Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Maria Lopes

    Fazia muito tempo que não ria tanto. Obrigadinha

    Responda
  2. HERICK MARQUES CAMINHA JR

    Era mesmo o Paulo Guedes ou uma estátua da Madame Tussauds????

    Responda
  3. CLAUDIO GONCALVES COUTO

    Texto maravilhoso. Refinado e cáustico. Ri muito.

    Responda
  4. Paulo Roberto Schlichting

    Foi *uma performance ou um derrame (?)* . Sensacional!

    Responda
  5. Fernanda Póvoa Ottoni Bruno

    Fui até rever do vídeo. Estou passando mal de rir kkkk

    Responda
  6. Claudia Ramos

    A cena já foi um primor humorístico. Agora completada por este texto maravilhoso e hilário, virou antológica!

    Responda
  7. Francisco Poli

    É por essas e outras, grande J. P. Coutinho, que eu acredito em inferno como sendo o sítio onde já nos encontramos hoje, vivos ou quase. Fico imaginando Pavarotti cantando um rap. Como diria o saudoso J. Saramago, "sujo o corpo, magoado o espírito, infelizes ambos". Parabéns!

    Responda
  8. Ana Bernardete dos Santos Garcia

    Paulo Guedes com certeza estava pensando: esse desgoverno ê um circo de quinta categoria. Acho que estou no lugar certo. Assim consigo enganar a plateia e ganhar uns aplausos.

    Responda
  9. MARCO AURELIO MOURA

    Genial!! Como diria em Portugal, "estou a rir" até agora.

    Responda
  10. MARIA LIEGE DE SOUSA LEITE

    Meu caro, com certeza vc se superou. O texto é fantástico e a cena foi patética. E ao olhar a cara do Paulo Guedes senti-me vingada pelo aumento na alíquota da Contribuição Previdenciária (sou funcionária pública aposentada). O inferno é aqui mesmo e, com certeza, naquele dia PG o experimentou.

    Responda
  11. Alá de LiBu

    Muito obrigado pelo fantástico texto. Passei alguns dias tentando achar algum comentário pela cena cômica/deplorável a que fomos submetidos pelo presida. A cara do Guedes foi algo surreal. Nem Jô Soares, nem Chico Anísio, TV Pirata, Marcelo Adnet e tantos outros humoristas e humorísticos seriam capazes de proporcionar tantas emoções num esquete como o da "Ave Maria". Senti vergonha, medo, terror, nervoso, apreensão, ódio, graça, enjôo, vontade de rolar no chão de tanto rir e prazer (pelo fim).

    Responda
  12. Claudiney de Oliveira

    Fui às gargalhadas com esse belo texto do inteligente colunista, por ser a ironia uma figura de linguagem, ele condensou com muito brilhantismo, o fato, o deslize e o comportamento inadequado de Bolsonaro, que aliás, tem se transformado em alvo preferido para piadistas, chargistas e pessoas espirituosas, dada a sua figura caricata por natureza. A ironia só funciona se esse jogo de palavras for produzido com humor, jocosidade e elegância, como foi a beleza do texto em questão. Parabéns!

    Responda
  13. Daisy Santos

    O constrangimento não suplanta o que há de comédia na cena da live da Ave Maria. Rimos muito! Ao rirmos daquilo, estamos rindo do Brasil e de nós mesmos. Que isso sirva para nos curar de algo internamente.

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      A virgem Maria, que não era tão virgem assim, certamente preferiria assistir uma crucificação que o sanfoneiro do Bozo, performer do capeta. Santo Agostinho, que não era tão santo assim, teria dito "dai-me paciência, mas não agora".

    2. Claudiney de Oliveira

      Daisy, você disse tudo, escrevendo pouco. A concisão é uma virtude e a habilidade de não despender palavras inutilmente é uma arte! Concordo com a sua opinião. Parabéns!

  14. Helano Timbó

    Por mais azedo que a alma esteja ante esse momento que passamos, principalmente aqui na terrinha sofrida, não gargalhar ao se ler essa emblemática crônica é impossível.

