Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Jose Paschoal Pimenta

    Tabata Amaral não é aquela mocinha que votou junto com o governo na reforma da previdência? Não é aquela que votou pelo congelamento de gastos sociais? Ela defende renda básica e se diz preocupada com a educação e vota em pautas que prejudicam principalmente professores. Deve ser por isso que o apelido dela é "bonitinha mas ordinária".

    Responda
  2. Eduardo Giuliani

    Falsa dignidade. Quando pensa em desigualdade é importante considerar o conteúdo nos cérebros dos cidadãos, não os bens materiais. Precisamos aumentar o conteúdo no cérebro dos pobres: emprego e educação. Renda básica é para animais que sobrevivem com alimento. Coisa de liberal irresponsável que gosta de dar esmola para pobre, sem criar um contexto no qual não faz sentido existirem pobres, como Singapura e China. Keynes: maximização de demanda agregada com inclusão social.

    Responda
  3. Gilberto Rosa

    Com ganhos na ordem de 10% ao ano, as grandes fortunas aumentam a cada ano a diferença social, muito disto no rentismo e especulação, ambos improdutivos. Os 5 homens mais ricos do Brasil possuem o mesmo que metade da população brasileira segundo a Forbes. Se começarem a cobrar impostos sobre as grandes fortunas, como Piketti sugere, ai sim podemos melhorar. Grande fortuna significas centenas de milhões.

    Responda
  4. antonio ferreira da costa neto ferreira

    Tudo que diz respeito a ajudar os maís pobres, saindo da boca de políticos, é pura balela. Lembra da reforma trabalhista aprovada com intuito exclusivo de prejudicar o trabalhador?

    Responda
  5. Igor Cornelsen

    Todos os programas sociais são ótimos, desde que o estado tenha os recursos para pagá-los. Para isto pode cortar despesas em setores não tão nobres, como incentivos fiscais para empresas, e subsídios por exemplo. O que não pode é o estado vir a falir com a somatória das despesas, como aconteceu com o Estado do Rio, Minas Gerais e tantos outros, e piorar ainda mais a vida. Pior ainda se voltasse a inflação com a insolvência da nação.

    Responda
  6. Gilberto Rosa

    Renda básica sendo proposta pela Tábata do PDT, aquela que votou a favor do congelamento de saúde e educação, junto com o que tem de pior do congresso, votou mesmo com o Ciro fazendo de conta que ia expulsar do partido. Como a Tabata foi financiada pelo homem mais rico do Brasil, o suíço Jorge Paulo Lemann, fico imaginando o que um Lobo velho, vestido de Tabatazinha, quer com sua boca grande cheirando a cerveja.

    Responda
    1. ANDERSON FORMIGA LIRA

      Ele não era congressista na época da pec do congelamento da saúde e educação.

  7. João Leite Leite

    Renda básica é o salario minimo que está na constituição. Basta cumprir a constituição e pagar o que é direito constitucional dos trabalhadores que a pobreza não vai acabar mas. Nenhum filho de trabalhador vai precisar morar num barraco na favela e ir a escola para comer porque em casa não tem o que comer. Mais uma fonte de gastos bilionária com assistencialismo é coisa de políticos irresponsáveis que querem ver os trabalhadores cada vez mais pobres.

    Responda
    1. João Leite Leite

      Distribuir renda para quem não produz é para quem tem dinheiro sobrando e o país munido de infraestrutura como nos países europeus. Num país devendo até as cuecas e faltando tudo. Saneamento básico, infraestrutura, saúde, educação, salario minimo conforme a lei constitucional. É ideia de asno querer criar mais uma fonte de despesas bilionária em assistencialismo além dos outros que já tem. Dar condições aos trabalhadores cuidar bem dos filho sai muito mais barato. Não tem corrupção.

    2. Daniel Liaz

      Tomara que uma maior discussão desse tema ajude as pessoas terem opinião menos tosca e ignorante sobre ela. Renda básica é igual a salário mínimo? Outra coisa séria assistencialismo? Seria bom que vc pudesse apoiar suas visões

  8. Alberto A Neto

    Nenhuma palavra sobre o Fundo de Combate à Pobreza abastecido com receitas da extinta CPMF e do Imposto sobre grandes fortunas não regulamentado. A jovem integra a esquadrilha da fumaça parlamentar. Especialista em acrobacia retórica, cujo resultado sempre leva mais água ao moinho da plutocracia prepotente, endinheirada e avara. O economista Suplicy, antes do PT existir, e de ser senador, já dava aulas de 'renda mínima' na EAESP/FGV, após retornar da China em 1974.

    Responda
  9. Maria Luiza Portugal Goncalves

    Que a renda básica é extremamente necessária já ficou evidente. O problema é como financia-la. Eu creio que independente de uma reforma fiscal necessária, há muitos benefícios sociais ineficientes como meias-entradas, desconto de imposto de renda para acima de 65 anos, passe gratuito nos ônibus, abono salarial, etc que não necessariamente beneficiam os mais pobres.

