Opinião > Democracia, nunca menos Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 3 Próximas

  1. Luiz Antônio de Lima Ferreira

    Com os políticos que temos esqueçam o Brasil vai virar um fazendão buracão com um monte de escravos trabalhando a troco de bananas,aja visto os dias atuais, até quando vamos ficar só reclamando atrás dos teclados bando de bunda moles.pras ruas exigir a volta da dignidade já.

    Responda
  2. Demilson Fortes

    Importante iniciativa em defesa da democracia e das liberdades. No entanto, vejo como dúbia a posição da Folha que segue a do empresariado brasileiro: pela agenda de reformas neoliberais aceitam o risco do fascismo. Ou seja: Bolsonaro pode ser um monstro, mas combate o PT e o programa das esquerdas. Folha não pode negociar a democracia pela agenda do Guedes. Se não assumir o Fora Bolsonaro é simulação de defesa da democracia e das liberdades.

    Responda
  3. Bruno Silva

    Seria interessante os jornalistas se interarem sobre os termos usuais utilizados em ciência política. A reportagem traz a expressão forma de governo, mas na verdade queria se referir à regime de governo, que pode ser democrático, autoritário ou totalitário. Forma de governo, por sua vez, diz respeito à Monarquia ou à República.

    Responda
  4. José Roberto Passos Jorge

    Vamos rever (cfe:Luis Felipe Miguel): A Folha é o jornal que apoiou o golpe de 1964 e não fez nem a autocrítica hipócrita que a Rede Globo fez.É o jornal que cedia seus furgões para que a Operação Bandeirantes levasse prisioneiros para os porões da ditadura mas que até hoje finge que isso não ocorreu.E cujo diretor dizia que no Brasil teve uma ditabranda, que prendeu, exilou, torturou e matou tão pouca gente.É o jornal que apoiou o golpe de 2016 e não permite que se diga que o golpe foi golpe.

    Responda
  5. DANIEL PORTELA

    Folha, é boa a sua iniciativa. Seria melhor ainda se vocês reconhecessem que ajudaram a criar o monstro.

    Responda
  6. Francis Bernado do Nascimento

    Parabéns, Folha! Você mora no meu coração

    Responda
  7. Flávio Rodrigues Fonseca

    De forma bem modesta a Folha reconhece seu apoio a ditadura. Como todo bom arrependido fala mais do seu retorno do que e do por que do seu erro. Mas parece não ter aprendido. Apoiou amplamente o golpe em Dilma e deu grande impulso a eleição de Bolsonaro com seu sistemático ódio ao PT. Não há como ver de outro jeito, pois Bolsonaro é o que sempre foi e todos sabiam. Mas quanto a isso a Folha deve esperar outros 56 anos para admitir.

    Responda
  8. Daniel da Silva Lacerda

    Parece-me o momento ideal pra Folha admitir que errou também em 2016, quando apoiou o Golpe que armou a rede Bolsonarista.

    Responda
  9. GERALDO TADEU S ALMEIDA

    'Nós vimos e nunca esqueceremos os horrores da ditadura. E sempre defenderemos a democracia'. Meus cumprimentos a Folha por promover uma campanha em defesa dos valores democráticos. Uma forma explícita de se penitenciar da chamada 'ditabranda', ao se referir à ditadura, tempos atrás.

    Responda
  10. ANTONIO AD LIO BELMONTE FERREIRA DE CARVALHO

    Vivi todo o período da Revolução. Não há flores nesses caminhos. Nem mesmo nos velórios dos desaparecidos e dos mortos em dependências da repressão nos Estados e sob o controle Federal. Mas o Brasil cresceu em alguns pontos e tivemos, mesmo sob censura, uma produção artística e cultural razoável. Hoje estamos no caos e os exemplos óbvios disso são os Ministérios da Educação e a Secretaria de Cultura. O que fazer? Governar de acordo com a Constituição Federal e seguir o progresso mundial.