    Responda
  15. Daniel Trigueiro Mendes

    Chorei umas oito vezes de rir. Excelente.

    Responda
  16. Saulo Camargo

    Genial! Uma das melhores crônicas do ano,e olha que eu nem assisti o vídeo.

    Responda
  17. Rodrigo Soares

    Sensacional o texto! Ao contrário da performance, uma pérola do humor! Genial!

    Responda
  18. Marco Antonio Barbeito dos Santos

    No mais, é como Santo Agostinho disse : Serás julgado pelo que quiseste fazer, Não pelo que aconteceu. Com certeza, A Virgem Maria ouviu com alegria o sanfoneiro. O sanfoneiro passa. Seus detratores, talvez. Mas não sem antes levarem um bom puxão de orelhas.

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      A virgem Maria, que não era tão virgem assim, certamente preferiria assistir uma crucificação que o sanfoneiro do Bozo, performer do capeta. Santo Agostinho, que não era tão santo assim, teria dito "dai-me paciência, mas não agora".

    2. Eduardo Rocha

      A virgem Maria, que não era tão virgem assim, certamente preferiria assistir uma crucificação que o sanfoneiro do Bozo, performer do capeta. Santo Agostinho, que não era tão santo assim, teria dito "dai-me paciência, mas não agora".

    3. Mariana da Costa Conde

      seu senso critico é tao ausente quanto sua tradicional "saudaçao de fraternidade" à agnosticos e ateus - puro blefe e prestidigitaçao como o ofertorio mambembe ao pais

  19. eli moura

    algumas pessoas estão confundindo críticas políticas com ofensas pessoais, hoje ouvi a musica de martinho da villa na cbn como forma de humilhar o futuro ministro da educação, agora aqui as ofensas ao sanfoneiro, imaginem se tivesse um bandeiro. O Caio ia dizer que é coisa de preto. Uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa. Por isto que não dá para fazer um rebanho a favor da luta pela democracia. Vão caber coisas de todo o tipo.

    Responda
  20. NACIB HETTI

    O sanfoneiro conseguiu o que nenhum músico jamais conseguiu. Foi trágico, cômico e nada, ao mesmo tempo. É padrão eleitor brasileiro.

    Responda
  21. Eline barros Murad

    Insuperável vingança das piadas de portugueses! Com resultado mais surpreendente por ser uma piada involuntária!

    Responda
  22. Peter Janos Wechsler

    Além de hilário, é ao mesmo tempo muito triste. O vídeo dele tentando falar inglês balbuciando, considerando que ele é líder da Embratur, é um vexame total.

    Responda
  23. Roberto Sant Anna Filho

    Obrigado por me fazer rir

    Responda
  24. MARCELLO JOSE BENCARDINI JARDIM

    Doutor João, ao espelhar-se em Paulo Guedes, talvez tenha já descido ao último toco do inferno: que aqui não seria explicar, eternidade afora, o que ninguém entenderia, mas não perceber a tempo que dessa anedota era o morto que bem dentro do Fausto ria, ria e ria. Que tempos! O diabo parece que cansou de estar sempre só nos detalhes

    Responda
  25. D AUREA CONSULTORES

    Texto maravilhoso, em conteúdo e humor.

    Responda
  26. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

    Essa infâmia às vítimas do Corona vírus é semelhante à restauração daquele afresco numa igreja da Espanha pela senhora Cecília Jimenez. Lembram -se do resultado? O sanfoneiro do Bozo se superou! Coisas do Bozo...

    Responda
  27. CLEIDE BRAGLIOLLO

    Nestes tempos tão tristes, há muito não lia um texto que me levasse a gargalhar. O grande João Pereira Coutinho conseguiu isso, com sua descrição da cena mais insólita da última semana. A live do presidente com o ministro Guedes e o presidente da Embratur foi descrita de uma forma tão perfeita - o sofrimento de Guedes em particular - que ri alto não uma, mas muitas vezes.

    Responda
    1. nair odete de campos

      eu tbm,!