    Responda
  10. Marcelo Lucas Braga

    Essa deputada Tabata Amaral não passa de uma oportunista barata e não tem moral pra falar sobre renda.

    Responda
  11. Carole Gubernikoff

    Está moça fala de renda básica como se ela própria estivesse formulando uma política que teve enorme resistência dos setores conservadores da sociedade. Ela votou a favor da flexibilização do contrato de trabalho, contribuindo para a horda de trabalhadores sem direito no Brasil. Citou de passagem a colaboração de Eduardo Suplicy. Nem menção aos esforços do PT com a Bolsa Família. Ou seja, é uma oportunista, que se apodera de ideias alheias para seu discurso “neutro” , com carinha de boa moça!

    Responda
  12. Leonel Liesenberg

    Na Escola Austríaca de liberalismo Hayek defendia a Renda Básica também. Esse projeto deve aumentar o Imposto de Renda, pois cortar o funcionalismo é que não vão.

    Responda
  13. EDMUNDO NASCIMENTO

    prezada deputada, renda basica eh uma boa carteira de trabalho e um bom emprego nas maos de todos os brasileiros que querem trabalhar e nao se encostar nos governos ! voces deveriam trabalhar para criaçao de postos de trabalhos, o resto eh conversa mole !

    Responda
  14. Gilmar Maghenzani

    Enquanto não mudarmos para parlamentarismo e diminuir a corrupção, não será aprovado nunca pq para isso os deputados e senadores deveriam deixar os benefícios de lado, aí complica né Tábata?

    Responda
  15. José Duarte

    Deve ser piada essa matéria, considerando vinda da deputada que fez campanha pela reforma da previdência. Parei no título.

    Responda
  16. DEROCY GIACOMO CIRILLO SILVA

    Fiquei em dúvida a respeito de não estar em vigor a Lei 10.835 de 08 de janeiro de 2004. A colunista afirma a necessidade de um referendo que, salvo melhor informação, não tem previsão na citada lei. Assim mesmo, se tal referendo é necessário para dar eficácia à norma, que essa consulta popular seja feita na próxima eleição. Não temos muita tradição de exercício da democracia participativa ( referendo e plebiscito), mas há previsão constitucional, regulamentada pela Lei 9709/1998.

    Responda
  17. eli moura

    como estão seus eleitores? tem ido ao capão redondo, parelheiros, socorro para ver como esta crise sanitária e econômica está abatendo estas comunidades de necessitado?. Como está a violência doméstica? Escreva sobre isto e tentaremos acreditar que é uma deputada atuando, até agora sua atuação foi visivelmente contra as que a elegeram, melhor renunciar e procurar algo compatível com seus modelos morais e éticos para fazer. Por ora você se tornou uma mentira.

    Responda
  18. Paolo Valerio Caporuscio

    Se o povo e as instituições civis soubessem o que significa dignidade, cobraria e fiscalizavam empenho dos políticos de fazer valer os seus direitos mencionados nos artigos da Constituição .

    Responda
  19. Leila de oliveira

    "Elevar a renda dos mais pobres teve impacto positivo na economia, no desenvolvimento do país e na redução da pobreza multidimensional—associada às condições de vida, saúde e educação". Quem, além de Bolsonaro e seus lacaios- pode se dizer contra essas resultantes? !

    Responda
  20. Guilherme Peroni Lampert

    O importante é sempre estar ao lado dos trabalhadores e aposentados.

    Responda
  21. Matheus Piassa

    A única coisa que faltou explicar. De onde sai a grana pra bancar? Além disso, espera-se que essa renda básica seja universal, como gostaria o Suplicy, ou focalizada, como da proposta de Friedman?

    Responda
  22. José Bernardo

    Corretíssimo, Tabata. Todo apoio nesta luta.

    Responda
  23. Jackson de Moura Ferro Silva

    Não tem como ter renda básica . Vai aumentar os impostos?

    Responda
  24. Gabriel Barbosa

    Muito bom, sou bastante a favor da ideia. Mas qual seriam suas propostas de remanejamento de orçamento para que o benefício consiga ser pago sem grande déficit público?

    Responda
  25. Fernando José Sanchez de Aquino

    Tabata, o país precisa disso e muito mais. Precisa de uma agenda positiva. Espero de você e outros parlamentares sensatos ação, já que desse executivo não sairá nada

    Responda
  26. Odete Borges

    Aqui no Brasil que eu me lembre a Companhia Vale implantou na cidade de Brumadinho uma espécie de Renda Básica Universal. Foi uma festa.Esqueceram os mortos, o consumo explodiu, as pessoas abandonaram os empregos... Este é um projeto necessário mas que demanda muito estudo e principalmente responsabilidade para não tirar mais das mãos dos trabalhadores.

    Responda