    Responda
  11. Helio Sisco

    Então tá. Depois da ditadura tivemos Sarney ( valha-me Deus),Collor,Itamar(pasmem,honesto), FHC,Lula,Dilma,Temer(santo Deus!) e agora Bolsonaro em início de mandato.Todos os anteriores ao Bozo eram democratas? Então o problema do Brasil é a Democracia brasileira. Ou o país estava uma beleza antes do Bozo?

    Responda
  12. Helio Sisco

    Então tá. Depois da ditadura tivemos Sarney ( valha-me Deus),Collor,Itamar(pasmem,honesto), FHC,Lula,Dilma,Temer(santo Deus!) e agora Bolsonaro em início de mandato.Todos os anteriores ao Bozo eram democratas? Então o problema do Brasil é a Democracia brasileira. Ou o país estava uma beleza antes do Bozo?

    Responda
  13. Gil Carlos Dias

    Primeiro, a visita do ministro Gilmar Mendes ao alto comando das FFAA; depois, a visita de ministros de Estado a Alexandre de Morais, na casa deste em SP... Pouquíssimo antes, cheguei a me orgulhar de uma suposta bravura dos nossos ministros do STF, que enfrentariam de fato Bolsonaro, militares e milicianos. Ledo engano. Mais uma vez prevaleceu o acordo sujo: em troca do retorno da democracia de fachada, a garantia do freio jurídico à ameaça da volta da esquerda.

    Responda
  14. Vanderlei Nogueira

    E que o fim do período militar só ocorreu com a queda do muro de Berlim, fim da segunda guerra, a inflação do período soviético subsidiava a indústria e formava uma classe média leal ao regime.

    Responda
  15. Gil Carlos Dias

    A Folha sempre nos engana. Quando a gente pensa que vai se diferenciar pelo menos um pouco dos demais veículos, dá uma dessa. Amarelou de forma confessa. Essa, que a FSP defende, é a velha democracia da Avenida Paulista, do pato amarelo.

    Responda
  16. Nelson Vidal Gomes

    Penso que uma das formas mais íntegras e sérias de se defender a nossa democracia,será combatendo os partidos cuja verdadeira ideologia é o "mentirismo",que agrediram a democracia no "Mensalão" e no "Petrolão" e agora posam de seus defensores.Dentre estes o maior expoente é sem dúvida o PT, que, até hoje,não se dignou a mudar de nome para PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros! É esse o caminho que, por certo,irá seguir este prestigioso jornal que sempre esteve a serviço do Brasil.Deus!

    Responda
  17. Gil Carlos Dias

    Depois de demorar mais tempo que o grupo Globo para admitir que apoiou a ditadura militar (56 anos), o amarelo defendido pela folha é a cor que representa a palidez da proposta. Visa somente celebrar a garantia do retorno da tranquilidade de sempre dos mais ricos, que por alguns dias se viu ameaçada. Agora, que esse perigo se foi, nada importa. A política ultraliberal de Paulo Guedes deve continuar e a democracia de conveniência somente para os endinheirados voltar a reinar.

    Responda
  18. Daisy Gouvea

    Daqui a 50 anos , vai se desculpar pelo GOLPE de 2016, que ajudou a patrocinar !

    Responda
  19. Roseli Santana

    Parabéns à Folha, por essa campanha em defesa da Democracia. Urge todo tipo de iniciativa para freiar e combater esse governo antidemocrático. Para isso acontecer de fato é preciso deixar de lado esse discurso de ódio, como o visto em muitos comentários aqui. Não se venceu a ditadura com acusações entre os opositores, mas com união.

    Responda
    1. Roseli Santana

      Concordo com vc, Gil. Temos que combater a política neoliberal de Paulo Guedes, tão incensada pela Folha, congresso, elite empresarial, etc. Só que sem democracia não teremos voz para isso. Por isso falei em união pela democracia. Vivi a ditadura, foi um passo de cada vez, até nos vermos livres dela.

