] usada em títulos honoríficos, não comercial,[2] concedidos por universidades a pessoas eminentes, que não necessariamente sejam portadoras de uma graduação acadêmica (ou diploma), mas que destacaram-se em determinada área (artes, ciências, filosofia, letras, promoção da paz, de causas humanitárias etc.), De nada!!!!

  49. José Augusto Bernabé

    Pois é Da Monica, ele não fez nem o Primário por aqui e já quer levantar o nariz? Ainda mais, o que um Negro está fazendo por lá? Vocês estão desesperados, isso sim, agora atacam com o lado Racista que existe sim nessa "Esquerda" brasileira e isso provam que todos vocês trabalham para a Hegemonia Branca que domina o Mundo. Racistas.

    Responda
  50. José Augusto Bernabé

    Pois é Da Monica, ele não fez nem o Primário por aqui e já quer levantar o nariz? Ainda mais, o que um Negro está fazendo por lá? Vocês estão desesperados, isso sim, agora atacam com o lado Racista que existe sim nessa "Esquerda" brasileira e isso provam que todos vocês trabalham para a Hegemonia Branca que domina o Mundo. Racistas.

    Responda