Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Vito Algirdas Sukys

    Luc Ferry também diz que "hoje, no Ocidente, ninguém arrisca a própria vida para defender um deus, uma pátria ou um ideal de revolução". A Revolução Comunista : como mudar o mundo pela violência em nome de uma utopia. O marxismo deixou de ser ciência, pois toda evidência em contrário ele descarta; assim se transforma em seita ou religião. A direita radical também. Um novo olhar para a humanidade é formular uma nova teoria sobre a democracia mais robusta do que a existente.

    Responda
  2. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Em risco acho que não. Mas será que está suspensa no limbo a espera de forças ocultas?.../Claudia F.

    Responda
  3. José Cardoso

    Acho que o Joel disse bem: gostamos de um líder messiânico desde que não exija sacrifícios. Churchill por aqui não tem vez. Jânio e Collor na hora do vamos ver ficaram sozinhos. Seria diferente com Bolsonaro? Só mantém os 30% pelo uso da tecnologia lulista da bolsa para os pobres.

    Responda
  4. eli moura

    há fortes ameaças a democracia, as respostas confusas dos outros poderes ao poder executivo, que deveriam ser freios e contrapesos aumentam esta percepção. O país a beira do caos pela economia (encolhimento 1,5 % antes da pandemia) e a pandemia criam a tempestade perfeita para um governo autocrata. Um governo sem projetos, sem políticas publicas claras e caçando comunistas, rótulo posto aos críticos, ve na autocracia uma resposta adequada ao caos. Soma se a presença dos militares.

    Responda
  5. EDSON SILVA REIS

    Não fosse o Presidente um grande democrata estaríamos correndo um sério risco de embate com ações ditatoriais do Supremo e de parte da Imprensa. Daí a relevância de um Presidente advindo e acostumado aos trâmites legislativos há décadas, como ele. O povo agradece. A democracia pode e tem seus defeitos; mas é o melhor regime, disparado.

    Responda
    1. CARLOS EDUARDO GOMES

      Presidente grande democrata??? Em que universo paralelo você vive meu amigo?? O seu presidente apoia manifestações pró Al-5, adora uma torturazinha e ainda prega o fechamento do congresso!! Nos poupe de sua alienação bajuladora.

    2. Daniel Liaz

      Muuuuuuuuujj

  6. José M Leal

    Ameaça à Democracia não se origina apenas no Executivo. O Brasil já não vive uma Democracia, quando temos uma Suprema Corte que investiga, denuncia e julga supostos crimes contra ela própria. Isso inexiste em democracias, ocorre apenas nas piores ditaduras dos países marginalizados. Mas os alienados preferem esconder o fato sob o tapete.

    Responda
    1. José M Leal

      Ribeiro, STF não faz leis. A Constituição veda a tal investigacao, que é prerrogativa do MP. O STF só poderia conduzir inquéritos "dentro das dependências da Corte". O que vc cita é mais um exemplo do atropelo da Constituição por uma Corte que deveria zelar por ela.

    2. sergio ribeiro

      O próprio STF já discutiu se pode investigar, denunciar e julgar crimes (e não supostos) contra ele e já entenderam que sim. Defender fechamento do congresso e do stf e sugerir ataques violentos a juízes e familiares é crime sim e merece cadeia.