    2. Gil Carlos Dias

      Cara Roseli, essa é uma visão simplista e simplória do que acontece em nosso país. O acordo que estamos vendo feito por cima - entre os três poderes, com o apoio da dita grande imprensa - é dos mais execráveis. A manutenção do atual governo, com Bolsonaro ou Mourão e as políticas anti-Estado de Paulo Guedes, significa a elevação dos mais ricos aos mais altos patamares do paraíso e o tiro de misericórdia nas camadas mais vulneráveis. Democracia tem que ser política e econômica. Ponto.

  20. Eduardo Bagagli

    Excelente iniciativa. Parabéns!!!

    Responda
  21. Vinicius Macedo

    Parabéns à FSP pela iniciativa! Ainda precisamos retornar a este sombrio período de nossa história para compreender o que ocorreu e nunca mais repetir. Necessário também fazer uma avaliação crítica sobre as heranças deixadas pela Ditadura Empresarial-militar de 64 como: a política de encarceramento em massa, o modus operandi das nossas polícias militares, que ainda seguem matando e torturando nas periferias, o genocídio dos povos indígenas e a perseguição a líderes camponeses.

    Responda
  22. raimundo nonato pereira menezes

    Vcs da Folha pensaram q iriam apoiar apenas uma voltinha fora do estado de direito, eleger alguém d direita, no lugar do q as urnas sinalizaram nas últimas 4 eleições anteriores à de 2018, e depois a democracia seguiria normalmente. Taquiuspario, vcs não aprenderão nunca? Vcs ajudaram a parir esse ovo da serpente. Vcs não entendem q democracia não se controla? Q não se manipula débeis mentais hj e amanhã necessariamente se conseguirá mantê-los sob controle?

    Responda
  23. Rodrigo S Toni

    A Folha e a imprensa autônoma, incluindo The Intercept, Nexo, Fórum e, por que não, até Globo e Estadão, é essencial na resistência democrática. Assim como as forças sociais democráticas devem se unir, a imprensa unida (como fizeram exemplarmente para reportar casos de Covid) é força de resistência, ao denunciar as tentativas de enfraquecimento e cooptação das instituições. Voltei a assinar a Folha desde as eleições, justamente para ajudar a fortalecer o bom jornalismo.

    Responda
  24. Vito Algirdas Sukys

    A jovem democracia brasileira deveria ser reforçada. Primeiro acabando com os privilégios do funcionalismo público e rediscutindo os "direitos mal adquiridos", isto é, colocando-os sob o crivo da maioria da população. Juízes que se outorgam "penduricalhos" que não são repassados à maioria. Também deveríamos cobrar impostos das igrejas; e com esses impostos construir escolas públicas e hospitais públicos bem preparados. Daremos , assim, um grande passo a uma democracia mais madura e igualitária.

    Responda
  25. THYRSO DE CARVALHO JUNIOR

    Aos extremistas de hoje: legitimar a ideia de uma intervenção das Forças Armadas na política, seria abrir uma brecha no seu “sistema imunológico", o que permitiria, no futuro, semelhante aventura, por diversos pretextos, talvez com o país sob a liderança de pessoas com ideologia diferente da que hoje impera. É preciso ter coragem e patriotismo responsável para afastar as tentações. Democracia só se constrói praticando, nunca pela força.

    Responda
  26. Ricardo Knudsen

    Notícia de agora na Folha - Com faixas pedindo intervenção militar, um pequeno grupo de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro promoveu neste domingo (28) uma manifestação em frente ao quartel-general do Exército, em Brasília. - e os bolsonaristas hipócritas q escrevem nesta seção dizem q é preciso esquecer o passado, q o bolsonarismo nada tem a ver com ele. O bolsonarismo É o passado, a nostalgia da ditadura, da censura, da tortura e assassinato dos adversários.

    Responda
  27. Roberto Maximiano da Cunha

    Já ensinava o Velho Filósofo que a história se repete. Primeiro, como tragédia, depois, como farsa. A tragédia se deu em 1964, quando um consórcio de veículos de comunicação deu suporte a um golpe militar, que lançou o Brasil numa ditadura de 21 anos. A farsa aconteceu em 2016, quando este mesmo consórcio liderou a mobilização pelo golpe parlamentar contra a ex-presidente Dilma Rousseff, que abriu espaço para a ascensão de um neofascismo verde-amarelo.

    Responda
  28. Marcelo Cardoso

    A situção esta insustentavel, como o jornal na epoca do indemimento da Dilma escreveu e usou como apoio a saida dela. Agora, sabendo que o governo atual é uma piada, esta saindo um pouco do muro. O Bolsonaro não faria um autogolpe, mas o jornalão usa como desculpa. Se juntando a outras midias contra o status quo.

    Responda
  29. Marcelo Cardoso

    Se o slogan da Folha passa "temporariamente" para um jornal a serviço da democracia, até as próximas eleições presidenciais...............Pato Amarelo ? O que significa temporariamente ? O que podemos esperar até lá........., quem serão os apoiados.........? Todos os erros do governo atual , apoiado lá no fundo pelo jornal, devem ser esquecidos. Infelizmente, a maioria da população não tem acesso e tem como interpretar a situação....

    Responda
  30. VANDI FERREIRA LIMA

    Legal que a FSP admita que errou em 1964. Falta-lhe, agora, fazer sua mea culpa sobre o golpe de 2016, cujo apoio irrestrito gestou e pariu esse presidente que tá aí. O ovo foi aquecido pela FSP, Estadão, Globo, Veja,... Agora, a Folha precisa de coragem pra admitir que o filho é seu e esperamos que reveja definitivamente sua forma de fazer jornalismo. Ou acha que dizer que errou apaga sua responsabilidade nisso que nosso País se transformou?

    Responda
  31. Marcelo Cardoso

    Se o slogan da Folha passa temporariamente para UM JORNAL A SERVIÇO DA DEMOCRACIA até as próximas eleições presidenciais...............Pato Amarelo. O que podemos esperar até lá........., quem serão os apoiados......... Todos os erros do governo atual , apoiado lá no fundo pelo jornal, devem ser esquecidos. Infelizmente, a maioria da população não tem acesso e tem como interpretar a situação....

    Responda
  32. Marcelo Cardoso

    Se no início não apoiaram e depois sim, no resumo ocorreu apoio explícito a ditadura. Mudando de assunto, no advento da sumida JP (pedaladas e impedimento), a FDSP com as manchetes não tinha espaço com outras notícias. Porque não noticiar como anda as ações da deputada estadual que "salvou o país" da esquerda ?

    Responda
  33. Gustavo Carvalho

    É mentira que a imprensa só tenha apoiado a ditadura no primeiro momento. Globo e Estadão foram abraçados com ela até o fim. Folha e JB aderiram à campanha pela redemocratização na última curva, mas continuaram passando pano por décadas, valendo lembrar a deprimente história da Ditabranda, esquecida neste Editorial.

    Responda
  34. Daisy Gouvea

    Daqui a 50 anos a Folha irá se desculpar do GOLPE de 2016, que ajudou a patrocinar !

    Responda
  35. Marcelo Cardoso

    O maior problema, jornal chapa branca e as vezes marrom. Devia dividir com o ESP os comentários do jornalista que entrevistou o Figueiredo, este sim é um jornalista excepcional. Mesmo sabendo dos problemas do Bolsonaro, culpar a esquerda se ela existe ainda, como o Goldstein (inimigo do povo). Para tentar encobrir, desviando o foco.........

    Responda
  36. Antonio Almeida

    Parabéns, Folha! Orgulho de fazer parte deste momento, como assinante. Contem conosco!

    Responda
  37. Orasil coelho pina

    Parabéns Folha! Muito importante e oportuna a iniciativa, mas nunca esqueçam que a grande parte da tal esquerda brasileira (Dilma,Dirceu,Lula.....) sempre defenderam dita duras muito mais brutas e cruéis, como a Stalinista, Castrista..... Fora extremos tanto de direita como esquerda.

    Responda
  38. Marcelo Cardoso

    Usar amarelo = Pato amarelo ?

    Responda
  39. REYSON TAVARES SILVA

    Parabéns à folha pela campanha e o curso.

    Responda
  40. Marcelo Cardoso

    O jornalão FDSP, é tolerante com o Bolsonaro e outros. Onde estão as auto críticas ? Manter o Bolsonaro até 2022, com certeza é o projeto do jornal por detrás dos editoriais e notícias de capa. Hipocrita 100 %.

    Responda
  41. Alberto A Neto

    É sempre bom lembrar, como disse o poeta, que um copo vazio está cheio de ar. Prudencial é deixar as barbas de molho, quando dois filhotes da ditadura procriados sob o manto da Lei da Anistia - que poupou os sicários assassinos de Rubens Paiva -, estão com suas manoplas nos manches do poder e bocarras escancarando mantras golpistas intervencionistas, sem pudicícia. Isto porque não se pode ignorar que tudo aparentemente sólido desmancha no ar.

    Responda
  42. MARCOS FERNANDO DAUNER

    As escolas anda não abordam toda a verdade da 2ª Guerra . Por que haveriam de mostrar o que aconteceu 25/30/35 anos depois dela ? GV era democrata ?

    Responda
  43. Antônio Carlos de Paula

    Enquanto existir governo flertando com atos típico de ditadura precisamos ficar em alerta sim!! Parabéns à Folha pela defesa da democracia.

    Responda
  44. MARCOS FERNANDO DAUNER

    Joinville será o novo centro do coronavirus em SC . Lógico , foi aqui que 70 % do povo saiu em carreatas, com gigantesco foguetório em outubro de 2018 ! o pessoal aqui pensa que é tudo uma gripezinha qualquer ! Triste !

    Responda
  45. eli moura

    O Brasil não pode se consolidar como uma republica de bananas que produz soja, ferro e miséria. Precisamos entrar no século XXI, onde o estado existe para o progresso social, proteção das liberdades e redução das desigualdades. No século XXI, O estado é uma instituição onde o cidadão manda e o governo é um terceiro escolhido para ser gestor de políticas que devem ser avaliadas constantemente pelo cidadão. Neste cenário de avaliações não há lugar para autoritarismo. Deixem o Brasil respirar.

    Responda
  46. Gisele Aparecid Oliveira

    Parabéns, Folha!!! Sua iniciativa é de extrema importância e devemos seguir vigilantes.

    Responda
  47. Marco Antonio Barbeito dos Santos

    Que bom que os tempos do Edifício Balança Mas Não Cai se foram. Tenho saudades somente daquele do Rádio.

    Responda
  48. SERGIO AUGUSTO ALMEIDA MOURA

    Sugiro que mude o lema para "Um jornal a serviço da liberdade", porque é ela que importa, não um processo que leva à ela, como a democracia. E comece uma campanha contra manifestações contra a liberdade, como a decisão do Toffoli e do Moraes de censurar a Crusoé, as agressões à liberdade de expressão que ministros do STF e deputados e senadores praticam com essa perseguição à la SS nazista contra quem publica notas sobre pessoas públicas, até os arroubos tirânicos da CF88.

    Responda
    1. Tomeh Sapienza

      Precisas entender o significado de "limites" meu caro. Não existe liberdade absoluta. Liberdade, em um Estado Democrático de Direito, é poder fazer tudo aquilo que a CF e a Lei permitem. Não há permissão para ameaçar pessoas com violência e até morte.

  49. Renan Costa Silva

    A edição de hoje é uma verdadeira aula de história, parabéns ao Grupo Folha por essa iniciativa de mostrar o que realmente foi a ditadura militar. Embora estudada nas escolas, não se aprofunda com tanta exatidão e veracidade sobre o tema. Muito obrigado por esse aprendizado que deram aos leitores nesse dia.

    Responda
  50. Marcos Capitão

    Jamais usaria amarelo, não me perdoaria ser confundido com um apoiador de Bolsonaro, gente que nutre simpatia pela homofobia e pela beligerância.

    Responda

1 2 3 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.